PplWare Mobile

Sabe quantos cabos submarinos existem no mundo?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. cc says:

    Os russos já andaram a espiar com submarinos os cabos intercontinentais, especialmente os atlânticos. Se precisarem de informação mais precisa é só perguntar-lhes http://www.reuters.com/article/2015/10/26/us-usa-security-russia-idUSKCN0SK02G20151026

  2. Sergio J says:

    Note-se que o cabo SeaMeWe-3 tem 35 km, mas com as várias ramificações. Mas mesmo que essa fosse a distancia máxima a distancia, é cerca de metade de uma comunicação satélite. Os satélites geo-estacionários estão a 36 000 km, mas há uma distancia de ida e volta.

    • Carlos Martins says:

      Tem também 38 ou 39 pontos de amarração, já que em 3 ou 4 países amarra em mais do que um local.
      De realçar que Portugal, pela sua situação geográfica, tem um papel determinante na rede mundial de cabos submarinos, desenvolvidos, negociados e explorados pela saudosa e extinta C. P. R. Marconi.

  3. BTN says:

    Os Russos são mesmo uma raça do caraças…

  4. Alberto says:

    Quando o entrelaçamento quantico estiver dominado pelos engenheiros esses cabos serão uma velharia. E parece que essa “ação fantasmagórica à distância” não está muito distante de ser usada técnicamente.

  5. M3mn0t says:

    PPLWARE, boa iniciativa, mas…………..
    Bem que podiam “mergulhar” um pouco mais no assunto!
    Quem pouco sabe sobre este tema lê o artigo e diz: “ok..299 cabos…”

    • Vítor M. says:

      Sim, numa primeira abordagem, até para não ser confuso, não está mal, pensamos depois introduzir mais informação e fazer uma destrinça. Há muita informação sobre o assunto. Apresentar tudo num artigo seria pouco produtivo… digo eu!

      • Carlos Martins says:

        Ainda há por aí a circular em Portugal muito boa gente que deu toda uma vida de trabalho em prol dos cabos submarinos amarrados em Portugal e que pode dar uma achega importante para o esclarecimento dos mais leigos na matéria!!!

  6. lol says:

    todos os dados passam por esse cabos? alguém pode explicar de uma forma resumida como é enviada uma mensagem por exemplo de pt para o Japão, por onde passa os dados.

    • YaBa says:

      A forma mais fácil de verificares é: tracert http://www.endereço-do-site-japones.jp
      Não é garantido que esteja alojado no Japão, mas dá para teres uma noção do funcionamento.
      Procura por Visual Route, há alguns sites e software também. Mostram num Google Map todos os nodos da rede por onde passou a informação.
      Pelo meio, existem os A.S. e ligações entre ISPs, podes aprender mais em bgp.he.net

    • Joao says:

      De Portugal para o Japão, a maioria dos dados passará certamente pelo cabo submarino SEA-ME-WE-3 (South East Asia – Middle East – Western Europe) que “amarra” em 37 estações de cabos submarinos, entre as quais Sesimbra em Portugal e Okinawa no Japão.
      Mais informação em https://en.wikipedia.org/wiki/SEA-ME-WE_3

  7. ruiuda says:

    Será que deixam folga suficiente devido a fatores como a teoria da deriva continental, terramotos, rifts, animais entre outros?

  8. NT says:

    Pena portugal não aproveitar mais a sua posição… Tanto terreno para fazer data centers decentes…

  9. Carlos Duarte says:

    Excelente, ando há imenso tempo à procura destas informações, é uma área brutal. Thanks!!

  10. Carlos Duarte says:

    Excelente. Por curiosidade, alguém sabe onde é que os cabos submarinos “desaguam” cá em Portugal? Estão visíveis? Agradecido 🙂

  11. Wilson Nantes Rodrigues says:

    Interessante que escrevi uma matéria sobre o mesmo assunto recentemente no meu blog ( http://forumktec.blogspot.com.br/2015/10/conheca-os-cabos-submarinos-da-internet.html ) inclusive mostrando vídeos sobre isso e até mesmo falando sobre o ataque de tubarões aos cabos submarinos. Muito legal ver que o assunto esta em voga 😉

  12. José Bacano says:

    Reparei que uma percentagem considerável vem ter a Lisboa, será que pagam direitos de passagem??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.