Análise FIFA 19 (Xbox One)
E eis o tão aguardado regresso de FIFA, da EA Sports. O melhor jogo de futebol no mercado está de volta.
A edição deste ano traz algumas novidades que desde cedo começaram a criar burburinho entre a comunidade.
Será que FIFA 2019 vai manter o reinado de FIFA dos jogos de futebol?
O Pplware já deu o pontapé de saída em FIFA 19 e...
FIFA tem vindo a ser considerado, ao longos dos últimos anos, como o melhor jogo de futebol do mercado. Desde uma jogabilidade em constante evolução, passando pelo infindável Ultimate Team e suas novidades até à inclusão de novos modos de jogo (A Caminhada de há dois anos é o exemplo claro de FIFA a reinventar-se), a EA Sports tem conseguido manter FIFA vivo, ativo e inovador.
A edição deste ano apresentava portanto, um pesado legado e dúvidas surgiram sobre por onde FIFA 19 poderia enveredar. Pois agora, FIFA 19 encontra-se nas bancas e as dúvidas dissipadas.
Para a edição de FIFA 19 a EA Sports não inventou em larga medida. Teve, isso sim, o cuidado de manter o que de bom tinha e melhorar (ou modificar) algumas features aqui ou ali. Comecemos pelo modo mais mediático que surgiu há 2 anos: A Caminhada.
Para os mais esquecidos, a novela d'A Caminhada começou em FIFA 17. Acompanhando Alex Hunter, um jovem jogador inglês, A Caminhada permitiu-nos vestir a pele de Alex e de sentir na pele todas as suas emoções, frustrações e provações enquanto estrela em ascensão. Pelo caminho, tivemos conhecimento da sua meia-irmã (Kim Hunter) e de alguns seus amigos (de onde se realça Danny Williams).
Na edição deste ano, A Caminhada vai um pouco mais além, permitindo ao jogador controlar (de forma faseada) Alex, Kim e Danny. Cada qual tem a sua história e objetivos muito próprios, e a possibilidade de se jogar com os três torna-se extremamente empolgante acabando por ser também uma viagem emocional que nos cativa. Isto pois ao longo das suas histórias (que se vão cruzando), muitas decisões fortes serão pedidas ao jogador, sendo muitas de caráter altamente pessoal.
A Caminhada apresenta-nos ainda algumas outras novidades à medida que avança. Por exemplo, aquando do seu ingresso no Real Madrid, Alex terá de indicar um grupo de mentores com os quais se identifique mais. Esta escolha aparentemente inocente traz no entanto algumas mais-valias futuras. Isto pois cada um dos mentores tem uma skill muito particular (Kroos é forte nos remates de longe, Marcelo no controlo de bola e assim por diante) e após um determinado período de tempo podemos desafiá-los em treino e aprender essa skill. É uma novidade algo influente no decorrer da evolução de Alex como futebolista.
A sua irmã, por seu lado, encontra-se ao serviço da Seleção dos EUA em pleno Campeonato do Mundo de Futebol Feminino e tenta mostrar o seu valor perante a dura e rigorosa treinadora da equipa. Como tal tem de conseguir criar uma Química especial com a sua companheira de ataque, sendo esse o seu desafio muito particular.
Estas novidades d'A Caminhada agora incluídas em FIFA 19 são muito bem-vindas mas, no entanto, continuam a disfarçar alguns grãos de areia que transitam do ano passado. A mecânica de A Caminhada (seja com que personagem for) mantém-se fiel à dinâmica de treino --> jogo --> decisões. E assim por diante, numa sucessão repetitiva desta dinâmica.
E há ainda outras questões que já poderiam ter sido melhoradas. Por exemplo, as metas atribuídas pelo treinador no decorrer do jogo deveriam tornar-se dinâmicas durante o decorrer do mesmo. Isto pois, creio não fazer muito sentido o treinador pedir-nos para fazer 2 assistências e não ficar satisfeito se marcarmos dois golos em vez de fazer as 2 assistências pedidas.
Mas centremos-nos agora naquilo que se passa dentro das 4 linhas, que é o que maioritariamente interessa. Primeiro ponto: FIFA 19 encontra-se um pouco mais lento e físico que o FIFA 18.
A edição deste ano traz-nos algumas novidades de monta no que toca à jogabilidade. A mais polémica de todas, terá sido, a questão do remate, usando um sistema de pressão (duplo-clique) para o remate. Trata-se de uma modificação que, leva o seu tempo a entranhar. Cada jogador (à semelhança de NBA Live, por exemplo) é mais ou menos habilidoso, e como tal este sistema de remate (quando ativado) depende e muito dessa qualidade técnica de quem remata. É um sistema diferente e que funciona, apesar de muitos jogadores poderem estranhá-lo e optarem por usar o método antigo.
Algo que está bastante mais aprimorado é o sistema e passes implementado e que se encontra mais realista pois presta atenção ao pior pé de cada atleta. Isso é importante pois faz a diferença entre um passe bem direcionado e um completamente transviado ou um remate mais certeiro e outro que vá parar à linha lateral.
Outra alteração bastante bem implementada é o do analógico direito como apoio à receção de bola, ou auxilio de cobertura do esférico. Estes tratam-se de momentos bastante importantes num jogo de futebol e o controlo mais meticuloso que nos permite é extremamente importante. Isto porque, as disputas de bola encontram-se bastante mais dinâmicas em FIFA 19.
Isto pois tanto a bola como os jogadores receberam nesta edição, uma atenção especial naquilo que respeita à sua física e aos choques. Os jogadores interagem de forma muito mais realista (agarrões, empurrões,...) e a bola encontra-se mais solta. Aliás, o resultado de uma disputa de bola é, na maior parte das ocasiões, impossível de prever. Isso é bom, pois tal como acontece na realidade, as disputas têm sempre ressaltos imprevisíveis mas a bola deste ano parece, em variadas situações, demasiado leve, sendo várias as ocasiões em que uma simples disputa a meio-campo termina num canto para uma das equipas. Seja como for, e ultrapassando estes pormenores, a maior liberdade atribuída à bola é um sinónimo do esforço da EA Sports em reproduzir de forma mais realista o comportamento da redondinha nos relvados.
Tal como referi atrás, FIFA 19 apresenta uma maior agressividade da IA no que toca aos momentos defensivos dos jogadores. Os jogadores encostam-se, tapam o caminho, ou mesmo agarram os adversários. Isto torna o jogo mais quezilento e físico, como acontece na vida real (na maior parte das ocasiões).
Uma das particularidades que temos vindo a observar ao longo dos últimos anos e que nesta edição é bastante notória é a perda de importância do botão de sprint. Para quem, como eu, gosta de apresentar extremos rápidos abertos nas linhas, e usar o espaço entre os defesas para os lançar em profundidade as coisas estão um pouco diferentes com a nova postura defensiva. Em FIFA 19, já não basta passar a bola para o espaço e esperar que o ala rápido arranque e deixe todos para trás. Nada disso. Os defesas ganham um pulmão novo nessas situações criando situações estranhar de termos alas rápidos que são sistematicamente apanhados por defesas mais lentos.
O jogo este ano, encontra-se mais virado para o ataque exigindo dessa forma, mais concentração ofensiva ao jogador. Contudo, uma das novas implementações de FIFA 19 vem ajudar precisamente neste capitulo: sistema de Táticas Dinâmicas. Em FIFA 19, a EA Sports decidiu implementar um sistema dinâmico de táticas que permitem ao utilizador, criar planos de jogo para determinados momentos do jogo. É o equivalente a preparar a nossa equipa para diferentes cenários de jogo que podemos alterar durante o mesmo. É uma boa implementação que, apesar de oferecer uma certa flexibilidade deixa uma ligeira sensação de que ainda necessita de alguns toques, como por exemplo, uma maior atenção ao 11 inicial e/ou detalhe individual.
De qualquer forma, o principal modo de FIFA 19 continua a ser o incontornável Ultimate Team. Tem sido assim ao longo dos últimos anos e assim continuará, certamente. A edição deste ano traz tudo o que de bom que Ultimate Team tem-nos oferecido. É o modo mais robusto de FIFA 19 e este ano recebeu a substituição das Online Seasons por um modo mais rápido e vocacionado para os jogadores mais competitivos, os Division Rivals. Estes encontros, disputados entre jogadores de ranking semelhante (da mesma divisão), correspondem a jogos que permitem amealhar pontos e subir de Divisão e proporcionam também a qualificação para as Weekend Leagues, onde estão os prémios à séria. Qualquer jogador pode participar e as recompensas justificam bem o risco de derrota.
Por fim, falta falar de uma coisa que muita tinta fez correr na pré-época digital: competições da UEFA. Como todos saberão certamente, a EA Sports conseguiu os direitos da Champions League e Europa League para FIFA 19 (passando assim de PES para FIFA). Essa, foi uma grande manobra estratégica da EA Sports e, em FIFA 19, A EA Sports não perde uma oportunidade de a mostrar. Isto pois, desde A Caminhada, passando pelo Modo Carreira ou mesmo com um modo próprio, FIFA 19 apresenta a Champions League como cabeça de cartaz. Acredito que é uma mais-valia bem explorada pela EA Sports pois consegue consolidar vários modos de jogo com a sua presença.
E falando no Modo Carreira, receio que além da inclusão da Liga dos Campeões e de uma ou outra mudança (visual e estatística) este modo se manteve pouco alterado. Começando como um jogador existente ou criado por nós, passamos pelos torneios de Pré-Época e partimos para a competição propriamente dita. A partir daí, é o mesmo modo que conhecemos desde o ano passado. Tal como no modo Pro Club, um modo tão adorado pelos jogadores, mas que contínua sem merecer a devida atenção por parte da EA, estando rigorosamente igual ao ano anterior.
Por fim, uma palavra para um modo que costuma aparecer bastante tímido nestas análises de FIFA: Jogo Rápido. É raro falarmos deste modo pois tradicionalmente não traz novidades e é sempre igual mas, este ano, há novidades. Isto pois a EA Sports implementou um sistema de novas opções (as House Rules) que fazem com que este Modo Rápido se apresente com novas jogabilidades. Survival, marcar golos apenas de cabeça,... é uma lufada de ar fresco para um modo que tem permanecido estagnado ao longo dos anos e que se revela bastante divertido para jogar com amigos.
Veredicto
"Será que FIFA 2019 vai manter o reinado de FIFA dos jogos de futebol?" A resposta a esta questão é, sim. FIFA 19 é o regresso do Rei dos Relvados virtuais.
Há novidades bem interessantes em FIFA 19 a começar pela Caminhada que se encontra mais robusta e multifacetada, ou pela implementação dum sistema de remates diferente (há quem goste e quem desgoste), passando pelo licenciamento da Champions ou pela inclusão das Táticas Dinâmicas. Contudo não se livra de alguns reparos menores mas que chateiam.
Este artigo tem mais de um ano
FIFA 19 está muito fraquinho
se calhar não sabes jogar
Devem ter sido pagos, toda a crítica bem como os jogadores dizem que está miserável.
Copia do ano passado com novas “skins”. A única coisa de facto que mudou foi só a história
Caro André Rocha, boa noite.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer o teu comentário assim como a tua opinião acerca do jogo.
As nossas análise são feitas com base, não só nas versões anteriores mas também numa série de critérios pelos quais nos orientamos. Acima de tudo, a nossa opinião baseia-se na nossa experiência enquanto gamers – as 3 pessoas que costumam fazer análises a jogos têm, entre si, cerca de 30 anos de experiência a jogar.
Nunca recebemos qualquer verba para fazer esta ou aquela análise. Aliás, a proposta de uma vverba para que a análise a um jogo seja orientada seja em que sentido for é condição mais do que suficiente para que o jogo nem sequer seja analisado pela nossa equipa.
Assim, espero que o esclarecimento tenha sido suficiente para dissipar qualquer duvida acerca da independencia, idoneidade e bom nome desta equipa.
Atenciosamente,
Alexandre M. Carlos
Alexandre, compreendo que tenham atacado o vosso “orgulho” mas dar importância a uma pessoa que diz que o que mudou apenas foi a história parece vir de uma pessoa que nem jogou o jogo lool, enfim, está na moda ser fifa hater. Mas dizer que o que mudou foi apenas a história é o cúmulo da ignorância desculpa que te diga André. Podias ter dito tanta merda, foste dizer que o que mudou foi a história, top
FIFA 19 o pior até hoje,ficou bacana só a Champions , jogabilidade ruim tempo de resposta do comando lenta péssimo!!!!
típico de quem não sabe jogar
Amigos sinceramente…. Ponham alguém que jogou FIFA desde sempre aqui a fazer review dist… Uma autêntica vergonha da EA este FIFA , e vale o que vale pela publicidade que tem a nivel mundial :/
Eu jogo desde o fifa 98. E é o melhor fifa de sempre 😉
Será mesmo q joga desde o 98, esse FIFA realmente tá uma merda pra quem joga online então nem se fala pq nada da certo
Querm ver que fifa nunca foi um bom jogo…
Fifa 19 Está péssimo parecer jogando não corre os toque nunca vai pro jogador ir goleiros pense piada mim arrependido comprar Fifa ainda claro 280 loja americana
Agora em português…
Por que o pplware falaria mal de fifa 19? Isto parece uma divulgação e não uma análise.
A parte de voleios e bicicleta estão até automáticos demais
Dizer mal? Quem diz mal é porque não tem cultura para avaliar seja o que for. Pode ter aspetos melhores, piores mas são sempre aspetos a considerar de forma positiva porque há sempre novidade, há sempre quem goste e tu não gostando, não podes nunca obrigar terceiros a ter a mesma opinião que tu.
Quem analisou, ao contrário certamente do que tu achas, tem essa vantagem, cultura suficiente para não ser politicamente correto e conhecimento qb para uma análise capaz.
Em comparação ao 18, está abaixo do esperado. Quando se acostuma com um modo de jogabilidade, a nova versão vem mudando até modos de chute e de passes, que foi desnecessário mudar.
Seria válido se mantivesse o modo de jogabilidade e se vendesse uma atualização com novos elencos e modos de jogos tais como os amistosos.
Alex Hunter já não é mais uma boa história.
E sim, continua sendo um review patrocinado
Com certcom certeza tá uma m…
Nota 9 pra um jogo em que mais da metade dos jogadores estao dizendo ser o pior fifa de todos… piada
porque não sabem jogar LOL porque a velocidade foi estagnada e agora é preciso CONSTRUIR, eles querem é arcade. Que vão jogar PES
Verdade. Concordo
Modo ultimate team continua rápido e cheio de bugs, pessoal escalando atacantes como volante e volante no ataque só pra bugar o jogo. Não deveria existir a troca de posição de jogadores pra melhorar o entrosamento. Defesa não ganha uma bola e quando ganha é porque o jogo é falho, pq zagueiro que corre 30 alcança um atacante que corre 90, ridículo.
Han?? Esse é o fifa que tu nao precisa ter habilidade nenhuma pra jogar. Chutes e passes sao inconsistentes, a AI defende por voce, o jogo é totalmente aleatório
Porra… Ok, mas não é a melhor opção? Claro k sim… Espectava-se mais, mas em comparação a concorrência, a EA achou k não havia necessidade de grandes mudanças,k incluía mais gastos, para vender milhões e ser o jogo mais vendido…
Agora a sério Pplware, se o FIFA tivesse metade do que o FM tem toda a comunidade já ficava contente mesmo o gameplay estando a treta que está.
O FIFA já não é o que era e o que mais interessa agora é UT e mais nada! Os community managers seja do REEDIT ou do Twitter da EA dizem eles que passam feed back aos developers… Se passam estão se a marimbar para o que nos dizemos, qualquer pessoa que nunca jogou a este jogo chega ali e consegue fazer um jogo equilibrado com quem já joga a anos com a ajuda do handicap, é estúpido a quantidade de bicicletas, ressaltos, falhas na troca de jogadores, nos passes onde por exemplo o passe em profundidade já não existe sinceramente, todo o passe em profundidade nos últimos 30 metros do terreno vai directamente para o guarda redes!
Este jogo do vale o que vale pela tanta publicidade que é feita, uma pessoa que entende minimamente de futebol vê logo que nada do que se passa no terreno de jogo faz sentido. Tenho muita pena que o PES não tenha as licenças e também alguma falta de criatividade na criação dos menus como também nos modos de jogo que estão estagnados, mas a nível de gameplay vemos realmente muita mais realidade no movimento dos jogadores que não andam de costas ou então andam a dar piruetas dentro de campo cheio de movimentos robóticos.
Desculpem, mas a EA falhou e em grande, isto é mais um FIFA 18 V2 só com adição de uns pozinhos com as competições da UEFA e nada mais. Isto vindo de alguém que já jogou mais de 80 horas pelo origin acess mesmo antes do jogo sair…
Faltou mencionares que no PES os jogadores não andam em 360º xD
podia estar melhor mas nao esta pessimo
Claro que nao. Eu nao percebo este pessoal. So sabe criticar. quem jogou fifa desde os primeiros tempos sabe que o jogo está muito melhor. os preços dos jogos é que são demasiado altos.
Basicamente, a EA pôs-se a dormir à sombra da bananeira porque achou que o facto de ter Champions e Europa League chegava para tapar o que estava mal ou a ficar pior ao longo das iterações. Pois acontece que a konami fez melhor trabalho com o PES desta vez, mesmo já não tendo competições europeias. O que fez o fifa ter ainda mais vendas, além do nome, foi o facto de o PES ter ficado quase impossível de jogar online durante o primeiro mês (servidores quase sempre down).
Nem sei como podem reclamar quando é o melhor fifa de todos os tempos. After all.
Reparei nos comentários anteriores que para quem critica o jogo tu dizes que é malta que não sabe jogar…
Eu jogo fifa regularmente desde o fifa 2008 e na minha opinião este é um dos piores FIFAs que já saiu desde que jogo.
Não sei se és algum pro player ou algo que se pareça, mas no meu caso (que me considero um “bom” jogador, estou na divisão 3 do DIVISION RIVALS (divisão 2 e 1 é onde andam os pros) e faço gold 1/elite 3 no fut champions) posso dizer que na minha opinião este FIFA está muito mau e cheio de bugs em termos de jogabilidade na minha opinião. Por dizer isto não quer dizer que não saiba jogar lol
Quando falam de problemas a nível de remate (devido ao novo sistema) e de jogabilidade lenta além de velocidade estagnada é porque a EA assim o quis e de acordo com o que a comunidade informa à entidade. Preferem como no fifa 14 com cabeceamentos a torto e a direito? Se tivesses Mandzukic era cada remate cada golo? Preferem Fifa 15 onde Ibarbo, Musa e Gervinho na AS Roma eram a tripla mais temível?
Cada um tem direito à sua opinião mas este fifa foi um step in front relativamente a todos os outros.
Se jogas PS4 podes adicionar se quiseres.
Não querendo com isto dizer que esteja perfeito. Alguma vez vai estar? Não. Não podemos agradar a gregos e a troianos.
Pontapés de bicicleta aquando de um pontapé de canto com centrais que nem aos 50 remate chegam é ridículo. Kick off glitch? Por vezes em 3 minutos DE JOGO a bola está lá dentro e não é raro. Volleys? Demasiado op. Mas se formos a efetuar uma comparação direta e imparcial quem jogou fifa ano após ano.. opá, por favor.. Eu até era da opinião que o fifa mudava equipamentos e players de uma equipa para outra mas este ano surpreenderam-me nesse sentido.
Podiam era não pôr o Ronaldo no Real Madrid xD
Bem ola bom dia olha o Fifa 19 e bom mais so dois modo de jogo fut Champions e pro Clubs no casa o pro clubs e a bola da vez 11×11 isso é o futebol real no virtual mais o pro Clubs fica de lado pela EA kkkkk tenta fazer uma matéria sobre o pro Clubs e ver esse novos modos de jogo se alguém gostou de joga o tira a tira quem faz gol sai um jogador isso é uma vergonha no fifa porque não mexe no PRO CLUBS
Em Português, por favor….
Olha, vc dar 8 de jogabilidade para um jogo que a IA do goleiro desliga sozinha, que a bola passa por dentro do pé dos jogadores, que tem pênaltis fantasmas….. sinceramente as outras coisas acho que é questão de gosto, mais esses bugs não podem ser ignorados, e muito menos ser atribuído uma nota tão alta para um jogo com esses problemas.
Meu Deus !!! Como foram estragando um grande jogo desde a edição de 2018 a esta que tem uma jogabilidade muito má mesmo!! Pes 2019 mesmo imperfeito está muito melhor opção este ano…
Ainda estou estupefacto com tão fraca qualidade do jogo no principal jogabilidade arcade péssima
Arcade? Arcade?? Mas ninguém quer arcade LOOL
A EA deve ter dado umas notas verdes a Pplware para dar boas notas ao jogo
Versão piorada do 18, porém ainda é muito bom! Acertem o goleiro!!!
Muito fraca está jogabilidade!!
Adoro está parte….
“Em FIFA 19, já não basta passar a bola para o espaço e esperar que o ala rápido arranque e deixe todos para trás. Nada disso. Os defesas ganham um pulmão novo nessas situações criando situações estranhar de termos alas rápidos que são sistematicamente apanhados por defesas mais lentos.”
Parabéns, ainda vou testar o mbappé contra o chiellini, mas como alguns top players que aqui comentam a dizer ” não sabes jogar, queres jogar assim, joga PES”? Não percebo, já jogo Fifa desde que nasci quase e digo esta jogabilidade é das piores que já joguei!!
9 em gráficos? Os gráficos são horrendos para 2018…Estamos em 2019 não em 2013 ou 2014…
Em comparação o PES é muito superior em grafismo…basta colocar em broadcast camera para notar as diferenças entre os dois jogos.
Infelizmente o FIFA nestas novas consolas estagnou no mais importante…jogabilidade e gráficos. A EA continua a querer apostar mais na ultimate team (desculpe quem goste mas a mim aquelas cartas fazem-me lembrar os cromos da panini) ou no modo journey (que mais parece uma novela mexicana) do que no grafismo, jogabilidade e modo carreira que representa verdadeiramente uma época desportiva.
Jogo FIFA desde os tempos da mega drive…e digo com toda a certeza…este é um dos piores que já joguei. Má jogabilidade e gráficos de PS3.
Esse foi o pior fifa que já joguei é um jogo lixo nada que vc faz dar certo cheio de hendcap jogo lixo