Cassini: Fim está por dias mas as imagens são intrigantes
Está próximo o fim da sonda espacial Cassini. Este projeto foi o mais caro alguma vez enviado para o Espaço e trabalhou em redor do planeta Saturno durante mais de 12 anos. A sonda põe fim à sua vida na próxima sexta-feira, dia 15 de setembro, quando será totalmente consumida pelo fogo ao entrar nas camadas altas do "senhor dos anéis" espacial.
O último suspiro poderá ser visto nas imagens que esta enviará, assim como outros dados, até ser totalmente destruída. Estas imagens estão a ser divulgadas pela NASA e mostram duas fotos do anel B de Saturno, como nunca o vimos antes.
Cassini mergulha na história
A sonda Cassini-Huygens faz parte de uma missão espacial não-tripulada para explorar o planeta Saturno e o seu sistema planetário. Este é um projeto conjunto da NASA, ESA (Agência Espacial Europeia) e ASI (Agência Espacial Italiana), sendo composta por dois elementos principais, a "nave espacial" Cassini e a sonda Huygens.
A sonda foi lançada ao espaço no dia 15 de outubro de 1997, entrando em órbita de Saturno a 1 de julho de 2004. A Cassini é um dos projetos mais caros, mais duradouros e mais bem-sucedidos da agência espacial norte-americana.
Grand Finale
No dia 15 de setembro de 2017 a vida da Cassini irá terminar. Esta semana a sonda começou o seu 22º e último voo ao redor de Saturno, no âmbito da última fase da sua missão chamada de Grande Final (Grand Finale). No dia 15 de setembro, a Cassini entrará nas camadas densas de Saturno e irá ser consumida pelas altas temperaturas, enquanto transmitirá tudo até ao último suspiro para a Terra.
A sonda começará a transmitir online para a Terra tudo o que for recolhendo nestes últimos três dias antes de sua morte.
A primeira imagem, logo acima, capturada a 4 de junho, mostra detalhes em preto e branco da estrutura ondulada na secção interna do anel.
Esta fantástica e intrigante estrutura é conhecida como onda de densidade espiral Jano 2:1, porque se gera a partir da lua Jano. Esta lua orbita Saturno imediatamente ao seu lado, por fora do anel A. Além de seguir em torno da borda externa do anel A com a sua lua co-orbital Epitemeu, a Jano tem uma ressonância orbital junto às partículas no anel. Para cada órbita que Jano completa, as partículas do anel concluem duas. Isso cria uma onda espiral. Na verdade, é o mesmo mecanismo que origina os braços das galáxias espirais.
As ondulações, como podemos ver na imagem, não têm largura uniforme. Isto acontece porque quanto mais longe estão de Jano, tendo uma diferente influência de propagação, mais próximas e unidas elas crescem. Embora a imagem pareça se afastar da área inferior direita, todas as secções do anel são equidistantes da câmara, elas estão a aproximadamente 76.000 quilómetros da sonda Cassini.
Embora o seu nome dê mais peso a Jano, as ondulações também não aconteceriam sem o satélite Epitemeu. As duas luas orbitam Saturno quase exatamente na mesma proporção. A cada quatro anos, a lua da retaguarda alcança e ultrapassa a lua à sua frente. O processo denota uma co-órbita. Sempre que isso acontece, uma nova ondulação é formada na espiral.
A distância entre cada uma delas é igual a quatro anos de propagação das ondulações oriundas da sua fonte. Pode-se comparar essa ocorrência aos círculos de um tronco de uma árvore, em que cada anel codifica a história orbital das duas luas. Os anéis no canto superior esquerdo, segundo cálculos da JPL-NASA, datam de 1980 e 1981, quando as sondas espaciais norte-americanas Voyager voavam por Saturno.
O princípio do fim
Segundo o que foi projetado para a sonda, o seu combustível deverá estar praticamente acabado, depois de ter explorador os anéis do planeta e mergulha já para a sua “morte” na atmosfera de Saturno. Começou já a sua queda final ontem, dia 12 de setembro às 6:27. Está programada para imergir na atmosfera de Saturno no dia 15 de setembro, às 11:31 e... acabou.
Boa sorte e segue em paz, pequena nave espacial. É nossa homenagem a um excelente trabalho bem feito.
Este artigo tem mais de um ano
R.I.P. e obrigado pelas lindas imagens que enviastes ao longo dos anos.
“Mais caro de sempre …” por acaso sabem a que números se referem … ?!
Sempre me fez confusão a “estupidez” de dinheiro que gastam lá em cima …
pois é, as olhe que foi parte dessa “estupidez” de dinheiro que possibilitou que aqui desabafasse sobre a sua confusão!!
mas*
Ganda tapado, com esse pensamento ainda hoje estavas na idade da pedra. A ciência custa dinheiro sim, mas abre horizontes humanos e desvenda os mistérios do universo. Continuem a acreditar na historia da carochinha que as religiões de todo o mundo passam para se aproveitarem da miséria psicológica humana e ganharem dinheiro com adeptos de fé. Estudem trabalhem e aprendam sobre o mundo e o universo, deixem-se de fé, o mundo melhor tem de ser feito por humanos que querem aprender não por fanáticos sem fundamento. A sorte ou azar faz parte do universo.
Eu devo ter tanto de tapado, como tu de lunático, no verdadeiro sentido da palavra, sou de uma geração que já viu muita evolução de tecnológica e não só, não acredito que sejas dessa mesma geração, pois a maneira como diriges a palavra a alguém, leva-me a crer isso.
Não sou contra a evolução das coisas, mas sou a favor de igualdade e justiça, pois num país em que, ou és rico e podes pagar as despesas médicas, ou tens um seguro de saúde que alguém/empregador/a paga, ou então passas a cházinhos caseiros e, logo se vê….
É só essa a confusão que me faz a estupidez de dinheiro que se gasta, nada mais …
O dinheiro gasto em ciência não desaparece, é para pagar o trabalho dos engºs da NASA, os fabricantes de componentes, matérias primas…
Além do conhecimento que advém deste investimento, o dinheiro fica na economia.
A mim parece-me bem investido!
Like
Isto nada tem a haver com religiões, pois tudo o que a ciência descobriu (não me refiro a teorias) confirmam a existencia de um Ser superior. Foi Einstein ou Newton (não me citem) que disse que uma coisa viva só pode originar de outra coisa viva. Também Einstein (podem citar) “O homem encontra Deus atrás de cada porta que a Ciência consegue abrir.” Newton (podem citar) A falta de prova, o polegar por si só me iria convencer da existência de Deus. Podem haver pessoas como você que não acreditem mas isso não quer dizer que possam atacar quem acredite. E ninguém pode ser obrigado a dar do seu dinheiro à sua igreja. Você deu algum tostão para apoiar no que você acredita? Não falo de impostos, falo de ir a uma instituição e fazer um donativo. Tenho as minhas dúvidas que o tivesse feito.
Estudado na Faculdade de Desporto – A célula mais simples conhecida até agora (para tentar sustentar a teoria do big bang), cientistas conseguiram cria-la num ambiente muito controlado e mesmo assim o seu periodo de tempo de vida foi muito reduzido quando colocado no suposto habitat que a Terra teria quando essa suposta celula encontrasse o nosso planeta.
Por isso, concordo que sejam feitas pesquisas para eu poder aprender mais e entender melhor o nosso Universo e o que nos rodeia.
Termino dizendo que o “Ganda Tapado” é você pois não tem nenhum conhecimento daquilo que “acredita” e daquilo que os outros acreditam.
Abre um pouco mais as talas que tens nos olhos, estão muito fechadas!
Não teria posto isto de forma melhor!!! Bom comentário!!!
Só pergunto uma coisa (e pedia alguma referência fidedigna): que célula é essa que conseguiram criar???
É que todas as notícias dos media que dizem que os cientistas criaram vida (que conheço) na verdade eram todas mentiras ou notícias fortemente exageradas pelos média, posteriormente desmentidas e explicadas pelos próprios cientistas.
Que eu saiba ninguém criou vida…
Boas. Estive a pesquisar na net pois a info que tinha da faculdade (fotocópias) já foi para a reciclagem. Numa breve pesquisa por Experiências de Miller encontrei o que falei com uma pequena correcção, não foram criadas células mas sim aminoácidos que depois levou ao surgimento de moléculas. Mas para as mesmas sobreviverem tiveram de as retirar.
Fonte 1 – http://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/experimentos-de-miller
2- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422008000600054 (nesta até inclui o facto de que o ambiente criado por Miller não era o que existiria na Terra, o Ambiente seria mais agresivo: ” Hoje sabemos que o experimento de Miller, do ponto de vista da química prebiótica, não é válido visto que a atmosfera da Terra primitiva nunca foi redutora (CH4, NH3, H2), mas sim oxidante (CO2, N2, H2) e nesta atmosfera a quantidade de aminoácidos sintetizados é irrisória.”.
Espero que tenha ajudado.
Na verdade não confirma a existência de um ser superior.
Newton e Galileu, por exemplo, eram cristãos, mas avaliando bem a época em que viviam e as suas terias, nada foi baseado em seres superiores.
A ciência não é completa, mas não é por isso que se deve apelar para seres sobrenaturais.
O Universo é grande e misteriosos para termos uma ideia do que realmente o criou, mas não quer dizer que o que não sabemos é obra de um ser superior, até porque há inúmeras crenças no mundo e para cada uma dessas pessoas, a sua religião é a verdadeira.
A questão é deixar de ter medo e procurara respostas ao invés de entregar tudo como se fosse a ação de um ser maior, pois a ciência é cética neste ponto.
Mais uma mente brilhante, tipicamente tuga que se acha mais inteligente que os outros e só diz baboseiras, a confusão na tua cabeça prende-se apenas com facto dos teus neurónios serem tão poucos.
Deixa estar que o dinheiro que os EUA gastam em “defesa” por ano, dava para pagar mais de 50 anos de orçamento da Nasa. Isso sim, é estúpido.
Já agora: https://www.thebalance.com/nasa-budget-current-funding-and-history-3306321
Humanidade : O conjunto dos seres humanos… selvaticamente agredindo-se, maltratando-se, destruindo-se, a pretexto de raças, cores, religiões, petróleo, etc.
Ela mostro-nos a grandiosidade do criador do universo, sim Jeová merece o nosso louvor por criar e dar inteligência ao homem para realizar tais façanhas que veem dum modo espantoso.
Dependendo da crença pode até ser, mas vale lembrar que a ciência não apela para o sobrenatural.
É muito medo da realidade acreditar em um ser superior e que é responsável por tudo.
Há dois mil deuses no mundo (sem contar com os 14 milhões de deuses hindus) e para todas estas pessoas que acreditam, isso é real e os outros são falsos.
É bom repensar que crescemos em sociedades controladoras e que todos que nascem com um certo costume vão ficar com eles para o resto da vida.
Pessoas foram capazes de fazer isso, pois as circunstâncias permitam, não um deus.
Folgo em saber que a maioria ainda acredita. Eu também acredito tal como o Fox Mulder. Apenas curioso pela palestra dos engenheiros cabecilhas desta missão e se desta vez haverá respostas ao contrário de Adam Steltzner acerca daquela coisinha a que chamaram Curiosity. Hollywood é que tem sempre resposta, fizeram logo Perdido em Marte e provavelmente segue-se nova mega produção com viagem dos humanos a Titan, Enceladus ou Saturno para amigarem com Enki e nos mostrarem as coisas bonitas que por lá existem.
Ter se iniciado nos anos 90 só prova que já era possível a execução da missão para um lugar tão distante por um período tão longo. Foi o árduo trabalho, pesquisa e adaptações levaram a conclusão de seus objetivos.
A precisão dos cálculos matemáticos chega a ser espantosa quando comparado ao fracasso do Tesla que, em pleno 2018 um simples carrinho em órbita da terra em poucos dias já não sabiam se ia cair na terra ou se ia pro anel de asteroides. Um verdadeiro abuso do marketing de hoje criando pseudo-heróis-cientistas-empresários-bilionários. Cassini nos mostra verdadeiros cientistas. Tesla nos mostra verdadeiros enganadores.