5 fantásticos editores de vídeo gratuitos para Windows 10
Foi em janeiro de 2017 que a Microsoft acabou com o Windows Essentials. Do pacote fazia parte o famoso Windows Movie Maker que, apesar de não ser uma super ferramenta, permitia trabalhar facilmente conteúdos de vídeo. Atualmente o Windows 10 não tem nenhuma ferramenta específica, apesar de estarem disponíveis algumas funcionalidades básicas na app Fotografias.
Hoje apresentamos 5 fantásticos editores de vídeo gratuitos para Windows 10.
Existem muitas ferramentas para edição de imagem para Windows, mas muitas são limitadas. Sem entrarmos no mundo do software pago, profissional, deixamos 5 sugestões de editores de vídeo, gratuitas, que vão ser de certeza do vosso agrado.
#1 Hitfilm Express
O Hitfilm Express é um dos mais populares editores de vídeo gratuitos. Esta ferramenta disponibiliza mais de 410 efeitos e é totalmente compatível com o Windows (até com o MacOS).
Este é um editor de vídeo do segmento profissional e como tal, com esse estatuto, disponibiliza todas as funcionalidades básicas necessárias para a manipulação de vídeo. No site os utilizadores podem ver algumas demos de conteúdos trabalhados com esta ferramenta.
A versão gratuita disponibiliza várias funcionalidades mas os utilizadores podem ter mais adquirindo a versão paga.
#2 Adobe Premiere Pro
O Adobe Premiere Pro é um software para edição e criação de vídeo profissional, disponibilizando imensas funcionalidades para utilização com qualquer câmara, em qualquer formato e para qualquer plataforma. Pode utilizar a sua versão Trial gratuita que funciona para todos os dispositivos.
Tem ainda a alternativa Adobe Premiere Rush para filmar e editar vídeos no seu smartphone, e depois partilhar diretamente no YouTube ou TikTok, a partir do seu dispositivo ou do Desktop.
#3 Lightworks
O Lightworks é um software de edição de vídeo de nível profissional mas de fácil utilização. Esta ferramenta está disponível numa versão gratuita, mas existem também uma versão mais completa, contudo é paga. É multi-plataforma, tendo suporte para Windows, Mac e Linux.
Esta ferramenta tem uma interface bastante intuitiva, disponibiliza uma timeline bastante prática, possibilidade de exportar o vídeo para o YouTube e para a plataforma.
#4 Davinci Resolve
O DaVinci Resolve 15 é uma ferramenta da edição que combina edição profissional online e offline, correção de cores, pós-produção de áudio e também efeitos visuais. Isto tudo na mesma ferramenta de software!
Com um único clique, o utilizador pode alternar entre edição, cor, efeitos e áudio.
Esta ferramenta é uma referência para a pós-produção de alto nível e é provavelmente o software mais utilizado na finalização de longas‑metragens.
#5 VideoPad Video Editor
O VideoPad Video Editor é um editor de vídeo gratuito direcionado especialmente para utilizadores domésticos. Tem uma interface simples e muitos efeitos disponíveis. Para utilizadores mais avançados, o VideoPad também possui funcionalidades para fazer o mix do áudio, correção de cor, controlos de velocidade de vídeo e muitos outros recursos.
Esta ferramenta está disponível para Windows e macOS.
E são estas as sugestões que tínhamos para hoje. Todas elas são gratuitas mas existem também versões pagas das mesmas que oferecem mais funcionalidades. Experimentem e digam-nos qual a vossa ferramenta de edição de vídeo favorita.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Primeiro botão deveria dizer “HitFilm Express”
Há algum software para W10 que faça vídeos automaticamente a partir de uma seleção de fotos e videos? Semelhante o que faz o Google Photos e o Photos do iOS a partir de um album?
A aplicação photos nativa no windows 10 faz.
Mas não é tão inteligente como o Google Photos. Às vezes crio um álbum no GPhotos e passado uns tempo aparece uma sugestão de Vídeo TOP no assistente. Queria saber algum programa que fizesse isso quando nós queremos.
Removam do título “Windows 10” pois quase todas as aplicação sugeridas têm no mínimo suporte para dois SO. Assim pode ser útil para quem anda à procura e não use Windows 10.
Filmora bate estes aos pontos
Filmora não é free
Filmora tem uma versão free e dá para exportar videos, mas com uma marca de água
Uma marca de água que comparada com outras é péssima, pois corta o vídeo a meio. Eu usei a Filmora e detestei, a marca de água podia ser noutro sitio e mais pequena.
VS o Da Vinci Resolve que editores e coloristas profissionais usam. Tira as palas…
De qualquer das formas uma ferramenta é boa dependendo de quem a utiliza.
saudades do windows mobie maker. LOL. algum desses faz upload para youtube?
videopad se nao me engano.
Estas aplicações são superiores ao Wondershare Filmora??
Este é terrível, quebra os Codec h.264 que já funcionam. Falo como profissional da área há mais de dez anos.
O Resolve da lista é o melhor, mesmo a versão gratuita.
Pagos são os Premiere e Vegas, nada de Final Cut – que se tornou uma imensa porcaria. Infelizmente o AVID ainda é utilizado inclusive na indústria cinematográfica, e é difícil e nada prático de se trabalhar,
onde está o kdenlive?
Teria algum que substitua o Camtasia, especialmente o efeito de zoom in e zoom outros, super prático para fazer tutoriais de uso de softwares?
Por vezes, o facto de um editor de vídeo ter o maior número de funcionalidades não significa que faça aquilo que pretende fazer, o que equivale a dizer que um outro editor com menos funcionalidades pode destacar-se por ser dos únicos, senão o único fazer bem o que realmente pretende e até ser mais intuitivo, além ocupar menos espaço.
A título de exemplo, imaginemos que, estando a decorrer o Campeonato Mundial de Futebol, quer gravar um dos jogos da selecção portuguesa para seu uso privado e para mais tarde recordar, gravação essa que possa editar, melhorar e comprimir sem grandes perdas (bem pelo contrário) para depois arquivar no seu disco como um “ backup” e até poder portar tal gravação para a sua casa de férias ou para onde quiser (mas sempre e só para seu uso privado, tal como se fosse a sua(eu) dedicada(o) esposa ou marido, se o partilhar vou atrás de si até ao fim do mundo para o prender).
Se a fonte da gravação for uma Smart TV, esqueça, de nada lhe adianta pois a gravação que faz fica codificada com uma chave AES complexa só acessível pela própria Smart TV, gravação essa não editável e que morre quando morrer a Smart TV, isto em obediência a directivas internacionais e normas de certos Estados, uma vez que uma Smart TV se destina ao mercado global.
O mesmo se aplica se a fonte da gravação for uma box de qualquer operadora. A gravação que faz fica em prisão perpétua na box e morre quando morrer a box ou o contrato com a operadora e nem mesmo pode rever o programa gravado quando lhe falta o sinal da operadora, mesmo por razões que lhe são alheias.
Como precaver-se antes que Portugal se sagre Campeão do Mundo e Ronaldo bata o único título que lhe falta e antes de a FIFA o promover a GOAT ( em inglês significa literalmente “bode”, mas o acrónimo significa “Greatest Of All Time”) ?
Para isso vai precisar de um sintonizador de TDT barato ( 20 e poucos € ), ligar à antena terrestre e a uma “pen” ou disco externo, agendar para gravação (dvr) o jogo na RTP ou na SIC e, “voilá” já tem o jogo gravado e no formato .TS ( não, não se trata de Traste de Seleção ou Tarado Sexual mas sim “Transport Stream” MPEG4/AVC ) não protegido por chave.
PRÓXIMOS PASSOS A SEGUIR:
1- Instalar no Windows ou no Linux a última versão, 7.1 do AviDemux ( não se deixe levar pelo sufixo AVI pensando tratar-se de uma relíquia que só trabalhe com o container .avi. Ele trabalha nomeadamente com .mkv e .mp4 e lida até com HEVC/ x265)
2- GENERAL SETTINGS
Edit -> Preferences ->
” ” Threading -> Encoding Priority -> [High]
” ” -> Indexing/ -> [High]
” ” ” -> Playback priority → [High]
Para guardar tais settings como “default” ; Edit -> Save current settings as default
3- Abra o ficheiro do jogo gravado e que tem a extensão .ts ( Top de Selecção )
4- Use o botão deslizante e os botões abaixo da janela do vídeo conjuntamente com a tecla Delete do computador para cortar o pré-jogo, o pós-jogo e os intervalos. Mais intuitivo que aquilo não há pelo que me poupo a mais latim.
5-VIDEO OUTPUT -> HEVC (x265) ( é o formato do futuro e que faz o milagre do espaço, pode ser reproduzido no Windows pelo Pot Player e provavelmente a sua Smart TV já o suporta, caso contrário não hesite em trocar de Smart TV. Portugal e Ronaldo merecem. Já os clubes portugueses… hum… é melhor mudar de assunto e de canal, a Tv pode ficar.
-> Configure → General -> Average Bitrate ( Two Pass ) -> Preencher a average bitrate com 750 ( Só ???? É o milagre de meter o rossio na Rua da Betesga sem perder qualidade alguma com 1/5 do tamanho original )
-> Filters -> Interlacing -> libavdec deinterlacers -> FFmped deint
( este filtro retira as desagradáveis linhas horizontais, o que faz que nem um mimo)
-> Filters -> Colors -> MPlayer EQ2 -> ponha sal e pimenta e um bocadinho de alho mexa e remexa a gosto para que o Ronaldo não fique com aparência da estátua que lhe fizeram no aeroporto da Madeira, quem sabe se para desviar os aviões para Porto Santo. Bem pensado. !
AUDIO : Copy
OUTPUT FORMAT-> MKV Muxer ( em Configure : Force 16:9 )
Depois é só premir, na parte superior direita , o ícone da diskette e esperar que ferva o seu processador.
Se Portugal for campeão do mundo regar com um brinde à nossa saúde.
Caso não seja, brinde mais ainda para esquecer.
Se for a França a eliminar Portugal, rasgue as suas vestes, parta a televisão e vá ao aeroporto munido de uma vuvuzela.
Se Portugal chegar à final e marcar, claro que já sabe quem vai ser o marcador. Gonçalo Guedes, claro, nas finais onde Portugal entra só marcam aqueles que nunca marcaram antes, o trunfo escondido.
PS: Se alguém conhecer um editor que trabalhe melhor com .ts do que este, tenha a bondade de me dizer.
Excelente texto! 🙂
Não só ensina a usar um software como tem a humildade de reconhecer que mais alguém pode saber de uma outra ferramenta que faz melhor. Amigo és um exemplo a seguir.
Obrigado
Gostaria de utilizar um destes, mas não sei qual escolher. Qual destes 5 aconselham? 🙂
Lightworks, tem muitos tutoriais na internet, e foi utilizado (a versão paga, que basicamente muda os formatos de saída) pra fazer o filme o Lobo de Wall Street
Todos estes editores têm-se revelado infrutiferos quando utilizo os vídeos da minha GoPro. Até os editores pagos têm dificuldade em lidar com altos framerates da gravação.
Se pusermos o simples cenário de aplicar slow-motion a dois ou três vídeos cujo output da camara é 1080p60fps, só o programa da camara é que consegue fazê-lo sem problema. Todos os outros editores ‘free’ falham nesse aspecto.
Para além disso sugiro a colocação de uma nota: por muito bom que seja o editor, se o hardware por trás não for do melhor, de pouco irá servir.
Truque para o Premiere para vídeos como os que referes: usa a opção proxy video
vídeo editor e o melhor se procurarem na internet encontram ele gratuito ja que e pago aquele gratuito pirata
ActiverPresenter. Um editor com alternativa free: https://atomisystems.com/activepresenter/
Já utilizaram a hyperlapse pro da Microsoft? É só para fazer um genero de timelapse, mas funciona muito bem!
Eu ando há montes de tempo há procura de um software destes, mas que traga sons e efeitos da Guerra das Estrelas, para compilar uns vídeos caseiros do meu filhote, que é fã.
Alguém me consegue indicar um programa gratuito desses, ou onde obter esses efeitos?
Obrigado
Para sons:
YouTube ou outros sites que têm efeitos sonoros gratis, escolher os sons e depois é só alinhar com o video.
Qual o melhor para android gratuito?
Boas, procuro um que dê para usar no W7, que possa juntar alguns videos e musica e ele produz um pequeno vidoclip… o objectivo é fazer alguns videos divertidos das férias.
ando a testar o HITFILM . Gratuito e funciona .
#5 VideoPad Video Editor gratuito uma porra que aldraboes que voces sao
Bom dia! Alguém conhece algum editor de imagens e som que integre com o Instagram?
estou a procura de profissionais para produção de retrospectiva
Alguém sabe quando aparece videos, que não são nossos no face de lado, como os colocar como deve ser?
Afinal quais destes software é realmente gratuito e que não obriga a marca de água?
Trabalho editando vídeos de Pro Evolution Soccer e não sei qual escolher, alguma sugestão?
De gratuitas pouco tem, são versões de teste pois quando queres gravar num determinado ficheiro como por exemplo MP4 tens de comprar.
Quero algo mesmo gratuito, não precisa de ser muito complexo desde que dei para fazer umas pequenas brincadeiras em casa e cortar parte de vídeos gravar no tipo de ficheiro que eu pretendo esta bom.