Apple: Tim Cook diz que não estaria na situação de Zuckerberg
Atualmente o Facebook é o saco de pancada de Silicon Valley. Depois do escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, têm sido feitos imensos comentários acerca da rede social e do seu criador Mark Zuckerberg.
Alguns dias depois de Tim Cook ter falado pela primeira vez de toda esta situação envolvendo o Facebook, na sua última entrevista a propósito do evento voltado para a educação que ocorreu esta quarta-feira o atual CEO da Apple deixou mais alguns comentários sobre este caso que ainda irá dar muito que falar.
Tim Cook não estaria nesta situação
A Apple de Tim Cook é uma empresa que coloca a privacidade e a confiança dos utilizadores dos seus produtos acima de qualquer coisa. Para o atual CEO da Apple, estes são valores que a marca da maçã não está disposta a abdicar.
Durante o dia de ontem, numa entrevista para o canal de televisão MSNBC, a repórter Kara Swisher perguntou a Tim Cook o que faria neste momento se estivesse na atual situação de Mark Zuckerberg. Perante esta pergunta, o CEO da Apple respondeu de forma óbvia, mas que ao mesmo tempo reflete os seus valores.
Eu não estaria nesta situação.
Tim Cook
Em primeiro lugar, é claro que não estaria nesta situação, porque pura e simplesmente a Apple não está no negócio das redes sociais. Por outro lado, a Apple faz tudo o que pode para se proteger deste tipo de situações. E, de facto, nos últimos anos tem vindo a provar isso. O exemplo mais evidente ocorreu em 2016, quando Tim Cook assumiu uma posição de força e não vacilou perante o pedido do FBI para desbloquear o iPhone do terrorista de São Bernardino.
Realmente, depois desse momento, a Apple mostrou a forma como vê a segurança e a privacidade dos clientes. Não existe distinção e não assume que existem "pessoas boas e pessoas más". Existem direitos atribuídos a todos os utilizadores e devem ser preservados perante quaisquer circunstâncias.
A Apple não monetiza os dados dos clientes
Tim Cook já afirmou várias vezes que os clientes não são o produto da Apple e que a Apple não vende a terceiros os dados dos utilizadores dos seus produtos. Neste aspeto, a Apple vê a privacidade dos seus utilizadores como uma liberdade a que todos têm direito.
Poderíamos fazer imenso dinheiro se monetizássemos os dados dos nossos clientes. Nós recusamo-nos a fazer isso. Não vamos traficar a vida pessoal das pessoas.
Tim Cook
Durante esta última entrevista, o CEO da Apple, acrescentou também que o Facebook deveria ter-se protegido e criar regras de forma a prevenir-se deste escândalo de recolha indevida de dados.
Penso que chegou a hora de um certo grupo de pessoas pensar acerca do que pode ser feito aqui.
Tim Cook
Na opinião de Tim Cook, são necessárias mudanças profundas. No entanto, o CEO da Apple deixou claro que não é grande fã da criação de regulamentação porque, por vezes, estas podem ter consequências imprevisíveis.
O conselho de Tim Cook
Para Tim Cook, existem simples passos que podemos tomar para proteger a nossa privacidade. Segundo o CEO da Apple, as pessoas devem compreender aquilo que estão a subscrever quando utilizam uma aplicação ou website, devem usar sempre o browser no modo privado e fazer tudo o que está ao seu alcance para bloquear cookies.
A única forma de proteger verdadeiramente os dados é encriptando.
Tim Cook
Tal como a grande maioria das pessoas, Tim Cook também não gosta quando procura alguma coisa na web e se apercebe que essa coisa o começou a seguir para todos os sites que visita. Isto é algo que a Apple tem vindo a tentar prevenir com as ferramentas que cria para proteger os utilizadores da perseguição na web.
Apple's Tim Cook on how to protect privacy:
- I would make sure I understood the privacy policy of every app and every website you frequent.
- I would go into private browsing mode. Think about blocking cookies.
- The only way to protect your data, is to encrypt.#RevolutionCHI pic.twitter.com/ZpTsRxn4KN— Recode (@Recode) March 28, 2018
A entrevista deverá ser transmitida na integra esta sexta-feira no canal MSNBC.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Eheheh, este está a arranjar lenha para se queimar
Muita coisa vai mudar com a Regulamento Geral sobre a Proteção dos Dados Pessoais que no dia 25. Maio entra em vigor na UE e mais…
Como se isso fosse impedir das empresas recolherem dados dos utilizadores…
é facil ,toda a gente ,deveria recusar dar o mail ,nas lojas ,nas concessões automóveis ,etc dessa maneira ,as empresas não abusavam, e sei do que falo
Perguntem o mesmo ao Sundar Pichai e ao Satya Nadella.
Acerca disto?
https://pplware.sapo.pt/apple/ataque-ao-icloud-mostra-na-web-fotos-de-celebridades-nuas/
Tu ainda não percebeste que nessa situação foram os utilizadores que não se acautelaram? Falas sempre no mesmo e nem sabes do que se tratou. Isdo até tornou o iCloud ainda mais seguro. Mas eu sei que desconheces o que é a prática de dois factores de segurança.
Não há mesmo empresa que tenha tanta atenção ao dados e à privacidade como a Apple, para o bem e para o mal, tu próprio não andaste a dizer que a Apple deveria dar os dados sobre o caso do terrorista? Eras tu e outros como tu, malta com as ideias enviesadas e que normalmente estão nos votos do NS/NR quando se pergunta algo.
Pelo menos vai ao fundo da questão e mostra que lês as parangonas dos títulos. Ninguém é perfeito mas a Apple simplesmente não comercializa os dados PONTO. A google faz, o Facebook faz, a Microsoft faz mas a Apple não. Se te custa aceitar isso, pelo menos cala-te que ajudas a filtrar o ruído. Mania de dizer borrada só para se sentirem vivos.
Tens a certeza do que estás a afirmar? Devia-te lembrar a forma como as senhas foram obtidas? Sabes o que é brute force? A icloud simplesmente deixou que fosse testadas várias senhas sem nunca alertar os seus utilizadores do possivel ataque, obvio que a isto se adicionou o facto das pessoas terem senhas patéticas claro!!! Mas.. A Apple teve culpa no cartório e não foi pouca.
Não foi nada brute force, foi engenharia social e foi provado em tribunal e o culpado foi preso.
https://en.wikipedia.org/wiki/ICloud_leaks_of_celebrity_photos?wprov=sfti1
Sim li,
“Um script Python surgiu no Github e parece ter originado o acesso a utilizadores mal intencionados, recorrendo à ‘força bruta’ obtendo uma senha de uma conta do iCloud da Apple, graças a uma vulnerabilidade no serviço Find My iPhone”
+1
Ora.. Exatamente o que pensei. Tanta segurança mas depois quando se abrem falhas são falhas gigantes.
Isto é tudo igual ao litro. Google, Fb, Apple. Nada muda
Não, não abrem falhas nenhumas.
A falha foi das celebridades de darem a sua password da Apple a quem não deviam.
“Um script Python surgiu no Github e parece ter originado o acesso a utilizadores mal intencionados, recorrendo à ‘força bruta’ obtendo uma senha de uma conta do iCloud da Apple, graças a uma vulnerabilidade no serviço Find My iPhone”
Retirado do link do artigo
Provas de que ESSE script foi utilizado NESSE caso de invasão de privacidade?
Nenhuma!
São precisos SÉCULOS para esse script funcionar numa password decente!
https://techcrunch.com/2016/03/15/prosecutors-find-that-fappening-celebrity-nudes-leak-was-not-apples-fault/
Prosecutors find that ‘Fappening’ celebrity nudes leak was not Apple’s fault
Hacker Ryan Collins pleaded guilty to stealing a number of nude photos — including ones of Jennifer Lawrence — from Apple’s servers. He was snared by the FBI, and in the process of the trial, it became clear that the hack didn’t involve Apple’s services being compromised through brute-forcing or password cracking, but rather that they were the result of social engineering, in the form of a phishing attack.
Provavelmente serão mais inteligentes e dirão: “Não comento”.
Todos têm telhados de vidro e todos sabem que é perigoso mandar pedras ao vizinho.
Pensa lá um bocado porque é que o Tim Cook não ataca a MS no que toca a provacidade, mas sim a Google e FB!
Achas que chegas lá ou queres uma ajuda?
Eu dou-te uma dica: Modelo de negócio
O Tim não está a atacar a Google.
A Google é outra que tal, só que opera a um nível mais difícil de perceber pelo comum dos mortais.
Se lesses a entrevista toda do TC e se lesses as opiniões dele no passado sabias que ele sempre atacou o FB e Google.
Tu, o fanzasso cego nem sabes a postura da Apple neste assunto?
Cum carai….
Esses não são da Apple é obvio que não são de confiança e muito provavelmente más pessoas
Muito provavelmente.
Eu cá gosto de jogar pelo seguro e só confio em Deus e Tim Cook. O resto é tudo vigaristas.
Steve Jobs e Tim Cook queres tu dizer então.
Steve Jobs não é o CEO da Apple.
Bem sei que acreditas que tudo que é Apple é feito por acção divina, mas não vamos exagerar
O não vigarista que disse que as baterias do Iphone6 eram de topo e que estavam boas e que passado o tempo da garantia veio confirmar que afinal…..
Que afinal estão boas na mesma.
diz o lobo sobre a ovelha…
+1
o pplware para quando vai apagar a sua conta do facebook?
Ai sim, então a Apple não analisa o perfil dos seus utilizadores para lançar produtos vendáveis? e será que não compra milhões de base de dados de utilizadores para fazer o seu markting? Não vende os que tem, mas compra os que não tem.
Fazem recolha de dados, doutra forma nao é possivel ter “machine learning”nos seus produtos.
Basta uma pesquisa que está disponível no site da Apple.
Fazem recolha de dados na Siri, Safari, iOS, Mac OS.
Mentira!
O machine learning é feito no próprio aparelho, por isso não faz recolha de dados.
@jose pedro
Informa-te, a Apple utiliza técnicas que os outros podiam utilizar (até foi inventado pela Microsoft) mas que não usam para terem um alibi para recolha de dados das pessoas…
Chama-se privacidade diferencial…
https://images.apple.com/privacy/docs/Differential_Privacy_Overview.pdf
A Apple faz recolha de dados, e eles sao os primeiros a dizer.
Aparentemente não sabes o que é privacidade diferencial, isso simplesmente é uma técnica de recolha de dados, não significa que não seja feita
Fazer faz, alias a Apple tem a maior base de dados do mundo de cartões de crédito ativos. A Apple tem milhões de contas ligadas ao iTunes Store, App Store, iBook Store, iCloud, Apple Music e muitos outros serviços. Ao nível escolar, a Apple tem milhões de utilizadores no seu programa de Developers e muitos outros milhões como não escolares. Portanto, uma coisa é teres dados, porque as empresas trabalham como identidades, outra coisa é comercializar dados sem que o utilizador e dono desses dados saiba o fim dado à informação.
Mas gerir dados e não os vender é uma coisa, gerir dados e ganhar dinheiro com eles (vendendo essa informação) é outra.
“gerir dados e não os vender é uma coisa, gerir dados e ganhar dinheiro com eles (vendendo essa informação) é outra.”
Qual é a diferença significativa? A “gestão” que eles fazem desses dados não é também para lucrar com eles (ainda que modo menos directo)?
@Joao Reis, o governo tem todos os dados, gere e usá-los para estatística e aplicação de impostos, contudo não os vende.
Sim existe uma diferença quando eu dou os meus dados a alguém e esperar que os usem para os fins que eu dei ao invés de alguém os usar para que um político os use para de forma fraudulenta me direcione uma campanha política ou uma empresa comece, sem que eu peça, a enviar publicidade.
PL, estás a misturar as coisas, o governo, ao contrário da Apple não tem fins lucrativos. As empresas usam os dados para os fins que informam previamente, não podes é ignorar essa informação e depois “esperar” almoços grátis.
E muito engraçado vir este falar de privacidade quando a Apple ja foi apanhada a sacar a localização dos utilizadores mesmo quando estes davam ordens para nao as enviar para a Apple…
E engracado falar de confiança quando foi apanhado a programar iphones para serem mais lentos mesmo depois de anos sempre a desmentir e no fim vem o admitir…
Este tim ” micro ” cook gosta muito de falar de assuntos e dar uma de certinho quando ele mesmo ja fez borrada…
E de facto ele tem razão… Ele tinha cobrado bem para virem comprar as info a eles, e tinha processado e despedido quem o fizesse correr este risco… e nao teria sido passivo como o Zuckerberg tendo abafado tudo…
Isto e so uma opniao, nao sendo um comentário anti-apple, mas toda a gente fala que a Google sera a seguir com um caso destes, mas vejo muito mais a Apple a ser a proxima… e que a Google recolhe mas diz que recolhe, mais que avisa o utilizador disso e nao cobra pelos seus servicos, logo a google nisso sempre foi muito directa embora muitos nao queriam saber dos avisos, enquanto a Apple se for apanhada nisto… embora os ifans viesse logo dizer que ia estar tudo bem como sempre…
Vai ler a politica de privacidade de ambos. É publica ….
Abc
Que idiota chapado … com telhados de vidro a atirar pedras
Não tem telhado de vidro nenhum.
Ainda deves acreditar no pai Natal
Não gostou o menino…
Mas…a informaçao do tal terrorista não foi obtida? Como foi obtida é que deveria preocupar o Sr .
Não, não devia.
Não? Então explica lá isso.
Acredito que ele precise de usar muito o modo de navegação anónima… Ia ser chato estar a fazer uma apresentação pública e aparecer lá publicidade… Menos própria. Eu agradeço que em vez de publicidade aleatória, a produtos para aumentar o… Nariz, ou cálcio em pomada para os ossos me apareça publicidade que me interesse.
Pouco me interessam os dados que recolhem sobre mim de forma anónima, o que me poderá preocupar é o que fazem com os mesmos, se isso me afetar. Não estou disposto a trocar a minha “privacidade” (a mesma que a maioria escarrapacha gratuitamente nas redes sociais) por pagar tudo e mais alguma coisa a la Apple.
Tanta hipocrisia. A quebra de privacidade é permitida pelo próprio utilizador que resolve partilhar os seus dados, sejam eles quais forem na rede. Culpa-se a tecnologia pelos dados que nela partilhamos. Devem é culpar-se os utilizadores. Privacidade é não partilhar o que se quer privado. Uma vez na net, para sempre na net.
Será que defende mesmo??
Ver este artigo do Jornal Guardian
https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/mar/04/apple-users-icloud-services-personal-data-china-cybersecurity-law-privacy