Opera 50 RC é o primeiro browser anti mineração de Bitcoins
O Opera sempre foi um dos browsers mais inovadores do mercado e está, quase sempre, "um passo à frente" da concorrência.
Depois de se saber que existem alguns sites a aproveitar-se dos utilizadores/tráfego para mineração de bitcoins (e assim gerar receita adicional), os responsáveis por este browser incluíram uma função que permite bloquear que scripts que façam mineração de bitcoins.
O browser Opera dispensa apresentações! Apesar de não ser o mais popular no seu segmento, pertencendo esse lugar ao Chrome da Google, é sem dúvida um dos mais inovadores e funcionais, oferecendo, por exemplo, um serviço de VPN gratuito e ilimitado e uma performance invejável.
Agora, com o lançamento do Opera 50 Beta RC, os responsáveis por este projeto incluíram uma funcionalidade anti-mineração de bitcoins, que na prática bloqueia eventuais scripts detetados em páginas para esse efeito.
Além desta funcionalidade, esta versão beta traz ainda suporte para Chromecast. A funcionalidade NoCoin pode ser ativada nas definições do browser e funciona da mesma forma que os normais bloqueadores de anúncios.
Obter Opera 50 Beta RC aqui
Sobre a Bitcoin...
A base da Bitcoin assenta no sistema Peer-to-Peer (P2P). O P2P é um sistema que não prevê a existência de uma autoridade central que controle a moeda ou as transações, como acontece com as outras moedas (por exemplo, o Euro é controlado pelo Banco Central Europeu). Ao invés, a criação de moeda e as transferências baseiam-se numa rede de código aberto em protocolos cifrados que constituem a base da segurança e liberdade do Bitcoin, fazendo com que as transações sejam instantâneas entre os utilizadores.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
o Opera versão 49 está muito bom e rapido!!! actualmente é um dos melhores browsers …
sim duvida, espetacular.
Tenho de concordar, ainda tenho suspeitas sobre a VPN ilimitada deles mas tirando isso na minha opinião estão a fazer um óptimo trabalho!
Já existe a possibilidade de ter esta funcionalidade em Chrome e o Firefox à algum tempo… Basta que se instale o plugin de adblocker…
Mas sem duvida que é bom já vir integrado no browser! 🙂
Adblock uma boa treta. Adguard vale mais que esse
e dizes isso baseado em quê ?
Deve dizer isso com baseado no facto do Adguard ser um software pago e o rapaz macho como é deve ter usado um Crack e então é a coisa mais segura do mundo.
@Hugo Gomes Por vezes software pago não quer dizer nada e passar por cima do sistema de pagamento desses softwares ainda é pior do que não teres nada.
Adguard não é pago. Ou melhor, as extensões para Edge/Chrome/Opera/Firefox/etc não são pagas.
@Falconet Então nesse caso essa extensão não passa de uma blacklist tal e qual as outras extensões já existentes.
nada de novo lol
isso não e ser pioneiro lol
basicamente sobre a vpn oe vpn nenhuma mas sim proxys ,-,
o adblock integrado e super limitado
e o nocoin e basicamente mais um plagio das extenções/addons no coin já existentes que são open source e aproveitaram-se do código lol
Comentário sem sentido.
Sem sentido para quem nao percebe ou nao quer perceber. Ele tem razao. O que a Opera oferece nao é novo mas é inferior aos addons que fazem o trabalho melhor.
Mas vamos lá por parte…addons é uma coisa…um browser com essas funcionalidades nativas é outra coisa. Qual a dúvida?
não há dúvidas, ninguém inventou nada no opera!
O @Pedro Pinto tem razão e vocês têm de ter em consideração que grande parte dos utilizadores que utilizam TIC sabem mais de ferramentas Office do que desinstalar apenas um programa (por exemplo), o que os coloca vulneráveis, então um browser trazer estas opções de forma nativa é excelente, especialmente sendo os Miners uma ferramenta maliciosa corrente nos dias de hoje propagados via Pop-ups, etc…
@SenseiMS que eu saiba não é crime usar código open-source e para alem disso o Opera é gratuito então acho a afirmação “aproveitaram-se do código” totalmente inapropriada.
eu sei que não e crime nenhum usar código open-source mas opera apesar de eu gostar do browser deles a muitos anos perdeu a originalidade 🙂 deixou de ser original no momento que desistiu do motor presto para usar o motor do chromium…. ai perdeu muita credibilidade…. basta ver a cota de mercado deles 1% xD
Nem com o Google tradutor consegui perceber
Ainda não se paga impostos dizer disparates!
Opera sempre na vanguarda!
Durante anos fui um acérrimo utilizador/evangelizador do Opera, até à sua venda/morte. Depois surgiu o Vivaldi (https://vivaldi.com/), criado pelos dissidentes do antigo browser.
Confesso que já dei por esta causa dos browsers, uso vários e às vezes ao mesmo tempo, e sou feliz assim.
Eu sou das pessoas que prefere um browser simples e que vai moldando o browser com addons a medida que for necessario. O Opera pode parecer muito bonitinho e bonzinho mas eu nao confio no Opera, pois espia os utilizadores.
Fonte?
google
O Google é o pior de tudo e todos 🙂
todos espiam até prova de contrario 🙂
@Manel Assim que tu carregas no “Enter” em alguma pesquisa, botão, etc… Todos os sítios por onde “Surfas” a tua operadora é a primeira a ter acesso a essa informação dai se falar tanto em VPN hoje em dia.
Com as velocidades de hoje em dia não dá para notar mas acontece uma variedade de coisas antes de uma página ser mostrada nos navegadores. Não estou a defender que o Opera é melhor coisa do mundo, mas acho que o Google Chrome é maior “praga” a nível de confidencialidade pois para alem da Google estar sediada nos EUA (o pais onde é só necessário um mandato para ter acesso a informação por parte das autoridades competentes locais como FBI e CIA) tem uma quantidade enorme de informação de uma grande parte da população no mundo digital.
Fiquei rendido ao opera 49. Só há uma coisa que não funciona bem ou eu estou fazer alguma coisa mal. A vpn não atribui o ip do país que eu escolho. Isto pq há um site que eu só consigo utilizar se tiver ip alemão e com a vpn do opera não consigo aceder e se usar o hola já consigo.
Tem o cliente de irc integrado tambem, e já ha muito tempo… mas ninguem quer saber…
Sempre foi o browser mais seguro..
Sempre que os outros dão um passo, o Opera dá 2
Lá vai o tempo em que o Opera era um farol,
vendeu a sua alma ao mudar de engine,
aí houve uma dissidência de boa parte da equipa
e criaram o Vivaldi: https://vivaldi.com/.