Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (8)
Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.
Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.
Depois de mostrarmos quais as apps que podemos encontrar dentro de Acessórios e também as ferramentas de sistema nativas hoje vamos saber quais as ferramentas para a Internet que vêm já instaladas no Linux Manjaro. Como podemos ver pela imagem seguinte temos o browser Firefox, o popular Transmission para torrents, o uGet...entre outros. Vamos conhecer melhor algumas destas ferramentas.
Avahi SSH Server /Avahi VNC Server
A AVAHI é implementação também open-source do zero-configuration networking (zeroconf) que inclui um sistema para descoberta de serviços multicast DNS/DNS-SD. O Avahi é um daemon que permite descobrir automaticamente recursos na rede e proceder à respetiva ligação. No caso do Linux Manjaro estão disponíveis o Avahi SSH Server e o Avahi VNC Server para descoberta de servidores SSH e VNC, respetivamente.
HexChat
O HexChat é um popular cliente de IRC. Este cliente é baseado no XChat, mas ao contrário deste, o HexChat é totalmente gratuito para Linux e Windows. Comheça melhor esta ferramenta aqui.
uGet
O uGet (formalmente UrlGfe) é um gestor de downloads, open source, multi-plataforma (Windows, MacOS e várias distribuições Linux) que foi escrito em C. Este gestor oferecer muitas funcionalidades interessantes, das quais se destacam o:
- Resumo de downloads
- Suporte para vários downloads em simultâneo (até 20 em simultâneo)
- Download de torrents
- Agendamento de downloads
- Suporte para FTP
- Multi-Procolo (HTTP, HTTPS, FTP, BitTorrent e Metalink via arial2)
- Suporte para FTP
- CLI
- Controlo dos limites de largura de banda
- Histórico de downloads
E por hoje é isto! Esperamos que tenham gostado e não se esqueçam que este tipo de artigos são direcionados para iniciantes no mundo do Linux.
O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).
Outros Tutoriais - Linux Manjaro
- Linux Manjaro (1) – Apresentação do sistema
- Linux Manjaro (2) – Instalação passo a passo do Linux Manjaro
- Linux Manjaro (3) – “Painel de Controlo” do Linux Manjaro
- Linux Manjaro (4) – Personalização do sistema
- Linux Manjaro (5) – Apps da categoria Acessórios
- Linux Manjaro (6) – Ferramentas Nativas do sistema
Este artigo tem mais de um ano
instalei em um dual core e2180 com 2gb porque é o maximo de esforço e sacrificio que dou em qq LInuXO distro.
é bonzinho, mas fds sera deletado.
Quê?
Gnome não é uma interface pra ser usada em um dual-core, ainda mais com 2 GB de RAM! Poupe-me!
Li um artigo do pplware que diz que linux não é seguro , por isso continuo no windows da Microsoft pois é uma empresa seria que presa sempre pela segurança dos utilizadores .
Lol, tenho de parar de ver cenas destas enquanto estou a beber, lá se vai outro teclado
Mesmo =D =D =D
Use BSD então! Mas nem todos tem capacidade de usá-lo, é para bem poucos, enquanto isso fique no seu Windows achando que está seguro.
Deves ter antivírus, anti-rootkit, anti-spyware, anti-malware, anti-adware, anti-tudo-que-imagina, mais o firewall porco do Windows.
Ainda assim tás mais inseguro que ao usar o Linux e BSD!
Nem precisa-se de antivírus em ambos. Apenas um firewall é o suficiente, se queres ainda mais segurança, procure por extensões para o navegador. Existem diversas no quesito segurança e privacidade. A maioria das pragas vem do navegador!
Linux Manjaro ou Linux xyz para quê? Instale o Windows 10.
+1
Instale o Windows e não tenha privacidade nenhuma dentro do próprio SO!
Alguém me dá o site para baixar o setup do Linux manjaro???
Queres dizer a ISO?
Oficiais: https://manjaro.org/get-manjaro/
Comunitárias: https://manjaro.org/community-editions/
Desenvolvimento: https://manjaro.org/manjaro-preview-releases/
Pelo visto o Gnome tornou-se uma das interfaces gráficas oficiais além do KDE e Xfce.
Muito interessante.
Gostei do facto d’ele terem removido boa parte dos processos zumbis, que infelizmente o Ubuntu continua a mantê-los.
Percebi uma certa leveza do Gnome. Está a usar bem menos RAM. Aparementeme os leaks de RAM foram consertados ou melhorados! Gnome iniciando com 430 MB de RAM. Que sonho! Abre-se o Chrome fica na casa dos 720 MB de RAM. Pouco tempo atrás o Gnome já iniciava com mais de 1 GB de RAM em idle, com nada além da interface aberta.
A equipe de devs do Gnome estão de parabéns! Espero que o façam ficar que nem o KDE. O KDE Plasma atualmente está consumindo por volta de 350 MB a 450 MB de RAM em idle, bem semelhante ao Gnome atual. Espero que o Gnome fique cada dia mais “leve”, afinal, uma distro minimalista como o Gnome, sem muitas funções de customização não deveria ser tão comilona de RAM e CPU! Bom saber que tão a melhorar isso.
Só não gostei do facto de terem removido a possibilidade de usar a área de trabalho como desculpa de “evolução do Nautilus”. Afectou o Budgie desktop também, devido ao Nautilus – e nem adianta usar o Gnome Tweaks pois a opção de usar ícones na área de trabalho sequer aparece.
Duas coisas:
1 – O Gnome não é uma distro.
2 – A RAM é muitas vezes ocupada pelo SO com processos de arranque rápido, de indexação, etc. Acho que faz sentido, caso haja suficiente memória que a mesma sirva para algo útil em vez de estar lá, vazia, só para “fazer bem aos olhos” de quem olha para o gestor de processos. Não se preocupe, caso o SO precise dela, acaba com esses processos para a libertar … aliás todos os SO’s modernos funcionam assim, de uma forma que faz sentido, a não ser que o utilizar não queira fazer sentido. Aí também pode configurar o SO para ter muita memória vazia, sozinha, sem fazer nada, a olhar para si … desconsolada …
1 – Não leu o preciso desenhar?
“Gnome tornou-se uma das interfaces gráficas oficiai …”
Não disse que era uma distro. Se dei a perceber isso, desculpe mas não foi esse o caso. Me refiro especificamente ao Gnome modificado usado no Ubuntu.
2 – Não importa, recentemento foi confirmada problema de leaks de RAM no Gnome. Sei que o Gnome utiliza muito da RAM para cache, mas o excesso usado por uma interface tão minimalista é triste. Se compararmos o Gnome com KDE, o KDE consegue oferecer muito mais opções de customizações e também consegue ser minimalista, tudo isso sem utilizar tanta RAM e CPU como o Gnome.
Customização no Gnome é basicamente, Gnome Tweaks + Extensões.
Mas ultimamente eles tem consertado esses leaks e o Gnome tá usando cada vez menos RAM, em idle ao iniciar usa aprox. 450 MB com os efeitos desligados. Antes, era 1,2 GB só ao iniciar.
testem o MXlinux que irão ficar surpreendidos.
debian stable com xfce com n tools da própria distro que a debian não tem.
super estável e muito leve.
É cool, mas vem muita coisa inútil instalada.
exemplos?
a versão 17.1 tem o que qq desktop/laptop necessita, claro que acrescento sempre mais umas coisitas mas de resto não é bloated…
A propósito, essa notícia deveria está na categoria “Linux”.
E depois da óbvia crítica sobre uma punch line que não faz qualquer sentido, a pplware continua nesta senda de desinformação. É claro que não vou substituir um SO pelo outro lol …