Problemas de privacidade do Windows 10 têm os dias contados
Desde que lançou o Windows 10, em 2015, que a Microsoft tem sido acusada de recolher dados dos utilizadores e do sistema operativo sem autorização. Foram várias as vezes que as acusações surgiram vindas de governos, de entidades de defesa dos consumidores e até de utilizadores.
A Microsoft sempre refutou estas acusações, procurando mostrar que dados recolhe e para que fins. Esta situação vai novamente mudar, com as novidades que o Windows 10 vai trazer em breve.
A Microsoft, para além de tentar provar que as informações que recolhe são apenas para gestão do próprio Windows, tem também mudado este sistema operativo para estar mais transparente e aberto, procurando mostrar aos utilizadores os dados que recolhe. Um novo passo vai agora ser dados com novas ferramentas e a atualização de uma já existente.
Windows Diagnostic Data Viewer
O Windows Diagnostic Data Viewer vai chegar com a próxima grande atualização do Windows 10 e permitirá aos utilizadores gerirem os dados que este sistema passa para a Microsoft.
Todos os dados vão estar disponíveis para serem escrutinados, podendo ser avaliados. Estes dados incluem informações sobre a conectividade dos dispositivos, periféricos, opções de configuração, dados de desempenho, apps instaladas e muito mais.
Por agora irá estar disponível apenas para os Insiders, mas deverá chegar a todos com o lançamento da RedStone 4, a próxima grande atualização, ainda sem nome.
Microsoft Privacy Dashboard
A Microsoft resolveu também atualizar o Privacy Dashboard com a nova página Activity History, onde o utilizador poderá ver, numa linha cronológica, os dados que foram gravados com a sua conta. Permite ainda a gestão dos dados recolhidos e mudar a sua recolha, ajustando as definições de privacidade.
Depois de muita confusão gerada pela recolha de dados, a Microsoft está finalmente a traçar um caminho para que os utilizadores aceitem que os dados enviados são importantes para o Windows 10 e os seus futuros desenvolvimentos.
Este artigo tem mais de um ano
Boa 😉
Hahahaha… E vocês acreditam mesmo nisso?
A Microsoft mudou o seu foco de negócio já há algum tempo. Oferecer o W10 gratuitamente foi o grande sinal expresso de que a Microsoft resolveu entrar no jogo da venda de informação de utilizadores, concorrendo com Google, Facebook e outros.
O lucro da Microsoft já não virá com a venda dos SO. Isso já era. Pelo menos no que concerne aos consumidores não empresariais.
A adopção do W10 está a correr razoavelmente e a recolha de dados que daí advém também. O grande problema e obstáculo actual é o fiasco e fracasso do Mobile. E a alternativa já foi definida: disponibilizar apps nos ecosistemas concorrentes (Android e iOS) e ir buscar a informação desse modo, uma vez que não conseguem convencer quase ninguém a usar Windows no telefone.
Se algum dia alguma entidade independente verificar a informação enviada pelo W10 para a Microsoft e garantir que a mesma não viola a privacidade, talvez acredite. Enquanto for a Microsoft a dar estas “garantias”… Está bem, está!
Faz tu isso, instala o wireshark e vê tu mesmo o que a MS te está a ‘roubar’. Simples. Após isso manda print para a malta.
Fiz com o Kaspersky Security Center e o W10 faz uploads para a Microsoft, em vários domínios, várias vezes por minuto e de forma constante. Máquinas W7 na mesma rede fazem-no com muito menor frequência.
Se fosse só para monitorizar a saúde do siatema, não era necessária tal frequência.
Print? Queres que te envie um papelinho? É isso?
Acho que não dá para
Uploads faz isso sem duvida. Bolas até eu quando faco um software mando os logs para um servidor se puder já que o feedback dos users é 0 ou ‘isto não dá’.
Quero saber é o quê (que passwords, que contas, que info, que fotos, que files é que ele manda do teu pc para os servers deles!’
Já tens N empresas de segurança que o fizeram, é só procurares, gostas de formulares juízos sem te informares..
Aham, “funcionará exatamente como o usuário quiser”.
Apenas uns pacotinhos marotos irão “vazar” de vez em sempre….
Depois vem malta dizer que a informação gerada por esse Data Viewer é falsa 😀
Os haters nunca vão estar contentes 😀
Falsa? Para quê? Basta que seja incompleta…
Quero ver agora queixarem-se da questão da privacidade do W10.
Já antes era ridículo, mas quem não sabe gosta sempre de falar mal.
Experimenta instalar um analisador de tráfego na tua rede, ligar um PC W10 à mesma e ver a frequência com que dados são enviado para a Microsoft. Depois, quando souberes, podes vir falar bem à vontade… Ficamos à espera.
Estás a bater na porta errada, não só sei a frequência dos dados enviados como o conteúdo dos mesmos, vai-te informar.
Isso é o que vocês pensam. A Microsoft não vai deixar de recolher dados. A diferença é que vai tornar a descoberta mais difícil e a recolha mais obscura. Acho que a única que é transparente nisto é a Google. Porque a Aple faz o mesmo que a Microsoft. A única diferença é que na Apple ainda vão estando caladinhos; a Microsoft finge que muda as políticas. Mas só lhes muda a forma. Não acreditem em tudo, ou melhor, acreditem em quase nada, o que estas empresas dizem. O que elas elaboram é esquemas para vender mais e mais, como aquelas famosas atualizações dos processadores Intel que para além de mandarem para o espaço muitos SO’s, sobretudo 7 e Ubuntu (olha que boa altura veio isto), tornaram processadores mais lentos, obrigando a comprar máquinas mais potentes… e claro, mais, como é que eles dizem… atualizadas… Apple a mesma coisa. E estas atualizações do Windows 10 são apenas para ser feitas. Mudam uns grafismos, aumentam-se uns bons mb com estas atualizações, e a coisa fica “resolvida”. Felizmente cada vez mais pessoas começam a estar atentas a isto. Percebo o vosso papel em informar e é isso mesmo, Pplware, mas, vocês mesmos, façam o vosso trabalho mas não acreditem no que a Microsoft vos diz.
Podes fundamentar? Não estou a dizer que não tens razão mas não podes esperar que acreditem no que dizes simplesmente porque o Carlos Bonaparte o diz. Seria interessante ver fundamentos e informação concreta.
O problema é e continuará, na minha opnião, a ser sempre o facto do Windows 10 ter uma telemetria muito evasiva, independentemente de dar para “personalizar” a informação não quer dizer que toda a informação que esteja a ser enviada tenha sido colocada nestas novas janelas, eles podem continuar a recolher informações por segundo plano tal como têm feito nos últimos tempos de coisas que nem aparecem nessas janelas.
Cumprimentos a todos!
Isso não responde ao que o João perguntou, aliás é um simples copy-paste de todos os haters da telemetria do W10.
Tenho todo o gosto de explicar. E não sou “hater”, se conseguires ler vês que é apenas uma opinião 😉
Ora, para quem não sabe Windows é um sistema Closed Source agora o que é isto de Closed Source ?
Closed source é um termo usado, em algumas línguas, como antônimo de open source, embora também exista o termo a software proprietário, closed source refere-se a qualquer programa onde foi suprimido o código fonte.
Código-fonte é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes, de maneira lógica.
Isto para dizer que como dá para ter a certeza se não dá para ver o código fonte ? É que uma coisa era se desligasses todos os programas (até os de segundo plano) que consomem o recurso Ethernet e o consumo para-se, mas isso não acontece, a sempre um processo, da autoria do Microsoft sempre a debitar Ethernet.
Fonte Wikipedia.
Se a telemetria do W10 fosse tão boa, ou se os utilizadores gostassem tanto o mercado do W7 já tinha terminado como não está a acontecer se fores ler a seguinte noticia:
https://pplware.sapo.pt/browsers/windows-10-nao-passar-7-mozilla/
Cumprimentos malta!
Esta é boa, então se calhar é melhor não acreditar no que o senhor Carlos Bonaparte diz então seguindo o seu raciocínio, de qualquer forma o Windows 10 só vai ganhar com isto e ainda bem que algo de bom está acontecer no campo dos dados recolhidos pela Microsoft, mas quem é que nos dias de hoje não recolhe dados… Muitos queixam-se da Microsoft e da privacidade mas depois vão para o Facebook expor a vida toda…
Já desde do Windows 2.1 já se recolhia dados, as operadoras de Internet pagam para calar muito os espiadores. Se deixarem de pagar ai vai haver ataques.
Mais um que pensa que as notícias aqui aparecem do céu e sem fundamento na selecção de importância.
A Google também o faz garantidamente…
A tua argumentação, apesar de escassa, simplesmente perdeu qualquer valor ao dizeres: “Acho que a única que é transparente nisto é a Google.”
Isto tendo em conta que o negocio da Google e recolher informação dos utilizadores e vender essa mesma informação. Agora se a forma como o faz é transparente, será algo muito subjectivo, talvez é considerado transparente porque todos os utilizadores sabem que a Google recolhe informação, que “ninguém” se sabe bem quanta é recolhida, mas aceitam essa recolha ser ser a Google.
A Microsoft ou a Apple recolhem exactamente a mesma informação, e já são considerados violadores de privacidade, recolhendo informação de forma obscura…
Se fores do tipo de pessoas que gosta de tirar fotos aquilo que comes a google até sabe a quantidade de calorias que ingeriste nesse dia e usa isso para te apresentar publicidade de produtos dietéticos.
Quando comprei um computador, vinha com o Windows 10. Instalei-o na minha rede, e quando dei por isso, estava ele a varrer a minha rede e a enviar informação. Escusado será dizer que o computador foi retirado da rede e formatado. O novo sistema operativo é Linux, visto que o Windows 10 está banido.
Com que vassoura estava ele a varrer a rede? Ficou limpinha?
Quem não sabe é como quem não vê..
A vassoura é minha e é toda xpto. Sim, a rede ficou limpinha. Garanto que não ficou lá nenhuma maquina com o Windows 10. Posso passar o algodão, porque o algodão não engana ….
Como assim, a varrer a rede? Como se apercebeu? Que tipo de informação enviava?
Nos log’s das outras maquinas, a maquina com o Windows 10 estava lá. Fez vários acessos. Isto fez-me lembrar um incidente que aconteceu à muitos anos atrás quando um computador nos USA pertencente aos Post Office tentou entrar no meu windows 95. O firewall mostrou no terminal o que estava a acontecer e fez soar o aviso sonoro. Como é evidente, fiz um ping e o outro computador desapareceu da net. Na altura, não conseguiram entrar no meu computador com o Linux. Desliguei o modem e o problema ficou na altura resolvido.
Post Office… nos USA!?
Que eu saiba a Post Office é UK e a UPPS é dos USA.
Por isso… enganas-te dos correios ou no país… ou então estas simplesmente a inventar. Apostaria mais na segunda opção, pois qual era a razão para ir visitar o teu PC.
Alem disso, se era o Win95 e isso aconteceu nos últimos 15 anos é bem feito! Porque já devias ter o PC mais que actualizado. Depois a culpa é da Microsoft…
Em resposta a JJ. Não entendi porque você ficou tão ofendido. Foi você que tentou e não conseguiu entrar no computador ? Olhe, então fui bem sucedido. O objectivo do firewall era esse mesmo. Não dar hipótese a que você ou outra pessoa conseguisse entrar no computador. Pelos vistos as regras no firewall estavam correctas.
LOL.. a google é a mais transparente, és comediante?
Isso do CENSUS está sempre a aceder a minha camera web, o Kaspersky bloqueia essa situação
@joao: não acredites que é a terra que anda à volta do sol, mas o sol à volta da terra. Acredita nos teus olhos que te dão provas concretas …
Hein?
Ja teem tudo que precisam, agora abrem o jogo kkk
Quando vi o título pensei que a Micro soft iria disponibilizar o código fonte integral do seu sistema operativo, pois é a única maneira de verdadeiramente saber o que se passa!
Há sempre motivo para os utilizadores desconfiarem enquanto o código for fechado.
Quem prefere ignorar este facto só se está a enganar a si próprio.
Sim, porque todas sabemos, que 99% dos utilizadores Windows sabe ler código fonte…
Mas têm a liberdade para aprender a lê-lo quando está disponível.
olha o Windows LOL… primeira coisa que faço quando compro um portátil é deitar o Windows fora… Mais um portátil salvo por muitos anos.
Desde que instalei o w10 também vejo os dados a passarem à minha frente, a entrarem no router e a irem em direção aos states!
Espiar qual Espiar? Tudo mentira arranjada pelo antigo governo Obama, alguém acredita nisto? Eu sinceramente não, tive anos w7 e quando mudei para o w10, está igual nada mudou. A cabeça de muitas crianças mimadas é que nunca mudaram. Agradeço a Microsoft por lutar e defender o direito dos consumidores.
Acho que não vem do antigo governo Obama, esse era até bem melhor que este ou outros, de qualquer forma o que mudou foram os datacenters foram os isp’s foi a tecnologia eu não tenho qualquer duvida que o que muitos whistleblowers disseram seja verdade como o caso do Edward Snowden de qualquer forma eu não estou nada preocupado com isso o que não quer dizer que dados meus sejam usados contra mim se necessário um dia, em relação aos dados para fins comerciais esses é como o antigo funcionário de x ou y que nos batia á porta a dizer que saiu isto ou aquilo, agora recebemos mails mas também é verdade que os millennials estão muito mais atentos a está “coisa” da privacidade e ainda bem.
Então as maiores e (principais) funcionalidades deste modelo de (negocio/utilização) que o windows 10 trouxe vão ser bloqueadas? Mas windows phone home sempre existiu, desde o Windows 2000. E vão apara agora?
Scott beam me up!