Ubiquiti Network: Solução Wi-Fi fantástica a baixo custo (II)
As redes sem fios (redes wireless ou wifi) têm nos últimos anos ganho uma posição de destaque no mundo das comunicações! A mobilidade, taxas de transmissão suportadas, facilidade de implementação e segurança, são alguns dos trunfos que a tecnologia associada às redes sem fios oferece.
No desafio lançado ao Pplware para ajudar na escolha de uma solução Wi-Fi para uma escola, a nossa escolha recaiu sobre a solução Ubiquiti Network. Conheçam hoje a solução por dentro.
Voltamos ao desafio que nos foi proposto e trazemos hoje mais uma parte do desenvolvimento da solução Wi-Fi necessária nas instalações da escola.
No seguimento do artigo passado e depois de adquirirem uma solução com controlador, devem criar uma conta no site da Ubiquiti.
Em seguida, insiram o cartão microSD no controlador. O próximo passo é ligar o controlador à Internet. No nosso caso ligamos o controlador diretamente a uma porta do router da operadora.
Para termos acesso ao controlador via interface Web, devemos ativar a opção Discover Cloud Key. Não se esqueçam de instalar a ferramenta Ubiquiti Device Discovery Tool.
Após os passos anteriores, uma nova Cloud Key irá aparecer na zona dos Controladores com o estado: Pending Adoption. Carreguem em Adopt para ficar disponível.
Caso o firmware da Cloud Key esteja desatualizado, carreguem em Upgrade Firmware.
Para adicionar os pontos de acesso, basta ligá-los à mesma rede que serão automaticamente adicionados à interface de gestão como unmanaged devices. Escolham os que querem gerir e depois carreguem em Next.
Depois de termos associados os dispositivos (neste caso ponto de acesso), podemos ver o IP deles, fazer um restart ou fazer um upgrade ao nível de firmware.
Num próximo artigo iremos mostrar como configurar uma rede sem fios e como a propagar pelos pontos de acesso. Do que temos testado, podemos desde já concluir que esta é uma solução low cost que oferece um conjunto de funcionalidades ao nível de outras soluções que custam o triplo e até mais.
Agradecemos mais uma vez à OfficeLan pela disponibilização desta solução para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Eles têm suporte à função mesh?
Não recomendado mas têm.
Sugestões para uma configuração em estrela: um acces point central norma ac 5 GHz(com dhcp), repetidores que comuniquem com o AP a 5ghz e com os seus clientes a 2.4 GHz norma b/g , os repetidores deveriam ser dual radio. É para uma rede de esp8266 com vários sensores e 2 ou três smartphones em cada reoetidor. A cereja em cima do bolo: instalação no exterior 🙂
Unifi AC mesh…
Exacto
Obrigado!, presumo que o 2 x wifi seja o mesmo que dual radio, vou investigar isto melhor. O pack de 5 parece-me ficar em conta 🙂
boas
e tudo muito fixe mas o Cloud Key por falta de energia fica sem acesso a ele, esta nos forum da marca e nao há soluçao
Isso é como tudo…se ficares sem energia, nao acedes ao equipamento.
Tens uma ups ligada ao switch onde instalas a chave é isso já não se passa.
Alem de que a chave pode ser substituída facilmente por um servidor remoto ou sem ser remoto com muita facilidade.
Em algumas situações as cloud key fizeram reset por falhas de energia.
Os ap’s continuam a funcionar mesmo sem acesso á cloud key
E se tiveres os cartão de memoria com os backups feitos é só fazer um restore
Isto é solução apropriada para ter em casa ou é demasiado?
Isto é solução para qualquer situação. Nem é necessário controlador, há uma aplicação para Android e iOS (Unifi) que adota, configura e monitoriza os APs. A recomendação da localização da instalação (tetos ou paredes altas) faz com que o sinal seja distribuído de uma melhor forma, fazendo que não sejam necessários repetidores ou sejam instalados múltiplos para melhor performance (nem sempre mais é melhor, cada caso é caso único).
Muita gente particular coloca este tido de soluções.
Podes instalar o UniFi Controller num Raspberry Pi ou VM.
Cumps
Obrigado pelas respostas.
Tenho uma solução destas a trabalhar (e funciona bem). Desde que não precise de configurações avançadas de DNS. Se for o caso, vai ter alguns problemas. Não é possível, por exemplo, criar registos estáticos para equipamentos com IP fixo. Caso não sejam necessárias estas funcionalidades, é uma excelente solução.
O router da operadora tem de suportar PoE para ligar lá o cloud key, certo? ou usaram PoE injector tanto para o controller como para o AP?
PoE 802.3af ou USB-C 5V (é o que diz no site), Minimum 1A. No minha cloud key vei com Micro-USB mas eu uso com PoE 802.3af.