Lançamento World of Warcraft: Battle for Azeroth
World of Warcraft já conta com 14 anos e “Battle for Azeroth” será a sua sétima expansão. Com data de lançamento para hoje, este novo addon introduz um conjunto de novidades que passam por novas dungeons, raids e funcionalidades, elevando o level cap para 120.
O lançamento de uma nova expansão é sempre uma ótima altura para voltar a mergulhar no universo Warcraft.
Vamos conhecer as novidades?
O pre-patch 8.0 para a nova expansão de World of Warcraft “Battle for Azeroth” foi disponibilizado a 18 de Julho de forma a preparar o novo set que chega já ... hoje!
Este patch ainda não adiciona as novas funcionalidades da expansão, mas acarreta muitas “alterações de sistema”. As armas artefacto foram eliminadas, os servidores de PvP foram removidos, o sistema de honor atualizado e novas UI’s a surgiram para as guilds e comunidades.
Este novo addon está pronto a reacender o ódio existente entre as duas fações do jogo, Aliança e Horde, refocando-se em Azeroth e no conflito existente entre estes.
“Battle for Azeroth” será a sétima expansão do jogo e introduz novas dungeons, raids, funcionalidades e algumas novidades adicionais:
- Novo level cap – Nova expansão, novo level cap. Os jogadores podem agora subir os seus chars até 120 o que representa um aumento de 10 níveis comparativamente ao limite imposto por “Legion” (110).
O scaling do leveling retorna, o que significa que é possível levlar através das novas zonas da expansão em qualquer ordem. O lore por de trás das quests é agora mais linear que Legion (a ultima expansão) o que facilita a (re) introdução desta funcionalidade.
- Novos modos de PvE – O foco no conflito entre fações inspiraram 2 novos modos cooperativos que colocam os jogadores contra oponentes (AI) que representam a fação oposta:
“Island Expeditions” – Para aqueles que jogaram durante “Mists of Pandaria” talvez se recordem de um dungeon mode denominado por “Scenarios”, que envolvia equipas de 3 jogadores ao invés dos tradicionais 5. “Island Expeditions” irá trazer um sabor semelhante
Cenários de 3vs3 que colocam os jogadores contra 3 oponentes que a Blizzard categoriza como “Advanced AI”. Isto significa que os inimigos irão agir mais como jogadores tentando atingir objetivos de uma forma mais inteligente e proactiva.
Estas novas expedições são baseadas em “Action RPG’s” com áreas dinâmicas que são randomizadas de forma a proporcionar uma user experience superior. A ideia parece ser gerar de forma aleatória, até um determinado nível, as ilhas, tal como acontece com os rift’s em Diablo III.
Neste modo, o principal objetivo dos jogadores será obter recursos mais rapidamente que os oponentes, sendo que estas expedições demoram em média 15 a 20 minutos.
Apesar de ser um modelo de jogo desenhado para PvE, haverá um modo PvP que substitui os oponentes (AI) por equipas de jogadores reais da fação oposta.
“Warfronts” - Instâncias maiores, de 20 jogadores, que se baseiam nos jogos de estratégia de Warcraft (Warcraft 3).
Os jogadores são lançados na “Warfront” para obter recursos, destruir tropas inimigas, construir edifícios e eventualmente lançar assaltos à base inimiga. Estas batalhas demoram 20 a 40 minutos e, ao contrário das “Island Expeditions”, não contemplam um modo PvP. Esta foi a forma da Blizzard trazer um RTS a “World of Warcraft”.
Tanto um modo, como outro, recompensam os jogadores com uma variedade de achievements, loot, skins, mounts e um novo recurso denominado por “Azerite” que é utilizado para efetuar upgrades ao gear.
- Modos de jogo antigos mantêm-se – “Battle for Azeroth” não irá remover nenhum modo de jogo. O jogo continuará a suportar as dungeons, raids, arena e battlegrounds já existentes. As dungeons Mythic+ (dungeons timed com dificuldade incremental e recompensas proporcionais) vão também voltar de “Legion” e passar a suportar todas as novas dungeons da nova expansão.
No total, a nova expansão adiciona 10 dungeons e uma nova raid. É virtualmente garantido que o número de novas dungeons e raids irá continuar a aumentar ao longo da expansão, de acordo com a estratégia utilizada pela Blizzard nos últimos anos.
- Servidores de PvP deixam de existir – Apesar do foco no conflito entre fações, os servidores de PvP serão convertidos em servidores “normais”.Isto não significa que o world PvP deixa de existir. A expansão irá introduzir um novo “War Mode” que, qualquer pessoa, em qualquer servidor, pode ativar. “War Mode” é basicamente a mais recente tentativa da Blizzard em tentar transportar a era clássica de world pvp (os clássicos Soutshore vs Tarren Mill) para a mais recente expansão.Ativar este modo permite aos jogadores entrar em modo PvP independentemente do servidor em que estejam. Jogadores que completem quest’s com o war mode ligado têm recompensas adicionais. Os jogadores também vão ter talentos de pvp adicionais que só se encontram disponíveis durante o modo “War Mode”.Sem a capacidade de voar em “Battle for Azeroth”, pelo menos até ao próximo ano, isto pode tornar o leveling mais interessante e desafiante, dando ainda recompensas, ao contrário dos servidores de PvP onde os jogadores não ganhavam nada por participar em batalhas, excetuando a satisfação de matar oponentes.
- Armas Artefacto removidas – Para quem esteve ausente do “WoW, poderá ser uma novidade que durante “Legion” um dos focos era melhorar uma arma artefacto durante a expansão.
De forma resumida, os jogadores têm utilizado a mesma arma durante, sensivelmente, 2 anos. Armas artefacto foram uma novidade muito interessante e os bosses até dropavam as relíquias necessárias para fazer os upgrades. O problema é que após tanto tempo, muitos jogadores começaram a desesperar por ver um drop de uma arma num boss. O slot da arma sempre teve uma importância enorme e quando finalmente se obtém aquela two-hander depois de farmar um boss durante 9 semanas é sempre qualquer coisa de memorável.
De referir que, com “Battle for Azeroth” as armas artefacto deixam de existir e são substituídas por “Heart of Azeroth”. Um medalhão que os jogadores podem fazer upgrade com o novo recurso da expansão, “Azerite”. Fazer este upgrade ao medalhão, desbloqueia novas características e opções de personalização que de outra forma são inatingíveis.
De qualquer forma, o “Heart of Azeroth” não terá o impacto que as armas artefacto tiveram, permitindo ainda assim customizações que valham a pena o esforço de o fazer.
- Não há novas Classes, mas existem novas Raças – Nesta nova expansão não haverá novas classes e também não haverá novas raças, pelo menos inteiramente novas. Existe sim, “Allied Races”.
“Allied Races” são variantes das raças já existentes e começam a nível 20. “Void Elves” são uma versão dos “Night Elves” e os “Highmount Tauren” são uma versão dos “Tauren”.
Já existem 4 “Allied Races” no jogo, sendo que mais 2 – “Dark Iron Dwarves” e “Mag’har Orcs” – estão planeadas para o lançamento de “Battle for Azeroth”.
Os jogadores que levem um character, com uma das novas raças, a level 110 – sem utilizar um level boost – terão direito a um set cosmético especial.
- Ainda se paga – “World of Warcraft” é free to play até level 20 mas acima disso continua a ter subscrição.
Podem ver aqui mais informação sobre a nova expansão.
E eis World of Warcraft – “Battle for Azeroth” acabadinho de sair para PC.
Este artigo tem mais de um ano
Esta expansão fez-me voltar ao jogo 🙂
Show de bola. Jogo com história e enredo.
O artigo esta excelente, contudo depois de chegar a 120 desisti, pois não tenho vida para farmar AP e o novo azerite gear.