Intel lança apressadamente modem 5G que poderá ser para lançar no iPhone de 2019
A próxima "batalha" tecnológica tem como trunfo o 5G. Vários fabricantes de smartphones estão já a lançar esta carta à mesa para atrair o consumidor. Mais velocidade de dados e Internet mais rápida são argumentos de peso que o mercado necessita. A Apple não quer ficar para trás.
Depois de ter sido veiculado que a Apple só para 2020 poderia lançar um iPhone com 5G, chega agora a informação que a Intel lançou apressadamente o seu modem 5G, tudo porque, provavelmente, a Apple quer um iPhone com esta tecnologia já no próximo ano.
Será a Apple que está a forçar a Intel?
A Intel lançou um novo modem destinado a dispositivos móveis que se irão ligar a redes móveis 5G, com o produtor de chips a alegar ter acelerado o lançamento do modem XMM 8160 em meados deste ano, face ao que existia no seu cronograma original.
O modem XMM 8160 5G oferece velocidades de pico de até 6 gigabits por segundo quando usado numa rede móvel compatível. A Intel afirma que a velocidade é entre três e seis vezes mais rápida que os últimos modems LTE usados em dispositivos móveis da geração atual.
Tecnologia Multimodo que suporta 5G, 4G, 3G e 2G
Um modem multi-modo permite que sejam usadas redes 4G, redes 3G e redes 2G legacy por este chip, mas também vai permitir que o novo standard do 5G New Radio (NR) seja usado ao mesmo tempo com os modos standalone (SA) e non-standalone (NSA). O uso de um modem de banda multimodo num chip único permite aos fabricantes de smartphones, tablets e notebooks usar o espaço tipicamente ocupado pelos modems para outros componentes ou para criar dispositivos ainda menores.
Lançamento do modem 5G no segundo semestre de 2019
A Intel planeia lançar o modem XMM 8160 5G no segundo semestre de 2019, com dispositivos comerciais usando o modem que estava previsto para o primeiro semestre de 2020.
A mudança de programação da Intel tem a ver com os relatórios dos fabricantes concorrentes de modem 5G, incluindo Qualcomm e MediaTek. Estes estão a mover-se para conseguir lançar produtos no primeiro semestre de 2019. No caso da Qualcomm, sabe-se que há um grande fabricante de smartphones que está a planear lançar dois smartphones 5G já no segundo semestre de 2019.
Não é de todo provável que a Apple seja o cliente a receber os modems da Qualcomm, isto dada a "guerra" jurídica em que as duas empresas estão envolvidas. Além disso, a Apple escolheu a Intel para fornecer esee componentenos nos modelos do iPhone de 2018.
As informações dão conta de que a Apple apenas deverá lançar um iPhone com 5G em 2020. A mudança na programação da Intel para este lançamento de modem significa que há uma possibilidade de um modem de 5G ser adicionado aos iPhones de 2019, dependendo da velocidade que a Intel possa conseguir na iniciação da produção em massa.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Intel, apressadamente e Iphone, na mesma frase…. estão reunidas as condições para correr tudo bem 😉
😀
Vinha dizer exactamente a mesma coisa…
Mas força nisso, se correr mal estamos cá pa rir, se correr bem estamos cá pa ver onde vai ser usado… xD
Axho uma estupidez completa se a apple apressar o 5g. Não ha em lado nenhum e è gimmick para já.
Arrisca-se a ter problemas e zero vantagens
“Intel lança apressadamente modem 5G…”. Esperemos que dê tudo certo…muitas vezes (a maioria) a pressa é inimiga da perfeição! Embora a perfeição não exista…
“O uso de um modem de banda multi-modo num chip único permite aos fabricantes de smartphones, tablets e notebooks usar o espaço tipicamente ocupado por outros modems para outros componentes ou para criar dispositivos ainda menores.”
“O uso de um modem de banda base multimodo de chip único pode permitir que os fabricantes de smartphones, tablets e portáteis reutilizem o espaço normalmente ocupado por outros chips de modem para outros componentes ou até mesmo criar um dispositivo geral menor.”
Deve ser dos maiores pleonasmos que eu vi até hoje :P.
IPv6 e 5G vão ser o futuro… hoje já há serviço 5G em iol. (carros).
“a apple apressar o 5g” Lol…………
A apple contribuiu ZERO euros para a investigação e desenvolvimento do 5G, talvez porque quer o i5G quem sabe? Mas o mais provável é que compre uma solução pronta a usar a Intel.
Mas….. “#=%&/, se já deve os royalties do 4G a Snapdragon
a Intel vai trabalhar gratis????? bastava a apple seguir o ex. da MS.
Tudo no mesmo post:
“Depois de ter sido veiculado que a Apple só para 2020 poderia lançar um iPhone com 5G, chega agora a informação que a Intel lançou apressadamente o seu modem 5G”
Mais abaixo:
“A Intel planeia lançar o modem XMM 8160 5G no segundo semestre de 2019, com dispositivos comerciais usando o modem previsto para o primeiro semestre de 2020.”
Qual foi mesmo a alteração na calendarização? 😉
Intel = Lançar tudo à pressa
Não é só a Intel que tem pressa, o pessoal do PPL também tem muita, basta ler o artigo. 🙂