PplWare Mobile

E-fatura: Ainda não conseguiu validar as faturas? Tem 2 opções

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. V.T. says:

    O que vale é que todos os anos é a mesma história. Constantemente ao longo dos anos há “constrangimentos técnicos pontuais”. Hipócritas…

    • Oliver Twistas says:

      O único constrangimento técnico existente é a imbecilidade do povo português só ir validar no último dia.
      Ou acha você, que faz sentido estar a sobre-dimensionar um serviço e gastar mais uns milhares no processo mensalmente só porque uns cromos deixam tudo para a última?

      • Correia says:

        É imbecilidade porque marcam para datas de picos. O dia 15/02 também é fim do prazo para entregar o IVA das empresas do 4º trimestre de 2017.

        • Oliver Twistas says:

          Não concordo, porque tenho várias pessoas de idade (algumas não com tanta idade assim) a quem ajudo a tratar deste assunto.
          E durante as últimas semanas ficou tudo resolvido, não precisei desta última semana nem notei qualquer lentidão do sistema.

        • censo says:

          É clara imbecilidade sim, com tanto tempo que tiveram para validar o que quer que fosse. Típico, típico. Para estas situações deveria haver uma sobretaxa. O sistema atrasa-se, penalizam-se sempre os cumpridores a favor dos incumpridores.

      • Hugo says:

        Cromos? Se eu pagar por exemplo o IUC 1 minuto depois da meia noite levo multa (e bem), portanto tenho todo o direito de pagar o que devo até à data limite e se o sistema falhar só têm é de assumir responsabilidades.
        Pagamos impostos e não são assim tão poucos…e no final de contas os únicos esforços que são feitos são para nos fo”#$. O cromo é o zé povinho, claro.

        • Oliver Twistas says:

          Então a solução para ti, é dimensionar o sistema até ao absurdo?
          Será que depois não virás tu com a velha bandeira – estamos a gastar demais num sistema que está dimensionado para o exagero?

          Quanto ao IUC, tal como aqui, mas porquê deixar para a última da hora? Será que as vossas falhas pessoais são agora também algo que o estado deve precaver?

          • Hugo says:

            Nunca disse isso. Se eu me descuidar sou o primeiro a assumir a falha. No entanto se for falha do sistema outro que a assuma.

            Em relação ao IUC já me aconteceu pagar fora de horas. Certo dia chega a multa. Ok. Paguei. Umas semanas mais tarde chega outra multa. Alto. Vou verificar a papelada e qual não é o meu espanto ao verificar que já tinha pago uma multa antes da “suposta” primeira.
            Resolução do problema: Tive de pagar a terceira multa e aguardar cerca de dois meses pelo reembolso.
            Moral da história: Eu não devo nada a ninguém, muito menos ao “sistema”, portanto enquanto estiver dentro dos prazos ninguém pode apontar o dedo pois muito sacrificados por estas “falhas técnicas” já nós somos e não temos direito sequer a um pedido de desculpas.

        • Oliver Twistas says:

          Mas atenção que eu não estou contra o facto de terem dado o dia 16 para resolverem a situação. A minha resposta foi para a admiração e indignação do V.T. que provavelmente não tem conhecimentos nenhuns e veio queixar-se de… nada.

          No entanto, quem deixa para a última hora está sujeito. É uma falha no caráter pessoal de muita gente e muito portuguesa infelizmente.
          Por isso sim, cromos!

        • censo says:

          O problema é muito mais amplo que isso. É cultural. A única culpa que atribuo ao estado é permitir estas situações. O prazo terminou, terminou. Quem validou, validou. Quem não validou, tivesse validado mais cedo.

          • Hugo Gomes says:

            Eu validei as minhas pela altura do natal. A gente sabe como são as coisas é preciso andar aqui a porrada por isto.

        • Peace says:

          Não precisas de esperar até à ultima para emitir o pagamento do IUC, tendo o papel contigo podes então pagar até à ultima, desde que o MB ou o site do banco não vão abaixo…

    • censo says:

      Estás a ver a coisa ao contrário. O prazo tinha sido dado, mas o típico português deixa tudo para a última hora. E depois a culpa é sempre dos outros! Isto é um bom exemplo da vergonha nacional que me parece mais uma verdadeira tragédia. E ninguém aprende. Ou melhor, uns já aprenderam, mas são tantos os que não aprendem. E quem não aprende…

      • Hugo says:

        Estou a tentar, mas não vejo um único argumento válido no teu discurso. Vergonha nacional? Tragédia?
        Quem foi pagar próximo do fim do prazo e o sistema não funcionou não teve a culpa. PONTO FINAL. O difícil aqui é saber quem realmente não o fez devido a falhas de sistema ou a falhas pessoais.
        Qualquer dia entram numa loja às 12h30…chegam-se as 13h e metem-vos na rua porque já não há tempo e vão achar isso normal.
        O que o povo Português não aprende é a deixar de ser “manso”. Brandos costumes é certo e sobra sempre para o mesmo, mas no final…tivemos sorte. Não aprendemos mesmo.

        • censo says:

          Portanto, tu és a favor do laxismo, da desorganização, do descuido, da negligência, enfim, o que for. Tu tens um ano para realizar uma tarefa e queixas-te de não a poderes fazer no último dia. A culpa foi de quem? O povo é manso? Sim, quem cumpre é manso. Sobram os chicos espertos. Depois atrasam-se os reembolsos, que eu irei receber, porque os do costume atrasam o sistema. E eu que cumpri, sou penalizado. Portanto, o que é que não percebes?

          • Hugo says:

            Eu não sou a favor de nada muito menos do sistema pois até à data só me queimou tempo e dinheiro por causa de problemas técnicos como gostam de lhes chamar.
            Eu percebo muito bem de que se tratam os prazos, agora resta-te a ti compreender que se alguém validar facturas uma hora antes do prazo está dentro dos limites e ponto final.

    • Tiago says:

      O que vale é que todos os anos é a mesma história. Constantemente ao longo dos anos há “constrangimentos de atrasados para validar facturas no ultimo dia”. Hipócritas…

  2. Joaquim Fernandes says:

    Há coisas que nunca mudam!!

  3. falcaobranco says:

    Se fizerem durante a madrugada nunca têm problemas… eu nunca tive! 🙂

  4. smgoncalves says:

    Já é sabido que o povo português deixa tudo para a última! Mas também é verdade que a plataforma do e-fatura tem que estar preparada para sobrecarga de contribuintes que acedem na data de término proposto. Eu validei as faturas da minha família no dia 16 e não encontrei nenhum constrangimento.

  5. mario esteves says:

    os prazos não podem ser concorrentes se não depois dá nisto!

  6. José silva says:

    Se o sistema não tem capacidade vamos fracionar, prazos diferentes para diferentes tipos de contribuintes. Meter um prazo limite para tudo e todos e não dimensionar o sistema para tal é estupidez ou incompetência.
    Não é preciso ir a Coimbra tirar um curso para ver que vai dar asneira, muita teoria pouco sentido prático……. E assim vai o país para o buraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.