Google em negociações para comprar divisão de telefones da HTC
A Google e a HTC têm historial de diversas parcerias e colaborações. A HTC foi a primeira OEM a lançar um smartphone com Android, o HTC Dream. Mais recentemente, a HTC e a Google colaboraram no desenvolvimento e produção de alguns modelos do Nexus e do Pixel.
Os últimos rumores apontam que a Google avançará para a compra da divisão de smartphones da HTC, ganhando assim um lugar de mais destaque.
Esta notícia foi avançada pelo site chinês Commercial Times, que deu conta das 2 empresas estarem já em negociações para tornar uma realidade esta compra.
A HTC não tem tido uns últimos tempos fáceis: apesar de ter concebido um bom equipamento com o HTC U11, as vendas não foram extraordinárias e inclusivamente a marca teve uma quebra nas vendas de 14,4% nos primeiros 8 meses deste ano, comparativamente com o período homólogo.
Ainda mais penalizador foi o passado mês de agosto, segundo o relatório financeiro foi o pior mês da marca nos últimos 13 anos e as receitas em relação a julho deste ano baixaram 51,5%.
A HTC tem promovido diversas campanhas e promoções de modo a tornar o seu topo de gama mais atrativo mas os esforços não estão a desencadear resultados muito positivos.
Por outro lado, a Google tem de reforçar a sua aposta no mercado dos smartphones e o histórico de colaborações com a HTC, ao qual soma a frágil situação financeira da empresa, torna a oportunidade muito oportuna e tentadora para a Google, que poderia desta forma reforçar mais a sua aposta no segmento dos smartphones e tirar proveito disso já no hipotético Pixel 2, que deverá ser anunciado nos próximos meses ou semanas.
Os rumores indicam que a Google avançará para a compra da divisão de smartphones da HTC ou então para uma parceria estratégia muito próxima, semelhante à que a Microsoft tinha com a Nokia, há uns anos.
No caso de a compra se confirmar, será apenas referente à divisão de smartphones, visto que a HTC não pretende largar o seu negócio no segmento da Realidade Virtual, onde tem conseguido sucesso com os HTC Vive. A possibilidade de a Google comprar toda a empresa também é descartada por enquanto.
A confirmarem-se estes rumores, será um fator impulsionador para a Google entrar de forma mais ativa, competitiva e estruturada na corrida do mercado de smartphones, juntamente com as gigantes Samsung, Apple e Huawei. Esperemos por novidades oficiais durante os próximos meses ou semanas.
Este artigo tem mais de um ano
A HTC já não tem aquele reconhecimento de marca de topo que tinha no início do Android. As últimas grandes cartadas que deram foram os One M7 e M8, mas depois disso… é pena. talvez a Google consiga dar a volta.
A Google já levantou a Motorola uma vez, tenho certeza que consegue fazer a HTC voltar a ter representatividade no mundo Android.
E se realmente der certo, teremos mais uma marca vendendo o Android puro.
Concordo com tudo o que disse,Tiago.
+1
Grande marca. Falta marketing. É o calcanhar de aquiles desta grande marca.
O htc 10 foi dos 3 melhors aparelhos do ano passado. O htc u11 idem. Povo prefere dar 200 euros 6 em 6 meses do ke comprar um smartphone para varios anos…sao opcoes
Para quê? Para depois vender ao desbarato como fez com a Motorola?
Nao, para fazer o que a maioria das grandes empresas fazem, e não só no ramo dos telemóveis, compram outras empresas, absorvem conhecimento e experiencia, e vendem a marca. Isso é cada vez mais comum, e tem apresentado bons resultados, afinal de contas de que outra forma empresas como a Google, a IBM, a Microsoft, e até mesmo a Apple poderiam oferecer um tão completo leque de produtos e serviços?
Diz lá quando é que a Apple fez isso a uma empresa (comprar, chupar, vender a marca)?
Era mesmo isto ia dizer…
Compraram a Motorola a bom preço, acabaram por vender por tostões aos chineses…
Esqueces-te das patentes todas que a Google absorveu e da divisão ATAP. Só as patentes compensam e bem a venda da empresa
Como o Gonçalo disse, e bem, faz parte tudo da estratégia das grandes corporações.
“Brincam” com centenas de milhões como eu não brinco com tostões!
Nem mais @Crow-, vão comprar para quê?! para no fim venderem por uns trocos…ou então a ideia deles é comprarem uma marca Chinesa para poderem construírem teles por tusto e meio na China…
a HTC é excelente. foi o meu primeiro smartphone Android (HTC Desire) e vi a marca nascer ainda nem tinha nome próprio de HTC… apenas fabricava os XDA, Dopod (Japão), i-Mate (EUA) e QTEK (Europa).
O 1º foi mesmo o G1 que se falou em 2008… acho que não chegou a ser vendido em Portugal mas foi o pontapé de saída para uma revolução no mundo dos smartphones!