Fraude Ethereum – Aplicação para Android engana utilizadores em 335 €
Atualmente tudo serve para engendrar um esquema para enganar e roubar o utilizador mais incauto.
Foram várias as pessoas a cair numa fraude que recorria a uma app para Android, no valor de 335 euros, tudo em troca de um logótipo da criptomoeda Ethereum.
Existe uma app “Ethereum” ilegítima que afirma vender-lhe um Ether, a criptomoeda derivada do blockchain Ethereum. Tudo muito certo, mas isto é mais uma farsa - os utilizadores estão a ser levados a comprar uma foto do seu logótipo.
Um recente Tweet do investigador de malware, Lukas Stefanko, mostrou uma app na Google Play Store que afirma vender ao comprador um Ether de cada vez, ao preço de 335 euros (quase 100 euros a mais do que o valor de mercado atual da Ether).
Buying Ethereum app is not the same as buying #Ethereum.
Scam app for €335 only displays ETH logo. pic.twitter.com/msBYiT7Gqq— Lukas Stefanko (@LukasStefanko) August 21, 2018
Até agora, mais de 100 pessoas foram insensatas o suficiente para comprar a app, ou talvez tenham sido enganadas.
Isto é, se virmos quem está a oferecer a app, a Google Commerce Ltd, facilmente pensamos que é... totalmente legítimo!!!
Obviamente que não se trata de uma app legítima da Google. O verdadeiro programador mascara-se de "Google Commerce Ltd" como se pode ler na descrição da app, mas obviamente que se trata apenas de uma tentativa de ludibriar a loja de aplicações e os seus utilizadores.
Esta é mais uma das falhas detetadas na loja de aplicações da Google, isto numa altura em que a gigante das pesquisas tenta vedar a sua loja a estas fraudes, que têm enganados centenas e centenas de pessoas que correm atrás das criptomoedas.
Segundo podia ser visto, esta app foi atualizada no dia 14 de agosto de 2017. Vários testemunhos referem que a Google já a removeu, mas mesmo assim ainda fez algumas vítimas.
Há poucos meses, a Google anunciou que estava a proibir e a banir a distribuição de aplicações (e extensões para o seu browser) de mineração de criptomoedas da sua Play Store, na tentativa de garantir um ambiente positivo para utilizadores e programadores.
Pelo menos essa é a vontade da empresa, há a intenção e algum esforço para isso, contudo, como destacado pelo Hard Fork, a Google não está a fazer muito quando se trata de impedir que essas apps ilícitos cheguem à Play Store em primeiro lugar.
Nas próximas semanas, quando a janela de 30 dias de alterações nas políticas da Play Store entrar em vigor, as apps de mineração serão removidas da loja da Google.
Este artigo tem mais de um ano
“se virmos quem está a oferecer a app, a Google Commerce Ltd, facilmente pensamos que é… totalmente legítimo!!!”
A maioria das apps apresenta a mesma informação, vejam o Twiter por exemplo, ou ate mesmo a aplicação Pplware, diz exactamente o mesmo.
agora vão aparecer aqueles que desdenham das cripto….
Fraudes há em todo lado
deve ser mais de android, no ios isso não aconteceria, bla bla bla… é muito mais seguro, bla bla bla… nem se dão ao trabalho de ler a noticia.
Verifiquei agora: quase todas as apps com IAP são oferecidas por Google commerce Ltd. Não me parece que seja um disfarce..
Tipicamente Android…
Depois desdenham a Apple, isto nunca passaria na AppStore.
https://pplware.sapo.pt/apple/app-falsa-carteira-criptomoedas-domina-na-app-store/
Hahahahahaha.
Olha aí Inês, rematar com tanta força não vale 😀
+1
Burnnnnnnnnnnn
Como se houvesse comparação.
Como se a Apple tivesse controlo sobre o Ethereum e podesse distinguir entre “verdadeiro” e “falso”.
Já o outro é uma AUTÊNTICA burla, até o nome da suposta empresa…
A expressão “Perdeste uma boa oportunidade de ficar calado” nunca fez tanto sentido.
A Google Play Store é o pior cancro existente no Android, não há validação, não há filtros decentes, nada, zero, vale tudo, tudo entra, tudo é permitido. Um simples filtro por país ajudava, milhares e milhares de clones chineses duvidosos só trazem problemas. Já para nem falar das centenas de milhar de aplicações de lanterna que até permissões para o microfone precisam, o que é isto?
Já por diversas vezes contactei a Google e resumidamente a resposta vai sempre bater ao mesmo: tem de haver espaço para todos, não podemos filtrar por país porque seria injusto, bla bla bla, f0dam-se…
E digo isto como utilizador Android desde há muitos anos.
Enfim, lucro$ lucro$ lucro$ os utilizadores fieis que se lixem 😀 😀 🙂 🙂
A Google Play Store é o pior cancro existente no Android, não há validação, não há filtros decentes, nada, zero, vale tudo, tudo entra, tudo é permitido. Um simples filtro por país ajudava, milhares e milhares de clones chineses duvidosos só trazem problemas. Já para nem falar das centenas de milhar de aplicações de lanterna que até permissões para o microfone precisam, o que é isto?
Já por diversas vezes contactei a Google e resumidamente a resposta vai sempre bater ao mesmo: tem de haver espaço para todos, não podemos filtrar por país porque seria injusto, bla bla bla, f….-se…
E digo isto como utilizador Android desde há muitos anos.
Enfim, lucro$ lucro$ lucro$ os utilizadores fieis que se lixem 😀 😀 🙂 🙂
Se ao invés do logo da Ethereum fosse o símbolo do Euro? A culpa era do BCE?
Nem é só a actualização… requer android 1.6? 😀 😀
Não tenho pena nenhuma….
Mais de 1000? No screenshot tem mais de 100…
100 sim. Obrigado pelo reparo.