Uber vai comprar 24 mil Volvo XC90 para criar carros autónomos
A corrida das marcas na criação de carros autónomos tem levado a que surjam parcerias que muitos podem considerar pouco naturais e até entre áreas que não se esperavam.
Uma dessas parcerias foi agora reforçada, com a Uber a anunciar que vai comprar 24 mil carros à Volvo, para os equipar com a sua tecnologia e assim criar uma frota de carros autónomos.
Há já algum tempo que a Uber está a desenvolver aquele que será o seu veículo autónomo, destinado a prestar o serviço de transporte sem recorrer a qualquer motorista.
Os testes têm corrido de forma bastante satisfatória e, por isso, a empresa prepara já a chegada em força ao mercado. Para tal, contactou a Volvo e resolveu comprar, de uma só vez, 24 mil Volvo XC90 por perto de 70 mil euros, cada um, em Portugal e quase 46 mil dólares nos Estados Unidos.
A Volvo irá desenvolver de forma especial os modelos a entregar à Uber, preparando-os de forma básica para poderem ser, posteriormente, equipados com a tecnologia desenvolvida e que permitirá tornar estes veículos autónomos. Ao mesmo tempo a empresa sueca irá usar estas plataformas para dar início ao desenvolvimento dos seus automóveis autónomos.
Os primeiros carros estão programados para serem entregues já em 2019 e a sua produção continuará até 2021, altura em que a Uber espera ter toda a sua frota pronta a circular nas ruas dos EUA.
A Uber e a Volvo já têm estado juntas nesta área e têm uma parceria estratégica, com a empresa americana a ter alguns carros desta marca em testes há algum tempo. Para além da Volvo, a Uber tem também usado carros da Ford nos seus testes.
A estratégia da Uber parece contrastar com a concorrência de forma gritante. A Waymo limitou a compra de 600 carros à Fiat Chrysler e a Lyft deu luz verde a qualquer marca para o seu serviço. A confiança da Uber parece mostrar que acredita que em 2019 terá a capacidade de lançar no mercado todos estes carros e neles fazer assentar o seu serviço.
Ganhe um iPhone X
Este artigo tem mais de um ano
E só vai perder dinheiro.
Vai comprar ATÉ 24.000…
Pode não parecer mas este é um inicio para muito desemprego no futuro… Muitos vão dizer mas vai baixar custos para o consumidor, é importante não esquecer que a economia é um ciclo. Alguns paises já estão restringir a utilização de veiculos autonomos para fins comerciais mas já sabemos que em Portugal os Lobbies falam mais alto.
No Brasil o preço desse volvo parte de R$369.950, algo em torno de 100 mil Euros, comprar um carro desse preço e ser confundido com Uber ou ter os retrovisores removidos por um taxista enfurecido com a concorrencia não parece-me interessante. Acredito que se associar ao Uber tira todo o apelo desse volvo.
É o futuro não há nada a fazer estamos condenados acabar todos desempregados e ninguém para comprar os serviços e produtos das empresas é a burrice do ser humano ao serviço da evolução das máquinas e do capitalismo selvagem que só vê cifrões. E quando nos dizem que a evolução tecnológica vai criar novos empregos mais areia para os olhos da carneirada, só vai criar novos empregos para meia dúzia de pessoas altamente qualificados que depois passados alguns anos, acabam tb no desemprego. A quem diga que não, isso não vai acontecer. Respeito a opinião dessas pessoas até pq dia menos dia aparece uma qualquer guerra estúpida e uns bons milhões morrem e o desempego baixa para valores aceitáveis. Problema resolvido.
24 000 postos de trabalho que desaparecem!
Não lhes atirem pedras, não!