Tesla tornou público parte do código do software que usa nos seus carros
Apesar de não ser muito conhecido, grande parte do software que a Tesla usa nos seus carros assenta em Linux. A empresa faz uso do software open-source que está disponível e altera-o para o seu hardware e para as suas necessidades.
Ao contrário do que seria esperado, não tem contribuído com esse código e era relutante em revela-lo. Isso mudou agora, com a publicação de parte do código no GitHub, aberto para todos.
Para além de todo o hardware que equipa os carros da Tesla, muita da sua inteligência assenta no software que a empresa criou e que mantém. Grande parte da base desse software assenta em plataformas open-source e que todos podem aceder.
A Tesla mostra o código das suas aplicações
Como é esperado na comunidade open-source, o código alterado deve ser tornado público, para que outros o possam avaliar e incorporar noutras aplicações. A Tesla, depois de muito tempo virada para si, resolveu agora tornar parte do seu código público.
Não é, naturalmente, todo o código do software que usa, mas é já uma abertura grande desta empresa. Para dar acesso a este código, colocou-o no GitHub, em duas áreas distintas, por ser também software distinto.
Que código open-source tem a Tesla disponível?
Por agora, e como mostra da sua boa-fé, a Tesla tornou público parte do código que é usado no seu sistema Autopilot e também o kernel das boards do Autopilot e do sistema de entretenimento baseado na NVIDIA Tegra, usados no Model S e no Model X.
Como seria esperado, este código não permite que estes sistemas sejam replicados e criados noutros carros. É código que se sabe estar desatualizado e que é apenas parte do necessário para este sistema funcionar.
Apesar de limitado e desatualizado, a disponibilização deste código revela que a Tesla quer contribuir e dar a conhecer todas as bases do software que equipa os seus carros.
A demonstração da forma de um Tesla
Este artigo tem mais de um ano
O sindicato é Orpheu lutando contra a Matrix….é lógico que muitos agentes Smiths defendendo os poderosos e dizendo que nada deve mudar!
Se usa open source, esta “abertura” não terá somente a ver com o cumprimento do licenciamento GPL de algumas partes do código?
Bem possível.
Já analisei o código e está cheio de bugs. Este código não faz de certeza parte do sistema que a tesla usa.
O senhor é muito inteligente. Em tão pouco tempo conseguiu concluir que o código está cheio de bugs. Se os reportar talvez consiga uma secretária lá na Tesla. Cumprimentos
Ena bem, que programador de elite que deves ser. Deves ser o melhor da tua aldeia a criar “Hello worlds”, hm?
O senhor só pode ser pacóvio.
Na resposta que lhe fiz, não deu sequer para concluir que eu sou programador (na realidade sou mas não está implícito nem explícito isso na minha resposta).
Falando mais a serio, o meu comentário apenas serviu para dizer que é IMPOSSÍVEL que o senhor tenha descoberto bugs em tão pouco tempo.
Com tanto código que teria que ser analisado em tão pouco tempo (hora do seu comentário), não teve tempo para o concluir.
Se também é da área, percebe tanto quanto eu que isso é humanamente impossível.
Se não é desta área, então deixe de fazer comentários despropositados porque isso não lhe dá valor nenhum. É que nem sequer sabemos quem o senhor é! Como podemos louvá-lo pelos seus feitos históricos?
Cumprimentos. 😀
Eles estão atrás de programadores grátis, aliste-já! Salve uma empresa multi-bilionária!
software livre ou opensource não significa trabalho gratuito .
Prontos, olhei melhor para os 280 milhões de linhas de código e detectei 1200 bugs. Já descobri porque o tesla de viana foi contra um poste. O gajo apaixonou-se pela electricidade estática.