Xiaomi Black Shark – o smartphone que está a conquistar o mundo do gaming
Os smartphones dedicados aos jogadores estão a começar a surgir no mercado e a aceitação tem sido muito boa. No geral, são máquinas com um processador de topo e uma boa GPU, a bateria também tem que ter boa capacidade e, obviamente, o design tem que estar na mesma linha dos produtos gaming.
A Xiaomi é um dos players neste segmento e o seu Black Shark está a ser um autêntico sucesso, tendo esgotado logo após o seu lançamento, agora com reposição de stock já garantida pela Xiaomi.
A pioneira dos smartphones gaming foi a Razer, marca de renome no universo dos componentes para vídeojogos. O Razer Phone, apresentado em novembro passado, apresentou-se ao mercado como um modelo de topo centrado em 5 aspetos fundamentais para um jogador: ecrã, o sistema de som, o desempenho, a bateria e a câmara. O Razer Phone foi o primeiro smartphone a chegar ao mercado com um ecrã com taxa de atualização de 120 Hz, garantindo a melhor experiência e jogabilidade em termos de imagem.
A Xiaomi foi uma das seguidoras da Razer, tendo criado mesmo uma nova empresa, a Shark Technologies, para se dedicar ao desenvolvimento de um equipamento para jogos e o primeiro grande resultado foi o Xiaomi Black Shark, lançado no final do mês de abril.
Não tardou muito para que este topo de gama gaming esgotasse no mercado, obrigando a marca a retomar a produção e colocar novas unidades no mercado. Mas afinal, o que distingue este Black Shark?
O design
O Xiaomi Black Shark é um smartphone que se distingue logo pelo seu design. As linhas vincadas na traseira, o verde brilhante nos pormenores, remetem-nos logo para o mundo gaming. A linha de cor na traseira interage de forma diferente dependendo do tipo de ações executadas, seja durante um jogo, seja com receção de notificações e chamadas.
Em termos de dimensões, acaba por ser mais robusto e encorpado que um Xiaomi comum: tem uma espessura de 9,3 mm e pesa 190 gramas. O seu ecrã é de 5,99 polegadas com resolução 1080 x 2160 píxeis, ou seja, tem uma proporção de 18:9, capaz de exibir 97% de espaço de cor DCI-P3.
O desempenho
O desempenho fica a cargo do melhor SoC disponível atualmente no mercado, o Snapdragon 845 em conjunto com a GPU Adreno 630. O utilizador pode optar pela versão de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, ou pela versão de 6 GB e 64 GB de armazenamento interno. Para complementar a imersão no jogo, o Xiaomi Black Shark ainda vem com altifalantes em stereo.
Para manter a temperatura do smartphone estabilizada, o Black Shark inclui um sistema de refrigeração líquida integrada, garantido um melhor desempenho e reduzindo as perdas de eficiência provocadas pelo sobreaquecimento.
Outra das particularidades é a inclusão de um processador de imagem independente que suporta tecnologia de compensação de movimento inteligente, melhora a imagem e aumenta os detalhes de cenas escuras, melhorando a qualidade de jogos e vídeos e tornando as imagens mais suaves, sem tremores e sem manchas.
A câmara
Estamos perante um smartphone de topo e, obviamente, a fotografia e vídeo são aspetos que não podem ser descurados. Como tal, o Xiaomi Black Shark vem equipado com uma câmara dupla traseira de 12 MP (f/1.8, 1.25µm) + 20 MP (f/1.8, 1.0µm) com zoom ótico 2x com capacidade de gravação de 2160p a 30fps. A câmara frontal é de 20 MP e grava a 1080p.
A bateria
A bateria tem uma capacidade de 4000 mAh com tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 3.0, essencial nos dias de hoje, ainda mais para uma bateria com tanta capacidade. O carregamento é feito, evidentemente, por ficha USB tipo-C, e não suporta carregamento sem fios.
Outras características
O Xiaomi Black Shark é dual-SIM LTE (dual stand-by), vem com Android 8.0 com uma nova roupagem, desta vez não é a MIUI mas sim o novo JOY UI. Traz Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, sensor de impressões digitais e giroscópio.
Em jogo
Existem depois algumas particularidades que normalmente não vemos em smartphones comuns. Por exemplo, um terceiro microfone independente na frente do telefone, para usar durante o jogo. A própria colocação das antenas em X no smartphone também foi pensada para que o utilizador tenha sempre o máximo rendimento nas ligações sem fios mesmo durante o jogo.
Com um toque num botão colocado na lateral do smarpthone (o Shark Key) o utilizador pode colocar o smartphone em Shark Mode de forma muito rápida, um modo que serve para ter maior desempenho durante os jogos. Existe ainda uma Gaming Dock para, durante o jogo, ser possível aceder a algumas funcionalidades rápidas, sem que seja necessário sair do jogo.
Em altura de lançamento estão disponíveis os códigos de desconto XEBKQKSX, para um desconto de 10€ na versão de 6 + 64 GB, e o código LUSCWHDB para um desconto de 17€ na versão de 8 + 128 GB (envio EU Priority Line sem alfândega). Está ainda disponível uma promoção em toda a gama de smartphones Xiaomi.
Este artigo tem mais de um ano
Um dos melhores smartphones da actualidade!!
BlackShark,
Mi mix 2s,
Mi 8 (31 Maio)
” está a ser um autêntico sucesso, tendo esgotado logo após o seu lançamento”
Se eu produzir apenas 1000 e esgotar, não significa que é um sucesso 😉
Lol há sempre algum quem vem criticar algo ou alguém . Achas que produzem apenas 1000 exemplares dum telemóvel que é para ser vendido em massa ?!
Há sempre um Chico esperto quem vem deixar a Chico espertisse com um comentário escrito do seu Samsung S8 que custou 800 euros e é tão bom como um Xiaomi que custa 300
se acreditas nisso nao es mt entendido em telemoveis. Para alem de que em portugal é super facil encontrar um S8 a menos de 500. Retardado
RuiBessa, além de não raciocinares nem entenderes que 1000 era apenas um exemplo, ainda és dos fanáticos “clubisticos”. Não fiz comparações se vires, mas tu sim, ainda mais até te lembras que terminal tenho e nem sei quem és.
“Belmiro” Xiaomi normalmente são um sucesso! Não é por acaso que é a 4’marca mais vendida no mundo, com a recente entrada em Espanha já é a 3’marca mais vendida no país!
Não foi o 1′ produto a esgotar em poucos segundos! Razão: PREÇO IMBATÍVEL!
Só uma correção: relação qualidade/preço/desempenho/assistência (longevidade dos dispositivos em termos de atualizações) IMBATÍVEL!!!
Se eu tenho uma expectativa de venda, produzo face a essa expectativa e todas as unidades são vendidas mais depressa do que o esperado, então, sim, é um sucesso.
Isso é semântica. Números são números. Cristiano, Messi sim são sucessos, os números falam por si. S8, iPhone, Nintendo, PS4 etc vendem muitíssimo, são um sucesso. Dizer que é um sucesso sem números para comparar…é semântica
Até agora a Tesla tem sido um sucesso de vendas, apesar dos números, comparados com a mercedes por exemplo, são muito mais baixos. É um pouco com a Maria diz, as marcas têm expectativas de vendas, se não as atingirem acaba por não ser um sucesso, isso do muitissimo não quer dizer sucesso. Bugatti, fabrica pouco mas é sempre um sucesso de vendas.
“Belmiro” (brl)
Sabes qual é a diferença da Samsung para Xiaomi?
Eu tenho o meu Xiaomi MI5 desde 2016! Já teve android 6, android 7 e para breve vai chegar android 8!
https://www.xda-developers.com/xiaomi-mi-5-android-oreo-miui-beta/
És um génio. Tiraste algum curso superior para elaborar esse comentário?
Esgotou em apenas alguns segundos. Aparentemente 1 milhão de usuários tentaram competir na corrida para conseguir um smartphone BlackShark!
“refrigeração líquida integrada”…
Ao que nós chegámos… que exagero!
fez me lembrar o lumia 950 xl. ahah
Se jogasses pokemon go sabias k não é um “exagero”
Sim… O que sabem esses engenheiros que andaram anos a estudar e agora têm empregos destes….
É apenas um heatpipe. Para não mencionar que ja os metem nos telemoveis de topo ha algum tempo
Xiaomi está no bom caminho para destronar a Samsung e a Huawei do trono”pódio”… talvez já em 2019…pelo andamento da carruagem…
Será que esse celular consegue rodar o emulador do PSP com um bom desempenho?
Isto é sempre o Marketing a trabalhar … Costumo ler em todas as marcas que têm sempre records de vendas … um telemóvel á pessoa certa e vai ser falado … Aposto que 99% das pessoa não conhecem este modelo e como um amigo mais acima disse ..fizeram 100o e foram vendidos ..
Gosto mais da xbox