E-fatura: Ainda não conseguiu validar as faturas? Tem 2 opções
O prazo era até ontem (15 de fevereiro) mas, devido aos problemas técnicos, causados pelos milhares de acessos simultâneos, o fisco decidiu dar mais um dia para validar as suas faturas.
Se hoje não conseguir validar as suas faturas... não desespere, pois ainda tem duas "oportunidades" para o fazer.
As Finanças emitiram um comunicado onde referem que os contribuintes que não conseguirem hoje validar as suas faturas ainda têm duas outras opções.
"Os contribuintes que não efetuem a validação das faturas para efeitos de IRS dentro deste prazo limite poderão ainda:
- reclamar do cálculo das despesas gerais familiares e da dedução por exigência de fatura, até ao dia 15 de março;
- preencher diretamente na declaração de IRS (modelo 3) o montante das despesas de saúde, formação e educação, encargos com imóveis e com lares".
Ainda de acordo com o comunicado, ontem foram registadas "mais de 3.300.000 autenticações de contribuintes, ou seja, mais do triplo do número médio de acessos diários".
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As Finanças referem ainda que foi feito um "reforço tecnológico" nos últimos anos que permitiu que, mesmo com tantos acessos, o portal "tenha permanecido disponível para os contribuintes durante a generalidade do tempo". O que se verificou foram, classifica, "constrangimentos técnicos pontuais".
Saiba como validar as suas faturas
Este artigo tem mais de um ano
O que vale é que todos os anos é a mesma história. Constantemente ao longo dos anos há “constrangimentos técnicos pontuais”. Hipócritas…
O único constrangimento técnico existente é a imbecilidade do povo português só ir validar no último dia.
Ou acha você, que faz sentido estar a sobre-dimensionar um serviço e gastar mais uns milhares no processo mensalmente só porque uns cromos deixam tudo para a última?
É imbecilidade porque marcam para datas de picos. O dia 15/02 também é fim do prazo para entregar o IVA das empresas do 4º trimestre de 2017.
Não concordo, porque tenho várias pessoas de idade (algumas não com tanta idade assim) a quem ajudo a tratar deste assunto.
E durante as últimas semanas ficou tudo resolvido, não precisei desta última semana nem notei qualquer lentidão do sistema.
É clara imbecilidade sim, com tanto tempo que tiveram para validar o que quer que fosse. Típico, típico. Para estas situações deveria haver uma sobretaxa. O sistema atrasa-se, penalizam-se sempre os cumpridores a favor dos incumpridores.
Cromos? Se eu pagar por exemplo o IUC 1 minuto depois da meia noite levo multa (e bem), portanto tenho todo o direito de pagar o que devo até à data limite e se o sistema falhar só têm é de assumir responsabilidades.
Pagamos impostos e não são assim tão poucos…e no final de contas os únicos esforços que são feitos são para nos fo”#$. O cromo é o zé povinho, claro.
Então a solução para ti, é dimensionar o sistema até ao absurdo?
Será que depois não virás tu com a velha bandeira – estamos a gastar demais num sistema que está dimensionado para o exagero?
Quanto ao IUC, tal como aqui, mas porquê deixar para a última da hora? Será que as vossas falhas pessoais são agora também algo que o estado deve precaver?
Nunca disse isso. Se eu me descuidar sou o primeiro a assumir a falha. No entanto se for falha do sistema outro que a assuma.
Em relação ao IUC já me aconteceu pagar fora de horas. Certo dia chega a multa. Ok. Paguei. Umas semanas mais tarde chega outra multa. Alto. Vou verificar a papelada e qual não é o meu espanto ao verificar que já tinha pago uma multa antes da “suposta” primeira.
Resolução do problema: Tive de pagar a terceira multa e aguardar cerca de dois meses pelo reembolso.
Moral da história: Eu não devo nada a ninguém, muito menos ao “sistema”, portanto enquanto estiver dentro dos prazos ninguém pode apontar o dedo pois muito sacrificados por estas “falhas técnicas” já nós somos e não temos direito sequer a um pedido de desculpas.
Mas atenção que eu não estou contra o facto de terem dado o dia 16 para resolverem a situação. A minha resposta foi para a admiração e indignação do V.T. que provavelmente não tem conhecimentos nenhuns e veio queixar-se de… nada.
No entanto, quem deixa para a última hora está sujeito. É uma falha no caráter pessoal de muita gente e muito portuguesa infelizmente.
Por isso sim, cromos!
O problema é muito mais amplo que isso. É cultural. A única culpa que atribuo ao estado é permitir estas situações. O prazo terminou, terminou. Quem validou, validou. Quem não validou, tivesse validado mais cedo.
Eu validei as minhas pela altura do natal. A gente sabe como são as coisas é preciso andar aqui a porrada por isto.
Não precisas de esperar até à ultima para emitir o pagamento do IUC, tendo o papel contigo podes então pagar até à ultima, desde que o MB ou o site do banco não vão abaixo…
Estás a ver a coisa ao contrário. O prazo tinha sido dado, mas o típico português deixa tudo para a última hora. E depois a culpa é sempre dos outros! Isto é um bom exemplo da vergonha nacional que me parece mais uma verdadeira tragédia. E ninguém aprende. Ou melhor, uns já aprenderam, mas são tantos os que não aprendem. E quem não aprende…
Estou a tentar, mas não vejo um único argumento válido no teu discurso. Vergonha nacional? Tragédia?
Quem foi pagar próximo do fim do prazo e o sistema não funcionou não teve a culpa. PONTO FINAL. O difícil aqui é saber quem realmente não o fez devido a falhas de sistema ou a falhas pessoais.
Qualquer dia entram numa loja às 12h30…chegam-se as 13h e metem-vos na rua porque já não há tempo e vão achar isso normal.
O que o povo Português não aprende é a deixar de ser “manso”. Brandos costumes é certo e sobra sempre para o mesmo, mas no final…tivemos sorte. Não aprendemos mesmo.
Portanto, tu és a favor do laxismo, da desorganização, do descuido, da negligência, enfim, o que for. Tu tens um ano para realizar uma tarefa e queixas-te de não a poderes fazer no último dia. A culpa foi de quem? O povo é manso? Sim, quem cumpre é manso. Sobram os chicos espertos. Depois atrasam-se os reembolsos, que eu irei receber, porque os do costume atrasam o sistema. E eu que cumpri, sou penalizado. Portanto, o que é que não percebes?
Eu não sou a favor de nada muito menos do sistema pois até à data só me queimou tempo e dinheiro por causa de problemas técnicos como gostam de lhes chamar.
Eu percebo muito bem de que se tratam os prazos, agora resta-te a ti compreender que se alguém validar facturas uma hora antes do prazo está dentro dos limites e ponto final.
O que vale é que todos os anos é a mesma história. Constantemente ao longo dos anos há “constrangimentos de atrasados para validar facturas no ultimo dia”. Hipócritas…
Há coisas que nunca mudam!!
Se fizerem durante a madrugada nunca têm problemas… eu nunca tive! 🙂
Eu fiz durante o dia nunca tive constrangimentos…só não deixei para o último dia.
Também é uma boa opção… mas como o verdadeiro tuga deixa para a ultima… o site vem abaixo! 😀
Já é sabido que o povo português deixa tudo para a última! Mas também é verdade que a plataforma do e-fatura tem que estar preparada para sobrecarga de contribuintes que acedem na data de término proposto. Eu validei as faturas da minha família no dia 16 e não encontrei nenhum constrangimento.
os prazos não podem ser concorrentes se não depois dá nisto!
Se o sistema não tem capacidade vamos fracionar, prazos diferentes para diferentes tipos de contribuintes. Meter um prazo limite para tudo e todos e não dimensionar o sistema para tal é estupidez ou incompetência.
Não é preciso ir a Coimbra tirar um curso para ver que vai dar asneira, muita teoria pouco sentido prático……. E assim vai o país para o buraco.