China será iluminada por Lua Artificial já em 2020
A Lua, satélite natural da Terra, reflete-nos todas as noites a luz do Sol, mas essa luz, a maior parte das noites, não é suficiente para iluminar o nosso caminho, havendo hoje a necessidade de manter as ruas iluminadas através da iluminação pública, com tudo aquilo que ela implica: infra-estruturas adequadas, consumo energético, dinheiro e poluição.
Será que há uma alternativa a este tipo de iluminação? A China quer encontrá-la através de uma Lua Artificial que será enviada para o espaço, já em 2020.
A China está a preparar-se para lançar ao espaço, em 2020, um objeto que funcionará como a Lua, refletindo a luz do Sol durante a noite mas de uma forma muito mais intensa, com o objetivo de diminuir o investimento em iluminação pública.
Trata-se de um satélite com uma película refletora que irá iluminar, nesta primeira fase, a cidade de Chengdu, no sudoeste do país. Segundo alguns cientistas ligados ao projeto, este deverá ser oito vezes mais luminoso que a Lua e irá orbitar muito próximo da Terra, a cerca de 500 km de distância, em comparação com os 380.000 km da Lua.
A intensidade de iluminação, ainda assim, não será tão forte quanto os postes de iluminação pública existentes atualmente, mas poderá resultar numa poupança na ordem dos 150 milhões de euros nessa cidade.
Wu Chunfeng, chefe do Tian Fu New Area Science Society, que lidera o projeto, referiu a um jornal chinês que o envio deste satélite deverá ocorrer daqui a dois anos, em fase experimental. Se for bem sucedido, em 2022, mais três satélites serão enviados para o espaço.
Além da iluminação de zonas habitacionais de forma a minimizar os custos com iluminação pública, os responsáveis pelo projeto, identificam ainda outros cenários onde este tipo de satélite poderá fazer a diferença, como locais assolados por catástrofes naturais, onde não chega luz elétrica.
Continuamos a querer mudar o ciclo natural da Terra?
Há anos que tentamos mudar a forma como a Terra e a Natureza funcionam para que o nosso (dos humanos) bem-estar fique assegurados. A colocação de luz artificial permanente num local irá certamente interferir com o meio-ambiente, mas o Governo da China parece estar consciente dessa realidade e o projeto terá que garantir que os efeitos não serão negativos.
| Via
Este artigo tem mais de um ano
Isto não vai ser mais uma coisa a contribuir para o aquecimento global? É que na altura em que aquela parte do planeta deveria arrefecer, vai passar a receber luz solar de forma continua ainda que com menos intensidade.Penso que isso pode afectar muita coisa…
Na realidade não,poraue efeito de estufa e menor, como o ar quente sobe mal Entre na atmosfera começa a dissipar ao contrário dos postes de iluminação que tem que fazer todo o percurso até à estratosfera.
A idéia é no mínimo um contra senso, na medida em que já há propostas para se eliminar a iluminação artificial noturna, já que a mesma está desequilibrando o ciclo original da natureza. A permanência da luz 24 horas, em muitas regiões já mostra esse desequilíbrio em vários aspectos dos ecosistemas, da fauna e da flora; inclusive na própria reprodução das espécies.
Tem toda a razão, meu caro. Eu, no princípio da velhice, congratulo-me por não ter de aturar este tipo de agressões por muito mais tempo. Mas que vai ser do meu neto? Beneficiará de uma extraordinária série de descobertas que melhorarão o nível geral da saúde humana, e ao mesmo tempo a desastres ecológicos que tudo porão em causa.
+1
Ninguém no seu perfeito juízo que retirar a iluminação das cidades. Menos luz leva a mais acidentes e crimes. Podemos é deixar de tornar essa luz permanente e fazer com que seja ativada por proximidade. Não me parece que vá ocorrer.
Colega, a partir dos trópicos consegues ter dias seguidos só com sol e a natureza está bem com isso…
Isto é só pessoas doentes.. não sabem como destruir o planeta, então inventam. Procurem é a cura para o cancro…
Concordo com você.
não vai dar certo, já viram o tamanho da coisa que terá de ser pra poder iluminar tal local? já para não falar que vai orbitar perto da terra, não irá ser um satélite comum, nem uma estação espacial, terá de ser maior…..isto vai dar barraca…..
provavelmente vão adicionando espelhos e mais espelhos todos os meses .
Exatamente. Ao contrário da lua que está a uma distância que permite refletir a luz do sol esses satélites não funcionariam durante a noite.
E depois se essa chinezice cai na terra… lembrem-se do stress que não foi o satelite caído aqui à tempos…
se ler as previsões para o futuro está escrito que o homem vai criar outro sol
e tambem está escrito que o planeta vai aquecer tanto que a vida humana se vai extinguir
mas parece-me uma boa ideia
Mais uma achega, para a destruição do planeta, mais uma forma de alterar o ciclo normal da terra… enfim.
Somos o animal que mais destrói, onde pomos a “pata” fazemos me##a.
Só vai iluminar 80km sou a favor da lua…….. quero ver funcionando quando for pra china, vou me sentir em outro planeta
É só iluminados na China. Que lol.
lol é o teu comentário que nem sabe o que é ( lol )
é um comentarío tipico dos putos que nem se sabem expressar
Eu só estou curioso sobre como é que vai ser a orbita do tal satélite, o período dessa orbita deve ser por volta de 1h30 por isso não vai eluminar a cidade durante muito tempo seguido.
Usam um cabo para amarrar, só pode.
vais ver que vão roubar o cobre aqui das obras para o efeito ,sempre são 500km 🙂
O pior serão os aviões que chocam com o cabo lolzzz
Espionagem ou outra coisa…
E COMO É QUE ESSES INTELIGENTES VÃO CONSEGUIR MANTER A ROTA DESSA “LUA” SEMPRE POR CIMA DA CHINA? SÓ PARA INTELIGENTES!!!
Desculpem o caps lock mas esses gajos não têm noção das coisas em que se metem.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_geoestacion%C3%A1rio
As órbitas geoestacionárias não são a 500km de altitude, mas sim quase nos 36000km. A orbita geoestacionária também é um órbita geosíncrona especial, pois esta tem uma excentricidade de 0 (órbita circular) e a inclinação de 0° (o plano da órbita coincide com a do equador da terra). Resumindo, não tem nada a ver com a órbita em questão.
A terra roda, se o satélite tiver rotação contraria à da terra fica “parado”
A rotação do satélite não tem nada a ver com a sua posição no céu. Acho que te estás a referir à órbita. E se a órbita for na direcção contrária à rotação do nosso planeta então o satélite não vai ficar “parado”.
Isso é besteira só Deus pode fazer isso
Não existem deus ou deuses
Existe Sim, um único e soberano Deus Pai Todo Poderoso Criador.
Here we go…
Concordo, nosso SENHOR Deus Pai Criador todo poderoso fez o planeta perfeito, mas o ser humano sempre tenta destruí-lo.
Não existe qualquer prova que demonstre que algum deus criou o universo, quanto ao planeta, tudo o que sabemos demonstra que este coalesceu conforme as leis da física sem a intervenção de um ser imortal antropomórfico. Nem muito menos o nosso planeta é próximo de ser perfeito. Se fosse perfeito haveria terramotos, tempestades, vulcões e outros fenómenos naturais, toneladas de germes, vírus e bactérias que custam a vida de milhões a cada ano?
E quem disse que eu preciso de provas para crer em Deus? ele Existe, eu Creio e tenho perfeita certeza disto, e o mundo é perfeito sim do jeito q ele criou.
Tu não sabes que deus existe, tu crês que ele existe. Tal como os muçulmanos e os judeus crêem numa versão diferente do teu deus (e o judaísmo é séculos mais antiga que o cristianismo, até porque o cristianismo deriva desta), os hindus que crêem num deus totalmente diferente (e o hinduísmo é a religião mais antiga do mundo em prática contínua, vários séculos mais antiga que o judaísmo). Para saberes que deus existe precisas, sim, de provas. Sem esta tens apenas fé. Por alguma razão fé é um requisito de todas as religiões, sejam elas do passado ou do presente. Fé é definido como sendo “a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão.”
Ora se Deus é realmente omnisciente, omnipotente, omnipresente e omnibenevolente, e ele realmente fizesse um mundo perfeito, eu não conseguiria imaginar um mundo mais perfeito. Mas o facto que eu consigo imaginar um mundo melhor que este, demonstra que este não é perfeito. Porquê que as espécies que temos agora representam uma pequeníssima percentagem de todas as espécies que já existiram, se o planeta é perfeito porque razão houveram várias extinções em massa no seu passado?
Evolui rapaz. Começa a usar a cabeça.
Um comentário, iluminado, também ninguém viu o vento, a prova que procuras és tu mesmo!
Tens a certeza que nunca ninguém observou o vento? Olha que eu observo o vento, tenho até formas de medir a sua velocidade. Não sei se é do teu conhecimento, mas o ar foi descoberto como sendo formado por partículas faz já alguns séculos. Ou pensas que o engenheiros que desenham um avião e fazem uso de um túnel de vento estão, na realidade, a fazer uma macumba para depois no fim rezar para que o projeto funcione.
Tu não sabes o que é uma prova. Uma prova não é algo subjetivo, mas sim objetivo e verificável por qualquer pessoa. Significa que uma prova é valida para mim, para ti e para qualquer outra pessoa. A tua “prova” não é válida para outras pessoas que seguem diferentes versões da tua religião, ou diferentes versões do teu deus, ou diferentes religiões, ou quem nem sequer têm religião, logo, não é prova. Tens sim fé, mas fé é tudo menos prova, pois esta é uma afirmação absoluta, assumida sem razão e defendida contra toda a razão.
o tempo foi inventado por o homem que na realidade é uma ilusão assim como a vida e o dinheiro …
para compreender tudo isto aconselho a lerem o que escreveu allan Kardec ou as entrevistas aos espiritus com o jeferson viscardy …
se discordam , respeitem
Este povo são as “térmitas” humanas…
estás a referir a ti e alguns politicos , certo
Essa altitude do satélite é um bocado estranha. Para alem de não poder ser geoestacionário, logo a iluminação não vai ser constante. A essa distância da terra também não vai iluminar durante toda a noite, pois acerta altura vai estar na penumbra da Terra. Suponho que só ilumine umas horas depois do sol se pôr.
Um marco histórico para mostrar a força humana. Muito importante para a China e para a humanidade.
muito bem, acabar com o lado escuro , onde proliferam as trevas …
a luz é a verdade e o caminho do bem
Quando não sabem onde gastar o dinheiro, têm ideias destas. Só falta algum cientista chinês inventar água em pó.
não é preciso ser cientista e inventar agua em pó , sempre existiu e continua a existir a agua a baixas temperaturas fica solida ou em pó
antes de comentar , pensa …
Ainda estou para perceber como é que uma órbita a 500km é geoestacionária. E também qual o intuito de desenvolver algo com um custo de +500M para poupar 150M. Estão para inventar a batata quente…
E a malta que quiser usar telescópios à noite? Eu passava-me se fizessem isso na minha cidade… Já é terrível o problema que causam os candeeiros de rua para poder observar o espaço quando a Lua não está visível, quanto mais ter uma puta duma luz artificial a enviar-te fotões para a testa a noite toda… enfim… chinezisses manhosas…
E a malta que quiser usar telescópios à noite? Eu passava-me se fizessem isso na minha cidade… Já é terrível o problema que causam os candeeiros de rua para poder observar o espaço quando a Lua não está visível, quanto mais ter uma p#ta duma luz artificial a enviar-te fotões para a testa a noite toda… enfim… chinezisses manhosas…
Mudava de cidade!
Porque usar uma lua artificial para iluminar a china quando podemos utilizar uma marca!!!! nao tarda vamos ser iluminados á noite pela nike ou pela coca cola
Já há, mas só agua açucarada. Metes o pó adicionas agua e voilá.
Imbecis dos chineses querem tudo havia de explodir querem alterar a lei da natureza um dia todos nós pagaremos a factura
De toda a conversa, nada se fez luz. Mas que os chineses são expertos são, até já somos invadidos por eles. E não são E T. Amigos o mundo vai acabar à cornada.