Como partilhar ficheiros com dispositivos próximos no Windows 10
São muitas as novidades que vão sendo descobertas na nova atualização do Windows 10. Estas melhorias são aplicadas para otimizar a utilização do dia a dia deste sistema operativo.
Depois de vermos a Timeline e o Auxiliar de concentração a funcionar, é agora hora de vermos mais uma excelente novidade do Windows 10. Falamos da Partilha de proximidade e das suas capacidades.
Com a Partilha de proximidade os utilizadores do Windows 10 passam a poder partilhar ficheiros entre máquinas vizinhas, sem a necessidade de qualquer aplicação adicional ou configuração extra. Basta que estejam na mesma rede e com esta opção ativa.
Como ativar a Partilha de proximidade
Para poderem ter a Partilha de proximidade ativa só precisam de aceder às Definições do Windows 10 e escolher a opção Sistema. Ai dentro devem escolher a opção Experiências partilhadas.
Devem depois ativar a opção Partilha de proximidade e escolher com que tipo de máquinas podem partilhar ficheiros: Todos os próximos ou Apenas os meus dispositivos. Devem ainda definir a pasta onde os ficheiros recebidos vão ser guardados.
Como usar a Partilha de proximidade
Para usarem a Partilha de proximidade devem chamar o menu de contexto, clicando com o botão direito do rato no ficheiro que querem partilhar. Nesse menu devem ver a opção Partilhar. É esta a opção procurada.
Na caixa que surgir devem ver surgir todas as máquinas que estão nas proximidades e com quem podem partilhar ficheiros. Têm ainda presente a lista de contactos preferidos e outras aplicações disponíveis.
Para realizar a partilha devem escolher o computador para onde pretendem enviar o ficheiro, carregando no seu nome.
Por fim, e para dar continuidade ao processo, vão ver surgir uma caixa de notificação, onde é apresentado o estado do processo de partilha.
Podem aqui acompanhar este processo ou simplesmente cancelar a partilha que fizeram.
Todo o processo será agora continuado no computador de destino, para onde enviaram o ficheiro que pretendem partilhar.
Como receber ficheiros pela Partilha de proximidade
Do lado da máquina de destino, que deve também ter a Partilha de proximidade ativa, surgirá uma notificação para aceitar a partilha. Podem Guardar e abrir, Guardar ou Recusar.
Ao fim de alguns segundos o ficheiro estará do lado da máquina de destino, pronto a ser usado. Claro que a escolha feita antes será usada quando o ficheiro for recebido.
Não sendo uma novidade absoluta no mundo dos sistemas operativos, a Partilha de proximidade é uma excelente novidade no Windows 10, dando uma maior liberdade aos utilizadores para a partilha de ficheiros.
Este artigo tem mais de um ano
Muito obrigado por mais estas dicas.
No meu portátil nao aparece esta opção, o que pode estar a acontecer, fiz uma instalação limpa da versão 1803. Asus X502CA i5 da quarta geração.
Tenho a versão 1709 e tenho essa opção no meu portátil
Será que o seu PC não tem bluetooth? Também tenho um PC que não tem Bluetooth e essa opção não funciona. Mas nos que têm funcione bem. Eu gostava muito mais da partilha pelo grupo doméstico mas a microsoft resolveu acabar com isso. Cada vez mais os automatismos está estragando o windows.
Estranho, essa opção não aparece no meu PC.
+1 …no meu também não!! O Windows 10 parace ter opções diferentes de pc para pc. Alguns menus e opções que faltam….ainda não percebi a lógica disto!!
No meu também no aparecia. Ativei o bluetooth e agora já aparece.
Não é mais simples, uma qualquer cloud?
Típico comentário de alguém que só viveu no tempo da Internet de banda larga sem limite de tráfego…
Em que é que é mais simples fazer o upload para um qualquer servidor (que pode estar do outro lado do mundo), partilhando a informação sabe-se lá com quem e tendo obrigatoriamente de dispor de acesso de internet (de banda larga ou não, dependendo obviamente do tamanho do ficheiro) para depois ir com outro computador ao mesmo servidor sacar uma coisa que afinal estava mesmo ali ao lado.
Não! estás limitado a vários factores, tens de fazer o upload primeiro inclusive!
Faltou dizer como seria a partilha, wi-fi, bluetooth…
Tirando o facto de ser mais lento, ser necessário fazer mais passos, sim cloud é mais simples. Quem diz Cloud diz Email, messenger ou whatsapp que ainda sao mais simples
Faça um servidor cloud caseiro!
Pois, entre o meu pc e o meu lumia, não consigo fazer a partilha. Porque simplesmente no lumia não descubro a opção de partilha de proximidade. Tenho a V 1709 Compilação 10.0.15254.401.
A funcionalidade só funciona entre computadores com Windows 10.
Obrigado pelo esclarecimento.
A partilha é via Bluetooth?
Bluetooth ou Wi-Fi (ou seja, se o router for compatível com norma AC 3×3 e ambos os PC também, a transferência pode tornar-se mais rápida do que usando a típica pen drive USB 2.0)
Pelo que li aqui: https://fossbytes.com/windows-10-file-sharing-near-share/, esta funcionalidade ainda precisa de ter o bluetooth nos pc’s a ligar entre si.
Por isso acho que deviam alterar este artigo, pois não estarão a informar correctamente.
finalmente!! Os macs tem esta opcao de partilha aos anos! E serve para partilhar entre Macs, iphones e ipads.
se for tudo dentro da rede interna de casa (Wifi) é uma boa coisa, se for via cloud esquece.
Em todo o caso há coisas básicas que para a MS parecem difíceis de fazer… até passar os menus pré-Windows 8 para menus “user friendly” sao difíceis para a MS. Onde passa pela cabeca muitos dos menus importantes estarem ainda em menus “Windows 7” Só na da MS…
Muito interessante mas…..não aparece o menu igual ao que mostram….mais propriamente a parte onde diz o caminho para a pasta a partilhar. E assim não funciona no menu de contexto. Algo está a faltar activar ou alterar no meu pc. Alguém sabe ajudar!??
Pois é. A microsoft é especialista em complicar a vida das pessoas.
Nos meus PCs aparece a opção mas não funciona pura e simplesmente não encontra nenhum dispositivo próximo e está ativo nos dois PCs. Maravilha, como a equipa da microsoft é tão incompetente que só inventam porcaria. Po que razão acabaram com o grupo doméstico?
Então o “Grupo Doméstico” foi à vida?
Foi. As novas versões do windows 10 já não trazem essa opção. Agora introduziram a partilha de ficheiros via bluetooth, mas é muito lento, ainda mais do que no grupo doméstico. Uma treta autêntica. A Microsoft vai de mal a pior. Cada vez capricha mais na incompetência e em servir mal os utilizadores, para além de estarem constantemente a encherem os PCs de lixo (atualizações inúteis) que só serve um fim: Obsolescência programada, para obrigar-nos a comprar novas máquinas que rapidamente ficam inoperacionais. Mas, infelizmente os restantes sistemas fazem a mesma coisa.
E ao contrario? Enviar do pc com versao Windows 7, por exemplo, para o Pc que tenha W10?