WD Ultrastar 14TB é o disco rígido de maior capacidade do mundo
Já havíamos falado na luta titânica que as empresas estavam a travar para liderar um mercado cada vez mais importante, o do armazenamento. Se deixarmos os SSDs um pouco de lado, daremos atenção aos discos rígidos mecânicos que continuam a batalhar num mundo que procura por confiabilidade e desempenho a um preço acessível.
A luta neste setor tem sido principalmente entre a Seagate, que mostrou há alguns meses o seu registro de 12TB, e a Western Digital que agora chega ao topo com seu novo disco rígido de 14 TB.
Se acha que o mundo está já no patamar das drives SSD, bom, desengane-se porque o armazenamento é dos serviços mais importantes agora e principalmente no futuro próximo, isto porque cada vez mais, individualmente, recolhemos imagens, dados e outro material que queremos alojar, guardar para a eternidade. Então a solução é claramente os discos rígidos.
Daí a importância do lançamento da WD, pois continua a apostar num mercado que muitos acreditam estar morto e pronto para passar o testemunho para o SSD.
WD Ultrastar Hs14 14TB
Esta é a nova oferta da empresa americana. O novo WD Ultrastar Hs14 está focado em clientes corporativos que procuram ter centros de dados a operar 24 horas por dia, 365 dias por ano. Portanto, a empresa afirma que o seu novo disco tem uma média de 2,5 milhões de horas sem falhas.
O disco vem com interface SATA (6 Gbps) e SAS (12 Gbps) e oferece velocidades de transferência teóricas até 240 MB / s , buffer de 512 MB e garantia de 5 anos.
O segredo está no Hélio
Já em tempos abordamos o conceito como a fonte para a garantia de superioridade de armazenamento e fiabilidade. Aqui, o ponto atrativo é a tecnologia HelioSeal, que altera o ar interior do disco por hélio, oferecendo assim um menor consumo de energia e maior durabilidade, reduzindo o dano da turbulência. Além disso, incorpora tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording) que permite aumentar a capacidade e reduzir o consumo de energia em até 60%.
Preço e disponibilidade
A Western Digital não deu a conhecer o preço deste Ultrastar Hs14, mas estima-se que o preço ronde os 650 dólares, cerca de 550 euros. O novo disco WD pode ser adquirido a partir de hoje, desde que estejam dentro do mercado de negócios.
Este artigo tem mais de um ano
WD Ultrastar Hs14 14TB
“Esta é a nova oferta da empresa americana.O novo WD Ultrastar Hs14 está focado em clientes corporativos que procuram ter centros de dados a operar 24 horas por dia,365 dias por ano.” Exactamente,isto para pequenas empresas a um preço de 550 euros é excelente !! Para particulares nem pensar.Para isso temos a cloud(serviços de armazenamento),obviamente. 🙂
Já agora,3ª voto pessoal no Pplware na votação para os prémios de Blogs do Ano.PPLWARE FTW !! 🙂
Onde se vota?
Vamos a ver nos testes a fiabilidade e dirabilidafe desde menino. Custam os olhos da cara mas podem ser bem bosta tive um de 8 tb durou me 1 ano outro de 3 teras da seagate em 6 meses começou a fazer clic clic e morreu. Como de diz é sorte na marca no modelo,mas hgts nem dados, wd blues lixo. Fico pelo Black, red, purple ou discos de vigilançia
Ó Hugo,e precisou de um disco de 8 TB ?? 8 TB,Deus me livre !! Só um disco com essa capacidade custa,no mínimo,250 euros(50 contos na moeda antiga),mas no mínimo !! Haja dinheiro,fogo !! 🙂
Não é uma questão de dinheiro, é de necessidade. Se precisar desse espaço para armazenar os meus dados, muitos deles pessoais, não me importo de pagar o preço. Já para não em redundâncias, que a maior parte das pessoas que conheço dizem que não precisam porque tem aquele disco externo e que fazem lá o backup de tudo. No entanto quando aquele disco avaria lá se vão os backups.
Eu estou a precisar de um NAS com pelo menos 8TB. 6 já não me chegam, e os 8TB tem de ter possibilidade de expandir até pelo menos o dobro. Tudo isto é para uso particular …
Se fosse inteligente comprava um NAS, assim teria um backup dos discos e conseguiria também com mais unidades ter a capacidade adicional. A interface dum NAS é no mínimo de 1 Gbps full duplex (muitos tem interface duplo para 2 Gbps full duplex), assim tem transferências de 100 – 200 MBps reais que chegam para edicao 4K 60fps e todo e qualquer servico.
Aliás, com um NAS até pode aproveitar discos de 1 ou 1.5 TB que tenham por casa para gerar uma capacidade total superior e a comodidade de aceder em todos os lados.
Esse hélio não escapa?
WD fujam dele tem o pior suporte ao cliente que eu alguma vez vi. Estou á espera ada substituição do meu HDD B e nem respostas , nem telefonemas atendem e já ficaram com o meu que foi em avançado e já vai mais de 1 mês.
Tens tido muito azar, desde 2006 que trabalho em exclusivo com WD comprando umas largas dezenas de discos anualmente e o suporte deles é Excelente, é só ir à página, fazer o RMA imprimir a folha, enviar para eles o disco avariado e numa semana tenho um disco novo.
E o que sugeres? é que eu gosto dos produtos wd e até hoje nunca tive stresses.
8 TB é muito? Eu tenho uma NAS com 4 discos de 6 TB em Raid com espaço útil de 16 TB. Por enquanto chega e sobra, mas há-de chegar o dia que vai ser pouco…
Apesar de um erro num sector da superfície não poder ser remapeado e ter “só” 2MB cache, ainda tenho um WD Caviar (IDE) de 80GB a funcionar desde Fevereiro de 2008! Desde então que dou prioridade a discos da WD. De momento tenho, além desse ‘velhinho’, três WD Green (SATA-III), um deles para reserva. As capacidades é desnecessário mencionar. O que estou a tentar dizer é que á quase 10 anos que a Western Digital não me falha. Por vezes caros mas valem bem a pena!
Vamos ver quanto tempo é que o Linus demora a lançar o video ahaha