Google prepara-se para mudar a forma como usamos os separadores do Chrome
A Google tem estado a trabalhar de forma intensiva na interface do seu browser, o Chrome. As mais recents versões trazem mudanças na sua interface e que melhoram ainda mais este browser.
Mas as mudanças ainda não terminaram e a Google prepara já novas melhorias, desta vez focadas nos separadores e na forma como os utilizadores os vão poder usar.
Ainda não existe nada de concreto ou palpável para os utilizadores verem ou testarem, mas sabe-se que a Google está a preparar uma mudança na forma como os separadores são usados e, principalmente, como são organizados.
Grupos de separadores do Chrome
A primeira alteração está focada na forma como os separadores são organizados. Agora, estes são simplesmente colocados lado a lado, diminuindo o seu tamanho quando o seu número aumenta, ao ponto de quase não poderem ser usados.
Se a alteração proposta avançar, estes passam a poder ser agregados em grupos, mantendo a sua forma e sendo muito mais simples de gerir e de organizar. Esta arrumação será também organizada de forma gráfica
Barra de separadores do browser terá uma barra de scroll
Outra possível novidade estará na forma como os separadores vão ser acedidos. Mais uma vez, estes passam a ter uma novidade, uma barra de navegação. Desta forma o seu número pode crescer e ser percorrido sem complicações.
Mais uma vez os separadores vão deixar de diminuir de tamanho, uma vez que passa a haver mais área para serem apresentados, percorrida agora com uma barra que permitirá navegar em toda a sua extensão.
Estas novidades estão ainda em desenvolvimento e em breve vão ser lançada para testes nas versões Canary e Dev. Mais tarde será depois alargado a todos os utilizadores. Mais uma vez a Google procura melhorar o seu browser, focando-se nos pontos em que este precisa de ser otimizado.
Este artigo tem mais de um ano
Quando for tão leve e fluído como o EDGE no Windows eu mudo. Até lá fico pelo Firefox e EDGE
Edge fluído? No outro dia numa máquina com Windows 10 acabadinho de instalar, o Edge borrava-se todo no site da HP para fazer download de drivers, chegou até a deixar de responder.
Nunca me tenho queixado sobre a fluidez e rapidez nos produtos Windows nem tão pouco sofri qualquer problema com estas últimas notícias de falhas frequentes mesmo num PC com uns 10 anos. Mas há uma excepção. A comparação do Edge com outros browsers deixa muito a desejar. Sempre que necessito de o abrir, sofre de uma atraso desconfortável até estar pronto a uso. Só recorro a ele como último recurso mas nunca para navegação frequente.
Estou num Core 2 Quad Q9650 com cerca de 10 anos e é bastante fluido.
Então seu PC está com algum problema
é um gajo cheio de piada, ainda está para vir o dia que o Edge chegue aos calcanhares do chrome…
Tens razão. O Chrome tem calcanhares de aquiles. Come RAM como se não houvesse amanhã ahahah.
comentário de quem não usa chrome há muito tempo está mais que visto…
Mais complexidade e menos simplicidade, lá se vai o resto da RAM
O Chrome para Windows está muito “gordo” (e o Firefox para lá caminha). Eu tive um tablet com 1 GB RAM e o EDGE funcionava muito bem, o Firefox e Chrome lesmas… mesmo no PC com i7 e 16 GB RAM o EDGE é muito mais fluído e rápido. Uso o EDGE para 90% das minhas coisas, 10% Firefox
uso o chrome em 100% da net a não me queixo de nada, fluidíssimo, prefiro este aos outros
Também uso chrome num portátil com i5 e 4Gb de ram, e funciona bem, o fierefox por acaso fica também bem, embora demora mais tempo a abrir que o chrome no meu pc
Sempre a mesma treta da RAM…é e será o melhor browser por alguns anos, as estatísticas assim o dizem
E quanto ao post em si, sim finalmente grupos de tabs e afins, já senti várias vezes a necessidade de organizar tabs/agrupar
As estatísticas também dizem que os Portugueses estão melhor com os governos pós 25 de Abril… A prova disso é sermos cada vez mais pobres!!!
É bom para comer o que sobra da RAM. Isso sim é que era… tendo em conta que existem browsers baseados no Chromium a consumir apenas 40 megas de RAM.
Neste momento o meu consome uma média de 1gb apenas com 3 tabs abertas. Se tiver mais de 6 tabs dispara para os 6gb e até o CPU vai para os 86%
Testando o Yandex Russo. Vcs vão gostar….
Falta o botão “Home” para ficar completo,porque senão não me habituo.Tal como o Epic Privacy Browser.Sem o botão “Home” não me consigo orientar,a falar a sério.
Por tua causa, instalei e criei conta, até agora estou a gostar
nada bate o google chrome digam o que disserem…
Nada bate…. em quê em concreto? Tenho curiosidade.
RAM 😀
tenta usar o chrome e logo descobres…
O Edge é absolutamente fantástico no Windows 10 e nem as 89 extensões me fazem trocá-lo definitivamente pelo Chrome (que é o meu segundo browser). Vai ser um trabalho muito bom que, infelizmente, não vai ter o devido reconhecimento muito por causa das pessoas que o relacionam com o Internet Explorer.
Experimentem o Edge com o uBlock origin. Simplesmente cumpre o que quero: navegar na internet com fluidez e estabilidade!
é um gajo cheio de piada, ainda está para vir o dia que o Edge chegue aos calcanhares do chrome…
Tens razão. O Chrome tem calcanhares de aquiles. Come RAM como se não houvesse amanhã ahahah.
Por acaso esse dia está cada vez mais perto, não e por “todos irem para dentro dum poço” que os outros também tenham que ir por ser “a moda”.
Uso o Yandex como 1º, o Vivaldi como 2º o Fireefox como 3º e o Edge como 4º, mas nunca mais quero o chrome quando existem N melhores que ele, é bom não haja dúvida, foi pioneiro durante um ano, mas agora nada a ver com o Yandex, o Vivaldi, etc…
Para não falar no melhor que suporta chrome plugins tem N funcionalidades mais e nativas e usa menos memória de todos que é o slimjet.
Os “Chrome fanáticos” não conseguem sequer reconhecer quando não têm razão, e a Google implementa funcionalidades nos ultimos anos que outros já têm à bem mais tempo e usam mmmmmuito menos RAM.
Chrome é bom, mas não vejo à anos nada de novo que não exista noutros browsers já, e já usei o chrome uns bons anos quando ele era realmente pioneiro.
A integração do Google Pay e armazenamento de senhas entre o Chrome e o Android, ainda não tem nada similar nos concorrentes. Hoje posso entrar em uma loja virtual e pagar a compra com apenas um clique, graças a integração do Google Pay. Da mesma forma posso acessar um site ou um app e ter o login automático graças a integração do armazenamento de senhas do Chrome, que ainda é capaz de sugerir senhas mais fortes.
Então ele tem sim recursos que o tornam muito práticos, esses citados são apenas dois dos seus exclusivos, a diferença é que a Google implementa novidades sem fazer estardalhaço.
Acreditas mesmo no que dizes, ou és daqueles que fala por falar sem saber nada?
Deixem se de tangas, quem diz que o Edge é melhor em algo, quando comparado com o Chrome é intelectualmente desonesto. lá por não terem dinheiro para uma máquina moderna e bem equipada, não venham dizer porcaria.
Uso o Edge no computador e telemóvel, emparelhados, gosto muito da interface do edge, tom escuro e algumas extensões (noto uma falta de algumas), é um bom browser, rápido e claramente muito melhor que o Internet Explorer, na verdade compara los é a mesma coisa que comparar a carroça e o carro.
Mas acho que o Chrome consegue ser mais leve que o Edge, já que em computadores mais antigos o chrome porta -se melhor que o Edge.
Gosto muito do Chrome e para algumas coisas uso Chrome e nunca me deu problemas, fluido e rápido.
A parte de manter o mesmo tamanho nos separadores de topo e ter um scroll acho má.
É bom ter um scroll mas penso que o tamanho deveria diminuir conforme o número de tabs abertas, não diminuir até ao ponto que é agora mas pelo menos até metade do tamanho para que se possam ter mais tabs com fácil acesso sem ter de “scrollar”.