Desistiu? Um guia para viver sem o Facebook…
Depois de todo este escândalo envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica, milhares de pessoas têm ameaçado eliminar as suas contas do Facebook. Vindo de muita gente não passa de conversa fiada porque, pura e simplesmente, já não conseguem viver sem a rede social de Mark Zuckerberg.
Mas se é uma daquelas pessoas que já se despediu do Facebook e está à procura de alternativas, aqui fica um guia para voltar a encontrar o norte agora que já não tem algumas das ferramentas que esta rede social oferecia.
Facebook: Tão fácil criar conta... mas tão difícil eliminar...
A rede social de Mark Zuckerberg conquistou mais de mil milhões de pessoas e, todos os dias, uma considerável parte do planeta Terra conta com o Facebook para comunicar, estar a par das notícias e envolver-se em grupos onde encontram pessoas com os mesmos interesses.
Eliminar o Facebook é como se de um momento para o outro se tornasse vegetariano. Provavelmente seria a coisa certa a fazer e aquilo que moralmente é correto, mas não é para toda a gente.
Mas como é que substituímos o Facebook?
Nos primeiros tempos depois de eliminar a sua conta, certamente terá a necessidade de substituir tudo aquilo que atualmente o Facebook oferece. E não há nada de errado com isso. Para a maioria das pessoas o Facebook resume-se a três coisas: troca de mensagens, fotografia e vídeo e notícias.
Mensagens
As mensagens que trocamos todos os dias já são uma parte fundamental das nossas vidas. Mesmo que não vejamos por alguma razão certas pessoas, sabemos que a qualquer altura do dia lhes podemos mandar um "Olá" para saber se está tudo bem.
Felizmente, no que toca a serviços de mensagens instantâneas existem imensas soluções e, muitas delas, bem melhores do que o Facebook em muitos aspetos. Se está empenhado em abandonar completamente os serviços da empresa Facebook então precisa de uma alternativa para o Messenger.
Signal é uma excelente escolha se procura uma solução séria e que valorize a sua privacidade. O Signal é recomendado por Edward Snowden e utiliza encriptação para garantir que ninguém consegue ler as suas mensagens. Para além disso, utiliza o número do telemóvel ao invés de contas, é grátis e fácil de configurar.
Fotografías e vídeo
No que toca a fotografia e vídeo não é nada fácil encontrar um substituto para o Facebook. A maior rede social do mundo é também o maior website na Internet para partilha de fotografias (o Instagram é número 2 e também pertence à Facebook).
Se quer um site/aplicação para fazer upload de fotografias e vídeo para que o resto da Internet possa ver, gostar, comentar e partilhar então a melhor solução é procurar redes sociais alternativas como, por exemplo, o Twitter ou o Tumblr. Caso queira apenas partilhar fotografias ou vídeos com família e amigos pode simplesmente enviar por e-mail ou como mensagem.
Notícias
Depois de toda a história à volta das notícias falsas e que, mais uma vez, envolveu o Facebook, das duas uma, ou segue páginas e websites credíveis ou então o melhor é não contar com a rede social de Zuckerberg para o manter a par daquilo que se passa no Mundo. Substituir o Facebook no que toca a notícias é mais fácil do que parece.
Para notícias de inovação e tecnologia já sabe que pode contar com o Pplware. É para isso que estamos cá e pode visitar-nos sempre que quiser. No que toca a sites de notícias generalistas, com informação de qualidade, o melhor é descarregar para o seu telemóvel a aplicação de um ou dois conhecidos e de confiança. Pode também utilizar uma daquelas aplicações que reúne notícias de vários websites, como por exemplo, Feedly.
Conclusão
Viver sem o Facebook é possível e desistir desta rede social já foi feito por muita gente. No entanto, tenho que concordar que não é nada fácil. É extremamente cómodo ter tudo num único lugar e contar com uma ou duas aplicações para fazer tudo.
Se já esta decidido a abandonar a rede social de Zuckerberg ou já o fez, espero que tire proveito das dicas deixadas neste artigo e desejo-lhe boa sorte nesta nova etapa da sua vida sem o Facebook.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
isto já começa a chatear este tipo de topicos, até parece que não existe mais nada para se falar agora.
uso o Facebook como instagram, twitter, messenger, etc, por mil e um motivos e não vou acabar com a conta no facebook, nem muito menos alguem de quem sigo nestes moldes pensa em fazer o mesmo, a não ser que a rede desapareça…
então mas isto agora é todos os dias posts sobre facebook? é tipo os posts do Windows phone, é bom informarem as pessoas mas não ser muito repetitivo, eu sei que vocês precisam de views e clicks mas não batem muito na mesma pedra
Realmente é mais do mm, qq título com Facebook gera curiosidade, e ao bait click.. Mas daqui levam apenas views, pq nos dias hoje sapo ou qq coisa do sapo, recomendo add block da Samsung, e usar browser “default”, tal já é qtd de banners, e cliques.. Galerias é para esquecer, e ter gramar os 20 seg num video!!! É mais rápido ir YouTube, procurar o vídeo, ver o vídeo… E ainda da tempo para um comentário 😉
Se perdeu seu tempo lendo para dar essa resposta, ponto para PplWare, +1!
É por isso que estou a mudar para a Vero!
https://www.vero.co/
um projecto falhado e que depois é pago para aceder, deve vir a ter cá um sucesso que imagino…
O site deles não diz grande coisa. Não me seduziu ao ponto de experimentar. Interssante seria uma lista de alternativas que não sejam Facebooks ou Google+…
fechei a conta do Facebook, não tive ressaca, não foi doloroso e não preciso de substituto.
Estarei doente?
A utilização era tão pouca que nem notei deiferença depois de encerrar a minha conta na “Feira das Vaidades”… já somos 2 entre 1.000.000.000… LOL
Meh, a minha conta de facebook vai continuar bem vivinha. Só la passo no máximo uns 5 minutos por dia, e há dias que nem lá apareço. Nunca segui notícias por lá. Quem está chocado com estas notícias que se têm visto, é porque deve ter andado estes últimos anos de olhos bem fechados. Para quê mudar para outra rede social, qualquer uma que chegue ao nível do facebook, vai seguir pelos mesmos caminhos. Ao menos o facebook agora vai estar mais em foco e tão cedo não volta a facilitar.
Parabéns, fiz o mesmo, e o enriquecimento cultural voltou.
Quem precisar de um guia para viver sem o Facebook… Nem sei que diga. É uma simples rede social por amor da santa…
Mesmo. Não vejo razão para tanta propaganda.
Bem, se todos os sites que fornecem grupos no Facebook (como vocês Pplware) passarem a usar alternativas digam que eu “mudo” com todo o prazer (como se isso fosse opção para todos vocês que criam paginas e grupos no FB). Eu até devo ser dos poucos que tem ZERO amigos nessa rede e apenas e só os grupos me interessam participar…
Já mudei para o Insta para postar e para o whatsapp para teclar. Ah bolas o Facebook comprou as empresas. Talvez mude pro Vero ah bolas o Facebook também tem uma quota parte.
“Conclusão
Viver sem o Facebook é possível e desistir desta rede social já foi feito por muita gente. No entanto, tenho que concordar que não é nada fácil. É extremamente cómodo ter tudo num único lugar e contar com uma ou duas aplicações para fazer tudo.”
Esta conclusão, deixa-me confuso e perplexo, apenas pelo seguinte: A ferramenta que usa para aceder ao FB, é precisamente a mesma que usa para aceder às diferentes alternativas apresentadas para “resolver” as necessidades supridas pelo FB. Portanto, e noutra vertente, quando uma determinada empresa publicita “visite-nos no nosso site ou na nossa página de FB”, eu fico a pensar ” broncos, para não lhes chamar outro nome, se já têm site, querem a página de FB para quê? É que quem quer que vá à vossa página de FB, utiliza precisamente a mesma ferramenta que pode usar para aceder ao vosso site! só tem mesmo de digitar outro endereço no browser, ao invés de digitar o nome da empresa no campo próprio do FB. Enfim! Não há mesmo pachorra. Quando me é apresentado tal alternativa, apenas digo que NÃO TENHO FB, NEM QUERO!
No ponto! Também nunca percebi isso. Deve ser efeito manada.
Esta campanha anti facebook ja enjoa… Nao nao vou apagar o Facebook e parem de tentar influenciar as pessoas com noticias repetidas uma e outra e outra e outra vez que ja metem nojo.
campanha anti facebook?? então achas bem que o facebook andou a fazer?
Então e depois? Mas o Facebook é alguma empresa de solidariedade ou que? O que é este escândalo? Para mim notícia seria ouvir que os nossos dados são mantido só temporariamente.
Se mete nojo tem boa solução, não leia. Ao contrário do facebook que nos obriga a ler o que eles querem e com muita publicidade. Aqui não há nenhuma campnha anti facebook mas apenas sugestão para quem deixar o facebook
Desistir? Sou eu que controlo o Facebook, não o contrário!
😀 bem dito amigo bem dito com este coment os outros acima nada valem
Bem visto. Como eu controlo sou eu quem determina o que lá coloco. Como não quero colocar nada, ou mais nada, fecho a conta. Ponto. Controlado.
+1
Percebe-se que nao entende nada de internet! Matrix te controla…
Esta gente a dizer que nao quer ser controlada pelo facebook, mas nao ve que estao a fazer precisamente o que os outros americanos que iniciaram esta campanha querem. E os media portugueses pronto la vao eles atras do que os americanos dizem. Alias ja começa a ser tradiçao nesta sociedade…
Like
E que tal as pessoas lixarem o facebook antes de apagar a conta? Basta apagar todas as fotos e eliminar todas as informações, gostos e fotos antes de sair. E depois metiam falsas informações antes de sair.
podes apagar as fotos ‘a vontade mas continuam nos servidores deles.
Quem presisa de um guia para viver sem facebook, tem que procurar um medico urgentemente.
Para vicio, já tinha os cigarro, e bem que quis e deixei. Facebrut?? saber das aldrabices, e não deixar, está já a ser uma aberração de nós Humanos. Santa paciência, queijam-se a torto e a direito, das privacidades e depois mesmo sabendo, não deixam. OK
bem que tentei, mas nao consigo, nem dormi só de pensar que o tinha eliminado. ja fiz outro novamente e ja me sinto melhor.
boas. alguém sabe o metodo que está gente usa para bloquear facebooks definitivos? é que simplesmente bloquearam o meu facebook de vez e nao consigo criar conta nenhuma que eles detetam que sou eu. fui banido por direitos autorais de musica, por ter um conteudo no meu canal. eles nao respondem ao suporte de ajuda nem nada.. alguem sabe como dar a volta a isto?
tenho uma dependência por causa do SMS tenho contactos apenas lá a nível pessoal e de trabalho. se conseguisse manter me comunicavel o que é inpossivel. atualmente utilizo ao mínimo aliás cada vez parece me mais com o antigo hi5. estou a gostar bastante do twitter e cada vez o uso mais
Nada melhor que o bom e velho SMS, mando qnd quero, pra quem eu quero, nao tem conversinhas chatinhas para ler nem fotinhas…
Em século vives? 😀
Respeito toda a gente, mas a minha rede social são as pessoas que estão ao meu lado. Já fui viciada em redes sociais, terminei com tudo. Decidi controlar a minha própria vida, e fazer tantas outras coisas tão mais interessantes. Sou livre e sou feliz assim! Atenção, continuo a ver vantagens nas redes sociais…
Encerrei a conta há dias por motivos pessoais não pela notícia e sinceramente sinto-me mais leve e sinto que perdia demasiado tempo lá. Vou dando uma vista d’olhos no feed da Google e sinceramente pra fazer companhia ao almoço, chega e sobra!
O mais engraçado é que não dá para apagar, só desativar. A conta fica sempre disponível, basta fazer login uma vez voilá! Está activa novamente!
Pois realmente o amigo também dever usar palas nos olhos…
-> https://www.facebook.com/help/359046244166395/
vou continuar com a minha conta porque da imenso jeito estar incluido nos grupos de vender e comprar na zona onde estou. Onde mais poderei comprar uma televisão de 42′ for £60??
Nunca tive Facebook. Não vejo qual a necessidade de ter Facebook com tantas apps que podem ser usadas para socializar sem ter tanta porcaria pelo meio… Não sou hater, mas quem me quiser contactar tem o meu número ou então usa o Whatsapp para os mais preguiçosos, quem diz whatsapp diz Line, telegram, kakao, kik, entre outros.. Agora por a vida em fotos, os momentos, as localizações de onde estive e onde ando.. Isso não é para mim! Antigamente as pessoas escreviam diários e ficavam enraivecidas quando alguém os lia, agora escrevem diários Online e ficam deprimidas quando ninguém os lê.. Há coisas que nunca vou entender! Ainda assim as redes sociais são uma falsa forma de socializar, disso não tenho dúvidas. Abraço e boa Páscoa
Opção: mudar de amigos e de família! 🙂
Substituto de FaceBook? Talvez falar pessoalmente com amigos?
A sério?
Foi feito um desafio ao Elon Musk que ele aceitou. Já agora faço o mesmo desafio ao pplware. #deletefacebook
Estão à altura do desafio? Se o fizerem farei o mesmo com a página da minha empresa.
Dream on!
Se o Pplware fizer isso morrem de vez. Ninguém quer saber do site e/ou fórum deles (nem da tua página, podes apagá-la à vontade)…
Ainda gostava de ver algum comentário da parte deles
Ah, não quer saber da página e/ou fórum, mas quer saber da página de FB. Curioso. Pensei que quem visita o PPLWARE, é para se informar, actualizar, tirar dúvidas, comentar também, independentemente da plataforma. Com o comentário, dá ideia que sem FB não são ninguém. Nada mais errado, principalmente para quem não usa boné de palas laterais. FB é unicamente um meio de atingir um fim, que é chegar aos utilizadores. Quem efectivamente pretende utilizar o PPLWARE, procura. Eu contradigo, se o PPLEEARE só tivesse página de FB, nunca a visita à, pois simplesmente, apesar de já ter tido conta,para nenhuma utilização, não visita à, pois recuso-me a consultar o que quer que seja pelo FB. Se não tem nas vias oficiais, não é ao FB que vou.
Será que alguém quer saber da sua opinião seja lá para o que fôr?! As suas afirmações são tipicas de alguém que e acha superior mas que normalmente é ignorado por quase tidos.
@GM:
Está no seu direito procurar a melhor forma de atingir os seus objectivos. Diga-me então qual o movimento de visualizações que o PPLWARE tem nos seus tópicos entre o site/fórum e as visualizações via rede social…
@Sérgio:
Para quem me quer dar um atestado de estupidez parece-me que vossa Excelência ainda é mais estúpida que eu…
Não sei, nem num, nem noutro No site/fórum, consigo ver somente os comentários. A ” rede social”, felizmente não visito.
enviar email ou mensagem directa com fotos para os amigos e familiares?! e depois como fazer showoff para aqueles que não se gosta verem?!
Como vou ver as fofocas da aldeia sem o facebook?
É vergonhoso que sites como o instagram permitem apagar a conta na hora, mas sites como o Facebook ou twitter não. Demoram 15 a 30 dias para apagar a conta e dados do utilizador, e sempre que se faz login a contagem faz reset.
Este é um dos principais motivos que até hoje e desde de 2011 só consegui apagar o fb. Maioritariamente porque recebo uma ou outra mensagem de trabalho por lá e tenho de o abrir, ao fazer tal coisa a contagem para eliminação de conta faz reset. Every damn time.
Bem deixo aqui a minha “visão” sobre o assunto. Para mim não há necessidade de apagar o facebook, há sim é que fazer uma limpeza ou um reset ao mesmo de tempos as tempos. Deixo aqui a minha maneira de ver que por acaso publiquei no…tcharam… no Facebook 🙂
Tens uma conta de Facebook há mais de 5 anos? Muda já!! (Brevemente também no Blog em www. antoniojcfontes.com)
Todos sabemos que o Facebook retira muita informação de cada um de nós, mas o que a maior parte não sabe é que toda essa informação é GUARDADA e até VENDIDA a outras empresas, e essa informação é tão vasta que nem imaginas o quanto retiram de ti. (locais por onde andas, telefonemas, mensagens (e nao é so feitas no facebook e tambem no teu telemovel), fotografias, gostos, etc.etc.etc…)
Isto levanta-nos aqui algumas questões e que deveria levar-nos a pensar e agir.
1 – Os nossos gostos/likes/”amigos” de anos passados, podem não fazer mais sentido para nós hoje, pelo que existe uma condicionante naquilo que vemos no Facebook, visto que os algoritmos estão constantemente a analisar o que gostamos e a por-nos à frente o que eles acham que devemos ver, e não é só na publicidade com que somos “bombardeados”
2 – Estar há mais de 5 anos com uma conta, não nos deixa ver o mundo, pela razão anterior.
O Facebook apresenta, até nas nossas pesquisas, informação só dentro dos nossos gostos/likes e rede de amigos. Isto condiciona-nos no sentido de que, se quisermos ver/ pesquisar algo diferente é difícil. O que limita o nosso pensamento, visão e sentido critico
3 – Todos nós temos “amigos e conhecidos” na nossa conta, que não fazem sentido ao fim de 5 anos (alguns até menos) e é uma boa forma de seleccionar só quem faz realmente sentido estar no teu perfil.
4 – Muita da informação que vês hoje, se já tens uma conta à algum tempo, é “lixo” que não te interessa nada hoje ou no futuro
5 – A informação que deixas para trás irá deixar de fazer sentido e sem utilização para o Facebook e para outras Empresas, porque deixa de representar-te, e até poderás ver “um mundo novo”
6 – Existem hackers que estão sempre há procura da nossa informação a nível global e acreditem, não há sistemas de protecção infalíveis ou invioláveis.
Se não queres perder a informação que tens, podes sempre antes de apagar a conta e criar uma nova, retirar e guardar a TUA informação.
PS: Não leves isto de animo leve, pois toda a TUA informação e perfil pode ser usado hoje e no futuro, para o bem e para o mal
um exemplo de hoje, actualissimo portanto, do que pode ser feito com a nossa informação
https://tvi24.iol.pt/videos/cinema/piadas-antigas-obrigam-comediante-a-abdicar-dos-oscares/5c0ad5540cf2e4d7900e80ea
Podem sempre (se quiserem claro) mudar para a rede MeWe…
-> https://mewe.com/
Desafio-vos a mudarem, vamos lá?
ouvir bem que se quis 2019