Afinal AMD também vai lançar atualização para os processadores
O Spectre e o Meltdown têm estado na ordem do dia, pelas razões negativas, e todas as grandes empresas estão a trabalhar intensivamente para que sejam erradicadas e resolvidas as questões de segurança.
Do que se sabe estes problemas afetariam apenas os processadores Intel e ARM, havendo a dúvida se estariam presentes nos processadores AMD. A marca sempre o negou, mas agora veio admitir a sua presença e anunciar que em breve será lançada uma atualização.
Desde que o problema dos processadores Intel, e de outras marcas, foram conhecidos que a AMD tem negado a presença destes nos seus processadores. Foram vários os argumentos usados e sempre houve a negação da falha.
A verdade é que agora, semanas depois da descoberta, a AMD veio finalmente a público admitir que tem efetivamente o problema nos seus processadores e que Spectre e o Meltdown são uma ameaça real.
No entanto, existe uma diferença face ao que está nos processadores Intel. Os CPUs da AMD não têm presentes as variantes todas destas falhas. Em concreto a marca descobriu que os seus processadores estão vulneráveis às duas variantes do Spectre, não tendo a falha que o Meltdown apresenta.
Para além desta admissão, a AMD revelou também que está a trabalhar diretamente com algumas empresas e fabricantes para que estes atualizem os seus sistemas operativos. A Microsoft já estará a disponibilizar esta atualização e outras se vão seguir.
Como a segunda variante do Spectre requer uma solução diferente, a marca irá tornar pública uma atualização que será disponibilizada aos consumidores, para que assim se protejam. A AMD fez ainda ver que esta segunda variante é a mais difícil de ser explorada.
Quanto ao Meltdown, a AMD revelou que os seus processadores estão imunes, tudo graças à forma como foram desenhados e às proteções aplicadas. Depois de negar que estaria afetada, é agora a hora da AMD admitir que afinal os seus processadores também estão vulneráveis, tal como sempre se pensou.
Este artigo tem mais de um ano
A Amd não lançou nada, quem lança e a Ryzen empresa do grupo mas independente de outros socs amd! A Amd está muito acima da intel neste momento
Mas já viste que quem veio a público admitir o problema e falar da atualização foi a AMD? É sua responsabilidade assumir o problema. se é A ou B que o mete na rua, isso são pormenores. Repara que até será a Microsoft a fazer chegar o update a muitos PCs.
PEdro,
“A marca sempre o negou, mas agora veio admitir a sua presença e anunciar que em breve será lançada uma atualização”
A marca nunca negou que o Spectre, não afectava os Procs AMD, onde leste isso?
O que a marca disse é que muito provavelmente o risco de existir em processadores AMD era próximo a zero, mas que estavam a investigar!
A versão que secalhar torna possivel a existencia do Spectre é a segunda variante apenas, e não ha certezas absolutas sobre isso, eles vão lançar um patch por precaução.
Há uma diferença muito grande no que a AMD disse, e no comportamento destas falhas nos AMD, comparando com os procs Intel, por isso a AMD não pode ser colocada no mesmo saco que a Intel…que é onde a estas a colocar, e isso parece-me errado.
Mas afinal não é próximo de zero, verdade? Embora que me parece que o impacto é bem menor, pelo menos para já, como ainda a procissão vai no adro!!!
“a AMD veio finalmente a público admitir que tem efetivamente o problema nos seus processadores e que Spectre e o Meltdown são uma ameaça real.”
No contexto que se apresenta da a impressão que a AMD é passivel de ter a falha do MeltDown, isto para quem lê na diagonal e não se apercebe da parte:
“Quanto ao Meltdown, a AMD revelou que os seus processadores estão imunes…”
Isto pode efectivamente induzir em erro e levar a um fanboyismo de ambas as partes
Sim a AMD admitiu os seu problemas e os seus apenas, não tentou arranjar a desculpa que os outros também têm, nem menciona a INTEL ou ARM.
Uma grande diferença e postura que pode ser de desconfiar, mas eticamente correcta.
Quanto ao Specter nunca negou a possibilidade, mas não quer dizer que faça um update para melhorar a sua segurança, sendo possivel fazer via microcode é só boas noticias para todos os clientes da AMD, especialmente nos servidores.
Entretanto se quiserem fazer mais uma noticia, a Intel tem mais uma falha na bios recente.
Nunca negou mas também não confirmou, que é o mesmo de não ter dito nada.
Agora está claro como a água que tem problemas, admitiu-os e é isso que conta, como está descrito.
A AMD já não está acima da intel porque a nova geração 8xxx, vem colocar ambas empatadas. O que se pode verificar nos testes é que a AMD aparece um pouco melhor nos jogos e a intel é superior em aplicações de trabalho. Estão em calão – “taco a taco”.
Mas esperemos que a AMD continue o bom trabalho.
Amigo, aqui ninguém está a competir de que AMD é melhor que Intel… Cada um usa o que bem achar melhor. Gostas de um, usa lo e calas te. Tu só para dizer que AMD é melhor que Intel vieste com o fundamento de que a Ryzen é uma associada não fazendo parte totalmente da AMD. Ouve, quem manda é a AMD, quem se responsabiliza é a AMD e mais nada. Não venhas com merdas.
Esta resposta está no sítio errado.
E todo este escândalo cotinua a ter menos aparato popular do que uma bateria de iphone ou de samsung.
A AMD nao negou, a AMD disse que nos seus CPUs 1 das falhas nao existia e a outra exisitia mas como estao desenhados a probabilidade de se aproveitarem da falha seria perto de zero. Em todo o caso disseram que iriam investigar melhor e se fosse caso disso lancariam um patch. Atencao que só tenho CPUs Intel, mas nao tenho preferencias clubísticas e nao me importo num futuro de experimentar AMD.
Boas Belmiro,
+1
A AMD nem confirmou a existencia de falhas do Spectre, disse que “a probabilidade de haver”,será próxima de zero, e nesse sentido, vão lançar um patch por precaução para a segunda variante apenas.
Afinal? A Intel já tinha dito isso, a imprensa é que só vê o que quer!
Mas a AMD não tinha dito que estava imune? A Intel sabe de si e não devia estar a dizer que A ou B também está afetado.
Não a AMD apenas disse que estava imune ao Meltdown, mas nunca negou quaisquer outros problemas, tendo inclusive dito que a equipa estava a analisar, visto que sabiam que poderiam ser afetados, já vi esse vídeo à quatro/cinco dias atrás…
Não leves a mal mas a AMD nunca disse que estava imune ao Specter, possibilidade de se conseguir o ataque de uma das variantes é que era muito mais dificil de conseguir dando uma margem de segurança até lançarem um update de microcode.
A Intel não sabe de si, criar desinformação, duvida e desconfiança é uma velha tactica da Intel, leia-se que a falha do MeltDown nos servidores é massiva em termos de performance, mas não querem fazer recall.
Mas também não disse que estava exposta. Andaram a empatar para ver se o foco se virava para a Intel. Tanto é que só agora chega algo de concreto para proteger os utilizadores.
Pedro não sejas teimoso com todos, a AMD foi bem clara, concordo com o pessoal, não teve a mesma postura da Intel nem de longe.
Vai ver os vídeos que são públicos.
Intel já disponibilizou o novo microcode.
Página de Linux* Processor Microcode Data File Version: 20180108 (Latest) Date: 1/8/2018 e OS Windows.
Intel Broadwell and Haswell CPUs Experiencing Reboots After Firmware Updates
https://www.bleepingcomputer.com/news/hardware/intel-broadwell-and-haswell-cpus-experiencing-reboots-after-firmware-updates/
Estas actualizações parecem ser pouco estáveis.
Disponível nesta página tabela com o impacto de performance nos processadores Intel.
Tanta festa tantas bocas a malta que tinha intel, como se diz toma la morangos. Afinal sao todos e deixa la eles também fazerem os testes as graficas com amd vao ver se tambem ele nao esta la presente. Nas das nvidea tem de la estar tambem.
Os GPU nao tem destes problemas (nenhum GPU), os drivers esses sim (como qualquer software) ao usarem o CPU poderao ter que receber um patch. Os AMD sofrem muitíssimo menos de performance que os Intel, já várias fontes confirmaram, porque a nível de hardware funciona de outra maneira.
Até agora a Intel nao anunciou nenhum CPU de 2017-2018 com isto corrigido a nível de hardware.
Pois…agora venham cá eles falar dos que tem processadores Intel. Mas, já todos aprenderam que está poderá ser amelhor forma de incrementar vendas. Não contem comigo, que não será por isto que mudo as minhas máquinas.
Quando saiu a notícia a confirmarem que os processadores intel tinham as falhas, era só fanboys da amd a fazer festa aqui nos comentários. Que é deles agora? Fugiram? LOL
Não, são realistas e gostam de posturas corretas e idónea e não falinhas mansas e mentiras descaradas, vê bem que até nesse dia o CEO da Intel vendeu acções dele e está a ser investigado.
PS. Tenho todos os pcs Intel, mas a postura das empresas e honestidade para mim vale muito.
O que a fonte diz é que a AMD vai lançar patches para o Spectre mas não para o Meltdown.
“GPZ Variant 3 (Rogue Data Cache Load or Meltdown) is not applicable to AMD processors.
We believe AMD processors are not susceptible due to our use of privilege level protections within paging architecture and no mitigation is required.”
E li mal. Desculpem, a vossa notícia está correcta.
Estás desculpado 🙂
“Como a segunda variante do Spectre requer uma solução diferente, a marca irá tornar pública uma atualização que será disponibilizada aos consumidores, para que assim se protejam. A AMD fez ainda ver que esta segunda variante é a mais difícil de ser explorada.
Quanto ao Meltdown, a AMD revelou que os seus processadores estão imunes, tudo graças à forma como foram desenhados e às proteções aplicadas.”
E é isso que tens no texto.
Longa vida à AMD. O resto é conversa de intelianos…
temos de admitir que ate aos ryzen a amd estava muito atras, ninguem no seu perfeito juizo achas que é bom ter uma unica marca que esteja bastante superior as outras. isso nao criar competividade e aumenta os preços. eu tenho intel agora mas sempre tive amd, mas se a amd tiver uma melhor oferta quando mudar de maquina e amd que compro, eu pago e escolho o que for melhor para mim.
Basta ler este paper de 1995 ( sim , do século passado ) em que já se falava desta falha …. Enfim ..
Abc
https://pdfs.semanticscholar.org/2209/42809262c17b6631c0f6536c91aaf7756857.pdf
Ou seja, a Intel andou a brincar com o dinheiro dos consumidores.
Basicamente ignoraram o que já tinha sido descrito. Tal como a ARM
Abc
Que confusão que para aqui vai…
A AMD a 3 de Janeiro tinha admitido ser vulnerável ao Spectre (a uma variante garantidamente, à outra com reserva que ainda não tinha sido demonstrado e mesmo sendo que suponham que a arquitectura AMD tornaria impossível exploitar), e garantido não ser vulnerável ao Meltdown…
… inclusive no artigo sobre a venda das acções da Intel por parte do CEO, Brian Krzanich, eu respondi a alguém que tinha perguntado se a AMD era afectada e escrevi que o era ao Spectre mas não Meltdown, pois a informação era pública, retirada desta mesma página que vocês partilham da AMD – simplesmente actualizaram a 11 de Janeiro, a matriz de impacto é de dia 3 de Janeiro.
Quanto ao Spectre e as duas variantes e o que a AMD assumiu a 3 de Janeiro:
Bounds Check Bypass – era afectada, e a resolução era efectuada pelos fabricantes de OS, drivers, software (i.e. GPU… até o Google Chrome – versão 64, a ser lançado para o stable channel a 23 de Janeiro – tem código para prevenir o exploit desta vulnerabilidade isolando cada website a endereçamentos de memória separados, por exemplo).
Branch Target Injection – era afectada mas suponham que não seria exploitável pela forma como a arquitectura da AMD foi desenhada e pelo facto de ninguém ainda ter demonstrado os processadores AMD a serem exploited (era nesta vulnerabilidade que diziam o risco ser quase nulo, não no exploit que se conhece como “Spectre” como um todo pois são duas vulnerabilidades e não somente). É para este tipo que agora irão lançar código.
Honestamente já não volto a usar nada com coisas que têm o logotipo da AMD.
tive um Acer Aspire E1-571g e agora tenho um E1-572g. a diferença entre eles é que o primeiro tinha um i3 e tinha grafica nvidea 1GB, o segundo um i5 e grafica AMD.
o primeiro dei ao meu sobrinho e ainda funciona de boa, comprei este (e1-572g) por gostar bastante do outro que tinha, e com 2 anos só me dá problemas de grafica, estou à quase 1 ano sem poder instalar a driver da AMD, sempre que tento instalar o computador encrava e tenho de usar um ponto de restauro, nem a AMD me consegue resolver o problema, eles simplesmente deixaram de responder aos emails, estou condenado a usar a procaria da Intel HD graphics 4500, enquanto que o PC que eu dei ao meu sobrinho continua a funcionar sem problemas passados 4 anos…
honestamente AMD nunca mais, têm produtos muito atrativos, mas é tal e qual uma réplica chinesa, por fora parecem um Nissan GTR, por dentro têm o motor de um Renault Clio e quando vem a dar suporte aos produtos e resolver problemas são um papa reformas com autocolantes da Yokohama!
Uma questão que ainda ninguém colocou e qie me parece muito pertinenete: com perdas de desempenho a rondar os 30%, segundo a própria lntel, como vão ficar aqueles computadores que estão hoje nas prateleiras das Fnac e afins com processadores Celeron, Pentium e Atom, uma vez que por si só, estes processadores já são fracos?
Esquece os 30%… o de “5% a 30%” é para valores “conservadores” como forma de se precaverem face a eventualidades (i.e. serem chamados à responsabilidade caso exista constrangimentos de performance, alegam que ia até 30%). Na larguíssima maioria de utilizações nem 5% de degradação de performance haverá, quanto mais os 30%. Provavelmente utilizações mais intensivas de memória possam vir a ter maior degradação de performance mas garantidamente não serão utilizações do dia a dia para o qual esses processadores sejam os escolhidos.
Nope. Depende do tipo de aplicações que foram. Tudo o que tenha I/O elevados vai levar uma cacetada das fortes. Base de dados , etc …
O spectre ainda vai dar mais uma ajuda. Vamos ver se existe forma de ultrapassar este constrangimento.
Abc
Alias podes ver o que aconteceu a Epic :
https://www.epicgames.com/fortnite/forums/news/announcements/132642-epic-services-stability-update
Erm… ele fala em Atom e Celeron, tu vais dar exemplo de Xeon’s num application server na cloud… além de que i/o (input/output) é tudo (incluindo acesso a disco, etc), o Spectre e Meltdown diz respeito somente a cache/kernel memory…
De novo, para a utilização expectável que se dá a um processador low end, não é expectável ter impacto. Somente terá impacto perceptível em usos específicos (o exemplo que deste da Epic e o backend de fortnite é um excelente exemplo disso).
Viva a AMD eu por acaso nunca tinha tido cpu AMD nos desktop mas estes Ryzen são sem duvida excelentes e deixaram a Intel a patinar e a fazer asneira atrás de asneira com lançamentos de versões X e depois nova board porque o chipset tem que ter isto e aquilo, não, para mim já chega de Intel e da confusão que eles criam no mercado venham lá os novos Zen que então até a barraca cai, porque abanar já abanou com estes Zen, AMD estamos contigo a Intel também está que nos sabemos o Raja Koduri está com vocês por alguma razão.