Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (7)
Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.
Esta distribuição, que reúne características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.
No último artigo desta rubrica mostramos a fantástica suite WPS que vem com o WPS Writer, WPS Spreadsheets e o WPS Presentation. Hoje vamos conhecer mais algumas ferramentas nativas que integram esta fantástica distribuição.
Ferramentas nativas do Linux Deepin
Como já revelamos o Linux Deepin traz várias ferramentas que fazem parte do próprio projeto, não necessitando assim de instalar aplicações terceiros. Deepin Cloud Print, Deepin Movie, Deepin Boot Maker são alguns dos exemplos das ferramentas que estão disponíveis com o sistema. Neste artigo já apresentámos o Deepin File Manager, o Deepin Screenshot e o Deepin Calendar.
Terminal Deepin
Tal como outras distribuições Linux (e inclusive o macOS), o Deepin disponibiliza também o seu terminal. Como se pode ver pela imagem seguinte, esta versão personalizada do terminal do Deepin incluiu já algumas funcionalidades interessantes como é o caso de se poder dividir na vertical ou na horizontal, associar um título, ter comandos personalizados e até a possibilidade de configurar de imediato uma sessão remota com recurso ao protocolo SSH.
Deepin System Monitor
A ferramenta Deepin System Monitor permite-nos saber o estado da nossa máquina ao nível do CPU, da memória RAM e da rede. É também possível saber quanto é que cada processo (app em execução) está a consumir de memória RAM, CPU assim como ao nível dos recursos da rede.
Deepin Store
Instalar software no Deepin é uma tarefa extremamente simples. Através da loja de aplicações, podemos procurar por software e instalar facilmente o mesmo. Na barra lateral podemos filtrar os resultados com base nas categorias (ex. Office, Video, Music, etc). Num próximo artigo iremos explorar melhor a loja de aplicações oficial do Linux Deepin.
Por hoje é tudo. Não esquecer que estes artigos são para iniciantes do mundo Linux.O download desta distribuição pode ser feito aqui.
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Este artigo tem mais de um ano
Por que não há distros portuguesas ou brasileiras de renome internacional? Há boas distros que vem da Irlanda…
Porque portugal e brasil não tem essa capacidade
Caixa Magica? xD
Tenho deveras motivos pra não usar o DeepinOS:
1. É baseado no Debian Unstable. Se você procura por estabilidade, o Deepin não é uma boa distro pra você.
2. É comum que cada mudança de versão a pessoa não consiga atualizar e perde tudo.
3. Há um “”spyware”” na loja do Deepin. #Zoeira. A lojinha deles coleta uma quantidade pequena de informações do sistema, mas usa criptografia HTTP. Os dados que coleta são completamente éticos e nada para se alarmar, mas eu gostaria que usassem HTTPS por segurança. O tracker chama-se CNZZ.
4. Mirrors/repos lentos
5. Não há maneira de escolher temas para softwares em Qt e GTK como o Plasma.
6. Lento, exige muito da máquina. Uso de RAM, CPU e GPU costumam serem altos.
7. Falta detalhes mais complexos no instalador, como o referente a particionamento manual.
8. Falando em detalhes complexos, falta também configurações que sejam mais complexas. É tudo muito básico, quando não se encontra o que você quer na GUI, tem que partir pro terminal. E isso não é bom, já que o Deepin considera-se como alternativa user-friendly, precisam melhorar.
9. Implementação ruim do tema escuro. Ao trocar para o tema escuro ou claro, pouco muda-se, apenas notei a cor do gedit a mudar. O resto, ficou como se fosse o tema branco.
10. Não aceita PPAs de modo padrão.
11. Há software proprietário pré-instalado na distro como Skype e Spotify
12. Aplicativos do repositório e loja são antigos, não tanto quando os do Debian Stable, mas são.
13. O design das notificações precisa ser refinado para textos mais longos, é fácil perder informações.
14. Falta de customização a nível KDE
15. Deepin File Manager tem configurações muito básicas.
Discordo. Foi a única distribuição Linux que eu consegui usar sem ter nenhum problema. Além disso, ele é muito fácil de usar pra um iniciante como eu.
eu curto é os títulos…
Gosta de peixe e de carne? Então troque por Tofu…
Não gosta de Windows, Linux, BSD e macOS?? Então use Haiku! A solução ideal para seus problemas!
isso é um memeeee ahahahaha
Ia comentar exatamente isso hehe
SIm, cocordo, acho que a questao dos titulos deveria ser melhorada!
+1
O Deepin é que nem uma sereia, é bonita e te encanta, pra depois de afogar na lagoa…
tem facebook ?
Estes posts mostram o quanto linux é popular e forte nesta altura, e cada vez mais as pessoas trocam o windows por linux. É o futuro e aconselho a todos usarem o manjaro kde!