Os novos planos de Elon Musk para colonizar Marte
Elon Musk apresentou novos planos para colonizar Marte durante o “International Astronautical Congress” em Adelaide, na Austrália. Sem dúvida, a visão de Elon Musk é bastante ambiciosa, mas vindo do CEO da SpaceX qualquer coisa é possível.
Além de Marte, que já estava nos planos da Space X, Musk ainda quer revolucionar os transportes pelo mundo, através do espaço!
Elon Musk está disposto a sacrificar a frota de veículos que a SpaceX já dispõe para que a sua visão possa seguir em frente. No centro do seu plano encontra-se uma versão atualizada do Sistema de Transporte Interplanetáro, conhecido por BFR (“Big Fucking Rocket”). Para que seja possível financiar o BFR, todos os outros veículos da SpaceX (Falcon 9, Falcon Heavy e o Dragon Spacecraft) serão esquecidos.
O Big Fucking Rocket
O novo BFR é mais pequeno do que aquilo que se esperava mas poderá ter outras aplicações para além de transporte interplanetário. De acordo com Elon Musk, o veículo da SpaceX apresentado recentemente será capaz de transportar mais de 100 passageiros.
Além disso, Musk pretende colocar 31 motores de propulsão no BFR, proporcionando um enorme poder de descolagem. Sem dúvida, o suficiente para tirar o veículo carregado com 150 toneladas de carga da órbita da Terra.
Londres – Nova Iorque em 29 minutos...
O plano de Musk não se fica por aqui. A parte mais entusiasmante reside no facto de que o CEO da SpaceX pretende utilizar este novo foguetão para realizar conexões entre dois pontos quaisquer na Terra em menos de uma hora. Imagine: Londres – Nova Iorque em menos de 30 minutos…
Com uma velocidade máxima de 27000 Km/h, Musk pretende que o BFR se torne num excelente meio de transporte e que possa ser utilizado para várias atividades. Sendo capaz de efetuar vários lançamentos num curso espaço de tempo, espera-se que os custos de cada missão e de manutenção possam ser reduzidos de forma acentuada.
O ambicioso calendário de Elon Musk
Em 2022, Elon Musk pretende enviar para Marte dois veículos que apenas transportarão carga. Assim, esta missão terá como objetivo colocar eletricidade e infra-estruturas que servirão para futuras missões. Para além disso, Musk pretende tentar encontrar água e outros obstáculos que possam condicionar a estadia de seres humanos no planeta vermelho.
Mas 2024 promete ser o grande ano. Neste ano, Elon Musk pretende enviar dois foguetões para Marte com Homens começando assim o processo de colonização. Esta segunda missão terá também como objetivo estabelecer uma produção de combustível em Marte. Este último ponto é algo crucial para assegurar as viagens de regresso e as necessidades locais.
Os planos de Elon Musk são, no mínimo, ambiciosos. A empresa espera terminar dois BFR em 2022 e o seu desenvolvimento já se encontra em curso. Sem dúvida o sonho de colonizar Marte de Elon Musk continua bem vivo. Faltam apenas uns anos para que Marte esteja ao nosso alcance?
Este artigo tem mais de um ano
This guy.
eu em 1945 tinha ja a minha primeira mulher que era uma nvida 1080…….e agr ja tamos na 1080 ti
Esse cara deixa os filmes da Marvel no chinelo…
Homem brutal. A impulsionar o mundo.
SCIENCE!
mas o nome do foguete é o que da cabo de mim
“mais pequeno”????
De facto, se reparar, em termos de tamanho, o BFR é pouco maior do que veículo que levou o Homem à lua… Para um veículo que vai levar o homem a Marte esperava se um pouco mais. Mas ainda assim é incrivelmente capaz.
a versão orginal apresentada o ano passado, tinha mais 3 metros de diametro e mais uns 20 metros de altura… tinha 42 motores e não 31…
“Mais pequeno” não dá! Para isso existe a palavra menor! rs
Nunca pensei ser vivo para assistir a esta mudança. Dei os meus primeiros passos com quase nenhuma tecnologia, comecei com um spectrum 48k depois passei para um 128k pentium 486, PII PIII vi aparecerem os telemóveis, a Internet…
Enquanto as outras crianças viam o tom sawyer e a pipi das meias altas, eu também via. Mas via Cosmos de carl sagan e no Natal pedi um livro dele.
É quase um sonho tornado realidade.É bom ver que ainda existem pessoas de valor e com vontade de fazer algo de jeito porque afinal somos feitos com o pó das estrelas.
+1. Só não passei pelo 128k, saltei do 48k para um 386SX a 25MHz. Onde é que isso já vai…..
Nostalgia 😀 era muito muito miúdo! O 48k na verdade não era meu era de um primo. O barulho das cassetes para carregar o jogo é algo épico que ninguém se esquece 🙂 é estranho ter crescido com isto tudo e agora olhar para o passado e ver em que pontos nos estamos, não me deixa de fascinar.
+1. Só com visionários como Elon Musk, que tem dinheiro para investir, passaremos aos atos e não ficaremos só pela conversa e boas ideias!
LIKE LIKE. És dos meus. 128K aqui ao meu lado 🙂 A nova série star trek discovery já bomba com glória no netflix. Se um dia experimentares rádioamadorismo até de vais passar. Tens lá um sem fim de pessoas que na vida pessoal se dedicam á astronomia entre outras áreas interessantes.
+2 Só não tive Spectrum mas tive e tenho, um Timex Sinclair 2068. (https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/58/Timex_Sinclair_2068_Manipulated.jpg/1200px-Timex_Sinclair_2068_Manipulated.jpg)
Eu ainda vim mais de trás. Sistemas de cartões perfurados Siemens/Nixdorf, mainframes IBM e sim, depois toda a série de Spectrum, Timex 2046 e 2048 com FDD (duas drives de disquete), monitores de fósforo verde e ambar, os Amstrad, os Schnneider Euro PC, AT 220, com discos rígidos externos de 10 e 20MB e a seguir toda a gama de Pentiuns até aos dias de hoje. O barulho infernal dos jogos e programas a carregarem no gravador de cassetes era realmente giro, um cagaçal em grande e quando chegava ao fim e não entravam lá tinha de repetir a cena toda…
Uma coisa é certa, o primeiro a ir a Marte e conseguir explorar os recursos lá existentes e trazer-los para a Terra, irá ganhar muito, muito dinheiro.
E Musk, esta claramente a frente desse caminho…
Trazer para a Terra recursos de Marte? Nada do que lá existe, conhecido, é tão valioso assim. Sabe-se que tem muito ferro, mas a Terra também tem imenso ferro. É o 4º elemento mais abundante na crosta terrestre. Ninguém vai para Marte minerar recursos
Quem diz Marte, diz outros pontos do Universo…
Acho que não percebe bem o tempo necessário para ir a “outro ponto do Universo”.
Espero bem que consiga e que tenha toda a ajuda que precisa..! Haja mais gajos como este! Além do mais acho que a Terra está com gente a mais, vai ajudar a equilibrar as coisas por aqui também..
Como sempre os sonhadores fazem a diferença nessa humanidade.
+1
Já que os marcianos não vêm até nós (que se saiba…) vamos nós (alguns de nós, porque eu não tenho dinheiro…) até lá! Pessoal , peguem na lancheira e no garrafão de tinto, e vamos até lá para um piquenique.
Agora a sério, Elon Musk é um visionário mas… desculpem-me, há aqui qualquer coisa neste homem que me deixa desconfiado, é um rol de ideias (boas ideias) quanto a mim à “pesca” de financiadores, mas quando alguém pretende impulsionar os meios de transporte com a execução de inúmeros túneis, algo está errado: os túneis são das infraestruturas mais caras que existem por metro linear; a qual se recorre quando não é possível realizar através da superfície (metro de superfície); em caso de problemas são de difícil acesso e solução; e não são compatíveis com soluções genéricas mas apenas em soluções pontuais…
Por motivo http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/tuneis-de-elon-musk-para-fugir-ao-transito-conseguem-candidata-de-peso
Lembram-se de Bernie Madoff, o grande “cérebro financeiro” que tinha uma sociedade de investimento que dava altíssimos juros aos seus clientes, mas que depois deu origem a uma grande crise financeira? Para mim, Musk “dispara” em todas as direcções, e todas elas têm custos altíssimos e, mais tarde ou mais cedo, “algo vai rebentar”!
A questão é que a superfície dos grandes centros urbanos estão sub lotados, como Chicago, Los Angeles, Nova Iorque, Londres ou Paris.
Já é complicado construir alternativas a superfície. Chicago, por exemplo, já a vários anos que anda a desenvolver uma maior rede de túneis para escoar o tráfego da cidade.
Talvez para Portugal e para a grande maioria dos países do mundo, essa solução não faz muito sentido. Mas para as maiores cidades do Mundo, que te a mesma quantidade populacional que tem Portugal, tendo em conta que a superfície esta lotada, tem que se começar a pensar no subsolo. E é ai que o Musk já esta a pensar e quer ganhar terreno.
Dou o exemplo da Big Bertha, a maior tuneladora do mundo demorou 4 anos para fazer um túnel de 2.736m… em Seattle, quando estava previsto demorar 2,5 anos. Problemas com o terreno, com danos na tuneladora, etc, etc… Já imaginou o custo disto? E os túneis só são rentáveis (custo/benefício) para soluções de transportes coletivos ou pontualmente para carros. O túnel do canal da Mancha é disso exemplo.
Sabe em quanto ficou o “miradouro” do Pilar 7 da Ponte 25 Abril? 5,3 milhões de euros mal empregues com tantos problemas em Lisboa! Eu também via o Dumbo que era um elefante que voava com as orelhas, daí até ser realidade vai uma grande diferença… Sonhem mas com os pés bens assentes no chão!
E já agora o que o JJ pretendia dizer era que algumas cidades estão SOBRELOTADAS, ou seja, com excesso de população. O termo que utilizou de sub lotados quer dizer que a população real está aquém da população prevista, caso de algumas cidades na China que estão ao abandono… Cumprimentos
Pergunta, qual o impacto de tantos foguetões a atravessar a Troposfera, Estratosfera, Termosfera, Mesosfera e Exosfera?
Desde a missão Apollo 17,em Dezembro de 1972,que o homem não vai à Lua,quanto mais agora ter a ideia de que daqui a 5 anos o homem estará em Marte !! Há 45 anos que nem à Lua vamos,e agora dá-se um passo maior do que a perna,como se diz ?? Por favor,poupem-me !! Eu hei-de morrer e pela minha perspectiva nem vou ver o homem retornar à Lua,quanto mais chegar a Marte,e daqui a 5 anos,vejam lá !! Nem daqui a 20/30 anos,quanto mais daqui a 5 anos !! É cada uma !! 😀 😀
Oficialmente…
O homem não vai nem foi mais à lua porque desde a ultima missão não ha mais interesse quer cientifico quer económico. E essa é a verdadeira razão para não ter retornado à lua.
Portanto deixa de dizer baboseiras.
Verdade. Quanta gente inocente acreditando em papai noel. É muita soja, só pode.
Mas para quê? Na minha cabeça não faz qualquer sentido. Se fosse um planeta idêntico à Terra ainda compreendia mas assim não.
“Mais pequeno” é f###…
Se te disser que está correto? É que temos a desfaçatez de poder escrever bem o português de Portugal e o português do Brasil 😉
Ve aqui meu caro: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-comparativo-de-superioridade-de-pequeno-mais-pequeno-ou-menor/16506
I’m in to sydney, to the moon and mars. let’s go.
Elon Musk tornou-se num culto!
Elon Musk não inventou o carro eléctrico mas a propaganda parece fazer crer que sim.
Elon musk é altamente subsidiado pelo Estado e diz que tem planos para colonizar Marte, enquanto Musk tem planos a NASA, a tal organização com provas dadas ou contrário do “visionário” Elon Musk, anda a ver os seus recursos cortados há décadas!
A exploração espacial estagnou porque a competição entre as duas potências (EUA e União Soviética) que estavam fomentar essa mesma exploração praticamente cessou!
A exploração espacial é de tal ordem um empreendimento colossal que precisa de nações inteiras a trabalhar para atingir resultados significativos, a colonização de Marte, a acontecer, terá que ser um esforço da Humanidade, ou seja, os países terão que cooperar para atingir esse feito.
Infelizmente a sociedade parece hoje dominada por vendedores da banha da cobra e pelo pensamento mágico, Donald Turmp é um bom exemplo do desgraçado estado do mundo.
Tal como o carro electrico, este plano colonizar Marte passa por fazer avançar a sociedade, algo que muitos querem que estagne em alguns pontos.
Antes de partirmos para Marte, seria lógico resolvermos o problema da nossa sociedade neste planeta, certo? Não estaria certo levar para lá os nossos problemas.
Era bom mas nem todos pensam o mesmo e tem que se fazer avançar outros projetos, a ida à marte é muito mais que apenas uma viagem no espaço…
E além do mais não é só o Musk que quer ir a Marte, é a Nasa e a Roscosmos, a lockheed, é algo maior que apenas isso.
E a propósito, antes de 1900 (sim leu bem) já existiam carros elétricos em Nova York! É preciso ter visão, provavelmente se não fosse o livro “Da terra à lua” de Júlio Verne nunca teríamos ido lá. Mas, o que permitiu ir à lua foi na realidade uma enormidade de meios humanos e financeiros de uma nação por trás dessa ideia.
Não se esqueçam que Elon Musk vem no sector financeiro, e não é um “cientista maluco” tipo Einstein, ele começou com o X.com (um banco online), depois uniu-se ao Paypal. Terá ganho, e ganha, muito dinheiro, mas não tem o poder financeiro e meios humanos de uma nação como os USA ou antiga URSS. Por isso, para mim as ideias (muitas delas boas e válidas, outras como os túneis generalizados são estapafúrdias) não são mais que uma maneira de “engodar” chamando a si ainda mais dinheiro, tipo Bernie Madoff. O futuro logo dirá…
Deves ser um ET. Só por desconhecimento do percurso da Space X e tudo o que foi o seu percurso é que se pode dizer coisas tão erradas como as que escreveste. Quanto aos carros eléctricos, ele nunca disse que inventou e a maior prova foi ter dado o nome da empresa ao inventor da corrente alternada, Nicolas Tesla.
Também só acredito quando conseguirem ultrapassar a linha de Kármán sem derreter ou explodir no processo. Até 2022 ainda há tempo para comprovar se o projecto Virgin Galactic de Branson que há tanto espero sempre avança em 2018 ou será sucessivamente adiado…
London to New York in 29 minutes, pelo menos mais 1 hora para check in e outra hora para check out… Atualmente as aeronaves são concebidas para levar o maior número de passageiros por um menor custo, e agora alguém propõe-se faturar e rentabilizar precisamente com o conceito oposto (provavelmente o Concorde já não é do vosso tempo).
O problema do Concorde, foi o começar a dar problemas… E ao verem o risco de dar problemas de maior, e prejudicar as marcas construtoras, preferiram encostar todos. Género, sair no ponto alto, para não ficar mal visto.
Qualquer das formas, segundo consta, estarão a planear ou a construir uma nova versão do Concorde.
Mas a questão vai dar sempre ao mesmo ponto, e tornou-se cada vez pior com o 11 de Setembro pois segurança aumentou exponencialmente: de nada adianta fazer viagens muito rápidas se depois se perde o dobro ou triplo do tempo a fazer check in e check out! Só compensa em viagens de longo curso (intercontinentais).
Impossível. Ninguém saio daqui ainda. A Terra é plana.
Poderiam fazer diferente em Marte, como não levar armas pra lá! Imagine um mundo sem violencia!
O mundo precisa destes visionários. Mesmo que não atinga os objetivos – coisa que espero que não aconteça, pois desejo muito poder assistir a estes passos da Humanidade – admiro muito a sua ambição e crença nos seus (legítimos) ideais.