Como ter o modo Retrato num iPhone que não tem essa função
A Apple introduziu no iPhone 7 Plus uma nova funcionalidade que tem criado alguma tendência nas fotos tiradas nos iPhones. O modo Retrato.
O modo Retrato recorre às duas câmaras no iPhone 7 Plus, iPhone 8 Plus e iPhone X para criar um efeito de profundidade de campo. Mas e para os iPhones que não têm essa opção, podemos ter alternativa? Sim podemos e vamos mostrar como.
Modo Retrato
A Apple lançou há cerca de um ano o modo Retrato. Este modo recorre às duas câmaras no iPhone 7 Plus, iPhone 8 Plus e iPhone X para criar o tal efeito de profundidade de campo.
Isto permite criar uma fotografia que deixa o objeto fotografado nítido, criando um fundo esbatido apelativo.
Em baixo alguns exemplos tirados nos iPhones com suporte para este modo:
A par do efeito de profundidade com o iPhone 8 Plus ou o iPhone X, também pode adicionar efeitos de luz apelativos à sua imagem. Além disso, a câmara TrueDepth no iPhone X também lhe permite tirar uma selfie no modo Retrato.
Podemos ter o "efeito de profundidade" num outro iPhone?
Sim é possível algo "similar". O efeito de profundidade que tira proveito das lentes existentes para este objetivo não está disponível noutros iPhones a não ser "contornar" esta ação nativa e recorrer a software.
Podemos então usar aplicações de edição de imagem, um pouco como fazem todos os outros telefones que não têm uma câmara Teleobjetiva.
Existem vários, mas hoje deixamos um que é muito interessante e gratuito.
Patch: Editor Inteligente de Retratos
Se está interessado em experimentar esta nova moda de tirar fotografias com um desfoque de plano, podemos usar a app Patch para criar esse efeito de profundidade.
Esta app de edição de imagem permite ao utilizador criar efeitos de profundidade artísticos para os seus retratos. Patch usa uma rede neuronal para automaticamente desfocar as suas fotos criando um efeito similar à experiência profissional que recorre a câmaras DSLR e lentes que mecanicamente produzem esses efeitos.
Funcionalidades:
- Adicionar automaticamente efeitos de profundidade ('bokeh') às suas fotografias.
- Ferramentas para corrigir e melhorar os resultados dos efeitos aplicados pelos mecanismos da app Patch quando esta não traduz com rigor o pretendido.
- Múltiplas funcionalidades de desfoque para oferecer mais oportunidades de sucesso.
Com a introdução do tal efeito "bokeh" a importância deste novo modo artístico de fotografar exigiu que certos sites e empresas de testes de câmaras criassem uma nova "classificação" para as novas câmaras e daí nasceu o bokeh.
Obs.: Esta app é gratuita, contudo, coloca no resultado final uma pequena marca de água. Para remover a marca de água deverá pagar 2,29€
Mas o que é o bokeh?
Bokeh, palavra que provém do japonês boke ぼけ, "blur", é um termo usado na fotografia referente às áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas.
Diferentes bokehs de lentes produzem efeitos estéticos separados em fundos desfocados, os quais são frequentemente utilizados para reduzir distrações e enfatizar o assunto primário.
Leia também:
Download Patch: Smart Portrait Editor
Este artigo tem mais de um ano
Fabby é muito superior! E vc controla a intensidade do bokeh
Obrigado pela sugestão Wilian.
Também já apresentámos 🙂
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/fabby-tire-fotos-fundo-desfocado-smartphone/
Eu tenho uma solução ainda melhor, comprar uma boa DSLR e equipar-la com uma boa lente de macro ou teleobjectiva, dependendo do que querem tirar.
Sem dúvida que essa é a solução onde se conseguem os melhores resultados 🙂 além da qualidade final. Mas cada vez mais as pessoas usam o smartphone para fotografia é querem ter essa qualidade nas suas fotos. Ainda não conseguem, mas já estiveram mais longe.
Nem é preciso uma boa DSLR, basta uma boa lente com grandes aberturas de f1.8, f1.4, f1.2 ou superior 😉
Se o sensor for muito pequeno, como é o caso dos sensores dos smartphones, as grandes aberturas só permitem um fundo desfocado se o sujeito a ser fotografado estiver muito próximo da câmara.
Eu faço isso com o meu L950 sem problemas através do controlo manual do foco e manual nas definições.
Lamento, mas o L950 apenas consegue este efeito se o objecto a fotografar estiver muito próximo da lente, tal como o iDroid disse. Todas as outras instâncias de bokeh são simuladas, independentemente se este tem ou não uma dupla câmara.
@Nuno: E uma selfie estás a onde?! A metros de distância, não pois não?
Além do mais, a Nokia, ainda antes desta moda toda das camaras duplas, já tinha apps que permitiam fazer refocus após tirar a foto e desta forma fazermos o “bokeh” como quisermos.
O iPhone não tem controlo manual do focus?
Tem, podes mudar o foco… entre outras coisas, de forma manual.
Sugestão: Enlight e Enlight Photofox, melhores editores de fotografia que existem por aí! E ainda oferecem tutoriais de edição de fotografia / criação de gráficos:
https://www.enlightapp.com/blog/category/tutorials/
Excelente dica Miguel. Obrigado.
Ouvi dizer que o Google Photos iria ter esta funcionalidade em breve, ou seja deve dar para aplicar em qq foto, e tendo em conta que o efeito bokeh do Google Pixel (que só tem uma camara) é considerado dos melhores nos smartphones, podemos esperar um bom efeito de bokeh no Google Photos.
A melhor app de Bokeh que já experimentei é a : Lensa photo editor