E se o mundo que o rodeia fosse o ecrã do seu smartphone?
Um dos elementos mais importantes de um sistema operativo é a sua interface de utilização. Este elemento tem uma importância particular em plataformas móveis, onde o espaço disponível é reduzido.
Os principais sistemas têm desenvolvido estas interfaces de forma a estarem adequadas ao que os utilizadores necessitam e surgiu algo de completamente diferente. A Smartisan apresentou agora um novo smartphone onde a interface não está limitada ao ecrã, usando todo o espaço envolvente.
A maioria não conhece a Smartisan, mas este fabricante chinês tem apresentado propostas diferentes do que é normal, apostando sempre em alterar os paradigmas e mostrar evoluções que muitos consideram o caminho a seguir.
Com a chegada da mais recente proposta da Smartisan, o Nut Pro 2S, chegou também a mais recente versão do seu sistema operativo, o Smartisan OS, que revoluciona as interfaces e tudo o que nos habituámos a usar.
Todos os ícones estão arrumados numa grelha e tem de ser o utilizador a percorrer essa grelha de forma física, movimentando-se no espaço a 3 dimensões.
Bastará subir, descer, virar para a esquerda ou direita para percorrer a lista de aplicações e escolher a que pretende. O Smartisan OS não se limita a esta grelha e a interação com as aplicações é feita da mesma forma.
Percorrer um mapa é tão simples como virar o smartphone para a esquerda ou para a direita, ao contrário do que temos hoje, em que existe uma necessidade de tocar fisicamente no ecrã para percorrer esse espaço.
Provavelmente esta novidade nunca chegará a sair desta marca e nem será generalizada nas interfaces do Android ou de outro sistema, mas na verdade o seu lançamento mostra que ainda existe muito espaço para inovar e para serem criadas soluções inovadoras e muito interessantes.
Este artigo tem mais de um ano