EZ Wipe 1.5
Hoje em dia fala-se muito na recuperação de dados dos disco previamente apagados. Nem tudo o que se limpa está perdido irremediavelmente, muito menos quando o método é simplesmente descarregar a reciclagem. Obviamente, nesta nova era que vivemos, a dependência do computador pode prejudicar quem não tem interesse em divulgar as suas fontes de informação, os seus rendimentos não declarados, os dados mais privados, operações sigilosas, etc. etc. etc... Isto tanto para o bem quanto para o mal. Existem aplicações que dificultam ao máximo essa tal possibilidade de recuperar dados que queremos ver desaparecidos para todo o sempre.
Uma dessas aplicações é o EZ Wipe. Esta aplicação permite apagar ficheiros de forma permanente sem que a sua recuperação seja uma trarefa banal, diria mais, depois de apagados os dados o seu local no disco é reescrito várias vezes não deixando um trilho fixo de possíveis restos do material deliberadamente apagado.
Esta aplicação fica disponivel no menu de contexto do Windows, podendo no ficheiro a apagar aplicar a opção Wipe e permanentemente verá o ficheiro desaparecer.
Antes de mandar a sua máquina para reparar e depois de fazer as cópias de segurança, não hesite em limpar com rigor, normalmente a nossa máquina está sujeita a informações pessoaias que fazemos passar pelo disco.
Licença: Freeware Download: EZ Wipe 1.5 [523.84KB] Homepage: XCRYSoft
Este artigo tem mais de um ano
Bem, parece ser poderoso o programa. Mas será boa ideia apagar os ficheiros com isto???Será prudente…mmmmhh
Depende dos ficheiros. Pode ser algo que é de todo benéfico fazer desaparecer para sempre. Quem sabe.
E que programas são utilizados para recuperação de ficheiros pelas forças policiais? Será que são os programas utilizados por cidadãos, programas criados especialmente para as referidas forças???
Eu nunca perguntei, mas pergunto agora: se mesmo sem apagar a informaçao, eliminar a partição(es) e fizer duas de tamanho diferente, não será que os dados ficam definitivamente eliminados? ou ainda será possível recuperar alguma coisa?
Obrigado
@ Nelson
Pelos vistos, segundo o toptenreview vários programas fazem (ou tentam fazer) a recuperação de dados quando a “Partition was changed/Deleted”
Não querendo tirar a utilidade deste software… mas para quem usa o Spybot (e acredito que sejam muitos) basta pô-lo em modo avançado, ir a ferramentas => triturador, e arrastar para lá o que se quiser apagar, escolhe-se até o numero de vezes que ele escreve por cima. Por defeito vem 5, mas podem pôr 50, 100, as que quiserem.
Escavem bem no Spybot que aquilo tem lá muita utilidade.
@ Carlos Nascimento
O Spyboot-S&D é uma jóia, mas essa nunca tinha imaginado. Realmente há uns free levados da breca.
Sem duvida Carlos Nascimento é outra alternativa de muita qualidade. 🙂
Eu cá uso o ultrashedder.
Tem a vantagem de se poderem arrastar os ficheiros e já está.
Com este temos de ir abrindo as pasta até chegarmos aos ficheiros pretendidos.
Tem ainda outra vantagem: É um ficheiro único pelo que não é preciso instalar pelo que anda sempre na pen comigo. E como cada vez estamos mais numa de portabilidade…
Perdão.
Eu queria dizer ULTRASHREDDER.
Aqui vai o link donde pode ser descarregado
http://www.xtort.net/apps/ultrasdr.zip
Deu pra perceber, nada que um bom “googlanso” não resolvesse. E é interessante pela portabilidade, dá sempre jeito ter estas coisas numa pen.
Boa sugestão!
Gostaria que publicassem um programa capaz de apagar de vez os ficheiros já eliminados. Por exemplo os que foram eliminados da lixeira.
Obrigado!
Não sabia que o Spyboot também tinha essa função, obrigado pela dica 😀
Eu também uso o Tuneup Shredder, apesar de por aqui não existirem grandes segredos.
E que tal o SDelete?
Do mesmo autor do Process Explorer. Simples e eficiente
Boas pessoal.
Sempre me perguntei o porquê de se ter de reescrever várias vezes por cima de um ficheiro! Sei que quando apagamos o ficheiro não desaparece, sei que apenas se diz que aquele espaço está livre, e por isso já recuperei uns ficheiritos que alguém queria fazer desaparecer 🙂
A informação no seu estado mais puro é binário uma sequência de “0” e “1”, ora se imaginarmos que “00010101111010101” é uma foto “artística” de mim e da minha namorada 🙂 e se agarrar num programa que vá lá ao disco e a transforme em “00000000000000” sempre pensei que que esta info estivesse perdida para sempre.
Só que os programas de apagar seguro não escrevem só uma vez, pelos visto escrevem muitas vezes (aquelas que quisermos) por cima da info que queremos apagar!!!!
ALGUÉM me (nos) explica tecnicamente como se recupera informação que
já foi escritapor cima??? ObrigadoBoas!
Coloquei uma duvida: como apagar definitivamente ficheiros já eliminados?
Depois dumas pesquisas, acho que encontrei, chama-se “Disk Redactor“
@ Gerardo
Além de todos os 0 e 1 que fizeste, correctamente, referência, que constituem a tal foto. Antes desses 0 e 1 existe uma outra sucessão de 0 e 1, mas mais pequena, que se trata da “morada” da tua foto no disco. Com essa morada, e com um bom software, pode se vir a descortinar os 0 e 1 reais da tua foto. Reescreve-se por várias vezes até baralhar de forma a não ser possível a recuperação. Pessoalmente, julgo que não é por aí que se apaga definitivamente as files. Só apagando os 0 e 1 da foto e da sua morada é que a “coisa” fica irrecuperável. É aqui que se faz a grande destrinça entre software pago e free. Muito dificilmente se arranja um FREE que apague também a morada da foto no disco. Basicamente é assim, tentei explicar de uma forma mais fácil e acessivel para se perceber mas, a explicação totalmente correcta e verdadeira é mais exaustiva e de complicada compreensão. Para isso era necessário ter muito boas noções em Sistemas Digitais, que nem todos nós temos.
Cumps.
Acrescento ainda,
Além disso, muitos softwares livres, na seuqencia da file (por exemplo: 01100101110111011001) apenas trocam um ou dos bites desta sequencia, o que também torna muito fácil a sua recuparação.
@ Paulo Carvalho
Antes de mais obrigado por te teres dado ao trabalho de me responder.
Em relação a SD tive tsnto no secundário como na Universidade 😉 mas continuo com a pulga atrás da orelha 🙂 Claro que me podes sempre “mandar” ir ao Google ou à Wikipédia mas como não é uma dúvida existencial e eu sou preguiçoso, pergunto aqui e pode ser que alguém me ilumine.
Em relação à tal morada parece-me simples demais. Se fosse assim certamente alguém já teria inventado um software que apagasse a morada e reescrevesse por cima do file, e pronto: o software perfeito, nem precisava de actualizações 🙂
Mas como um ponto convergente deste tipo de programas é apagar várias vezes, continuo a perguntar-me como é que eles farão a recuperação de um file que foi reescrito por cima 2 ou 3 vezes….. Voltam atrás no tempo 🙂
Bem, como referi, existem várias camadas de software. Uns que nos atiram areia para os olhos, outros que apenas fazem festinhas à file, outros que tentam fazer o seu melhor e, finalmente, outros que fazem mesmo o melhor. Começando pelos primeiros (atiram areia para os olhos), não fazem regurosamente nada mas, fazem poupa e circunstância a dizer que foi apagada de vez. Os segundos referidos (apenas fazem festinhas), são aqueles que mudam apenas dois ou três bites da sequência e mais nada, o que, para quem tiver um bom software recuperador dá a volta a isso muito rapidamente. Os terceiros (tentam fazer o seu melhor), são aqueles que reescrevem várias vezes por cima mas, sem tocar na tal morada. Algumas vezes estes resolvem a questão porque baralham de tal maneira os bites constituintes da sequência que, nem com a morada intacta se consegue voltar atrás no tempo. Por fim, existem aqueles que fazem mesmo o melhor, estes mechem nos bites da sequência da file e também nos da morada. Aí….chapéu!!!!
Cumps.
@ Peter
Para apagar definitivamente ficheiros já apagados (ou seja, os que já se fez delete) tens o Eraser 5.82 (open souce) que teve um post recente no pplware.
Basta fazer ‘Erase Unused Space’ no disco.
@Paulo Carvalho
Por favor se puderes exemplifica alguns desses que aches melhores, mesmo pagos.
Para apagar definitivamente não conheço nenhum porque ainda não tive necessidade mas, acho que, em alguns comentários, já foram referidos aqui alguns. Apenas sei o funcionamento deles porque, estudei a base do seu funcionamento da sua linguagem (neste caso binária). Já utilizei foi programas que fazem o oposto que é recuperar o que foi indevidamente apagado, e também aqui, os programas FREE não conseguiram recuperar nada daquilo que queria!!
Cumps.
ainda bem que eu não so um idiota ….lol
gostava de saber um programa para recuperar uns videos 3gp que eliminei da reciclagem alguem sabe? obrigado