PplWare Mobile

Rússia quer cortar a Internet ao mundo? Marechal inglês afirma-o

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. NCKPortugal says:

    Nada de novo! Já em 2015 se falava disso! A Rússia também depende economicamente deles logo acho pouco provável tal acção por parte deles.
    Mas essa é a minha singela opinião!

  2. Nuno says:

    Aí vem a histeria anti-russia.

  3. Hugo Gomes says:

    Tao agora que o Putin ate se da com o Donald agora iam cortar os cabos. Nada disso

  4. Vitor says:

    O Reino Unido e os USA devem ter muitos torpedos em stock…devem querer arranjar “desculpa” para os “despachar”!!Como fizeram a quando da invasão do Iraque…qualquer tipo de “escaramuça” ou guerra é bom para as respetivas economias…

  5. Gabriel says:

    Ja ha mtos anos que defendo uma invasão à Russia. Dantes com tropas a pe aproveitavam se do frio mas hoje em dia com misseis e avioes era limpinho. O mundo esta ameaçado pelos russos seja atraves sa Siria, Coreia do norte ou Venezuela

    • Belmiro says:

      Lol, andas a ver muitos filmes.

    • Nuno says:

      Meu, deixa o crack que faz mal. Diz lá, nos tempos recentes, quantos países os russos, sírios, norte coreanos ou venezuelanos invadiram, ou praticaram qualquer tipo de ingerência externa a outra nação. Vais ficar surpreso com o número.

    • Carlos Tavares says:

      Gabriel, o Profeta do fim do mundo. Limpinho, limpinho, tal como o outro

    • JacareDTR says:

      força, podes já pegar na tua g3 e seguir viagem.

    • Filipe says:

      LOL..isto que escreveu é uma piada de fundo de salão. .invadir a Rússia ?? Sabe por acaso quantos na história ja tentaram e quantos conseguiram?
      Não seja cómico, só alguem completamente alienado pode imaginar isso.
      Ainda bem que a Rússia esta bem mais forte e que existem os EUA, é que assim ha menos possibilidades de guerra

    • Yaca says:

      Pura ilusão! Até pode ser possível sou que eles também pensam nas consequências. A russo fobia no seu melhor. Gente que não pensa com a cabeça, pensam com os pés.

    • lmx says:

      Deixe ver se percebi bem…
      Você defende uma invasão, a um País como a Russia?
      Não atacam ninguém, não se metem com ninguém, e você queria ir lá, fazer o quê , roubar recursos, do maior País de longe á face da terra( só em Area habitável 7x maior que os EUA )?

      Sabe…as maiores potencias do mundo, juntamente com outras potencias regionais tentaram isso, já varias vezes, desde o império Otomano, Passando pelo Napoleónico, até ao eixo do mal(Alemanha+ Japão+ Italia+ Polonia+Tukia+Romenia, etc, etc , etc)..

      Sabe qual foi o outcome só da II Guerra Mundial?
      cerca de 75 Milhões de Pessoas mortas!!
      https://www.secondworldwarhistory.com/world-war-2-statistics.asp

      E os Soviéticos a Marchar em Berlin, e posteriormente a Marchar sobre a Koreia do Norte, em direcção ao Japão, depois de terem libertado a Asia(china/kazaquistão/Koreia do norte, etc)…até que o Imperador Japones, que não sabia o que queria dizer a palavra ‘rendição’…rendeu-se!!!

      Você queria atacar a maior/melhor Frota Nuclear do mundo, com os misseis mais avançados do mundo?
      Eles nem presariam de avançar numa guerra convencional, acabariam conosco em 2 tempos, isto tudo das salas de controlo, enquanto bebiam o café da manhã, e os seus filhos assistiam aos videos da Disney…

      Você deve ser mentecapto, só pode!
      Ainda por cima, isto supostamente vindo de um Português, a quem a Russia tanto tem ajudado no Flagelo aos Incêndios, quando todos se negam, so este ano mais de 100 mortos e mais de 200 feridos…

      puff, você envergonha o meu País…Emigre!

      • Rui says:

        Lá por haver pessoas com ideias sem fundamento não venha falsificar a História. A Rússia não se mete com ninguém? Está a gozar comigo? Pergunte em qualquer país do leste o que são os assassinos Russos?
        Se não sabe história, vou esclarecê-lo, a Rússia foi aliada de Hitler antes da IIª Guerra Mundial e durante a IIª Guerra e até 1941. Pesquise por pacto Molotov-Ribbentrop!
        Quando começou a IIª Guerra, não foi só a Alemanha que invadiu a Polónia em 1939, a Rússia combinado com a Alemanha invadiu a leste e encontraram-se a meio do país!
        https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=2m2BHAeQGxg

        • lmx says:

          Você é que está a Falsificar a Historia Rui.
          E Não a Russia não se mete com ninguém…
          Não é a Russia que esta a avir para Cima da NATO…é a Nato que está a ir para cima da Russia, você até é capaz de perceber isso, pois os Raises não se movem facilmente…correcto?

          Depois o Rui precisa de ler bastante mais sobre a II Guerra Mundial..
          1º O Pacto que houve não foi Entre a União Soviética e a Alemanha, cultive-se!
          O Acordo que houve foi de cavalheiros entre o Stalin(Que nem russo era , era Georgiano), com o Hitler, porque a Duma invalidou o acordo do ponto de vista Politico!
          Está a ver como sabe pouco?
          2º Devido ao Facto de o comunismo ser uma méritocracia, muita Gente, que nem vou falar porque você não sabe sequer de quem estou a falar, mas eram homens da Ciência( Tal como o próprio Estaline ), foram enviados para as Golags Russas, na decada de 30, devido ao mérito que adquiriram em seus avanços científicos, toraram-se por mérito poderosos. e podiam sacar o Poder ao Staline.
          3ºDevido a Situação Descrita de uma possível Ameaça Alemã,, o Staline foi obrigado a comprar tempo, esta gente foi solta e posta a trabalhar para construir tecnologia para Enfrentar a Alemanha, daí o Pacto.
          4º Sabia que a França também tinha um pacto com os Nazis?
          Sabe quanto tempo levou para a ser tomada?
          5 dias!!

          A informação Sobre a União Soviética está disponível ha muito.
          A informação sobre o pacto Francês apesar de se já falar por ai ha muito, so em 2015 ou 2016 é que foi desclassificada pelo Governo Francês.

          Mas o tema aqui não tem nada a aver com A Segunda Guerra mundial, tem ha ver com alguém que pensou o inimaginável, para qualquer pessoa sã, uma espécie de suicida, ainda por cima depois da Russia ter enviado já varias vezes ajuda para combater os Fogos…ajuda essa que Bruxelas varias vezes negou!!
          A vergonha deveria ser uma coisa de base em Qualquer cidadão..

          • daniel says:

            LMX, os Russos são pacificos, o Gullag então deve ter sido uma colónia de férias na Sibéria!
            Trabalho com vários colegas oriundos de paises que foram controlados pela antiga URSS, Polónia, Lutania, Georgia (sim aquele país qde onde era o Stalin), Bulgaria, Roménia, etc e nas conversas de cavaqueira que costumamos ter sobre politica e o antigo bloco de Leste nenhum até hoje consegue dizer algo de bom dos Russos.
            A Russia não se mete com niguém?
            Bom, é discutivél, eles não usam o mesmo metodo espalhafatoso dos EUA, são nesse aspecto mais inteligentes, pimeiro conseguiram convencer os lideres de movimentos na Asia, Africa e América do Sul que o sistema deles é que os ia salvar, usarem esses movimentos para instalar regimes fantoche, a seguir vender armas e estabelecer linhas de abastecimento e comercio previligiadas sem colocar um unico par de botas no terreno, sim foram espertos!
            Sim sem duvidas que não houve nenhuma invasão em nesses paises se bem que hoje sabe-se e é assumido que por exemplo na Guerra da Coreia e no Vietenam a maioria dos pilotos de caça dos famosos Migs eram Russos… mas isso são outras histórias!
            Já no Afeganistão… quando expeirmntram uma abordagem ao estilo Americano e lá meteram os cotos levaram nas orelhas como meninos dos Mujaidin tal e qual como os Americanos levaram no Vietnam.
            POrtanto entre Russos e Americanos, venha o diabo e escolha!
            Já em relação os cabos submarinos, não acredito muito na história, se os filhos e filhas do Oligarcas Russos sonham que o Putin lhes cortar o Facebook ou o Instagram, eles próprios fazem um golpe de estado e mudam o regime!

          • Rui says:

            Não tenho a menor dúvida Daniel!
            Não é por acaso que os países do leste da Europa pedem apoio militar constante nesses países, da NATO. Até Portugal que só tem 30 aviões de combate operacionais, participa na operação!!!
            https://en.wikipedia.org/wiki/Baltic_Air_Policing

          • lmx says:

            Os Chamados Paises de Leste, pedem ajuda, para estabelecer os seus interesses em bruxelas..
            é para lá que vai o dinheirinho que antes vinha para o sul da Europa..são espertalhões são.

            A historia é sempre a mesma, ver quem está na mó de cima, e alinharem-se com eles dizendo mal dos outros, para cair umas migalhas…esta lógica deve ter milénios já de utilização..

            E nós Portugal, ainda vamos lá para cima tentar chatear os Russos…
            É nisto que gastamos nosso dinheiro…depois não ha para salvar pessoas dos incêndios… e teem que vir para cá dezenas de militares Espanhois ajudar nos incêndios, sem a aprovação sequer as chefias militares Portuguesas…
            Porquê?
            Os Portugueses andam a tentar fazer um bonito para os estados unidos, junto há Russia..

            E por incrível que pareça os Russos…pois bem…os Russos enviam-nos Ajuda, para os incêndios…omg..é de ficar boqueaberto defacto.

        • Rui says:

          Antes de dizer disparates informe-se. Está a dizer que o petróleo vendiso à Alemanha de hitler não existiu, nem os mantimentos, nem matéria prima…… e a Rússia não invadiu a Polónia, Finlãndia……. foi o Hitler que fez tudo sozinho!
          Diz isso sem se rir?

          • Nuno says:

            Por acaso sabes que os maiores financiadores da Alemanha nazi era o banco de Inglaterra, bem como a reserva federal dos EUA? Bem como é conhecido o que a burguesia americana pensava do Hitler, que falavam dele com muita estima em muitos jornais.

          • Rui says:

            Queres que vá até ao século XXI e que te conte quem financia a Marie Le Pen (que tem como principal objectivo destruir a UE?) Não sabes quem a financia? E a Líbia de Kadafi?
            Meu caro, como se costuma dizer, em última instãncia os portugueses só se podem valer a eles próprios, porque todos os outros só nos querem lixar!

        • Nuno says:

          Lamento mas estas a distorcer a realidade. O pacto Molotov-Ribbentrop era um pacto de não agressão entre a União Soviética e a Alemanha. Esqueces-te de mencionar que os Britânicos também tinham um pacto de não agressão com a Alemanha. O mais engraçado é que o texto do pacto Molotov-Ribbentrop é conhecido e encontra-se disponível para qualquer pessoa ler. O texto do pacto de agressão entre o Reino Unido e a Alemanha ainda continua em segredo de estado. É não, não houve nenhum ataque coordenado à Polónia. Existia sim no acordo que no eventual arranjo dos territórios da Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia que declarava que manteria a sua esfera de influência para eles. Este tipo de prática é comum nos pactos de não agressão, para garantir que um não invade o outro.

          • lmx says:

            Esse pacto Molotov-Ribbentrop, era um pacto de cavalheiros, ele não foi aprovado politicamente na Duma.
            Era entre o Staline e o Hitler. não tinha vinculo legal, pelo menos na União sovietica, no entanto a lei na altura era uma coisa muito volátil, e o Staline era bastante suberano.

          • Rui says:

            Não insista nos disparates, ambos os países invadiram a Polónia, a Rússia também invadiu a Finlãndia, etc….

          • lmx says:

            A Russia não invadiu a Filnandia!
            Isso é mentira!
            A Russia Tentou invadir a finlandia porque tinha receio que fosse tomada pela Alemanha e ficava com varias Frentes para combater…
            Cultive-se primeiro antes de dizer disparates.

        • Rui says:

          O Nuno? Está a querer dizer que este vídeo é falso!?
          https://www.youtube.com/watch?v=9IFmBQS8FDc
          O exército vermelho a marchar em conjunto com o exército nazi na cidade de Brest-Litovsk!
          https://www.youtube.com/watch?v=SKo-UPB6Yo4
          https://www.youtube.com/watch?v=J0-a3JgB_Q8

        • Wishmaster says:

          Rui, está a esquecer que foi o exército russo (Exército Vermelho) que aniquilou 80% das forças militares alemãs……Não foram os aliados que salvaram a Europa, como Hollywood nos tem feito crer. O verdadeiro inimigo são os EUA com o seu imperialismo devastador e capitalismo selvagem. Os Russos são só os que conseguem fazer frente à grande potência invasora, daí que sejam uma pedra no sapato dos atrasados mentais dos Norte-Americanos. Ou melhor, para os EUA, a Rússia é um elefante no meio da sala….

          • Brasão SS says:

            @Wishmaster
            Não distorcer as coisas, nem a história meu caro, se a Alemanha nazi não tivesse que combater os aliados em várias frentes na Europa ocidental, muito provavelmente os nazis conquistariam grande parte da união soviética. Tanto o Reino Unido como os Estados Unidos enviaram quantidades industriais de armas, aviões e veículos para a União Soviética. Os alemães iam com tudo para os soviéticos, e se não existisse apoio dos imperialistas devastadores e dos capitalistas selvagens, como diz, se não fosse a ajuda desses imperialistas devastadores e capitalistas selvagens, hoje a Europa falava alemão. Inclusive uma boa parte da Rússia. Os nazis limpavam tudo o que lhe aparecia na frente, milhares e milhares de soviéticos foram chacinados pelos nazis. Sabia que na frente oriental os soviéticos perderam mais de 10 milhões de soldados, os nazis perderam pouco mais de 4 milhões. Felizmente a história foi outra e todos juntos liquidaram os nazis, os soviéticos na frente oriental e os imperialistas devastadores e capitalistas selvagens na frente ocidental. Gostava de saber porque na Alemanha Oriental não existia democracia. Um regime totalmente controlado pelos soviéticos. Já que os soviéticos eram os heróis, porque milhões de pessoas fugiram da Alemanha oriental para a ocidental? Porque muitos eram fuzilados ao tentar passar o muro de Berlim? Já na Alemanha ocidental a parte em que os imperialistas devastadores e capitalistas selvagens, estavam, permitiram uma democracia.
            E se a Europa fosse controlada pelos soviéticos? Teríamos democracia, ou teríamos um regime semelhante ao da Coreia do Norte, Venezuela, ou Cuba? Será que é capaz de me responder a esta questão?
            Onde foi buscar os 80 % das forças alemãs, aniquiladas pelo exército vermelho? Isto agora de inventar pós-verdades, ou factos alternativos, não vai fazer mudar a história, meu caro. Não leve a mal, mas tem que rever a sua História. E muito!
            Abraço.
            😉

          • lmx says:

            “Onde foi buscar os 80 % das forças alemãs, aniquiladas pelo exército vermelho?”

            Isso meu caro, é a Historia!
            Pelos vistos você não a conhece.

          • Wishmaster says:

            Caro Brasão SS,

            Se investigar um pouco, verá que de facto, os soviéticos liquidaram mais nazis do que os aliados. Como diz o “lmx” no comentário que fez depois, isto é História e está bem documentado. Crê-se até que as baixas soviéticas não correspondem à verdade, por defeito.

            E sobre a História, só lhe falo sobre a Batalha de Kursk. Se me souber dizer o que aconteceu nesta batalha, para além da batalha de Estalinegrado, sem procurar no Google ou em livros de História, então poderá dizer que conhece uma ínfima parte do enorme esforço das tropas soviéticas. Caso não conheça as referidas batalhas e não conheça as estatísticas, então aconselho vivamente a consultar fontes credíveis e verificar o número de tropas alemãs abatidas pelos soviéticos e as tropas soviéticas perdidas em batalha.

            Relembro que o Hitler encontrava-se a invadir a Grã-Bretanha na sua máxima força quando começou a fraquejar na Europa Oriental. Diz-se que foi este o grande erro dele….Por outro lado, o Hitler acreditava que não seria atacado pela U. Soviética….Daí que, a título de curiosidade, se diga que quando alguém se inclina para frente, realçando as nádegas, em posição favorável a práticas que poderão facilmente imaginar, se diga em jeito de brincadeira: “Foi assim que a Alemanha perdeu a Guerra”. Ora, acredita-se que esta expressão tenha tido origem precisamente no facto da Alemanha não contar com uma agressão russa, então, convicta de tal segurança na retaguarda, enveredou para o ocidente, já depois de dizimar e ocupar mais de metade da França, tentando invadir a Grã-Bretanha, que quando o estava a conseguir com relativa facilidade, é surpreendentemente atacada pela União Soviética.
            Os EUA, impávidos e serenos do outro lado do Atlântico, assistiam à mortandade e à desgraça, só se ressentindo com o advento do ataque a Pearl Harbour, o que ditou determinantemente a sua entrada na II Grande Guerra. Aprendi isto no 9.º ano, ou seja, há 20 anos.

            O resto, é lixo que Hollywood nos tem vendido. Propaganda, portanto.

      • Hugo Gonçalves says:

        Muito boa discrição final de “gabriel”… e boa aula de historia para quem não sabia de factos.

      • JLacerda says:

        “…a maior/melhor Frota Nuclear do mundo…”
        A sério?! Tenho muitas dúvidas quanto a isso.

      • Rui says:

        Os Russos têem a maior frota nuclear do mundo? Ogivas é verdade. Melhor? Sabe porque é que os americanos já não desenvolvem mísseis nucleares à décadas? Não me diga que acha que se renderam….. não, eles sabem que têem mísseis e bombas nucleares para destruir a terra várias vezes!!!!!!
        Meu caro, só para só para ter uma ideia de quanto os americanos estão à frente dos Russos, deixo-lhe alguns números que pode confirmar:
        – Só os americanos têem mais porta-aviões que o mundo todo junto (tem 12 e mais 2 em construção e cada um equipado com cerca de 80 aviões de combate)!!!!!!!
        – Só submarinos nucleares são 90!!!! Sabe o que são 90 submarinos muito maiores que os nossos e carregados com 16 a 28 mísseis trident, cada um com 1 a 10 ogivas nucleares? E ainda tem misseis Tomahawk!!!
        – Some-lhe mais 64 contratorpedeiros, cada um carregado com mais de 100 mísseis;
        – Aviões são cerca de 15.000 (a Rússia tem 4.400);

        Ainda acha que a Rússia, que gasta 1/10 dos americanos é que manda no mundo? Tem de repetir a disciplina de matemática!

        • lmx says:

          Rui Reveja os Seus numeros…
          Não se esqueça que a Internet hoje está acessivel a todo mundo!!
          Por quantiade de Submarinos, a Koreia do Norte é o País que tem mais, e nem a Koreia tem 90!!!!
          Seguido dos EUA, e a seguir a china, sendo a Russia a 4ª potencia por submarinos, mas ao ritmo que o rearmamento está avançar, dentro de breve ultrapassam a China.

          Esqueça os Porta Aviões, so funcionam para paises mal armados, são a primeira coisa a ser destruída, teem funcionado bem para amostrar e amedrontar Países Fracos, mas não funcionam contra Grandes potencias militares.

          Meu Caro, a Russia é o Único País do mundo com Misseis nucleares gigantescos, com capacidade para apenas 1 destruir um Pais, para ter ideia se pegar em 2 tridents juntos não teem o poder de destruição de 1 ss18 Satã, nem de perto…são mais de 211 toneladas… percebeu?

          A nível de misseis a Russia bate os EUA a brincar(Fui a Russia que inventou os Misseis…se sabe da II guerra mundial deveria saber disso?Katyusha??)
          de silo:
          A Russia bate os EUA a brincar, com o ss18 satã, rs26rubezh, rs28sarmat, e muitos outros de combustível Solido e liquido
          Moveis:
          tolpol, topolM,rs24yars, e muitos outros cada um com um perfil diferente, combustível solido/liquido, teem de tudo.
          Submarinos:
          igual, teem vários como por exemplo o RSM-54, RSM-54( Bulava), teem escolhas também de combustível solido e liquido, mas estes 2 são os mais recentes 2007,2014.

          Ainda teem as versões lançadas de Avião, com alcances menores, mas são tacticos, uns 6000km.
          E as versões terrestes tacticas destas variantes, como iskander.

          Para armamento Convencional, a Russia Possui os Kaliber(também ha kaliber’s tacticos nucleares, terrestres e navais), com alcance quase o dobro dos Tomahawk(os Tomahawk uma bosta comparativamente…leia parâmetros de uns e outros..se for capaz..)
          P-700 Granit ,P800Oniks,K-300P Bastion-P,Brhamos,BrhamosII,Raduga Kh-15,Zircon,Kh-35 Uran..

          Faça um Exercicio…
          https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_anti-ship_missiles
          Junte todos os misseis tacticos da Nato(dos 67 Paises), e depois faça o Exercicio para os Russos…
          Percebeu a diferença?

          “– Some-lhe mais 64 contratorpedeiros, cada um carregado com mais de 100 mísseis;”
          100 misseis…hehhe

          Ó Rui, é para Brincar, até o Porta Aviões Russo tem 3 vezes esse valor a bordo…um Porta Aviões Rui, isto sem contar claro com os misseis de defesa Aeria, e para equipar os Aviões.. 😀

          Quer falar de Navios Asério?
          Leia sobre a Kirov-class battlecruiser, para ficar com o beiço caído 🙂

          Há e ainda não falamos nos Comboios Nucleares…está a ser criada uma nova versão e misseis apropriados 🙂
          Tinha cá uma sorte tinha, se se metesse com os Russos 🙂

          Também ainda não falamos das estações de radar megalomanas, que cobrem a Europa até ao Norte de Africa…o quanto enganado está Rui.
          Continue a ver os seus misseis de Brincar..

          • Rui says:

            Tem aí a lista de submarinos dos EUA, por classes:
            – Los Angeles: 62
            – Ohio: 18
            – Seawolf: 3
            – Os novos Virgínia: já navegam 13 e estão encomendados 48!!!!
            – E em breve começam a construir mais 12 da nova classe Columbia.
            Todos eles são submarinos nucleares, diga-me lá então quantos submarinos têem os americanos?

            https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_submarine_classes_of_the_United_States_Navy

            Já agora a Rússia tem 39 submarinos:
            22 Kilo
            5 Akula
            8 Oscar
            4 Borei

          • daniel says:

            Há ai uma confusãozita em relação aos missies… os Katyuska não são misseis, são rockets, são é lançados a uma velocidade maior que uma salva de artilharia.
            Por acaso em relação a armamento os russos têm talvez na AK47 a maior bandeira de markting (uma afirmação um bocado capitalista para uma coisa tão comunista 🙂 )… não há conflito no mundo onde não apareça uma Kalashnikov !!!
            Medir ICBMs pelo tamanho e pelo peso, como um adolescente mede a sua masculinidade comparando-a com a dos atores da revista Gina… também não é o melhor método para qualificar uma arma de destruição maciça… pode assustar leigos, mas a mim assuta-me muito mais, a quatidade, o nivél de precisão e as kilotoneladas de potencia explosiva que cada missil pode transportar.
            Já agora como side story realcionada com a capaciade inventiva belica russa… uma vez que pareces bastante literado em aramamento soviético explicares como é que os russos criaram o missil k-13 apelidado de “Russian Sidwinder” durante a guerra da Coreia…
            Já que estás com a mão na massa expliqua lá como é que o Porta aviões Russo Admiral Kuznetsov consegue nos dias hoje fazer frente a qualquer um dos Super Carrirers Americanos e as suas frotass de suporte?? Que se saiba a Russia só tem neste momento 1 porta aviões capaz de navegar (posso estar enganado)… e julgar pelos incidentes que teve nos ultimos tempos a quando do ultimo “deployment” a dar apoio ao Assad na Siria, se fossem apertados um bocado perdiam metade dos aviões só no lançamento e na recuperação!
            Saltando para a aviação novamente, aqui é algo que pode deacambar um bocado numa conversa tipo benfiquista vs portista na véspera de derbi!
            Tal como no futebol, eu gosto da modalidade, tenho apreço por um clube mas sinto-me independete o suficiente para ver qualidades e defeitos tanto na minha equipa como no adversário e apreciar a modalidade no geral em vez de ter visão em tunel e puxar só para onde me dá jeito.
            Na avaição sinto-me á vontade minimamente para fazer o mesmo. Assim sendo aviões… de longe os americanos têm máquinas com as caracteristicas mais eficazes e têm tido a capacidade de adapta-los ás necessiades e aos conflitos onde se metem, a história prova-o.
            Pecam por vezes no exagero e quantidade de sistemas muitas vezes ultra sensiveis e que só funcionam em condições quase ideias, mas o que é certo é que até ao F35 pode-se dizer que a evolução da aeronautica militar americana tem sido deleite para quem aprecia técnologia ao mais alto nivél. O F35 para já é um desastre, pode ser que um dia venha a ser alguma coisa de jeito mas duvido. Acho que vamos continuar a ver F-15s, F-16s, F/A-18s, A-10s, e muitos outros durante muito tempo e isto para falar caças e aviões de ataque que o F-35 se propôe substituir .
            O problema é que em situações de conflito sistemas de dezenas ou centenas de milhões de dolares cheios de high-tech sensivel ao pó, areia, chuva ou nevoeiro, tranformam alguns aviões em monos caros parados e sem utilidade.
            Já os russos, fartaram-se de correr atrás do prejuizo durante a guerra fria, sempre que conseguiram ter algum tipo de vantagem sobre os americanos, rápdamente eram ultrapassados por algum piloto que desertava com o ultimo modelito da Mikioan ou da Sukoi… quando não eram abatidos ou capturados num qualquer conflito e para depois serem estudados e se revelarem as suas fraquezas.
            Há no entanto algo que na aviação se concorda, os aviões russos devido á falta de acesso a certos materiais raros, capacidade técnica muito boa dos engenheiros que sem duvida não ficam a dever nada aos americanos, porque consguiram com muito menos meios e com sombra de umas férias forçadas no Gullag desencatar alguns dos aviões estéticamente mais bonitos e letais que alguma vez foram criados!
            É dificil não pensar nas curvas de uma voluptuosa top model russa quando se vê um MIG-29 ou um SU-27 de certos angulos!
            Mas voltando ao que interessa, os russos souberam fazer aviões como a volkswagen fez carochas, eram baratos e fiaveis… o mig21 é talvez o avião mais exportado de sempre, tal como a AK47 que diparava com o cano cheio da lama, o “fishbed” como ainda é apelidado é só meter gasolina dar ao pedal e siga, basicamente o que se pretende num conflito em que o inimigo não espera 5 minutos enquanto alinhas na placa da pista o teu sistema INS, GPS, TGP e afins para poderes navegar ás escuras com teu sistem LANTRIN como quen joga na playstation até ao alvo e largares aquela GBU-12 guiada por lazer entre 3º e o 4º parafuso do painel posterior de um qualquer T-72 algures no deserto onde um cego com uma fisga no meio de uma tempstade de areia consegue imobilizar uma coluna militar inteira!

            Os sistemas de radar são talvez onde os russos mais avanço têm tido em ralação aos ameriacanos as circunstâncias da guerra fria e o vasto territorio para cobrir assim obrigaram, se não conseguiam parar os americanos no ar tinham aranjar maneira de o fazer a partir do chão, mas em 70 anos, depois de milhares de vôos do U2 e do SR-71, por cima da Russia só conseguiram deitar a baixo Gary Powers… parece-me pouco para tanta capacidade bélica, não me lembro dos russos se gabrem alguma vez de conseguirem passar por cima de Washington ou Area 51 com qualquer aeronave… os stelites não contam para esta estatisitca!
            Talvez porque nunca tiveram capcidade técnica para o fazer?
            Talvez porque sabiam que se o fizessem arriscavam-se a serem abatidos com maior probablidade do que os americanos tiveram com os aviões da CIA? Não sabemos! Isso por si só daria muitas horas de conversa!
            As estações megalomanas e os sistemas estruturados baseados em equipamentos movéis de SAMs era a unica opção viavél de cobrir o territorio sovietico, a Ruassis é um pais na maioria inóspito e inabitado, sem infraetruturas capazes de suportar contingentes militares e equipmento de grandes dimensções além da complexiade que que exigia muita gente para operar, mater e dar suporte logistico a uma base militar.
            As beterias móvies de missies e radares criadas pelos russos foram a opção óbvia e eles especializaram-se nisso com mestria. Um sistema capaz de ser transportado para zona remotas em veiculos normalmente todo terreno ou de lagartas, operado e mantido por uma duas duzias de tecnicos e operadores. Essas carecterisitcas mataram 2 coelhos com uma cajadada só, serviam para as necssidades russas e eram o sistema ideal para vender aos paises aliados, normalmente pobres e com poucas infraestrturas, bastava deslocar um punhado de militares por uns meses para dar formação a os locais e depois que se desenrascassem! Muitas vezes esses arsenais serviam mais só para meter medo aos vizinhos do que eram realmente eficazes na mãos de gente semi treinada!
            Já os americanos não tinham essa necessidade de criar sistemas SAM do mesmo género, o territorio deles é mais preenchido, a esmagadora maioria das bases estão perto de cidades, vias de comunicação, pistas de avição etc… que faz com que possam ter um sistema distribuido de protecção anti-aerea diferente, inclusivamente com sistemas mais complexos pesados e fixos.
            A necessidade de terem protecção movél AAA fez com que inventassem coisas tipo o Chaparral que nós também temos em Santa Margarida, basicamente um camião de lagartas com 4 sidewinders… um brinquedo quando comparado com o BUK SA-11 capaz até de deitar abaixo o vôo 17 da Malasya Airlines, naquele conflito onde a Russia não invadiu a Ucrânia, e que claramente um duzia de ucranianos bêbados depois de um dia montar janelas de marquise resolveram ir brincar para dentro de uma unidade TELAR e carregarm no botão errado! Azar quem lá no avião…

            Em fim russos, americanos é tudo farinha do mesmo saco!
            Não ponho as mãos no lume por nenhum deles, mas afirmar que os russos são santos e que são mais puros que vrigem maria, ou que a técnologia deles está anos luz a frente da técnologia ocidental… é puxar limities da ignorância um bocadito para o lado lá….
            Esperava um bocadinho mais de alguém que usa o simbolo do LINUX como foto de perfil… tira lá as palas do olhos e fica bem! 🙂

          • lmx says:

            Daniel,
            é um facto reconhecido por todos, os misseis Russos batem os americanos em todos os Parametros.

            Diga-me um missil em que os Americanos são bons?
            Nem nos Tomawak, ele ssão bons, os Kalibr provam-no!
            Diga-me um se for capaz.

            Dou-lhe o mesmo exercicio:
            https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_anti-ship_missiles
            compare um País, a Russia, com os 67 da Nato, e diga daí o que existe de superior.

            Para os leigosque acham que a Russia tem 39 submarinos:
            https://www.globalfirepower.com/navy-submarines.asp

            A Russia continua a ter os mais poderosos, ha 3 gerações de submarinos que assim é..
            O T72?Esta a falar mal deste tanque,mas os specialistas dão o T72m3, como talvez a melhor opção do mundo a nivel de custo beneficio, e a nivel de features/custo.

            Não queira levar um Abrams, para uma guerra com este t72…vai ser como em Kurk com a alemanha e o t34…

            Depois a ultima versão do t90 é muito boa,mas o t14, é o tanque que nenhum País vai ter nos proximos 30 anos..
            Até helicopteros e aviões a baixa altitude abate…esqueça, tankes a Russia é Rainha e senhora!
            Não fosse ela o Pais com mais tanques do mundo, de longe!Se juntar o resto do mundo a nivel de tanques, e se a Russia for buscar os que tem parados…você vai ver que mesmo assim continuam bem a frente.

            O Katyusha é aquilo que pudemos considerar como os primeiros missies, a nivel de conceito, a ser usados.
            Foram os Russos que os inventaram, depois mais tarde foi adicionado motores a estes projecteis, mas é a base de tudo.

            Nem fale na Koreia do Norte , é por causa da violação pelos Estados unidos da America do tratado de PAz da Segunda guerra Mindial que a koreiai ja sufreu o que sufreu, a quando da invaão da Korei pelos Americanos…isto aseguir ats tratados de Paz…pais muito serio de facto.

            Sabe porque é que os EUA terminaram com os SR71?
            …porque a Russia abateu 2, ésse é o motivo, primeiro criaram o mif25, que os estados unidos conseguiram copiar, depois tiveram que fazer o mig31, actualmente o avião mais rapido a face da terra.
            Foram estes os bichinhos, que fizeram o SR71 fugir.

            Sim a nivel de sistemas de radar a União sovietica sempre esteve anus luz agrente e mesmo com a perda nestes ultimos 30 anos, conitnuma bem a frente.
            Mas já na guerra da Juguslavia abateram aquilo que os Americanos chamam de Aviões stealth, f117??2 – f117
            isto ha loong time ago…

            MAs ninguém estava a culpabilizar os Americanos e adefender os Russos…
            Pura e simplesmnete intervi, purque vi demasiada loucura contra os Russos, em modo de protecção contra o Pais que mais caos tem criado nos ultimos 70 anos.

            https://www.globalfirepower.com/navy-submarines.asp

          • Rui says:

            LMX, não vale a pena leres o wikipédia à ultima da hora. A mim interessa-me o país, os americanos que se f….., Russos incluido. Agora tu defendes a Rússia como se fosse um país de virtude e de paz. Basta olhares para a AK-47 que está nas mãos de qualquer guerrilheiro por esse mundo a fora! Quem é que as vendeu?
            A Rússia é forte sem dúvida em alguns aspectos, agora não fales no sector onde os americanos dão uma tareia na Rússia. Tu por acaso sabias que os americanos têem 340 navios de guerra? Só submarinos nucleares são 90.
            Falaste do único porta-aviões Russo, sabias que todos os anos perde vários aviões a levantar voo e a aterrar?
            E já agora, sabia que a Rússia encomendou 2 Mistral à França, mas por causa da invasão do leste da Ucrãnia e anexação da Crimeia, cancelou essa vende e vendeu ao Egipto os Mistral?
            Já agora, sabe quem ganha muito dinheiro a encaminhar os coitadinhos dos refugiados para a Europa?
            Está a falar da Coreia do Norte, aquele país cumpridor? Que nem lança mísseis que podem transportar ogivas nucleares por cima do Japão? É dessa escória que está a falar?
            Olhe, já que gosta tanto da Rússia, explique-me lá como é que todos os líderes políticos da oposição na Rússia acabam todos misteriosamente assassinados?! (Boris Nemtsov, entre outros) É um mistério e peras. Gostava também que me dissesse como é que morreu um oficial Russo (Tenente-Coronel Alexander Litvinenko) que abandonou os serviços secretos Russos. Engasgou-se com o chá das 5 e engoliu sem querer polónio radioactivo!
            https://www.dn.pt/mundo/interior/as-estranhas-mortes-de-inimigos-de-putin-e-de-diplomatas-russos-5690524.html

          • lmx says:

            Rui,
            Não subverta as coisas..

            Você é que diz extremanente mal dos Russos, e trata os Americanos como uns herois, honrosos, em todos os seus comentarios você faz isso.

            Eu só intervi precisamente por isso, por causa da propaganda do bicho papão, contra a Russia.

        • Rui says:

          Chega de dizer tantos disparates. A Rússia inventou o míssil? (Não confunda com roquete). Pensava que tinha sido a Alemanha com o seu V1. Investigue!
          A Coreia do Norte tem pequenos submarinos convencionais, não são nucleares. Compara misseis disparados de submarinos com misseis disparados de silos…… claro que são maiores!
          Aconselho-o a emigrar para a Rússia, eles gostam de quem branqueie as coisas (máfia)

          • lmx says:

            Os Americanos SIM, copiaram o V1, foi por isso que eles foram a Alemanha na II Guerra mundial, isso e muitas outras coisas..não foi so o V1.

            MAs os Russos já tinham misseis até na decada de 30, você é que não conhece muito de historia.
            Sabe que na década de 30, até já aplicações que se poderão chamar hoje stealth a Russia tinha(assim como a Alemanha da decada de 40)?
            Há um avião com as primeiras aplicações Russo.
            Sabe quem ajudou os Estados unidos a desenvolver a tecnologia Stealth?
            E o Vtol?
            Sabem quem desenhou o core por exemplo do Cern?de quem é o modelo?
            E o Novo cern que vai ser criado(cern2.0)…sabe de quem é o modelo?
            Sabe porquê?

            Primeiro, leia, aprenda, mas não emprenhe pelos ouvidos, porque depois fica em modo de broadcast so a repetir propaganda, e de borla..invista nos lados da historia que desconhece, e vai ter uma grande surpresa.

          • Rui says:

            LMX, quando quiser compreender um bocado de política, comece a ler um livro muito interessante de Gustav Le Bon: A psicologia das Multidões.
            Quando acabar de o ler vai perceber que foi instrumentalizado!
            Tem muito que aprender sobre história, comece já para corrigir muitos disparates que diz em público.
            os Russo não inventaram mísseis coisa nenhuma, criaram os roquetes. Os primeiros mísseis utilizados foram os V1 contra a Inglaterra. Está provado, vá lá estudar história.
            Os cientistas alemães como deve imaginar foram todos “caçados” pelos potências que os derrotaram, Russos incluídos. Aliás os Russos foram mais longe e chegaram ao cúmulo de desmontarem fábricas inteiras e enviá-las para a Rússia!!!!
            Desculpe que lhe diga, mas é muito ignorante em factos históricos e militares. Daqui a pouco está a pedir para proporem Estaline a Santo!

          • Rui says:

            Já agora LMX. Pode dizer-me qual o avião “invisível” ao radar que a Rússia tem? Talvez em 2018 tenha já disponíveis alguns SU-57, mas até lá não tem nada.
            Como sabe, os americanos já contam à décadas com aviões praticamente indetectáveis!!!!
            Já referiu o F-117, acrescente-lhe o F-22 (que mais nenhum país tem ou terá, é proibida a sua exportação) que é rei e senhor da actualidade e vai continuar a sê-lo por mais algumas décadas! E tem ainda o problemático F-35 (que Israel já anda a testar no médio-oriente).

          • lmx says:

            O Conceito de Avião Stealth, vem pelo menos dos Anos 30.
            Os russo tiveram um , obviamente era um conceito, na decada de 30.

            Os Alemães tiveram outro, que os EUA, roubaram a quando da campanha Americana em solo Alemão, e as primeiras tentativas dos Americanos de fazer um Avião Stealth veem daí..

            Eu penso que mais tarde, Há um cientista Russo, que por inocência, uma coisa muito comun no tempo do comunismo, em relação ao capitalismo Selvagem, cria umas leis da Fisica, que são precisamente para tentar inviabilizar a visualização de ondas de radar, e o parvo publicou-o num jornal internacional de Ciência.

            E sim estas leis são atribuidas ao Fisico Russo que as inventou, e os proprios EUA confirmam(também não dá para esconder..), que ele é responsavel por pelo menos 40% de todo o trabalho sobre tecnologia stealth.

            Era a parte que os EUA precisaram para concluir o puzle, o Avião Alemão, e estas leis fizeram com que os Americanos tivessem o f117.

            Mas claro os EUA investiram muita massa nestes projectos.
            O f117 dado as suas curvas nem era pilotavel por assim dizer, e as intrucções do piloto eram depois interpretadas por uma espécie de piloto automático, que conseguia voar o Avião..

            Como producto finalizado, sim os EUA tiveram os primeiros, mas a questão, é que ninguém tentou avançar com esses estudos que não os Americanos, porque caso contrario, os Russos, ou os Alemães (Se os deixassem), teriam obviamente chegado lá primeiro, dado os Avanços tecnológicos.

            MAs cuidado Rui…os Aviões Stealth não são invisiveis, aos radares Russos.
            Os s300,s350,s400 e os futuros s500 veem os f117,f22,f35 Americanos..

            Eles são stealth contra paises tecnologicamente fracos…importa ressalvar isso.

        • Wishmaster says:

          Esqueça o armamento….as guerras já não são travadas dessa forma….Agora as guerras são económicas e digitais. De nada lhe valerá esse seu arsenal. Veja, por exemplo, a posição dos EUA face à China sendo que a China detém valores colossais de dívida norte-americana….além disso, basta deixarem de usar o dólar como divisa internacional e lá vão os EUA pelo esgoto. Como vê, nada lhe serve o armamento se depois não tem dinheiro para o alimentar……

          Mas ainda, assim, se falarmos de armamento, nada podem os EUA contra a Rússia e a China pois o poder militar destes dois países é muito superior.

          O que também chateia os EUA é o facto de cada vez mais surgirem regimes em vários países que são anti-americanos e, por conseguinte, apoiarão a China e a Rússia caso exista uma III guerra mundial. Venezuela, Coreia do Norte, Síria, etc… Aliás, as guerras que se têm travado são precisamente uma guerra entre EUA e Rússia, sendo que estão a medir forças precisamente para ver quem “converte” mais países para o seu lado.

          • Rui says:

            Daqui a umas décadas, talvez a China tenha poderio militar ao nível da Rússia e depois chegue perto dos americanos, mas ainda não é para já!!!!!!
            Os chineses que eu saiba, ainda não têem aviões indetectáveis pelo radar! Os Russos vão ter, mas ainda não têem e os americanos já os têem à décadas!
            A China apesar de ter ogivas nucleares, tem uma força semelhante à França e Reino Unido. Mas que investe rios de dinheiro no armamento, isso é verdade! Investem mais que os Russos.

          • lmx says:

            Não ha nenhum País no Mundo que vença a Russia numa Guerra Nuclear, em nenhum dos parâmetros.
            A china nunca chegará lá, porque como diz e bem é comparável a França.
            O Reino Unido neste momento está abaixo da França como potência Nuclear, mas sim estão na mesma gama.

            MAs os Chineses não são imperialistas…
            A china já pode fazer uma guerra contra os EUA no pacifico e ganha-la, mas apenas no Pacifico.
            A questão é que isso rebentaria monetariamente a China, e a china não o fará.

            O que a china está a atingir é patamares muito grandes em veículos de entrega de bombas nucleares, e em guerra convencional.

      • José Maria Oliveira Simões says:

        Boa. A URSS nunca atacaram ninguém. Grande reescrita da historia. Não dá jeito, altera-se a historia.
        Em relação aos cabos, eles não fazem menos que os USA e UK.
        https://en.wikipedia.org/wiki/ECHELON
        Aposto consigo que a URSS faz o mesmo !!! E a RC também !!!
        Por outro lado, não ofenda aqui os outros. Não é assim que se tem mais razão ! Não é bonito ! Não é o local !
        A moderação aonde está ? A moderação não devia permitir o insulto aqui !

        • Rui says:

          Nunca atacaram ninguém?
          Se tiver tempo de ler a lista de países invadidos:
          https://en.wikipedia.org/wiki/Military_occupations_by_the_Soviet_Union

          Já ouviu falar no muro de Berlim? Ou acha que nunca existiu?
          E sabe quem destruiu completamente o exército da Ucrânia no leste do país?
          Crimeia? Já ouviu falar?
          Ossétia do Sul?
          Abcásia?
          Afeganistão?
          Claro que nunca invadiram ninguém, nem é por acaso que a Kalashnikov é a arma que em maior quantidade se vê pelo mundo inteiro!!!!!
          É tudo mentira!

          • lmx says:

            O Muro e outras coisas, como a separação da, Alemanha exitiu, mas foi partida em bocados por diversas partes.

            Os EUA, ficaram com uma delas, e ainda hoje mantem a base terrestre maior, fora dos EUA na Alemanha.
            A alamanha diz-se o Pais do mundo ha mais anos sobe ocupação..

            Mas isso vai mudar com o PESCO..pelo menos espero.

          • Rui says:

            Ó LMX, está a branquear o facto de no leste da Europa as pessoas não tinham liberdade? Eram mortas se tentassem fugir para o acidente? Se quisessem comprar um carro, o comité comunista do local tinha de aprovar?
            E já agora pode dizer-me o que se passou na Revolução Húngara em 1956 e na Checoslováquia durante a Primavera de Praga em 1968? O que aconteceu aos desgraçados que se insurgiram contra o comunismo? Sabe dizer-me?

          • lmx says:

            Não Rui, O que te estou a dizer que que o Eugenics, base do Nazismo criado em 1904 pelos EUA, foram de tal forma brutais que os Negros na decada de 20/30, as mulheres eram-lhe retirados os Ovarios e os Homens os testiculos para não procriarem…eram uma raça inferior…percebeu Agora??
            Ou é preciso um desenho?

            A União Soviética foi quem precisamente lutou mais pela libertação dos negros na América(você nunca houviu falar numa coisa chamada Socialismo??Sabe o que representa??)…sabia disso?Calculo que não, porque não leu o suficiente!
            Eu não estou a branquear, estou a repor factos!!

            Leia mais, aconselho-lhe vivamente

  6. korh says:

    Isto de andar a beber garrafas de Wiskey logo de manhã dá nisto…..
    Gosto também da parte onde diz: ” insiste na continuação do desenvolvimento das forças armadas do Reino Unido assim como dos aliados”
    Agora tirem as vossas ilações…

  7. Pedro says:

    A histeria anti-Rússia atinge níveis cada vez proporções mais ridículas! Quem tem levado o mundo para guerras, invasões, bombardeamentos, intervenções em dezenas de países? Intervenções de “sucesso” como na Somália, Iraque, Líbia, Afeganistão, países que hoje são democracias de sucesso! Intervenções que levaram ao espalhar do terrorismo para níveis nunca vistos, ao aparecimento de grupos como o Daesh, à morte de milhares e milhares de civis devido a actos terroristas! O ridículo destas afirmações e o ridículo dos órgãos de comunicação social que as difundem, é confrangedor.

    • Vítor M. says:

      A questão política, por onde o Pedro está a ver, não é o que de facto interessa. O ponto de vista tecnológico, como os estratégicos cabos submarinos é que nos interessam assim como o entender da sua importância ao nível económico e social. O resto é a sua opinião que poderá estar ou não, inquinada pelo que vê nos média, até porque não sabe nada do assunto a não ser pelos média. Estamos sempre dependentes dessa informação 😉

      • Artur Santos Silva says:

        A questão politica, é de longe a mais importante! Os cabos são apenas isso…cabos…e existe imensa redundância, logo a Internet nunca iria acabar…quanto muito, a Internet ficaria mais lenta e teria de levar ajustes, serem colocados novos cabos, etc…
        E o que os russos estão a fazer é exatemente o mesmo que americanos e ingleses fazem há anos…intercetar comunicações!
        Muito mais perigoso do que alguns cabos serem cortados, é o que está a acontecer nos EUA, onde aboliram a neutralidade da Internet…se isto se espalha pelo resto do mundo, e em Portugal em particular, ficamos dependentes da Altice, NOS e Vodafone no que diz respeito a velocidades, protocolos ou mesmo com quem podemos comunicar…

        • lmx says:

          Ora ai está..
          Isso chamasse de Organismos de Inteligência, de cada País.
          EUA, França, UK, Russia, China, etc…até Espanha faz isso.

          É verdade que a Neutralidade, se alguma vez existiu, já foi pelo cano abaixo..
          Desde que nos apercebe-mos de NSAs, e afins, que sabemos que a Neutralidade terminou ha muito..
          O nosso maior problema na Europa Agora é a dependência Energética que os EUA nos querem impor…
          Por isso é que a EU, está a criar um Organismo militar, idêntico á NATO, mas Europeu, chamado de PESCO, isso, o mesmo que Portugal passou a fazer parte, desde dia 11 de Dezembro..
          acho que fomos o ultimo País a assinar os tratados, uma vergonha, mas pronto..a Nato na Europa vai acabar a longo prazo, não serve os nossos interesses, apenas os dos EUA/UK.

          • Rui says:

            A Europa vai criar um mecanismo de defesa europeu, porque a Tia Merkl ficou horrorisada com o anormal que está agora na Casa Branca! Quem pode confiar naquele homem!? Meu caro, se não percebe de estratégia militar é melhor não dar passos tão largos…… só o facto de pertencermos à NATO, permite comprarmos material militar que qualquer outro país não pode!!!! Para além da organização comum. Se não sabe eu digo-lhe que metade da nossa Marinha de Guerra e parte da Força Aérea e Exército estão sempre a patrulhar esse mundo, incluindo o Mediterrãneo. A NATO foi quem permitiu que toda a Europa fosse esmagada pela Rússia como aconteceu com a Europa de Leste. Já ouviu falar no muro de Berlim?
            Quanto a escutas….. podemos começar com o 25 de Abril que meteu por cá os comunistas no poder, que por sua vez mandaram para Moscovo 500 kg de material secreto de Portugal! Isso sim chama-se patriotismo, vigaristas de comunistas…….

          • lmx says:

            A Europa vai Criar porque a Nato, que comanda a Europa, está a ficar fora de controlo.
            A Europa já teve II Guerras mundias, se os Americanoss se querem matar que avancem eles sobre a Russia mas sozinhos..

            Não é você que diz que eles são isto e Aquilo?
            Então que deixem de ser covardes, e de se esconder atras da Europa, e se cheguem a frente , mas sozinhos, não envolvam os outros!!

            Ai é que você como eram as coisas…uma Pais que se diz o mais forte, mas que se esconde debaixo de outros 66…não deve ser o que eles apregoam..

            A Nato ainda não existia nessa altura Rui…leia coisas Sérias!
            A Uniao Sovietica veio por ai abaixo, porque nós fomos lá matar 25 milhoes de pessoas, ainda não percebeu o obvio??

            Não Rui, mais uma vez…Portugal nunca teve um Governo Comunista, NUNCA!!!
            Cultive-se, o que nós tivemos foi uma Dictadura Fascista, durante umas boas decadas..

          • Rui says:

            Portugal nunca teve comunistas no governo, ai sim: https://pt.wikipedia.org/wiki/Governos_Provis%C3%B3rios_da_Terceira_Rep%C3%BAblica_Portuguesa
            Então explique-me lá o que se passou no 25 de Novembro em que foram corridos os comunistas, incluindo o Otelo? A Reforma Agrária foi imposta por quem? E as nacionalizações? Pela direita, quer ver!? E quem mandou os arquivos secretos da PIDE para a URSS?
            https://www.dn.pt/politica/interior/historiadores-querem-arquivos-da-pide-de-novo-em-portugal-3405138.html

          • lmx says:

            Houve após o 25 de Abril movimentos de varias facções,
            Isntereses variados de fascistas de cimunistas, etc
            Mas Portugal nunca teve um Governo comunista isso é pura mentira, e uma vergonha um Português apregoar isso.

            Isso é falso!

          • Rui says:

            É falso o que inventa! Entre Abril de 74 e Novembro de 75 estiveram no poder sempre os radicais comunistas. É verdade que também lá estavam moderados, mas venha atirar areia para os olhos. Diga-me lá quem propôs a reforma agrária e as nacionalização? Não me diga que foi a direita!

          • lmx says:

            Portugal nunca teve um Governo Comunista, mas fascista teve, isto são factos!!

        • whocares says:

          Cometários destes metem medo, Artur Santos Silva. Cabos são apenas cabos? Pense melhor no que disse. Pense duas ou três vezes mais sobre isso, outra vez. Agora que pensou, explique-me como iria levantar tranquilamente o seu dinheiro, ver a sua tv, usar o seu telemóvel (…) ou até suportar o preço ascendente de petróleo e afins, caso esses cabos fossem à vida. Pense melhor no que disse. Há tantas “pequenas” coisas que afectam a nossa bolsa e que por consequência afectam países por completo, pois preços altos significa menos receitas para o país and so on… enfim!

          • Artur Santos Silva says:

            Redundância meu caro…
            Muito mal estávamos nós se dependessemos apenas de meia dúzia de cabos no mar do norte! Sabe, a Internet foi inventada para isto mesmo… Para descentralizar as comunicações, para não estar dependente de um ou dois pontos. É essa a base da Internet!

          • Rui says:

            E já agora Artur, já se perguntou porque a Rússia e a NATO tem sempre muitas frotas espalhadas pelo mundo? Onde acha que estão esses navios? Só os americanos têem 200 navios de guerra espalhados pelo mundo (de Fragata para cima, cada um carregado com mais de 100 mísseis e alguns nucleares, portanto…….

          • lmx says:

            Os Eua com mais de 1000 bases pelo mundo e para pura e simplesmente roubar recursos aos mais fracos.

      • NCKPortugal says:

        Vítor fala por ti pois dados onde me baseio não são somente os meios de comunicação.
        E provavelmente haverá neste espaço seguidores cujo conhecimento dos factos aqui descritos é bem mais lato que o teu.
        Eu por exemplo nas funções da minha profissão sei de muitas coisas que tu neste artigo não mencionaste nem sequer sabes.
        Não somos todos uns incautos que aqui passamos.
        por alguma razão ambos os continentes possuem sistemas de geolocalizacao bem como a Europa possui o seu é podes ter a certeza que não existem só para dar dados aos gadjets de hoje em dia do consumidor normal

        • Vítor M. says:

          Isso de falar é sempre fácil. Quero ver é factos. Se o sabes, conta força. Vamos lá ver essa informação então.

        • Rui says:

          Por acaso só há 3 sistemas de geolocalização, o Glonass Russo, GPS americano e Galileu europeu.
          E há 3 países com capacidade de destruição de satélites…… os americanos, os russos e os chineses…… portanto, qualquer destes 3 países conseguem lançar o mundo no caos….. sem satélites…..
          Ou então um ataque concertado a centrais eléctricas
          Têem muito por onde escolher

      • José Maria Oliveira Simões says:

        A questão politica é a mais importante. A cima de tudo, o respeito pelos outros. Pelo individuo. Por isso, temos os cabos e outras tecnologias a serem usadas no mau sentido. Para vigiar, roubar, controlar, Manipular, etc, etc. A tecnologia em si não é má. O que é mau, é o uso para o mal da tecnologia.

  8. Antonio says:

    E se os americanos cortassem os cabos? A Russia é sempre o papão (estes nem são comunistas).
    O ocidente precisa sempre de um inimigo pois nós é que somos militaristas e pensamos que temos a razão moral.
    No Reino Unido há uma noticia cada dois dias contra a Russia (so para manter as pessoas com medo e colaborantes). Tudo fabricado (ah e difundido por estes cabos).

    • Rui says:

      Então investigue o que faz e onde está presente a Sputnik e RT. Veja os artigos diários que eles publicam!

      • Antonio says:

        Nao é diferente da BBC e CNN. A nossa RTP faz copy past destas duas logo não recebemos a verdade em Portugal.

        • lmx says:

          Exactamente, só os limitados, como Rui, é que não percebe que andam a comer gato por lebre
          Propaganda Americana.

          • Rui says:

            Ao contrário de si, não vejo só uma fonte de informação, por esse motivo permite-me ver que os americanos não são santos nenhuns e não tenho problema em afirmá-lo e comprovar o que digo, mas também não tenho dúvidas em afirmar que os Russos são muito piores!!!!!! Não aprecio Sputnik nem RT, são muito limitadas!

          • lmx says:

            Limitados são, no budget,
            Mas pelo menos conseguem mostrar questões pertinentes.
            No entanto também considero que se deve variar..

            O problema é sempre a quantidade de propaganda.. e na bbc, cnn, etc tem sido demais

      • Antonio says:

        Lembra-se da palhacada de Aleppo? Nada do que no diziam nos meios de comunicacao social ocidentais (BBC, CNN, SKy, RTP) era verdade. Afinal os russos (e a RT) tinha razao. Acha que a menina estava em Aleppo?
        Rui, tem de pensar fora do que lhe dao a comer… (ja agora pertencer a Nato so teria uma vantagem para Portugal enquanto Espanha estivesse fora. Acontece que estes juntaram-se a NATO que agora e’ uma alianca agressiva nomedeadamente para os russos. Eu ja vi um parada militar americana (incluindo tanques) a 300 metros da fronteira russa. Ainda bem para nos que os Russos sao muito pacientes…

        • Rui says:

          Sim, e quando a Rússia coloca bombardeiros estratégicos (transportam armas nucleares) a sobrevoar as ZEE dos países nórdicos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Portugal, entre outros, é só para virem cumprimentar-nos não?
          Quando a Turquia abateu 1 avião Russo que invadiram território Turco em 2015 foi o quê? Já ouviu falar na Abcasia, Ossétia do Sul, e leste da Ucrânia? Imagine quem invadiu quem?

          • Antonio says:

            Epa Rui mais cego e’ quem nao quer ver. Os avioes russos nao carregam armas nucleares em tempo de guerra e estao dentro da legalidade internacional. Os americanos fazem o mesmo e os russos nao se queixam. O aviao abatido na SIRIA e nao na Turquia estava em manobras (nao deveria ter sido abatido pois nao apresentave risco para a Turquia). Vai ler Rui. Na Ossetia foi a Georgia que atacou os capacetes azuis russos! O exercito russo respondeu da mesma forma e retirou as tropas da ONU. Mostre-me um soldado russo na Ucrania! Porque ate hoje muito se disse mas ninguem o mostrou.

          • Rui says:

            Está a brincar comigo?
            Você faz ideia em que países a Rússia tem “conselheiros militares”? Até nas antigas colónias existiam militares Russos!
            Não há provas do envolvimento Russo na Ucrãnia? Pode dizer isso a crianças de 5 anos: https://en.wikipedia.org/wiki/Russian_military_intervention_in_Ukraine_(2014%E2%80%93present)
            Olhe, explique-me lá como é que morreu este Coronel Russo na Ucrãnia em 2016: https://en.wikipedia.org/wiki/Arsen_Pavlov
            Estava lá a passar férias, não?
            Ao contrário de si, não tenho problemas em atacar os americanos quando merecem ou dizer que o actual presidente é um autêntico palerma. E também ao contrário de si, todos os dias leio artigos militares sobre o que se passa no mundo.

          • Rui says:

            Olhe António, passe uma vista de olhos sobre o Fórum Português onde os militares colocam todas as operações de um lado e do outro e depois tire as suas conclusões: http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12204.0
            Você acha mesmo que os rebeldes conseguiam destruir totalmente o exército Ucraniano no leste do país sem ajuda da Rússia? É crente!!!!!!

          • lmx says:

            Os Aviões Russos patrulharam a nossa ZEE, porque tu foste-te meter com eles, lá acima Rui..ainda não viste o óbvio..

            Vê lá se a Espanha foi Estúpida para ir no Engodo?pois, por esse motivo depois não sufreram a chacota, que nos sofremos.

          • Rui says:

            Meu caro, todos os países tiveram aviões russos na sua área de influência, incluindo a Espanha.
            E já agora fica também a saber que Espanha viola o nosso espaço aéreo nas ilhas selvagens! Não é por acaso que todos os Presidentes da República passam por lá. Sabe porquê? Para afirmar que Portugal tem soberania nessas ilhas e na ZEE ao seu redor! E também não é por acaso que há sempre 4 homens a morarem lá, a Polícia Maritima e 2 vigilantes da natureza. Pagamos a essas pessoas para estarem lá permanentemente (são rendidos salvo erro a cada 2 semanas), para afirmarem que ali manda Portugal!
            Essa informação dou-lhe de borla, não aparece nas notícias. Vemos Presidentes a irem lá ver as cagarras…… na realidade vão lá visitar território português disputado também pela Espanha (não tanto as ilhas, mas o mar que se sabe ter petróleo).

          • lmx says:

            A pespanha não sufreu a humilhação, ( se é que lhe podemos chamar assim, depois do que nos fomos lá acima fazer), que nós sufremos…

            Leia mais, aconselho-o a ler sobre gibraltar e abalança de puder Inglaterra/EUA vs Espanha/Russia, com Ceuta, e os portos de Ceuta..
            Anda a ler pouco 🙂

  9. Rui says:

    Os americanos não são Santos nenhuns, é verdade. Mas prefiro mil vezes ter de lidar com eles do que com os Russos. Parece que não tiveram aulas de história na Escola, nunca ouviram falar do Muro de Berlim e o que é que acontecia quem se revoltasse contra os Comunistas (vão perguntar aos países do leste porque é que eles adoram tanto a Rússia que até pedem à NATO para os proteger e países mais fracos têem de enviar o pouco que têem para o leste, incluindo Portugal! Investiguem, está tudo no tio google!
    Para quem não sabe, a Rússia foi aliada da Alemanha de Hitler até 1941, quando o Hitler mandou-lhes com milhões de soldados para cima!!!!!! Inclusive dividiu a conquista da Polónia. A Polónia que despoletou a IIª Guerra Mundial, foi invadida a ocidente pela Alemanha e a leste pela Rússia! Mas os aliados fecharam os olhos a esse e muitos factos, porque queriam era derrotar Hitler!!!!!
    Se quiserem saber quem provoca conflitos, quem coloca informação falsa, etc, dêem diariamente uma vista de olhos neste fórum que os militares explicam, independentemente da política!
    A vida não é só programar 🙂

    http://www.forumdefesa.com

    • João Santos says:

      Finalmente alguém que percebe um pouco de história. Boa Rui.

      Os soviéticos aliados com a Alemanha de Hitler invadiram a Polónia a dizimaram a população polaca durante e depois da invasão da Polónia. Ninguem se lembra disso mas os senhores impecáveis da união soviética fizeram um pacto com os Nazis. Os Nazis se foram depois da guerra mas ficaram os soviéticos tanto ou piores que os Nazis.
      Durante a invasão alemã os soviéticos mandaram homens e crianças de 15 anos para a linha da frente para combater os alemães, muitos nem tinham armas de fogo nem munições era o que apanhavam dos mortos caídos em combate para combater os alemães…

      Décadas depois já não temos a união soviética mas temos a máfia russa !

    • Artur Santos Silva says:

      Já que sabe tanto de história, sabe quem é que financiou a máquina de guerra alemã? É que a Alemanha nos anos 20 estava completamente falida, devido à destruição e indemnizações da primeira guerra mundial…
      Se pesquisar irá ver que foram os bancos ingleses e americanos que financiaram o Hitler durante os anos 30…
      Não há melhores nem piores…os ocidentais são tão maus comos os russos ou chineses…

    • lmx says:

      A Russia não foi Aliada de NAda, Rui, não invente.
      Nem a União Sovietica tinha pacto nenhum.
      O Unico Pacto que havia era entre o Staline, Georgiano, e o Hilter.
      A Duma invalidou o acordo….você tem que ler mais..

      • Rui says:

        Mas quem é que fala na União Soviética (só nasceu depois da 2 guerra mundial)?
        Estou a dizer-lhe que a Rússia foi aliada da Alemanha até 1941, quer goste quer não goste, não venha é alterar factos históricos. Até tinham centros de concentração como os nazis….. na Sibéria!

        • lmx says:

          O Staline fes até certo ponto um pacto de não agressão, com o hitler, já lhe disse acima para ler mais..
          Se o fizer vai ver que o acordo proposto pelo Hitler foi invalidado na Duma…
          Aquilo que você chama de pacto, não passa de um Acordo entre 2 governantes,tem que ler mais, lamento.

          • Rui says:

            Pacto de não agressão, invadiu países, forneceu matérias-primas a Hitler, tudo em nome da paz, claro está!

          • lmx says:

            Sabe que os EUA e a França financiaram o Hitler?
            Não vejo nos seus comentarios nada depreciativo em relação a isso…porque são inviosadosos seus comentarios.

    • Antonio says:

      Que livro andas a ler Rui?
      O link que mandaste do motorola e’ de um cidadao russo e nao de um militar russo.
      E’ isto a prova da invasao da Ucrania pela Russia? Ainda ninguem apresentou provas.

  10. João Santos says:

    (estes nem são comunistas) ??? pois não, são mafiosos o que ainda é pior. A máfia russa tomou o poder e mantém o Putin no poder. Enquanto houver vodka, corrupção e mulheres a coisa vai andando.
    Vejo que por aqui há muitos pró russos ! deviam ir fazer uma visita ao país que tanto adoram talvez mudem de ideias bem rapidinho. Feliz Natal !

  11. daniel says:

    LMX, não dava para responder no comentário, mas fica aqui a minha resposta:
    A minha resposta é baseada em factos se são subejamente conhecidos e confirmados por varias fontes diferentes.
    A wikipédia é gira para alguns detalhes mas para sustentar uma argumentação se A é melhor em relação B deixa um pouco a desejar como capacidade argumentativa.
    Misseis anti navio, ou cruzeiro, não estou a vontade para debater porque não é muito a minha praia.
    Em rrelação a Ar-Ar pelos que sei a taxa de successo dos misseis dos EUA foi muito superior em combate direto. Por exemplo os Norte Vitnamitas tiveram a sua dose de vitórias com os MIG21 mas quando o AIM 7 Sparrow entrou em serviço e deu mais espaço de manobra aos F-4 phantom os migs eram abatidos que nem tordos. E em guerra aerea os EUA tirando a zona de Hanoi, tomaram conta do céu!
    São sobejamente conhecidas as tácticas desenvolvidas para contrariar os sistemas integrados de defesa nas famosas missões SEAD (Supression of Enemy Air Defences) com os famosos F-4 Phantom “Wild Weasel” que serviam de engodo a para desplotar os radares e atrás deles vinham outros aviões com missies anti radiação que localizavão as estações de radar e as destruiam mesmo depois de serem desligados. Os Vietnamitas com a ajuada dos Russos aprenderam a usar os EWR )Early Warnig Radar em conjunto com os sistemas de intercepção, mas a certa altura debatiam-se com o dielema. O EWS detecta a muito longa distância o intruso, será um wild wheasel ou um strike package? Damos ordem ás baterias para ligar os radare e tentar abater o hipotetico grupo de ataque ou deixamos que o grupo entre, entre linhas defensivas faça estragos e só activamos a defesas quando já é tarde demais? Ligamos os radares todos e os sensores dos misseis anti radiação vão paracer uma arvore de natal a com ªblimpsª em todas as direcções e vai ser tiro ao boneco prós americanos ?
    Resultado, ás vezes ter uma rede de radares potente sem ter um força aerea a altura coloca quem tem de tomar decisões numa situação delicada! O resultado foi embora com muitas perdas do lado americano, conseguiram ganhar a guerra aerea mas entrtanto perder a guerra no tabuleiro politico, mas isso já é outra historia.
    Voltanos aos misseis… Os russos têm de longe uma maior variedade de missies ao seu dispor por tipo de aeronve além terem algo que não conheço nos misseis de fabrico americano que é a capacidade the terem instalado sistemas mistos de busca onde misturam sistemas activos com passivos.. em teoria um mig 29 por exemplo poderia lançar um missil R-27ET em modo passivo a longa distãncia seguindo o alvo com o radar modo identico ao TWS (Track While Scan) sem que faça disparar o RWR (Radar Warning Receiver) de uma aeronave ocidental, de que foi feito um lançamento, sendo que o missil ao entrar na sua zona de deteção propria (modo pitbull) na proximidade da vitima dá-lhe quase 0 hipoteses de escapar… Têm havido nos ultimos 30 anos vários conflitos onde aviões de fabrico russo poderiam ter usado essa arma, não conheço casos em que o tenham feito com successo contra aviões americanos. Tem havido entretanto uns conflitos em africa onde se sabe que as 2 fações beligerantes usaram mig 29 ou su 27 em combates aereos, curiosamente pilotados por ex pliotos russos contratados como mercenários de ambos os lados,há umas histórias de combates entre salvo erro dois SU 27, pelo qu se diz foi um autentico festival aereo de missies disprados e falhados… se foi por falta de qualidade dos misseis, pericia dos pilotos e ou capaciadade das máquinas… é dificil vir a saber.
    Já por exemplo o missil amreiacano AIM-120 que se tornou no padrão de intercepção ocidental Ar-Ar onde Portugal dispõe salvo erro da versão B ou C (não conisgo confirmar), há algo que se pode saber além dos parametros da wikipedia, que são os do fabricante e são dados em condições ideais. Esse missil têm uma taxa de eficácia muito boa, para não falar no AIM-9 Sidwinder nas sua mais variadas versões que, não tendo confirmado, porque tou a falar ou pouco de cor baseado em muita literatura sem ser a wikipédia, desde a Coreia, Vietnam, Golfp 91, Golfo 2003, Balcãs anos 90 e mais recentemente na Siria é secalhar o missil com mais abates confirmados, posso estar engando, mas não devo estar muito longe da verdade.

    Em ralação o tanque T72… bom o iraque tinha T-72… acho que não sobrou nenhum… é verdade que eram uma versão mais antiga, mas o Abrams usado em 91 também era… aliás o que deu cabo da espinha dorsal do execito iraquiano equipado com equipamento russo, além de afinal não serem tão bons operadores dos equipmentos como seria de esperar foi o F-16 e o A-10 e os missil AGM-65 Maverick. Mesmo com uma taxa real de secesso revista em baixa num relatório do pentágono desclassificado a poucos anos esse missil sózinho ganhou a guerra terrestre. Não se conheçe armadura nem a do T-90 capaz de resistir no limite à versão K de um maverick.

    Chegando ao A-10, esse sim um verdadeiro cavalo de batalha que provou vezes e vezes sem conta o seu valor. Há montes de relatos e até videos no youtube de forças terrestres encurraladas a serem salvas por uma rajada do GAU-8. Ai os russos têm o equivalente Su 25T na ultima versão, que embora do ponto de vista de armamento tenha equivalencia ao A-10 e até possa fazer SEAD com módulo Fantasmagória falta-lhe na minha opinião o principal queo A-10C têm um TGP (Targeting Pod) que permite orbitar “on station” por tempo indefinido com suporte de tankers, fazer análise do campo de batalha, fazer JTAC para outras aeronaves ou forças terrestres, direccionar tiro com laser ou ser direcionado por por JTAC em terra, drone ou outro avião com sistema comaptivél. Esta vertente faz com que até dentro dos EUA seja altamente polémico que as chefias o queiram substituir pelo F35.

    Sim, se Russia fosse buscar os tanques parados sem duvidas que seria a maior parada de sucata da história!
    No Entroncamento onde vivo, ainda existe o quartel do Batalhão Sapadores de Caminho de Ferro em exposição um vagão de artilharia de campo da 1º Guerra Mundial… se conseguir construir uma linha da caminho de ferro até ao topo de uma encosta e madar aquele monte de ferro por ali abaixa de certeza que quem tiver o azar de se cruzar com aquilo aleija-se!
    Devo recordar que depois da queda da união soviética se houve coisa que sofreu foi o exrcito russo, duvido que algum dos tanques parados a mais de 20 anos a apanhar neve e calor alguma vez volte a andar… até porque o mais certo é metade das peças terem sido roubadas e vendida para sucata ou no mercado negro para algum pais de terceiro mundo.

    Em ralação a Koreia do Norte… bom o que me lembro de ter estudado em historia foi que o norte invadiu o sul…se na sede do partido comunista ensinam outra versão não sei.. e nem nunca fui a festa do Avante, quanto mais entrar na sede do partido…

    Desconheço por completo que algum SR-71 tenha sido abatido, já procurei am vários sitios em não consigo encontar info, se puder postar ai um link sobre oassunto agradecia.
    O que se sabe, mais uma vez de várias fontes diferentes é que os Russos tentaram não centenas mas milhares de vezes abate-lo, o Mig 31 e o Mig 25 tinham esse objectivo como principal razão de exisitencia, havia esquadrões dedidacados para tentar apanhar um SR-71 ou U2.
    Que se saiba falharam sempre.

    F117… ah essa sim a razão pela qual provavélmente o F117 ter sido retirado será o facto de ter sido um abatido pelos servios… curiosamente os russos que tinham todos os seu projectos em banho maria em relação ao sealth de repente aparecem com T50 PAK agora rebatizado de SU 57. Até os chinocas derepente apareceram com projectos identicos, parace que tinham as fuselagens guardadas a espera que lhes caisse um bocadinho daqueles paineis nas mãos para poder fazer algo parecido.
    Há algo que provavelmente vai chocar muita gente, se ainda não se cansaram de ler, é que não existe sealth nenhum!
    Pois é verdade, o que existe na realidade é o chamado ” low radar cross section” ou seja um objecto pode ser construido com um aspecto ou e materiais que reduzem a eco de radar ao de um objecto mais pequeno que o que é na realidade e isso baralha o softawre de aquisição dos sistemas de radar. Um avião pode ter um eco semlhante a uma ave de grande dimenções, mas os software dos radares é programdo para não trancar alvos com assinutaras que possam ser ruido, objectos que não são aviões, tais como aves ou bandos aves por exemplo… mas depois aparece um objecto com o eco de uma ave… e agora? Mas não há aviões inivisiveis ao radar.
    Voltando aos radares, realmente os russos anos 70 atingiram o pináculo em termo de tecnologia de radar, com sistemas muito bons, americanos perceberam isso e sabiam que em caso de um conflito directo convencional com a USSR, um dos pontos criticos era a famosa “Folda Gap” uma das rotas óbvias por onde os russos iriam fazer entrar os tanques para uma invasão terrestre. O A-10 e o helcopetro Apache foram construidos de proposito para operar nesse terrno naquilo que se chama CAS (Close Air Support), o problema do CAS é que para fazer uma entrega eficaz de armamanto de precisão nos anos 70 é preciso ficar muito perto do alvo. Os russo não eram parvos, criaram sistamas móveis de um unico veiculo altamente móveis tais como o Shilka ZSU 23, Osa (SA-8), o TOR (SA-15) ou Tonguska (SA-19), entre outros. Estes veiculos podiam ser metidos numa coluna militar e dar cobertura AAA, os americanos então pensaram fora da caixa e criaram algo que dificilmente era detectado e trancado pelos sistemas de tiro da altura, tirar de cena as ameaça AAA e dar espaçao ao Apache e ao A-10 para trabalhar. Assim nasceu o F117. A parte gira é que foi graças a um paper de um matematico ou fisico russo que trabalhou as equações de Maxwel num novo conjunto equaçãoes que explicavam a capacidade reflectiva de radar de formas geometricas… o aspecto tosco do F117 é porque nos anos 70 a capacidade computacional era limitada ao ponto de limitar o design a forma á mais simples geometria que os computadores na altura conseguima mastigar em termos de dados e capaciade de processamento… o triângulo!
    O que os servios fizeram com a ajuda dos russos foi por metodo de tentativa erro e por desleixo dos americanos que seguiram a mesma rota durante varios dias para bombardear um zona, o que deu oportunidade para isolar o eco do radar do F117 do resto do ruido de fundo e das interefencias de jamming. O misisl provavelmente nem foi disparado com “hard lock”, mas numa epécie de versão “mad dog” como por exemplo o AIM-7 Sparow pode ser disparado em que o missil é disparado em “override” numa direção sem “hard lock” de radar, mas com o radar própripo activo e que faz “lock” na primeira coisa que detecta a sua frente. Esse modo em comabate AR-AR é perigoso porque num “fur ball” é possivel abater-se um avião aliado uma vez que os misseis não têm capaciade IFF “Identify Friendly or Fowe”.
    O abate do F117 foi um misto de inteligencia., persistência e sorte. Como side note, sabias que hoje em dia o tipo que disparou o missil é grande amigo do piloto do F117 abatido ao ponto de já se terem encontado?

    Mais uma vez não é a uma questão de quantidade é a qualidade. tanto do equipmento como de quem o opera, aliás, acho que inclusivamente tem mais a ver com a qualidade e nivel proeficiencia dos operadores que as caracterisitcas do equipamento.
    Em guerra convensional não duvido que os americanos têm vantagem, porque têm os meios e a logostica por trás capaz de suportar um conflito durante longos periodos tempo. O que eles não têm é a motiviação, ai um grupo de insurgentes mal treinados e mal equipados, mas muito motivados conseguem fazer muitos estragos.
    O soldado americano voluntaria-se para um conflito porque é pago, e duranteum periodo de tempo leva uma ensaboaldela que é o melhor do mundo, quando as balas começam a voar por cima da cabeça parecem meninas a chorar. Viagei muitos anos entre o Bahrein e Frankfurt, o gorveno american devia ter uma avença qualquer com a Luftahansa porque muitas vezes os aviões iam cheios de GIs que terminavam o deployment na base naval em Manama.
    Percebia-se nitamente no olhar deles quem tinha visto acção e quem era de retaguarda! Quem viu a morte de perto tinha um olhar vazio e profundo, calados, não sorriam não participavam nas garoticies dos colegas, etc…
    Os otros pareciam que tinham chegado do campo de férias… yep War is Hell
    Felizmente até agora nunca tivemos de perceber quem tinha ou tem o melhor arsenal… senão secalhar não estavamos cá hoje!

    • lmx says:

      A guerra da Koreia…

      A guerra d a koreia devia dar direito a colocar os Americanos no Tribunal internacional de crimes de guerra.Ele foi criado para os colocar lá pelos crimes do Japão, mas o que els fizeram aos Koreanos ainda foi pior…

      Os Norte Koreanos não tinham tecnologia d eponta tinham os Resticios da IIGuerra mundial que os Sovieticos lá tinham deixado, a melhor tecnologia voltou aos paises de origem.
      Quando os Sovieticos se dirigiam Koreia abaixo, para entrar pelo Japão a Dentro..Os Japoneses perceberam que não tinham recursos para Lutar 3 guerras…
      Uma a regional onde estavam involvidos ha mais de 10 anos, uma contra os EUA, e outra contra a União Sovietica, que tinha saida a grande vitoriosa da II guerra mundial.

      Quando o Imperador Japonês se rendeu, o Staline de Imediato Aceitou os Termos de rendição e recuperou as ilhas Kuril, de acordo com a lei internacional, as mesmas deveriam ser retornadas a união sovietica apos a I guerra mundial, mas o Japão nunca tinha cumprido.
      Esse foi o Acordo para os Sovieticos Ajudarem os EUA no Pacifico.
      Nessa altura ficou muito armamente convencional na Koreia do norte, mas o melhor foi devolvido aos Paises de Origiem.

      Percebo a ideia dos Apanhes Americanos, mas a Russia tem on mi28 Night Hunter e os ka52, e agora os KA52 katran, e ainda os tanques voadores Mi24, e os mais recentes Mi35, não vá por aí, no que toca a helicopteros…não se esqueça que são Russos que estão na Origem da invenção do Helicoptero…leia mais sobre a historiados Helicópteros sobre o Sykorsky e sobre os Russos, e vai perceber rapidamente..

      Há um piloto Alemão que voa f16 e mig29, e ele, diz que , sem o capacete com o sistema de mira do mig29, talvez com um erro de estratégia, possa ser abatido por aviões Americanos, mas….como capacete com sistema de mira ele diz simplemente…”SOU Imbativel”
      É o único cenário real de testes de pilotos que voram dos 2 lados e conhecem bem os 2 sistemas.

      Mais o Vympel R-73, é muito superior ao AIM-9M, por exemplo.
      Estamos aqui a falar de um missil antigo!Nem queira saber o que será um Vympel R74, ou ainda um R74M(ainda em fase de testes)
      No caso anterior a Alemanha tem o r73.

      há 1 SR71 dado como certo, e um que os EUa não querem confirmar e nem falam no assunto, mas os serviços Russos falam em 2, e a verdade que o retirar desse magnifico avião dos ares coincide coma data que os Russos referem terem abatido o segundo..

      Fala-se por ai em 2 f117, os EUA ainda não confirmaram nenhum acho eu.

      Está outra vez a misturar cucata iraquina e falta de trinamento com tecnologia… não tem nada a ver, não pode compararo Incomparavel..

      Pode ver videos sobre a Siria e os tanques Russos repelem os antitankes americanos.
      Mas a versão que eu lhe falei é superior aos t72,t72m1,t72m2, eu falheilhe do t72 m3 3 gerações á frente do que os Iraquianos tinham, e recebeu tudo o que a nova versão to t90SM recebeu, motores inclusivé , uma panoplia de sensores e radares novos, e o canhão do t90.

      É uma máquina brutal, foi muito engrandecido também a nivel de defesa, so lhe falta a ultima inovação em sistemas de aniquilação de antitankes, mas compens com a junção de outras 2, eu penso que tem a ultima versão de defesa Arena.
      É um tanque completamente digitalizado…eu acho que anda a ver filmes historicos sobre material Russo, do inicio dos anos 70…
      MAs aqui poderia-lhe falar no novo t90, ou no t14 e arrumava logo o assunto desde inicio.
      Tanks é outra coisa que a Russia é imparável, a Historia prova-o…já houviu falar de Kurk?

      A maioria dos Soldados Americanos não se voluntaria, em primeiro lugar porque é PAGO, em segundo lugar, porque é imposto…caso contrario és repatriado para o teu País de Origem…é leia sobre o assunto.

      Os Soldados Amerianos são meninas ao pé, das forças de Elite Russas reconhecidas como as mais perigosas..
      Mas eu vou mais Longe, proponha aos EUA invadir por terra a koreia do Norte…com os Seus 250 mil tropas de Elite… a maior força militar d eElite no mundo…percebeu?
      O trump pensou que ha e tal…mas correu mal, e agora estão a passar vergonha!
      Porque se não atacam são reconhecidos como cobardes, se atacam, levam com 4 milhões d esoldados em Cima, o que até pode ser manejavel…mas depois levam com 250 mil tropas d eElite…ás quais a America não pode responder…

      Por isso é que andam as voltas a ver se dá pelo ar para aniquilar muita coisa, porque por terra …é para esquecer..

      A mesma coisa para a Russia, a Nato não tem hipotse de vencer uma guerra lá.
      Os Mesmos testes foram feitos na China, a Nato não consegue vencer uma guerra contra a China.

  12. Wishmaster says:

    @Rui

    Os chineses que eu saiba, ainda não têem aviões indetectáveis pelo radar! Os Russos vão ter, mas ainda não têem e os americanos já os têem à décadas!

    Ó Rui, dizes cada coisa…então lá podes saber se têm aviões indetectáveis pelo radar? É precisamente esse o objectivo desse equipamento. Logo, não podes garantir se têm ou não têm. Não será muito inteligente alertar e informar os países inimigos que se tem uma nova tecnologia, certo? Caso exista conhecimento por parte do país inimigo, tal deve-se a espionagem ou fuga de informação que acontece pelas mais variadas razões… (corrupção, vingança, etc…).

    E quanto a saberes o que a China tem, não podes falar. Nem os EUA sabem o que eles têm, quanto mais tu… Caso desconheças, a China tem intrigado e irritado os EUA por causa de uma base secreta e subterrânea. Presume-se que têm dezenas dessas bases, que também são centros de investigação… Os EUA já detectaram algumas e elas são tão fortemente guardadas que ainda discutem o que se faz lá…Só se sabe (com recurso a imagens de satélite) que saem de lá submarinos. O que levam e trazem, ninguém sabe.

    • Wishmaster says:

      Correcção: Não é “têem”, mas “têm”.

      • Rui says:

        Ó LMX, não te desgraces.
        Um avião só é considerado melhor do que outro quando existir para além do papel e dos protótipos!
        Como é que sabes que o SU-57 vai ser melhor que o F-22(já voa à 20 anos)? Esse sim é o adversário do SU-57, ambos de superioridade aérea. O F-35 é um multifunções que vai substituir por exemplo o F-16.
        Quanto ao facto de os EUA ainda utilizarem os velhinhos F-15 para superioridade áerea, não tem nada a ver com o facto do F-22 ser fraco, tem apenas que ver com a quantidade reduzida de F-22 produzidos que não chegou aos 200! E o F-22 é tão fraco que os americanos nem sequer o vendem aos “irmãos” israelitas!
        O F-22 também é tão fraco que os americanos pensaram em reactivar a linha de produção muitos anos depois de ter encerrado!!!!!
        https://www.flightglobal.com/news/articles/us-lawmakers-want-cost-data-for-building-194-more-f-424404/
        Se queriam construir mais F-22 quer dizer que o avião é um desastre, certo?
        Entretanto desistiram de reabrir a linha de montagem e já estão a preparar o próximo avião de 6ª geração, enquanto as outras potências resolvem os problemas dos seus novíssimos aviões (que ainda não voam) e que são de 5ª geração!!!!! Isso mostra o atraso tecnológico dos americanos!!!!!!
        Para além disso os americanos apostam e muito em UAV e UCAV. São uns aviõeszitos autónomos que podem voar umas dezenas de horas consecutivas!!!!! Uns Predator, Reaper, Global Hawk, entre outros. Tudo brinquedos de gente rica!!!!!
        Entretanto, lá para 2025-2030, quando as potências Chinesas e Russas tiverem alguns aviões de 5ª geração em quantidade, os americanos vão introduzir os seus aviões de 6ª geração……. só porque podem.
        E com isto termino que não pretendo convertê-lo, apenas que olhe a realidade com uma visão bem mais ampla!
        E repare que os americanos até têem muitos problemas por resolver….. se me falasse dos Zunwalt ou os Combat Ship Litoral……
        Ou nos aparentes problemas do F-35 (todos os aparelhos novos têem muitos problemas, que só com tempo é que são resolvidos)…….

    • Rui says:

      Que eu saiba, só os americanos produzem aviões de 5ª geração….. à décadas.
      Os Russos vão também ter o seu primeiro avião em 2018, se tudo correr bem…..
      O F-22 começou a voar em 1997 e foi introduzido em 2005…… não são décadas que se diz?

    • lmx says:

      O f22 até é um bom Avião em Features, mas falta-lhe o necesario parauma guerra aserio, por isso é que os EUA não despensa os f15 e tem continuado amelhora-los..

      Por cada hora de voo,um f22 passa 22 a 24 no chão a fazer manutenção…em caso de guerra é uma catástrofe!
      Precisaria de 24 aviões para ter sempre 1 no Ar, esqueça!!
      Isto numa guerra a serio não dá..mas dá para fazer ataques cirúrgicos contra Países pobres , isso já dá!

      Atenção, os Russos teem versões Stealth, mas o Coating criado para o Efeito é carissomos, quando digo carissomo, é mais do que a 6 potencia económica do mundo pode pagar para esquadras em serie..

      como aviões normais de 5 geração a Russia está a criar o seu primeiro Avião…mas que máquina!É considerado de longe melhor que o f35 , em muitos parametros melhor que o f22, noutros mantém igual, noutros cae um pouco.
      Mas no geral é melhor avião de longe…claroque também é muito mais recente.

      A china também está a acabar testes com o seu avião de 5ª geração..

      MAs contra a Russia esqueça o Stealth, eles detectam o f22 e f35 na mesma , esqueça isso..
      Estas tecnologias funcionam contra paises fracos sem tecnologias de ponta…países como Russia, e China sabem lidar com isso muito bem.

  13. daniel says:

    Sobre a Guerra da Coreia, se foi Jaquim ou Manel, poderiamos estar aqui anos a discutir mas quem se lixou foi o povo das 2 Coreias, que ainda hoje ainda tem familias separadas só porque o puto badocha e a familia dele teimam em isolar o pais… eu nunca ouvi falar de alguém desertar da Coreia do Sul para a Coreia do Norte… já o contrário, não deve ser só saudades da familia que fazem com que alguém se arrisque a ser morto por tentar atrevessar a DMZ, mas se souberes de alguém tque tenha tentado ir de sula para norte, porque estava farto de viver em liberdade coloca ai a fonte da noticia.

    Por falar em fontes… eu tenho visto aqui muitos cometários teus em relação a IT em que demonstras ter conhecimentos muito acima da média, portanto parto do principio que és técnico / engenheiro informático ou no minimo alguém que estuda a fundo essa disciplina. Dito isto, espanta-me que uma pessoa letrada numa area técnológica em se tem de ser preciso e acertivo faça uma argumentação subjectiva e vaga, quando se refere a eventos ou acontecimentos. Eu sei que pode parecer uma mistura estranha, não consigo perceber como é que alguém por exmeplo usa argumentação sem provas ou fontes, só porque se oviu dizer, diz -me por exemplo onde posso encontar informação sobre o abate de um black bird SR-71, sem ter de ir bater a porta da embaixada russa em Lisboa, nem é por teimosia é mesmo por curiosidade.
    Eu sou aficionado da aeronautica militar, ao ponto de ter meu próprio simulador de vôo e ter passado muitas horas a investigar para construi-lo e melhora-lo, o que me levou a fazer muita investigação falar com muita gente, ouvir muitas histórias em primeira mão de muita gente que esteve em teatros de operações, etc, etc…
    O facto de ter sempre trabalhado e ainda trabalhar em electrotécnia tanto como técnico como licenciado deu-me objectividade suficiente para sempre que argumeto algo o tentar suportar com algo mais substancial do que um “ahh ouvi dizer” e se tiver que argumentar sem ter material de suporte, é bom que tenha algo mais que a wikipédia para atirar como arguemto para cima da mesa.
    Em relação a armamento militar, lembra-te sempre de uma coisa que é válida tanto para russos, americanos, britanicos, franceses, israelitas, etc…
    O que vês na wikipédia e nas páginas dos fabricantes em relação a caracterisiticas de armamento são valores retirados de ensaios em condições de teste, simulação em laboratório e parametros calculados de engenharia no papel. Na realidade tens de reduzir para metade ou ás vezes para menos o que lá está escrito.
    Em relação a um missil balistico, não discuto muto porque o ponto lançamento é fixo e o alvo normalmente é fixo, portanto a ciência e engenharia resolvem o problema facilmente dependo unicamente a eficacia da arma, da sua qualidade de construção, manutenção e da capacidade operacional de que quem a opera… além da aleatoriedade de hipotéticas avarias durante um lançamanto que acontece muito mais vezes que se possa pensar com equipmento militar… e isto é igual para todos, sem excepção.
    Em relação armas transportadas ou lançadas em movimento, como por exemplo no caso dos misseis a história pia muito fininho para todos os lados. Quando vez na wikipedia que por exemplo um R-73 por exemplo tem um alcance de 20km, esse valor é o operacional, ou seja, se for lançado a uma determinada altitude e velociadade inicial da plataforma lançadora (avião), não implica directamente que consiga atingir sempre um alvo a 20 Km.
    Se dois aviões voarem “head to head” e mesma altitude e a 20km o sensor do R-73 num do aviões trancar o alvo, lançar e o alvo não desviar a trajectoria em manobras evasivas ou aplicar contramedidas o “pk” (probability of Kill) do missil é muito elevada, mas assim nunca pode ser considerada de 100%. Se o avião atacado fazer uma manobra evasiva, por exemplo 90º em relação a trajectoria do missil disparado nas mesmas condições de lançamento o pk começa a diminuir porque o missil tem de gastar mais energia para fazer uma trajatoria maior e curvilinea para chegar ao alvo. Se na manobra evasiva o avião também descer ou subir, largar contramedidas, etc… tudo isso contribui para reduzir o pk do lançamento.
    Mas basta por exemplo as condições inicias de lançamento serem deiferentes por exemplo, o avião lançador estar num plano mais baixo que o alvo para o alcance do missil se reduzir rasticamente, e ao contrário se tiveres num plano superior ao alvo consegues mais energia cinetica porque o missil vai “cair” para o alvo optinizando a fase de queima do lançamento. O cenário e condições iniciais de um combate é que na maioria das vezes definem o vencedor do confronto. A tecnologia pode dar-te vantagens nalguns aspectos, mas no fim resume-se à capacidade do piloto em avaliar o cenario e tomar decisões, nada mais!
    O mais caricato é que embora hoje em dia existam muitas armas capazes de serem lançadas para lá do alcance visual BVR (Beyond Visual Range) tanto do lado NATO como do lado russo, existem muitas restrições a sua ultização, pelo menos no lado NATO, em que as ROE, Rules Of Engagement dizem claramente que em condições normais um alvo deve ser visualmente identificado antes de se dipararar contra ele, de modo a evitar abates acidentais de aviões aliados ou civis, excepto se se estiver em situação de guerra total ou com ordens expressas superiores!

    Um qualquer operador de armas, seja um piloto caça, bombardeiro, Almirante num navio de guerra, etc… é que são as pedras fundamentias num conflito, a técnologia dá-lhes uma vantgem aparente, mas essa vantagem só se torna real se souberem tirar partido das suas potencialidades e conhecer as suas fraquezas além da sua perceção espacial (Situation Awareness).
    O soldado que vive mais um dia para lutar amanhã é aquele que não se atira para um combate de cabeça só porque tem uma arma xpto, o soldado qu vive para lutar mais um dia é aqule que tem capacidade de escolher a sua batalha em função do que tem nas mãos e das condições inicias de confrontação, depois avaliar o cenario de confronto. Eu posso ter o melhor veiculo militar do mundo, mas se me encontar numa posição de desvantgem tática todo o pontencial bélico é passado para segundo plano.

    Sobre os F117, para acreditar que foram abatidos outros, não chega alguem dizer que “acha que”, posta ai um link nem que seja da wikipedia ou da agencia de noticias Itar-Tass. Tmabem tenho curiosidade em confrontar alguns conhecidos americanos que fazem e fizeram parte da USAF com essa revelação.

    Também gostava de ver os tanques da Siria a repelirem missieis anti tanque, há links da notica ou videos? Não consigo encontar! Eu sei que as protecções activas dos ultimos modelos do T90, têm feito coçar a cabeça a muita gente no Pentagno, mas só quendo vir imagens the um TOW, Maverick ou Helfire a fazer ricochete num desses tanques e ver um um russo a sair da escotilha a rir-se com um garrafa de vodka na mão e a mostar o rabo para as a cameras é que me convencem… até lá… ahhh olha, não, espera olha ai um T90 a kevar com um TOW na Siria! Clica no link em baixo!

    https://www.youtube.com/watch?v=2rfyeR-YaJw

    O Adboulah que saiu a correr de lá dentro não me parece que tenha sido por causa de uma diarreia repentina e foi a correr buscar um imodium rapid à farmacia da esquina!
    Ups… afinal parece que a armadura frontal do T90 não é assim taõoooo boa!

    Os ameriacanos não se voluntariam e são obrigados? Está aqui um dos links dos gabinetes recrutamento voluntário:
    http://www.goarmy.com/locate-a-recruiter.html
    Não percebi a parte de ser repatriado para o país de origem se não se alistem no exercito. Estás a falar de cidadãos emigrantes residentes nos EUA?
    Se tiverem legais, têm os mesmos direitos dos que lá naceram em relação as forças armadas, o que há e muito bem na minha opinão é que um individuo imigrante se for apanhado a fazer merda. é condenado e expluso!
    Se fizessem isso em Portugal não se perdia nada!

    “Os Soldados Amerianos são meninas ao pé, das forças de Elite Russas reconhecidas como as mais perigosas..”
    Sim até certo ponto, se tivermos a comparar um militar com treino basico acabado de chegar a um teatro de operações com uma força especial tipo Spetsnaz…
    É o memso que comparares num soldado pronto que faz serviço de guarita do quartel com um graduado dos fuzileiros, comandos ou paraquedistas? Qual é que querias ter ao teu lado numa escramuça? O puto que mal sabe destinguir tapa chamas da coronha da G3 ou tipo que desmonta e monta uma metralahora de olhos vendados? Eu sei bem quem queira ter ao meu lado!

    A Coreia do Norte tem 250mil topras de elite?? Não sei, nunca os contei…
    O que sei é que eles têm tendencia para fugir… vá-se lá saber porquê? Talvez consigas explicar a razão?
    O link está aqui em baixo, será mentira?
    https://www.youtube.com/watch?v=y65LdmfVk7M

    Embora como já disse, seja bastante aficionado da técnologia militar, espero nunca ter de vir a saber se as projeções de derrota da NATO / Americanos ou vitória estão correctas ou não, espero que as simulações sejam suficientes para os dissuadir de ambos os lados!
    Mas uma coisa é certa, se a vitória fosse tão certa e esmagadora do lado russo com tanto poderio, não percebo porque nunca tentaram por a prova esse vantagem!
    Não se gasta biliões para se preparar para ganhar uma guerra e depois encosta-se as armas só porque sim… provavelmente eles também têm um buraquinho a fundo das costas como os outros! Quem tem cú , tem medo! já diziam os antigos! E vai na volta também não acreditam que são assim tãoooo infaliveis!

    Nota:
    Eu não fui a tropa, mas passei muito tempo em quarteis e em contacto com militares por outras razões que não interessam para aqui.
    As minhas opniões são só isso opiniões, basedas no que vi, ouvi e li. As conclusões tiro-as eu e não a wikipeidia ou o manual uma corrente ideológica. A informação que vemos na internet, na radio e nos jornais vem na maioria das vezes enviesada e não deve ser tida em consideração a letra. Convem sempre procurar várias fontes diferentes e confronta-las.
    Especialemtne no que diz respeito a armamento, muita da informção é colocada para fazer peito ao adversário e tem de ser analisada com muito cuidado.
    As considerações que tenho feito a respeito de armamento aereo são baseada em muitas horas de leitura de livros, manuais desclassficados e informação recolhida de quem as usou tanto em treino como em combate.

    Há 2 simualadores vôo muito giros para quem quer ter um lamiré do que é na realidade operar sistemas de armas complexos , um é o Falcon BMS, baseada no F-16, que tem tido contributo de muitos ex pilotos e pessoal de mautenção que fornece informação sobre sistemas e armamento que está desclassificada e validaram os varios modelos de simulação. O ultimo modelo de vôo é inclusivamente baseada em informação recolhida pela NASA. Este simuldador é grátis!
    https://www.bmsforum.org/forum/content.php

    O outro simulador que actualemnte uso é o Digital Combat Simulator, mais conhecido por DCS, este é capaz de te despertar mais curiosidade, uma vez que além de ser desnvolvido por uma empresa russa (Eagle Dynamcis) tem na vesão grátis o cenario da Guerra de Georgia (aquela que em que a Russia nem usou bombas de fragmentação conta populações civis, e antes de contradizere deizer que é mentira, deixa-me diser-te que tenho um colega de trabalho Georgiano que vive em Gori, e além da casa dele ter sido atingida por bomblets de uma RBK-250 em perdeu um vizinho e amigo de infância nesse bombardeamento)
    Voltando ao simulador, podes usar o SU-25 de borla, se quieseres abrir os cordões a bolsa e patrocinar os teus camaradas podes comprar o modulo Flaming Cliffs 3 que trás o Mig 29, Su27, Su 33… e o F-15…. podemos fazer uns dog fights online para tira teimas! 😀

    São aquilo que muita gente chamaria de meros jogos de computador, e podem ser vistos como tal, longe se poder afirmar como já me perguntram se me sentasse num F-16, ou A-10, os modelos que mais uso nesses simuladores se os era capaz de pilotar e usar em combate… respodo sempre, sim e não. Sim porque o acto de pilotar um avião não é dificil depois de se aprender aulguns conceitos, sim porque os sistemas e processos estão hoje em dia replicados com uma qualidade e minucia que permitem absorver com bastante aproximação â realidade partes sigificativas processo que é pilotar um avião e oeprar alguns dos sistemas e reagiar a alguns acontecimentos.
    Não porque muita coisa continua classificada e ou não pode ser replicada por essa rezão ou porque há instrução e practica que não se aprende em simulador, mas em muitas horas de estudo e aluas com quem sabe… mas sim, os conhecimentos de aviaão geral que adquiri nos ultimos 25 anos de “brincar aos aviões no computador” serviram para poder estar a vontade a pilotar um Beechcraft Duchess no ano passado durante umas férias na Austrália em que depois do piloto nos levar a passear por cima de Sydney me passou os comandos, durante quase meia hora foi o meu navegador e eu levei o avião de volta ao aeroporto de partida… portanto sim brincar aos jogos de aviões dá para desenrascar a coisa num avião pequenino! 😀

    Fica bem, e vê lá se arranjas os links e as fontes de informação que te pedi!

    • lmx says:

      Não, tem que ler mais sobre a Koreia.
      A koreia assenta numa religião Budista isolacionista, é um povo com mais de 5 mil anos de historia, e sempre foram isolados…é cultural/Religioso.
      Não tem nada aver com o Poder Politico.
      A kereia foi tramada, porque era suposto a guerra acabar eos Americanos assinaram os tratados de PAz, mas não os respeitaram e invadiram metade da Koreia, percebe porque é que a Koreia ficou separada?

      Os Sovieticos regressaram a casa e a koreia, ficou sozinha, toda agente pensou que a Guerra tinha acabado, eo Japão perdido, e perdeu, os EUA é que invadiram a Koreia..Obviamente a Resistência lutou contra, teria acontecido o mesmo em Portugal, se metade do País fosse tomado, por uma força exterior..
      Os EUA devem sair da parte Sul da Koreia, para que se possa iniciar processos de negociação e algum dia voltarem outra vez a serem um País Unido.
      Só que os EUA não querem perder a influencia no Pacifico…então é mau.
      A parte norte koreana, obviamente luta com o que tem para tentar retirar os Americanos da Koreia.

      é um Povo muito nobre, e na Koreia não existe comunismo, existe é Socialismo de Juke…você tem que ler muito sobre a koreia para perceber a filosofia da vida daquele povo…não é facil para um Ocidental.
      Mas digo-lhe já, coisas que você nem imagina.
      A koreia tem 3 partidos, um deles é Religioso, budista, o Outro é o dos trabalhadores( O que tem maior representação), a koreia também tem um Primeiro Minitro, e um governo eleito a cada 5 Anos.
      Eu penso que as pessoas elejem os “deputados”, e estes depois elejem o presidente, mas psso estar enganado, é a ultima parte do “puzzle ” que me falta 🙂
      Sei que o povo elege os deputados, se assim lhe pudemos chamar.
      Na koreia não são permitidas empresas porque as empresas escravizam o povo, só se a empresa pertencer…ao povo, onde todos são sócios(é assim que as empresas funcionam lá a maioria).
      Na koreia, ha a Realização pessoal, mas a colectiva é de valor acrescentado, então eles se tiverem que decidir, apoiam o valor colectivo, em prejuizo da causa pessoal.
      O Kim é uma especie de presidente da Republica, mas com puderes muito alargados, e entende-se dado o conflito com os EUA, e só por isso é que pode ser percebido por um Ocidental..

      Não vê muoitos Koreanos fora da Koreia, em primeiro lgar porque osPaíses ocidentais alinham-se com os EUA e veda-lhe os vistos, para eles sairem do País, além disso, é uma falta de respeito para com os outros, uns puderem sair , e outros ficarem, ha desigualdade(Socialimos de Juche).

      Pode ler mais sobre o Socialismo Koreano, mas não lhe chame Comunismo. 🙂
      Comunismo tinham os sovieticos, era uma outra forma bastante diferente de Socialismo.
      Os Koreanos teem a sua versão adaptadas ao Budismo, etc
      Pode ler mais sobre( Embora o wikipedia, seja em muitos casos uma fonte de desinformação ) :
      https://en.wikipedia.org/wiki/Juche

      • daniel says:

        Confesso que conhe;o muito pouco sobre a Coreia do Norte e tudo que referes sobre as origens, religiao, nobreza do povo etc… não questiono, até porque os povos daquela região do mundo são todos conhecidos por na generalidade serem amistosos… embora ao longo da história haja episódios de grandes atrocidades cometidas, na generalidade quem visita esses paises costuma vir encantado com a cultura e educação dessas gentes.
        Posto isto, e voltado a Coreira, se o problema é de origem religiosa, étnica ou ideleológica e depois foi a proveitada por outros paises para interesse próprio? Concordo, mas nada que não tenha acontecido noutras paragens, o que choca o ocidente é o facto de um regime controlado por um punhado de pessoas esmagar por completo um povo e reduzi-lo á insignificância. Se é motivo, para alguém externo lá ir ajudar a libertarem-se? É discutivél!
        Alvaro Cunhal apreciou muito o apoio do Kremlin para ajudar a derrubar o regime em Portugal… porque não gostariam os Norte Coreanos que algúem os ajudasse a libertarem-se de um regime opressor?
        O que me faz mais confusão ainda é simpatizantes da doutrina socialista/comunista continuarem a assobiar pro lado quando confrontados com o que se passa na Coreia do Norte!
        Se os americanos atingem um civil acidentalmente numa das suas guerras com insteresses expansionistas e económicos, cai o carmo e a trindade. Um regime que oprime, tortura, fuzila e manipula a mente de um povo inteiro assente num conceito ideológico de controlo e governo não se passa nada e é perfeitamente normal! Pá não consigo perceber!
        Eu não tenho nada contra o comunismo/socialismo é um modo diferente de ver o mundo, faz falta ás sociedades pluralismo de ideias, eu pessoalmente achando não haver nenhum sistema ideal o melhor que se pode arranjar é um misto de ideas e conceitos que se pode ir buscar a todas as ideologias da direita à esquerda!
        Agora, como ser humano que partilha o planeta com o resto da humanidade, o que não aceito é que se trate um povo da maneira miserável como o regime Peyongynag.

        O que posso deprender das explicações dadas em cima na tua resposta é que provavélmente é o o resto do mundo que está errado, e a Coreia que está certa.
        Parto do principio que já visitaste a Coreia do Norte muitas vezes, entras e sais com muita facilidade. Quw te movimentas no pais com avontade, vais onde queres e fazes o que queres e falas com quem queres lá., um tipo cheio de sorte e único concerteza!
        Em vez de citar a wikipedia, deixo-te aqui uns links e gostava de ter um comentário teu a cada um deles:

        O José Luis Peixoto… diz que já foi a Coreia do Norte, seclahar mentiu e foi a outro lado:
        https://www.dn.pt/lusa/interior/o-caminho-imperfeito-novo-livro-de-jose-luis-peixoto-chega-as-bancas-em-setembro-8626071.html
        Fonte: Diario de Noticias

        Esta moça conseguiu sair lá, ou então não é uma agente da Coreia do Sul a soldo dos Americanos:
        http://media.rtp.pt/buzz/viral/jovem-coreana-faz-relato-arrepiante-de-como-e-viver-na-coreia-do-norte_1201
        Fica aqui umas delarações, mas secalhar é mentira!
        “Só há um canal de televisão, não há internet, não somos livres de ver, dizer, usar ou pensar o que queremos. A Coreia do Norte é o único país do mundo em que as pessoas são executadas por fazerem chamadas não autorizadas para o estrangeiro.”
        “No dia em que fugimos da Coreia do Norte, vi a minha mãe ser violada. O alvo era eu, eu tinha 13 anos. (…) Cerca de 70% das mulheres e raparigas norte-coreanas são vítimas na China, às vezes vendem-nas por 200 dólares.”
        Fonte: RTP (Canal de televisão Estatal português num país governado por uma coligação de esquerda onde se inclui partidos da mesma familia politica de Coreia do Norte)

        Este tipo morreu porque secalhar era a hora dele?
        https://www.publico.pt/2017/06/19/mundo/noticia/morreu-estudante-americano-libertado-pela-coreia-do-norte-1776231
        Fonte: Jornal Publico

        Volto a repetir esta, um desgraçado que estava farto de viver bem na Coreia do Norte e que quiz fugir a todo ocusto para a ditadura do Sul.
        https://www.youtube.com/watch?v=y65LdmfVk7M
        Fonte: Ok esta dou-te de borla… é o Youtube que está ao memso nivel da wikipedia, mas uma imagem vale por mil palavras!

        Da mesma maneira que não me vou converter, também não quero converter ninguém a nada, simplesmente gostava de perceber quem apioa incondicionalmente algo, se consegue dar algo mais palpavél como argumentação. Daí tentar dar argumentações o mais ricas em factos possivél para serem sujeitas a contraditório!

        Continuo entretanto a espera também de um artigo, um link, um livro, um relatório, o que quer que seja sobre oo tal “suposto” abate do SR-71 pelos russos e dos outros “tais” abates dos F117, é que tenho mesmo curiosidade de perceber os detalhes dos eventos.

        Também gostava de ver o teu comentário em relação a vulnerabilade da armadura frontal do T90 a um TOW
        https://www.youtube.com/watch?v=2rfyeR-YaJw

        Se tiveres tempo, da-me a tua opinião sobre o que se está a passar na Ucrânia e o que se passou na Georgia. Onde pelos vistos essas nações arrogantes tiveram a petulância de agredir a Santa Mãe Russia!

        Fica bem e não leias só a wikipédia! 🙂

        • lmx says:

          A koreia era Um Pais Isolado do mundo, sempre foi.

          Mas a Koreia internamente tinha lutas de puder entre eles, A capital da Koreia mudava com alguma Frequência consoante essas confusões internas, normalmente havia 3 locais que voltavam a ser capital de x em x tempo..
          Por volta de 1900, os Koreanos pensaram que um País apaziguador, poderia ajudar a restablecer a calma internamente…
          pois é…foi quando eles começaram a sentir o que é ser escravos..Os Japoneses não levaram consultadoria apaziguadora..foram um Regime opressor durnate decadas e decadas..
          Isso terminou com a união sovietica a libertar a Koreia, em 1945.(já foi falado acima..).

          Com a Invaoa Americana( Violação dos tratados de Paz da Segunda Guerra Mundial…asinados inclusivé pelos Americanos no Pacifico ), a Koreia ficou em guerra outra vez..aquele povo passou o inferno.
          A parte Sul não conseguiu se libertar dos opressores, a parte norte precisamente porque tinham ficado resticios da armamento da II Gueerra mundial, lutaram forte, e conseguiram travar os americanos a meio do País.
          Depois veio a guerra de 1950, onde os Estados unidos lançaram tudo o que era bombas proibidas sobre a Koreia do Norte…diz a historia que ninguém conseguia ver um Edificio de pé.
          Os Koreanos não se renderam, os EUA começaram a usar armas Quimicas, matavam aos milhões, os Koreanos não desistiram, começaram a aprender a viver debaixo do chão e a comer terra, por causa dos quimicos das armas que os matavam em massa.
          MAs eles aguentaram a guerra, e lutaram em Força, e conseguiram obrigar os EUA , a Um Armisticio, não sei se ainda em 1950 ou em 1953.
          Ou seja para todos os Efeitos os Koreanos continuam em Guerra com os EUA desde 1945, porque não houve ainda tratados de Paz assinados…nem vai haver, porque os EUA não saem de lá!!

          A experiencia de Guerra que os Koreanos usaram contra os EUA, depois fui muito util no Vietname, quando os Americanos foram para lá matar, pilhar em massa, os Koreanos ensinaram o Vietnam a viver debaixo do Chão,e a fazer guerra de Guerrilha…ai os EUA perderam a Guerra.

          Mas a koreia ainda está dividida.
          A kestão das dinastias actuais..tem a ver que o Avõ do Kim foi o Grande Koreano, que orchestrou e lutou pela defesa da Koreia e travou os Americanos…por isso ele é uma Especie de Deus para eles..

          A koreia tem um regime rigido, no que toca a Regras, porque eles sabem que algures sempre pode haver um mentalmente mais Fraco que cede , e pode deitar a sua luta por terra..por iso é que existe um regime rigido na Koreia.

          Socialismo de Juche…Eles não são escrevizados pelo Regime..eles são o Regime. 🙂
          Eles passaram muita fome na Década de 90, os Países alinhados com os EUA não os deixam fazer trocas comerciais, e claro sem dinheiro as pessoas morrem, não é uma falha deles…somos nós que os matamos á fome…não sei se consegue perceber isso?
          Os EUA pensavam que matando os Koreanos a fome, era um motivo para o Koreano se render ou revoltar contra outros Koreanos…Mas Socialismo de Juche mais uma vez…A Importancia do Colectivo está acima dos Interesses pessoais, então contra aquilo que o capitalismo Selvagem achava que iria acontecer…Os Koreanos do Norte Continuam superUnidos!
          Apesar da propaganda, e tudos os Esforços,aquele povo mantém-se unido!

          Sabia que os Policias não andam armados na Rua?
          Só os Militares é que teem permissão para usar arma.Quando alguém comete um crime, os Policias que andam desarmados vão ter com ele, e prendem-no.É uma culture muito diferente da nossa você não vai conseguir entender.São um povo amigo uns dos outros, lá no regime budista deles, e pronto.

          Ha algumas pessoas que tem curiosidade de conhecer outros locais, que não é comun no Koreano, mas existem sim.
          Alguns fogem via china , ou via Koreia do Sul..e muitos vendem-se a mafias chinesas, depois sofrem turturas que nem lembra ao Diabo…mas por isso não pode culpar os Koreanos..culpe sim os Chineses.
          Mas não se esqueça, também há gente a fugir da Koreia do sul, para o Norte…ha pois é…é igual dos 2 lados, se forem apanhados são mortos, ou na melhor das hipótses presos.

          A única coisa que eles querem…o País de Volta o os EUA fora da Koreia.
          Para isso teem desenvolvido um Programa Nuclear para fazer frente de vez aos EUA.
          Estão agora num impasse, mas a vida deles teem sido só impasses nos últimos 70 Anos..

          Actualmente foram impostos ainda mais sancções sobre a Koreia do Norte, e muita gente acredita que vão começar a morrer, outra vez, muita gente…mas é isso que nós queremos.

          • daniel says:

            Ok, então diz-me um coisa, tu vives em Portugal ou na Coreia?
            Gostavas de viver um regime socialista de juche?
            Concordo quando se diz que os americanos gostam de meter o nariz onde não são chamados, mas com razão ou não eles continuam a cobrar a factura de terem de ter vindo em auxilio de um europa que preferiu entrar em guera invés de cooperar.
            Hoje 70 anos depois parece que não se aprendeu a lição e em vez de contiuar a profundar a cooperação os paises da europa cada vez mais estã ode costas voltadas, os americanos só têm tirado partido disso.
            Sinceramente eu não me deito nem acordo a pensar no que se passa na coreia do norte, até porque as noticias que chegam de lá são suficientes para deixar uma pssoa desiludida com a raça humana.
            Confesso que ainda bem que há pucas pessoas a penasr que é normal que aceite que um punhado de pesoas que diz que todas são o regime, metralhe alguém que quer atravessar uma fronteira, persiga internamente todas as pessoas do país e as trate como escravos… mas pronoto cada um acredita no que quer. Mais não se conheçe é ninguém que esteja farto de viver na Coreia do Sul de tal modo que como as duas Coreias não unem fuja de Sul para Norte… já o contrário há milhares de relatos, testemuhas e até imagens desses acontecimentos… não te fez pensar porque será?
            As vezes tenho a curisodade mórbida de entrar dentro da cabeça de pessoas que pensam como tu, para ver oqeu se passa lá dentro!

            Parto do pricipio que o teu grande sonho um dia será fugir do opressor ocidente e juntares-te ao glorioso grande lider na luta pelo socialismo juche contra os opressores invasores!
            Mas olha, vai ser dificil de o fazeres atrás de um computador, vais ter de sair do cubiculo da empresa capitalista opressora que te explora e te dá um misero ordenado em troca, ou do quarto da casa dos papás que se calhar ainda te pagam as contas… vais ter de meter ao caminho pedir um visa ou asilo politico à Coreia do Norte, depois manda noticias… se conseguires!
            É que achar o que é bom para os outros no conforto do nosso sofá é como pimenta no cú dos outros, sabe sempre a refresco, mas isso já é apanagio de umas certas tendencias ideológicas do façam o que eu digo, não façam o que eu faço!

            Só como nota de rodapé, antes que me acusarem de porco capitalista adorador do Trump, eu ontém quase que aplaudi de pé o resultado da votação da ONU contra os EUA, pode não ter força vinculativa, mas que foi uma chapada bem dada na tromba do Trump. lá isso foi! Além de achar o Trump uma das maiorea anormalidades como gente a face da terra! Isto , sò para que não fiques a pensar que alinho com tudo o que vem do lado de lá do Altantico.

            Entretanto continuo à espera do teu contraditório em relação aos links que postei e agumentação que pedi sobre os outros assuntos. Ou será que só respondes ao que te interessa?

            Se for para continuares a dar conversa sobre a grande nação da Coreia do Norte, esquece, de certeza que 99,9% que lê neste espaço está-se a marimbar se os Norte Coreanos adoram levar na corneta do grande lider ou não!
            Nas discussões que tenho visto pora aqui ao longo dos anos a malta gosta mais de discutir factos… pelo menos eu acho muito mais interssante que teorias e ideologias!

            Já agora, uma vez que entretanto já fugimos ao tema, continuo a achar que a opinão de um marchal inglês provavelmente depois de malhar uns whiskeys que os russos querem cortar a net ao mundo… mehhh continuo a achar que não! Ia ser chato as filhas dos oligarcas russos depois contiurem a actualizar os perfis do facebook e do instagram… o Putin ia ter chatices bem grandes a aturar um bando de teenagers futeis enraivecidas à porta do Kremlin, não havia T90 que resistisse a isso! 😀

            Fca bem, e manda cumprimentos meus ao Kim e ao Putin, através do camarada Jerónimo se o vires! 🙂

          • lmx says:

            Daniel,
            Não Daniel Não vivo na Koreia,

            Mas Gosto muito de Historia, e para perceber um conflito é preciso mergulhar nas mentes, na Cultura desses Países, e ler dos 2 lados, o que as pessoas teem a dizer..

            Tentar estar o mais Perto possível dos momentos em que se desenvolvem acontecimentos, para os Perceber..

            Nunca poderia apoiar a opressão que o mundo tem feito á Koreia, até porque acredito na Liberdade e na paz como unico motor de establidade!
            Depois , considero-me uma pessoa educada e de valores, como tal, nunca , nem em sonhos eu poderia apoiar um País que tem morto milhões, so para ter controlo sobre o Pacifico(EUA).

            “Gostavas de viver um regime socialista de juche?”
            Não sei, eu não conheço mesmo de perto, a natureza religiosa bisudsta deste País, nem a nivel cultural, é uma diferença tremenda..

            Para ter ideia , veja que o Ocidente achou que matando-os á fome, eles se iriam revoltar e destruir o Norte possiblitanto aos EUA avançar norte a dentro…mas veja que assim não aconteceu…

            você tem teria que se abstrair muito dos interesses á sua volta, para conseguir avaliar a necessidade da rigidez desses povos, quer do Norte quer do Sul..
            Não são um Punhado são mais de 25 milhões de pessoas..

            Mas se tivesse acontecido em Portugal(E quase aconteceu…os EUA quiseram-nos Roubar os Açores..), muito provavelmente, o nosso País seria muito mais rígido, e menos tolerante a prevaricadores que prejudicariam o País..é natural.
            Dessa forma não fique tão admirado porque ha pessoas presas ou mortas, a tentar violar as seguranças, quer do Norte , quer do sul, isso é uma consequencia.

            Há imensas pessoas a tentar fugir para o Norte, e o contrario, do Norte para o sul…
            O que você vê nas TVs do Murdoch, é propaganda contra o norte, e por isso não consegue ter uma visão claro sobre a realidade.. 🙂

            Não tentes entrar na mente das pessoas que postam uma Opinião contraria ao que te venderam, em vez de gastares energia com isso, tenta perceber os Conflitos Reais, que são debatidos…esquece a pessoa, essa parte não é relevante , ou não deveria ser para ti.

            Na Koreia, as casas são Grátis, casa pessoa quando Nasce tem DIREITO a uma casa , a trabalho, saude, transportes, etc para puder ter uma vida normal…eu não considero isto mau, muito pelo contrario, uma considero politica sã!!
            Lê um pouco sobre os Turistas que visitam a Koreia, o que eles falam da Koreia, mas abstrai-te dos Jornais do Murdoch, ai so vais encontrar lixo, sem nenhum interesse.

            Quanto aos Artigos, posso responder em relação ao ataque com missil antitanque, os restantes artigos de propaganda, é como lhe digo, não perco tempo com esse tipo de coisas, estou vacinado contra a “programação de massas populacionais”, já li demasiado sobre o objectivo e métodos usados nos mesmos para obter fins, e detecto-os ao longe já..

            Mas falando do Video:
            https://www.youtube.com/watch?v=2rfyeR-YaJw

            Esse Video mostra uma tentativa de ataque de um Antimissile Americano Fornecido aos terroristas Islâmicos pelos EUA, a um t90 Russo versão de 1992.

            O video como pode ser visto, mostra o tanque a destruir o missile,( através de medidas activas, ‘Kontakt-5 reactive armor’).

            Notas a retirar do Video.
            Os operadores eram Sirios…,
            Os operadores foram muito incompetentes, ao ter um tanque parado sem o sistema de defesa Shtora-1, é claro no video que está desligado.
            Um exemplo do que sucederia se o Shotra-1 tivesse activo:
            https://youtu.be/B-7KUMbJeC4

            Outra maluqueira, e é uma pratica comum em muitos lugares, a Escotilha está aberta, por causa disso um dos operadores sufreu contusões na cabeça, mas podia ter sido bem pior, por causa da explosão que desactivou o missile..elas são de grande potencia, e a escotilha deveria estar fechada(explosão provocada pelo sistema Kontakt-5, para eliminar o missile americano)..

            Por Ultimo, a ausência da escotilha fechada, e do Shtora-1, e se calhar outras coisas que não me apercebi…dá ideia que esse operador de Voluntariou para defender a Siria, e não se trata realmente de pessoas Qualificadas para o trabalho.

            Mas mesmo assim o t90 saiu impecável, e claro os Russos aproveitaram para fazer propaganda aos seus sistemas de defesa, que até o teem no site deles, como exemplo da alta tecnologia Russa de defesa nos tanques.

            O Shtora-1, é um dos dos muitos sistemas Russos de defesa..
            Kontact, é baseado na tecnologia ERA, é passivo, ou é considerado passivo, as versões mais recentes são activas..
            Arena, é 100% activo, ele busca o missile, e destroi-o:
            https://www.youtube.com/watch?v=YpmcmKwWzYo

            Eu não conheço, o Putin, nem o Kim, nem sequer o Jerónimo…Mas não sou parvo, olho e observo as coisas a minha volta, depois tiro conclusões, por mim mesmo 🙂

            Podes ver mais videos por ai de tecnologia de tanks, os Russos teem dezenas ou centenas de sistemas diferentes, é uma loucura.

            Fica bem.

  14. daniel says:

    LMX, não sei porquê, mas chega a um ponto que não dá para contnuar a responder de seguida, portanto volto para este lado outra vez.

    Tal como já tinha dito, sobre a Coreia não vou adiantar muito mais, porque não tenho mais argumentação. A partir de certa altura é uma questão de “fé”, e não não entro por ai. Cada acredita no que quer.
    A história e o tempo é quem um dia vai julgar, e ou um de nós está errado ou estamos os dois errados, agora de certeza que não temos os dois razão!
    Sim tenho as TV’s do Tio Murdoch, fazem parte do pacote da MEO, se bem que da pouca TV que vejo durante os 6 meses que estou em Portugal vejo mais o canal História, Discovery ou National Geographic… as noticias fico-me pelos canais portugueses que já mostram desgraças suficentes em Portugal.
    Os outros 6 meses que trabalho na Arabia Saudita no meio do Golfo Pérsico a 3 milhas da fronteira maritima com o Irão (onde estou neste momento), embora tenha TV por satélite no quarto, trabalha muito pouco e é só para ver a bola de vez em quando na RTPi.
    Em relação aos media, sim são como a wikipédia, tem de se ter cuidado por isso mesmo, só a titulo de exemplo, sabias que a Primavera Arabe ainda não acabou na Arábia Saudita? Poís é, Mas como não dá na CNN, BBC ou Aljazera é como se não existisse. Qatif, uma ciddade na costa do Golfo está a meses com bairros cercados pelo exercito, e há recolher obrigatórios regularmente. Há mortos e presos todas as semanas, como é que sei? Porque costumava passar lá todas as vezes que vou apanhar o helicopetro para para ir trabalhar ou quando venho de férias. Agora já não passamos lá, e o autocarro que leva os sauditas que são de lá, já não é o mesmo que o nosso (expats), por questões de segurança.
    Isto para dizer que se não dá nas noticias não acontece, isto repete-se um pouco por todo o mundo onde há regimes autoritários. Eu vejo e tenho a experiencia de viver num regime desses metade do ano, eu sei o que é viver num regime autoriário 6 meses por ano, eu tenho colegas que têm amigos ou familiares que foram presos ou mortos por regimes autoritários, neste e noutros, o feedback deles vale milhões de vezes mais que qualquer artigo de imprensa escrita, falada ou site de internet. Este regime é particular porque ainda permite
    entrar e sair com alguma facilidade… e, para já, ainda precisa de estrangeiros para poder extrair petróleo, pôr o país a funcionar, além de pagar bem por isso… até ver. Os EUA são os grande aliados, mas são de circunstância e numa simbiose em que a uns serve para chupar recursos a outros serve para lhes financiar as guerras internas e regionais!
    As Russias, Coreias, Chinas, etc, etc… não são diferentes nem agora nem no passado. Ou por exemplo Putin foi-se meter na Siria pelos lindos olhos do Assad, ou porque não conseguia dormir a pensar no que o ISIS andava a fazer em Alepo? Certo, razões humanitárias…
    Ninguém faz uma guerra por ideologia, há sempre mais qualquer coisa por de trás, e normalmente tem cifrões pelo meio, a ideologia seja de que tipo for, só serve para angariar voluntários fanáticos da causa ideológica e os fracos de mente.
    Encerro por aqui a minha arguementação em relação a quem é bom ou mau, e contuo a acahar que no fundo niguém é bom, somos todos maus, até portugal já foi mau no passado, a diferença é que nós soubemos fazer as pazes com o passado e assumir a nossa quota de culpa, enquanto que paises como os EUA, Russia, China, etc… acham que ter mais uns dolares no bolso e uns brinquedos na garagem lhes dá algum tipo garantia de superiodiade em relação ao resto do mundo. Eu coloco-os todo no mesmo saco.

    Voltando ao video do T90, bom se o modelo era de 1992… eh pá sinceramente não faço ideia porque não lhe vi a matricula! Se tem alguma caracterisitica que diz tachativamente que é um modelo de 1992, também não o sei dizer, talvez possas elucidar sobre isso. Se consegues afirmar que estava a usar uma armadura reactiva Kontact-5, eh pá mais uma vez ou tens bom olho ou há alguma caracterisita muito eviedente que a distingue de outras .
    O que se vê, sim, num video de propaganda rebelde, é uma montagem de sequencia de imagens que culmina num projectil guiado a embater num tanque. O que é vendido no video é que o tanque foi abatido, só compra quem quer claro! O que se vê é o projectil a embater na frente do tanque, vê-se fumo, e vê-se um operador a sair a pressa do tanque, depois o filme acaba. Agiora fica a consideração cada um acreditar no que quiser. Se queres acreditar que o missil não penetrou e desabilitou o tanque e o tipo saiu a correr para ir fazer um recado, é uma hipotese, embora não seja visivél na farda a palavra volutário como dizes o será também sempre discutivél, estranho o regime do Assad dar para as mãos de voluntários porvavelmente o que tem de melhor em material terrestre e não entregar esse equipemento aos militares mais experientes, mas lá está, não sabemos pelo filme em que circunstancias este episódio occorre. Eu pessoalmente penso que se alguém a seguir a um embate daqueles sai daquela forma de dentro de um tanque, é por que não deve ter achado que era seguro lá ficar dentro, seja com escoltinha fecha ou não. Mas cada um acredita no que quer. A squencia é clara, tanque procura alvo, não acerta, projectil disparado contra, explosão um tipo sai a correr dentro do tanque… a mim parece-me um T90 a menos em combate, ou no minimo um T90 com um tipo a menos. Se cada vez que algo bater no tanque alguém fugir ao fim de 4 ou 5 embates o tanque fica sem tripulação, até pode estar impecavel por dentro, mas sem guarnição, o que vale 0 em batalha!
    Agora no fundo acabaste por chegar na tua argumentação a onde eu já tinha tocado no outro dia, não é o equipamento que interessa, é quem o opera!
    Eu quero lá saber se o tanque tem uma armadura reactiva Kontact-5, 6 ou 7 , se depois o tipo que o opera não sabe tirar partido das vantagens técnicas do equipemento, esse é que é o problema.
    É normal ver o EUA ir para conflitos com quem sabem que das duas uma, ou não tem armamento equivalente embora até tenha vontade de lutar, ou o oponente até tem material moderno, mas com pouco treino ou prática a usa-lo. Regra geral o material é de origem sovietica o que lhes aprece pela frente, e, ou é antigo no memento do confronto ou quem o opera não está confortavél tecnicamente a faze-lo. Os americanos constroem, treinam e usam os brinquedos deles, logo a partida têm essa vantagem e as vezes, muitoas até tamb+em metem os pés pelas mãos, e coisa é fazer jogos de guerra com aliados, ou despejar bombas no deserto contra alvos estaticos, outra é tentar acertar num alvo que além de se mexer e defender, nornalmente responde de volta!
    Equanto a coisa corre bem é giro até gozam, dá para passar umas imagens tipo hollywood na tv do Murdoch, mas quando corre mal, ficam em choque!
    Já agora, noto que falas com muito entusiasmo da grande variedade de armamento e opções da Russia,
    Ter muita variedade se por lado para eles a imaginação é o limite, também pode mostar que têm fazer varios tipos diferents de equpamentos com a mesma missão, o que pode denotar que têm dificuldade em acertar no que precisão na realidade. Mais uma vez podemos ver isso como copo meio cheio ou meio vazio.
    Ter um leque alargado de tipos de navios, submarinos, aviões helicopetros ou tanques, com todas as variantes e sub variantes, se por um lado pode ser uma vantagem porque se pode personalizar um equipmento até ao parafuso para uma certa missão ou objectivo e concordo que esse facto pode ser uma vantgem nalgumas situações, já no que diz respeito a manutenção e sobresselentes deve ser um pesadelo logistico, num confronto em grande escala tenho muitas reservas se isso não traria alguns problemas ou até mesmo impacto no desfecho final.
    Já por outro lado se pode ser uma vantagem ter um leque mais restrito de opções, mas sendo essa opsções refinadas ao longo de vários upgrades e onde muitos equipamentos partilham peças fundamentais, e onde a partilha dos mesmos tipo de munição por varios tipos de equipemtos dá uma fléxibilidade em manutenção e logsitica maior, também é um facto, que se por exemplo há escassez de uma peça ou munição pode colocar em causa toda a cadeia ou plano de execução… mas.. por outro lado torna todos os utlizadores de um sistema altamente qualificados nesse equipmento e por exemplo a partilha de um sistema por um conjunto alargado de paises facilita a troca de experiencia, sobresselentes, etc… aprecebi-me disso em Monte Real onde tive a oportunidade de falar com um sargento chefe penso eu, da manutenção que tinha em exposição no ano pasado no dia da base aberta, uma estação de trabalho onde ele podia fazer uma busca numa base de dados partilhada pelos varios operadores de F16 na europa, por cada uma das peças especificas do avião, onde lhe dava quem a tinha, quantas tinha, qual a versão, etc. etc… achei aquilo de uma importância fundamental, não só do ponto de vista estratégico, como do ponto de vista até de gestão custos. Este é um caso que eu vi, nimguém me contou, nem li na wikipedia. Não faço ideia se há algo do genero para munições, mas se houver de certeza que é classificado e não mostram em publico, além de isto ser eu a especular…
    Já tentar extender ao limite do absurdo esse sistema , como se está a fazer por exemplo nos EUA, em padronizar o uso do F35 para todo o serviço… bom, é bem provavel que vá dar asneira no futuro, primeiro porque nitidamente o avião tem problemas e tem dado chatices umas atrás das outras, depois porque é publico que muitos pilotos não se sentem confortaveis em usar o avião em certos cenários ou tipos de missão, há mais duvida que certezas nesse campo. O que é certo que eles têm uma coisa que não sei se mais alguém tem, são capazes de rebobniar a cassete se for preciso e voltar atrás, com milhares de aviões em porque no deserto. Os nossos F16 vieram todos de lá, onde estavam em caixotes ou forrados tipo mumias no deserto à varios anos quando foram vendidos a Portugal.
    Outra coisa interessante e muito curiosa, é o facto de ser admito que o novo SU-57, o primeiro caça Russo de 5ª geração com capaciade stealth possa vir a ser o padrão da força aera Russa, ou seja, não só os russos querem fazer crer que estão a inclinar-se para uma tecnologia que dizem alto e bom som serem capazes de derrotar, como também querem padronizar as forças militares… ou isto é um copy paste de algum lado ou estou muito baralhado.
    Das duas uma, ou os russos não têm tanta certeza que seja possivél o estado da arte ser eficaz o suficiente para neutralizar ameças stealth ao ponto de se justificar investir nela, ou então conseguiram melhorar muito o que apanharam do F117 abatido na Bosnia. Mas… o que lhes garante que outro pais não possa anular essa tecnologia? A história diz que não podem garantir, e é possivél, estas vantagens técnicas foram sempre temporarias, estranho mais quando se anuncia poder derrotar uma tecnologia e depois ir a correr apostar nela!!
    A ver vamos, como diz o ceguinho!

    Porta-te! 🙂

    • lmx says:

      O t90, é uma versão de 1992, e tinha Kontact5 e shtora-1(Mas estava desligado…ve-se no video..)
      Não foi mesmo os módulos Kontact5 a explodir para destruir o missile,
      pore sse motivo a escotilha deveria estar fechada é uma pressão muito grande, foi uma sorte o operador não morrer!
      Os Tanques t72 antigos, e muitos outros, mas estes em Particular porque usam um sistema de carga de munições tipo revolver por baixo dos operadores..depois de atingidos, ha uma grande probabilidade de acontecer uma explosão, por esse motivo nos tanques antigos muitos combatentes usam a escotilha aberta e quando ha um estrondo, fogem do tanque..
      Parece ser o caso aqui,
      ele na altura com a escotilha aberta , quando rebenta o modulo de protecção, deve ter ficado até surdo, foi burro, porque estava num t90, e ainda por cima tinha o shtora-1 desligado.
      Esse tanque foi filmado depois desse disparo, e fotografado pelos Russos, e estava na página do Fabricante.

      A Russia tem um leque alargado de tudo, porque …vem da União Soviética, eles estavam 50 Anos a Frente, e com tanta evolução, sem prospecção de mercado…afundaram monetariamente..
      Tens ideia de passaram décadas a fazer um Buraco para chegar ao Centro do Planeta Terra?É isso mesmo que leste..
      quando chegaram as 12 KM de profundidade, já iam com mais de 1200 ºC, furaram so mais 2 km, e a união soviética já estava quase no fim, começaram a fechar projectos megalómanos, esse foi um deles.
      Não havia nenhuma prospecção de mercado com aquilo…era pelo Conhecimento, quer na construção de veículos para andar debaixo de terra, quer para ciência de como funciona o Planeta terra..

      Por isso tinham, e teem muita tecnologia, mas neste momento com o Rearmamento em Curso, estão a criar sistemas mais universais, para muita coisa..
      Eles tinham misseis especializados, numa coisa e eram os melhores, mas depois acontece que para ter misseis para tudo é caro, a manutenção um horror e os preços idem idem…
      Por isso estão a estandardizar..mas não vão deixar de lado esses misseis, adaptaram Vertical launchers que lançam vários tipos, e claro depois de so terem dos novos(daqui a uns 30 anos..), ai so fabricam modelos universais..

      O CAso da Arabia Saudita, Kwait,Turkia, são Paises muito diferentes, são Ruins por natureza…10x piores que na Koreia.
      Os Koreanos não teem sentimentos anti-Raciais, ou Anti-Relogiosos, são um povo são.
      As mulheres teem os mesmos direitos que os homens, e são tratadas da mesma forma.
      O casamento so é permitido a maiores de idade(18 ou mais), o sexo so maiores de idade e depois de contrair matrimonio.
      Não teem escravatura sexual, como nas arabias, ou o Japão, que são uns javardos.
      O estado não permite escravatura de tal forma que as empresas teem que ser pertença de todos, etc

      Existe rigidez no País por causa do conflito congelado desde a decada de 50, de resto, é um País muito nobre.

      Ao contrario da javardice que vai nas Arabias, com sunitas, chiitas, alawitas, etc, a escravizar sexualmente, teem culturas que segregam a sociedade por direitos diferentes…enfim , é aquela desgraça que conhecemos.

      A guerra na Syria..
      A Syria e uma Aliada da Russia ha praí uns 60 anos…é normal que a Russia intervenha, num País Aliado.
      Depois de não esquecer que o problema da Guerra na Siria, tem por base Pilelines de Gaz que viriam do Qatar.
      Mas o Presidente Sirio, em 2010, vetou a passagem dos Pilelines( Porque prejudicava o negocio de Gaz dos Russos…coisa de aliados )…
      O resto já tu sabes, com terroristas financiados por todo o lado com a demonização do Poder Politico, etc
      Mas pode ter corrido mal, porque o médico que trabalhava no serviço publico de Saude britanico, e que voltou para governar o País(Bashar al Assad), afinal tinha mais jogo se cintura do que a NATO achava…ainda lá esta, graças aos Russos claro.
      Mas Países aliados é isso mesmo…ou deveria ser..

      Nós se não tivessemos na Nato, poderamos ter os belissimos su30SM, ou os su35s(mas aqui já era sonho), e mig35 🙂
      A Espanha borrava-se toda!!
      A Russia tem excelentes misseis, e a preços, da uva mijona, ou seja poderiamos ter carradas de aramento, e estarmos bem protegidos.
      Poderíamos ter excelentes sistemas de defesa Aéria a preços baixos.
      Poderiamos ter submarinos á seria, com Lançamento vertical de missies tipo o kalibr(2500 km-5000km).
      P 800 Omiks, nos submarinos/Fragatas..
      Enfim não temos nada, temos uns submarinos que custaram perto de 1.5 bilhões e os melhores misseis que podemos usar, por mais de 1 milhão cada, nem 300 km fazem!!! 🙁

      Com este dinheiro íamos buscar a classe amur-1650, dotada de misseis a serio, que em menos de nada limpavam por exemplo Madrid do Mapa.
      Ai sim, tinha-mos gasto dinheiro, mas tinha-mos “algum puder de encaixe”, obvio a Alemanha ficava chateada…paciência 😀

      Os Aviões Stealth..
      A Russia criou o seu primeiro conceito nos Anos 30, a Alemanha nos Anos 40, e foi precismanete oum Russo que criou as equações necessárias para que o Stealth tenha algum sucesso..

      A Russia não deu continuidade ao Seu projecto, a Alemanha estava a desenvolver o deles…foi isso que os Americanos vieram fazer a Europa…empacotar e levar, enquanto os Sovieticos acabavam com a Alemanha.

      Ou seja muito á frente so os EUA é que investiram forte nisso.
      Tanto a Alemanha ou a Russia, podiam ter criado os Seus modelos…os EUA é que precisava de tecnologia que não tinha…os EUA era um País de Agricultores…lê um pouco sobre o inicio da II Guerra Mundial, para perceberes, e a Ajuda tecnológica de Inglaterra, aos EUA , antes disso os navios, etc dos EUA era tudo afundado…é mesmo depois disso, a primeira missão em Africa imagina, os EUA morreram todos, foi uma vergonha…

      Mas voltando ao tema..
      Os Russos ha muito que teem soluções Stealth, mas são muito caras, e não dá para aplicar em serie.
      Eles podem pegar em qualquer Aviões que teem e Aplicar, compostos que os tornam no conceito Stealth, mas isso é muito caro, e não é permanente.
      Eles teem outras tecnologias, muito mais promissoras, mas ainda não encontraram solução, como raios plasma á volta do Avião, mas depois isso não deixa os Radares deles funcionar..

      Com o conceito barato, e classico de Stealth, o SU57 é o primeiro Avião Russo.
      MAs eles já estão a desenvolver um Avião de 6ª Geração, do meu ponto de vista deve ser para melhorar este de 5ª.
      Por esse motivo vão comprar menos de 50 aviões SU-57.

      Vão também continuar a desenvolver o conceito do yak38/41, foi com estes aviões que os russos Ensinaram os Americanos a fazer aviões de descolagem vertical, o chamado VTOL, sim os EUA compraram o projecto do yak41, a União Sovietica tinha colapsado e os Russos tiveram que fazer dinheiro vendendo tecnologia:
      yak38
      https://youtu.be/PDXonrsMMR8
      yak41
      https://youtu.be/WybwlN_UCVI

      década de 80 inícios de noventa o 2º …os EUA tem o f35 em 2016, e isto com a ajuda do projecto do yak41 🙂

      Os Russos sabem que o stealth so Funciona contra Países pobres…por isso querem ter um avião SU57, mas não são parvos…
      Se eles detectam os stealth, outros Países super desenvolvidos, em radares podem conseguir fazer o mesmo.
      Ou seja, é um Avião porreiro para atacar Países pobres sem sofrer grandes estragos..mas so serve para isso.
      compraram perto de 50.

      Eles estão mais focados Agora em criar o Mig41 que irá fazer entre mach 4 e mach 5, e um Avião VTOL(que eu acho um erro, e eles também achavam, porque gastam muito…mas os magnatas das industrias…querem ganhar dinheiro)

      Nos Helicopteros, andam ao contrario, e estão a criar montes de variantes, em vez de standardizar…
      Agora teem ka226,mi8,mi117,ka60,ka27,ka28,ka50,MI28NH,ka52,ka52 katran,mi24,mi35,mi26,mi26T
      Se calhar ainda me estou a esquecer de algum militar..
      O resto é Aviação civil, também ha versões destes civis, o caso, por exemplo, dos:
      ansat,ka226,mi8,mi117,ka60,mi26,mi26T(o maior e mais poderoso helicóptero do Mundo, leva o dobro do maior Americano por exemplo..foram muito usados no Iraque para resgatar os maiores americanos que avariam muito…também foram muito usados lá, os mi8,mi117 )

  15. daniel says:

    Não encontrei mais imagens desse T90, por isso considero sempre discutivel que se ficou desactivado ou não, mas uam coisa é certa, aquele ficou desfalcado de um tripulante com a roupa interior de certeza pintada em tons de castanho! 🙂
    As armaduras reativas são standard em todos os tanques mais ou menos modernos, se A ou B é melhor depende tantas variaveis. Os videos dos ensaios da armadura que só pude ver a pouco tempo, são feitos com RPGs. O RPG é uma arma anti tanque ligeira e como não entendo russo não sei se usaram o PG-7VR que dizem ser capaz de penetrar em aramaduras reactivas (esta fui ver a wikipedia para confirmar 🙂 ,sabia que tinham qualquer coisa desse tipo mas não sabia o modelo ), normalmente os fabricantes usam nos filmes publicitários cenários que exploram as potencialidades e não as fraquezas, é igual em todos, ocidentais inclusive, só falam na parte boa porque é o vende como é obvio.
    Gostava de ver por exemplo um ensaio com missil tipo KH-29 do arsenal aereo anti tanque russo, divido que resistisse… aliás o peso da ogiva do KH-29 é tão pesada como o peso total de um AGM 65 K por exemplo mais de 300Kg, coisa para fazer estragos, um RPG tem 2kg de explosivo… brinquedo portanto.
    Sem duvida que os sistemas reactivos mais recentes russos são de se lhe tirar o chapéu, aliás os ultimos brinquedos do Putin sem duvidas que têm feito muita gente coçar a cabeça, mas outros ocidentais não são inferiores. Só com um frente a frente se consegue tirar dúvidas… mas no fim mais uma vez, voltamos áo inicio… são as pessoas que os operam que são a chave. Saber explorar os pontos a favor e descobrir os pontos fracos dos opnentes é que decidem um confronto, no equipemento vão andar normalmente taco a taco e as vantagens técnias poderam decidir em sitauações pontuais, mas não decidem sempre tudo.

    Em relação aos furos, penso que são os russos que bateram o recorde de profundidade e foi muito mais que isso, mas não tenho numeros já ouvi aqui em conversas, mas onde leste que aos 12Km atigitram 1200ºC desculpa lá mas de certeza que atingiram magma ou perto disso além de andaram a furar no sitio errado, muito antes dessa temperatura ser atingida já a broca estava a furar em seco e tinha prendido ou partido, sem querer detalhar muito, explico-te que para furar tens de ter fluido que é bombeado por dentro do “stand” ou haste de perfuração como se fosse uma seringa gigante e manter o furo cheio, esse fluido tem várias finalidades, lubrificar, ajudar as aparas do corte a serem trazidas à superficie e fazer de tampão entre o fundo e a superficie regulando a mistura dos componentes do fluido controlando as viscosidade, acidez, densidade entre outros, o máximo que já vi sair aqui fluido em tempratura não ultrapassava os 250ºC.
    Só para teres uma ideia a plataforma onde estou tem a capacidade de perfurar até 30 mil pés, são a volta de 9 Km, outras palataformas maiores e com mais capacidade de carga do Drawworks e no Derrick/ Cantilever conseguem ir mais fundo, aliás joje em dia nem é a profundidade que interessa, é mesmo a distância, os furos na maioria são direccionais, onde ao fim de uns km se pode chegar a furar na horizontal. Aqui é o dia a dia fazer furos assim, estamos neste momento a testar 5 furos fetios deste modo com várias ramificações.
    Fica ai o link da plataforma onde estou para teres uma ideia.
    http://www.saipem.com/SAIPEM_it_IT/scheda/Vessels/Perro+Negro+7.page

    Para teres um ideia, aqui o máximo que vi furar a bordo, foi a volta dos 22mil pés, não era vertical, mas sim direcional, os limites são impostos pelos geologos que conforme o retorno do fluido injectado, amostras retiradas do furo, dos parametros de torque, peso na broca, e outros valores decidem onde parar ou desviar o furo. Ai, meu caro garanto-te que poucas empresas tem o arcagoiço das dos americanos, eles não são extra terrestres, investiram foi magotes de dinheiro em investigação, ensaios e expeiriência. Tenho visto aqui equipementos que parecem saidos de filmes de ficção cientifica! Hoje em dia, outros paises têm tecnologia muito avançada, mas é praticamente toda descendente, derivada ou baseada na dos EUA.

    Falando nos povos da zona, a maioria, não todos… olha, tudo que disseste, multiplica por dois e eleva ao quadrado, resultado… ainda são piores! Finalemnte estamos de acordo com qualquer coisa! 🙂

    Voltando ao stealth, o estudo do cientista russo relacioanado com o stealth é datado dos anos 60, durante mais de 10 anos tiveram nas mãos essa teoria, mas não conseguiram ou não tiveram interesse de passar a pratica usando esse estudo, os americanos devido a necessidade souberam juntarar 1+1, pegaram na teoria e implementarm-na. Penso que o estudo era publico, nem era secreto (não posso confirmar), isso é comum na comunidade cientifica, e o que mais havia nos laboratórios Skunk Works da Lokheed era Cientistas que mastigavam tudo que apanhavam pela frente em inovação e conhecimento cientifico. O F117 nasce dessa necessidade ter tentar iludir os radares com uma aeronave, pegaram no estudo começaram a inventar… deu nesse avião. Mas lá está o avião não é invisivél, consegue é fazer passar-se por uma coisa mais pequena que é na realidade e iludir o sistema de radar. O que os russos levaram muitos anos a perceber foi como isolar o eco de radar do F117 do resto do ruido de fundo anulando essa vantagem. O abate nos Balcãs a foi esse sucesso, finalmente desmascararam o avião “invisivél” que nunca o foi. Graças às guerras “sujas” onde os Yankees se metem os russos tiverem uma vitória tática brutal.
    Desmantelaram uma teoria que era impossivél detectar um F117 ou qualquer avião stealth, ficaram com bocados do avião abatido e forçaram os americanos a terminar o program dos F117 mais cedo que o que eles secalhar tinham antecipado, precipitando o acelaramento do projecto do F35 que muita gente nos EUA gostaria de ver mais lento, com o bonus de poder passar essa informação aliados caso fosse preciso.
    O mais estranho é que depois de desmascarar o F117 e a tecnologia stealth, o T-50 que deu origem ao SU-57 ficou com a peça que lhe faltava, mas ao memso tempo sabiam que se eles tinham descoberto como anular a capacidade stealth, não havia razões para outros não o fazer também. A desculpa que é para poder usar contra possiveis inimigos mais fracos, não me convence, ninguém investe como a russia investiu no SU-57 para depois ir limpar terroristas na Tchechenia… soa-me a overkill. O intuito é competir com um caça de superioridade area como F22 que como disseste e bem noutros posts é uma espécie de elefante branco porque é estupidamente sensivel, tem um esquema de rotatividade de manutenção absurdo e não é de longe a solução a longo prazo.
    Os proximos anos vão ser interessantes e ve-se concorrentes muito interessantes a sistemas americanos e russos Os suecos da SAAB, os franceses com o Rafale, ou ate o Typhon ainda vão ter uma palavra a dizer como aviões da chamada 4ª 4,5ª geração. Os americanos e os russos optaram por um caminho complicado porque para impingir os brinquedos de 5ª e gerações seguintes, os governos potenciais compradores vão ter de dar muitas explicações aos contribuites porque raio querem em investir em tecnologia hipoteticamente falivél, absurdamente cara, desenhada para atacar e não para defender como 99% das forças aereas do mundo estão mandatadas para fazer, quando uma opção mais barata resolve o problema de meios aereos de defesa.

    Não comento projectos que ainda estão em conceito, papel ou em fazes muitos precoces de desenvolvimento, até porque o que relamente é desenvolvido nestes casos é feito em ambiente de segredo, há muita fumaça que interessa mandar para o ar para iludir a concorrência e rivais. Gosto mais de discutir o que está feito e a dar provas na rua.

    O V/STOL com mais sucesso não é americano é britânico, os russos podem ter andado a esgadanhar por lá, mas foram os britânicos que lá chegaram com uma solução viavél, o Harrier. Os americanos construiram-nos para os Marines mas sob licença pela McDonald Douglas .
    Uma máquina gira, saiu a poucas semanas para o modelo para o simulador DCS, é muito giro tentar dominiar o bicho em VTOL ! 🙂
    A abordaem técnica que o F35 tem com litereamente uma ventoinha ligada por um veio com umas tampas e mais o camnadro, aquilo deve ser é um pesadelo em tecnologia de controlo e manutenção, para não falar na estética horivél se é que isso conta para alguama coisa.

    Quanto aos helis… o Ka52 é máquina, mas é recente ainda está a dar provas, não sei já teve batpismo de guerra para se poder dizer que é o que promete ser.
    Os outros já tiveram a sua quota, mas ou em conflitos tipo o Afeganistão nos anos 80, onde os Stinger oferecidos pela CIA deu agua pelas barbas, ou usados por forças aereas com muitas limitações tecnicas, manuteção fraca e sistemas limitados a disposição. Penso que alguns modelos de helis russos tiveram carreiras que onde muitas limitações não os deixaram brilhar.

    Mas no fundo ser primeiro a fazer qualquer coisa, o ter algo exclusivo é interssante do ponto de vista enciclopédico, mas na prática é mais importante tornar algo eficaz para o que é feito, os russos e os americanos na tecnologia militar têm-se anulado sistematicamamnte porque a onde um falha o outro acerta, vice versa, e assim sucessivamente…. e cheira-me que vai continuar assim por muito tempo.

    Fica bem e não comas muitos doces de natal! 🙂

    • lmx says:

      Boas Daniel,
      Um Kh29, deve ser demasiado para qualquer sistema de defesa, se ele explodir a uns metros do Tanque continua a ser muito..
      Nessa caso só talvez o t14 Armata, é que poderá lidar com coisas desse género, isto porque tem radar 360 Graus, e pode escolher abater helicópteros ou aviões a baixa altitude, ou abater misseis, porque depois tem um radar localizado para guiar os misseis que ele lença, e deve ser o único.
      Um t72, se calhar nem com o sistema ARENA, poderia lidar com isso, porque a explosão do modulo ARENA, iria provocar a explosão do missile, e dado o poder de destruição do missile, muito provavelmente limpava o tanque 😀

      O Buraco ao Centro da Terra, é muito conhecido, de não esquecer que a Zona do Planeta terra, onde a crosta terrestre é mais pequena é na zona da Siberia(30 KM), por isso eles testaram ai.
      É um Buraco Gigantesco, para teres ideia a força da Gravidade nesse local é tremendamente maior, e os Helicoperos, são sugados para dentro do Buraco..é uma loucura, foi criada um cupula, para não haver mais acidentes porque já houve.
      É na Peninsula de Kola, Siberia, procura por “Superdeep Borehole”, mas ha outros desse género lá, no entanto esses teem prospecção económica, como as minas, também na ordem dessas profundidades.
      Mas em profundidade continua a ser o mais profundo do planeta terra.

      Posteriormente perdeu o recorde do mais longo, para o qatar, salvo erro, mas tenho lido muita info ERRADA sobre isto…
      O Buraco chegou numa primeira faze a cerca de 12300m, mas depois foi feito mais um Buraco de cerca de 2000m de secção consideravelmente mais curto, ou seja de cumprimento total deveria contabilizar cerca de 14 km, e não apenas 12km e tal(…não sei quais os critérios de analise..).
      A temperatura Ambiente seria de 300ºC, a 15 km, a temperatura superior a 1200 Graus, era do material, tinanio e afins.

      O projecto em que estás é Grande, mas este projecto era diferente…
      Tu estás num projecto, que tem uma prospecção de negocio alta, os Russos, estavam na Cena…”just for fun(Ciância)”
      Eles podiam usar e abusar de materiais Raros, tu tens que fazer um X com determinada tecnologia, porque o projecto tem que ser viavel.
      São perfurações, dificuldades, as mesmas, mas eles podiam se dar ao luxo de usar os materiais mais exoticos do mundo e o preço era diluidos pelas 15 Federações da União Sovietica 🙂
      é diferente.

      Os Russos sempre foram muito bons em perfuração, se fores a ver, eles teem os maiores buracos ou minas, etc.
      Sim os EUA também teem boa Tecnologia(Com materias mais fracos, produzir mais…a nível de optimização a Americana deve ser melhor, defacto. eu não posso Argumentar aqui).

      A Russia caiu um bocado depois do fim da União soviética, mas eles trabalham materias primas como ninguém, e estão a recuperar a um bom ritmo.
      Exemplo de materiais compostos onde são os melhores do mundo é por exemplo o titânio.
      É onde a Boeing , e a AirBus, vão fazer as partes criticas dos seus aviões(e não só…os russos também claro) 🙂

      O stealth,
      Não, os Americanos, usaram o Avião stealth Alemão, empacotaram e levaram para os EUA, estudaram tudo e usaram as Equações do Russo, para criar o F117.
      OS EUA reconhecem que o trabalho do Russo no global, é superior a 40% do esforço na criação de um Avião stealth.
      Hoje em dia, é comum fazer publicações cientificas, porque não ha guerra fria…na Altura o Russo foi inocente, é o mínimo que posso dizer..
      O f117 foi retirado, porque os EUA perceberam que o efeito stealth tinha sido desmantelado, e por isso terminaram o Avião.
      O f22 vem como avião Stealth, mas para altitudes muito maiores, é diferente, o outro era um bombardeiro, andava a altitudes mais baixas..

      Vtol
      É do conhecimento publico que os EUA compraram o projecto do yak41, inclusivé, compraram consultadoria Russa, para o Vtol, do f35.

      Não na Chechenia, porque é parte da Russia, mas conflitos armados onde não haja tecnologia de topo, estes aviões são muito úteis, porque permitem outro descanso, a necessidade de meios deslocados para o local é menor, logo sai mais barato, no global.
      Mas grandes conflitos, com potencias grandes em radares, é uma questão de tempos até que os seus cientistas descubram , ou invistam numa forma de derrotar esta técnica, por isso ela é destinada a combater eventuais guerras em Países pobres..
      Sim o f22 é muito sensível, e tem períodos de manutenção, que não permitem fazer uma guerra a sério, por isso são relegados para este tipo de guerras, onde o adversário terá pouco tecnologia, e os Aviões não teem que estar sempre no ar, concordo.

      O avião Russo é diferente, ele pode e ganha em combate Aério…é um conceito diferente.
      O rate of Climbing define muito da Agilidade de um Avião, e o mig29/35 teem o melhor 330 m/s, mas o su 57, tem quase 500m/s de rate of Climbing…ou seja nenhum ser humano suporta a força G desde avião para já(por esse motivo foi limitada a 11 G max).
      Eles estão a tentar criar sistemas de antigravidade, para que possam abusar nas curvas e o piloto não sentir o efeito de forma tão grande…mas isso já so deve chegar para os de 6ª Geração..
      O que quero dizer é que, é um avião com algumas diferenças, vai fazer dog fight como ninguém e ao mesmo tempo stealth, mas não tão stealth como o americano, porque para isso não faz dog fight na perfeição.
      Este Avião, por exemplo tem antenas por todo lado, as próprias asas são antenas para detectar Aviões stealth…

      Sim, a SAAB, os Rafale, ( e mesmo a versão dos Mirage 200D , que é superior ao f16 da altura ), os typhon ou eurogihter, são aviões bons, estão em linha com os su30sm, ou até muito perto do su35s, porque aqui o piloto , tal como nos tanques joga o papel principal, mas não vai ser assim nos Su57, onde o piloto é pouco mais que um boneco e o Avião, controla um monte de opções, com cálculos de velocidade para o alvo melhores alturas para atacar, ângulos de viragem , etc.Os de 6º Geração maioritariamente serão não tripulados.

      No entanto os modelos Ocidentais, teem um problema enorme, que é a autonomia(mas são mais eficientes!) 🙁
      Os russos podem-se dar ao luxo de andar a brincar a fugir apenas e vai chegar uma altura em que tu no teu rafale,Gripen NG, etc vais ter que sair de combate e ir abastecer, porque “acabaram as pilhas”.
      Estes aviões são porreiros para Países pequenos(A Suíça escolheu os Gripen NG, não foi ao acaso, é o avião ideal para eles).

      Por exemplo Portugal se tivesse uma guerra nos Açores…esquece, era um horror, com a nossa ZEE Oceânica, que é maior que a zona Terrestre da EU, estávamos de fora da Jogada, sem aviões com Grande autonomia, como os Russos(maior País do mundo…por isso levam tanto combustível..)

      O Mi28, e o ka52 são boas máquinas fizeram o baptismo de Guerra na Syria.
      O Mi28NH é um producto terminado, o k52 versão naval(katran), está terminado, vai ser entregue ao Egito.
      Mas o k52 versão terrestre, está mais atrasado..este Helicóptero, é muito procurado pelas Forças de Elite, para tarefas cirúrgicas, portanto é menos procurado no geral, e como tal a vontade no desenvolvimento diminui…empresas de guerra=lucro apenas, são dois helicópteros diferentes.
      O k52 vais para operações especiais, o Mi28NH, é um bocado mais pesado, mais tanque voador…claro não é um mi24/mi35, longe disse, o propósito é outro 🙂

      OS EUA também teem o Apache que para operações especiais é porreiro( O MI28 insire-se no conceito do Apache, mas, mais para guerra, do que tarefas cirúrgicas…daí o k52 ).
      O k52 apesar de puder levar muito armamento e ser SuperAgil, não foi tão blindado como o MI28NH, mas tem recebido armadura..não sei até que ponto, deve estar neste nível comparado com o Apache(Armadura).

      Tanto o Mi28, k52 e Mi35 são imunes aos Anti-Misseis Portáteis, mas o mi24 velhinho esse é para derreter, e não deve receber updates electronicos, etc( o mi35 substituiu-o).
      A Guerra do Afganistão mudou o conceito de “Tanque Voador”, mas a nova tecnologia Russa, trouxe-o de volta, pois os misseis Portáteis já não atingem os Helicópteros Russos Mi28/ka52/Mi35, ou diminuem muito a taxa de Sucesso.

      Sim, essa é a parte boa, hoje um avança, numa coisa amanhã o outro descobre algo que já inviabiliza a tecnologia Adversaria..
      É bom que Haja pelo Menos dois pólos de poder para o Mundo, assim se um te fizer mal, podes pedir ajuda ao Outro e visse versa..

      To late!!
      I’m Guilty now.. 🙂
      Bom Natal, e abusa hoje, para depois controlares no resto do ano 😉

      Cmps,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.