Facebook: Telefone dos utilizadores acessível aos anunciantes
Desde sempre o Facebook anunciou aos seus utilizadores que os dados que estes fornecem estão protegidos e seguros, não sendo vendidos ou acedidos por terceiros em momento algum.
A verdade é que a empresa procura a todo o custo manter estes dados secretos, mas as falhas existem. Uma nova, relatada e até já corrigida, deu acesso aos números de telefone dos utilizadores a todos os que fazem publicidade no Facebook.
Muitos são os que se recusam a colocar o seu número de telefone no Facebook, por entenderem que esta informação poderá ser usada para fins não autorizados. A maior rede social do planeta sempre se defendeu com o argumento de que este elemento aumenta a segurança das contas.
A contrariar esta ideia, e até a defender os que rejeitam a partilha do número de telefone, está agora a informação de que o Facebook teve uma falha acessível e que permitia a todos os que fazem publicidade nesta rede aceder ao número de telefone dos utilizadores.
Não sendo uma falha simples de explorar, obrigava a que existisse uma lista dos endereços de email dos utilizadores cujos números de telefone se queriam obter. Depois, recorrendo à plataforma Custom Audiences, do Facebook, era possível obter esses dados, após algumas iterações.
Uma segunda vulnerabilidade foi mostrada, que permitia obter esses mesmos dados, mas de forma mais simples. Bastava o acesso a um determinado site, com código para rastrear os utilizadores e, posteriormente, esses dados estavam disponíveis.
A equipa de investigadores que descobriu a falha foi recompensada pelo Facebook com um prémio de 5 mil dólares. O Facebook corrigiu o problema em dezembro, estando este a ser preparado para ser apresentado em detalhe em maio deste ano, numa conferência de segurança.
Este é mais um caso que vem reforçar a necessidade de proteção dos dados dos utilizadores dos diferentes serviços. Com algum trabalho, e recorrendo à informação destas redes e serviços, é simples obter mais dados do que os esperados, sendo depois possível fazer muito com eles.
Este artigo tem mais de um ano
O utilizador é o produto.
É por isso que não coloco lá o meu xD
Ponham o telemóvel no Facebook e depois ao carregarem em alguns dos links de publicidade aderem a serviços de conteudos que são debitados no vosso telemóvel. Já me aconteceu. E que as operadoras dizem que não tem culpa e é difícil reverter o processo, o valor é +-4€/semana por serviço no meu caso chegou aos 40€/mês
Tu tbm não! É penso que não assinaste com a tua operadora, fornecimento a terceiros, indicaram te isso quando fizeste o contrato? Penso que não. Mas essas empresas de conteúdos têm contrato com as operadoras portuguesas. Aconselho sempre que fizerem contratos que digam logo que não querem que os seus dados sejam fornecidos a mais ninguém e façam tbm por escrito o cancelamento dos serviços de valor acrescentado SVA.. GATO ESCALDADO DE ÁGUA FRIA TEM MEDO.
o Facebook está é preocupado em bloquear utilizadores por falsas denúncias de conteúdo inapropriado. Estes estão-se nas tintas para a proteção de dados dos utilizadores. O que eles querem mesmo é vender esses dados aos seus parceiros para obter cada vez mais receitas de publicidade. Começo a equacionar fechar o meu perfil no Facebook.
Não vais fechar. Quem ameaça não faz. Dramatismos desnecessários”Ai não? Ai não?” Não!
Encerrei a minha conta no ano de 2011, não sinto falta nenhuma…
Tenho o nr de tlm associado ao facebook e messenger e praticamente só uso no tlm, e nunca tive surpresas, nem de consumo de saldo, nem chamadas indesejadas.
E tenho o mesmo nr à 19 anos.
Tenho Facebook nunca últizo a minha conta de mail ou meu telefone pessoal para rede social nem o mail privado para a utilização da rede social.