PplWare Mobile

Carros da Google sem condutor já circulam

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Emanuel says:

    Tambem vou querer um destes 🙂 XD

  2. Emanuel says:

    ???o titulo nao tem um erro deveria ser google nao gogole????

  3. Weasel says:

    O futuro está cada vez mais próximo, só tem um senão, se o condutor confia demais no sistema e ele crasha 😛 e já viram hackar um carro destes?

    • João Costa says:

      A tecnologia está sempre a desenvolver a cada dia que passa e muito rapidamente, mas tens razão numa coisa, se o sistema que está a funcionar tiver alguma falha e o que está a controla não consegue ter o controlo irá causar vários acidentes e nesses momentos serão tirados do mercado e outro factor também é se alguém consegue entrar no sistema deles, porque eu já vi a entrarem no sistemas de Mensagens Variáveis que estão por cima das Auto-Estradas e existe sempre alguém que consegue.
      Por isso na minha opinião isto devia ser melhor visto e ter atenção nisso.

      Cumprimentos x)

      • Black25 says:

        Muito provavelmente vao haver menos acidentes, uma vez que 99% dos acidentes que ocorrem nas estradas têm origem na falha humana.

        • Alexandre Alves says:

          O software é realizado por humanos …

          • Papa Americano says:

            assim como o dos elevadores, aparelhos médicos, e avioes.

            Quantos destes vês cair/crashar/deixar de funcionar no dia a dia?

            Tudo é sujeito a falhas, não é só software. As vezes parece que as pessaos confiam em pregos e parafusos mais do que num chip de silicio 😛

    • António Mendes says:

      Já houve uma notícia de “hackearem” carros. Se não estou em erro, um stand tinha acesso remoto aos carros para dar problemas caso os donos não pagassem, e um ex-funcionário para se vingar usou o sistema deles para dar problemas. Creio que a notícia saiu no Pplware.

      Agora, para este caso em questão, a única maneira de realmente proteger é cortar o acesso com o exterior. O problema então seria depois como actualizar os mapas.

      • Papa Americano says:

        este género de tecnologia não depende de mapas, mas de sensores que detectam a via.

        Não é um GPS 😉 Os gps continuariam a existir e ligar-se-iam de forma independente ao sistema do carro.

        Desde que não haja ligações de dados abertas não há grande hipótese de penetração.

    • Ecchin says:

      Se os travões te falharem, ou estiver chuva, etc, podes provocar muitos mais acidentes. Tenho a certeza que se o software da google falhar, haverá algum sistema de segurança que tratará de parar o carro. Confio mais neste software do que nas mãos humanas. Por alguma razão os aviões são muito mais fiáveis que os carros. Além dos seus pilotos serem muito mais especializados, existe um complexo sistema por traz a controlar todos os movimentos do veículo.

    • António says:

      Vamos fazer um pequeno “suponhamos”:

      Tens um carro com ABS e numa situação de emergência metes o pé no travão para imobilizar o carro.

      Mas o sistema tem um erro e detecta que o teu carro está sempre a derrapar e então está sempre a destravar e o carro não trava…

      Vais-me dizer: ah e tal isso é praticamente impossível, pois o sistema ABS foi testado até à exaustão e as probabilidades de isso acontecer são próximas de zero.

      Certo e essa vai ser a resposta em relação a isto, só daqui a muitos, muitos, muitos testes é que isto passará para o público e nunca sem um sistema de emergência, tal como o ABS, o ESP e outras tecnologias xByWire

      • RaCcOn says:

        O que referes das tecnologias que temos já nos dias de hoje implementadas nos veículos serão normalmente implementadas e utilizadas nesses mesmos veículos.

        Se ocorrer alguma falha no sistema este será automáticamente desactivado por razões de segurança.
        Por exemplo:
        Se tiveres um carro equipado com ESP/ASR e o diametro total das rodas da frente sejam diferentes das rodas de trás, o que vai acontecer é que estas vão circular a velocidades diferentes…
        Caso isso aconteça logo a partida, o sistema irá pensar tratar-se de um erro, logo irá desactivar-se por defeito.
        Caso contrário o sistema iria estar constantemente a tentar que a roda com diametro superior, que consequentemente irá estar a circular mais rapido, que circule a mesma velocidade das rodas de diametro inferior.

        Com o exemplo que deste do ABS, o sistema ao contrário do que referes não inibe o carro de travar mas sim em caso de uma travagem mais brusca, faz com que o carro não derrape tanto, no entanto se estiveres a travar a fundo fora de alcatrão ele vai sempre derrapar, só que não é tanto.
        Daí que uma das formas de simular ABS num carro que não o tenha, é travar e largar o travão sucessivamente…o efeito apenas não é o mesmo pois não temos capacidade para fazer os cálculos de velocidade juntamente com a rapidez que o sistema poderá fazer aplicar ou não força para travar.

        O ABS, aliado a ESP, ASR entre outros sistemas de segurança, faz com que possas circular praticamente em segurança total, sendo que o carro te corrige sempre que haja qualquer tipo de excesso.

        Ex:
        ESP – Em caso de curvares em excesso de velocidade, o sistema irá travar independentemente cada roda aplicando forças diferentes em cada uma para poder fazer o contra balanço do chassis, mantendo o veiculo na trajectória a que as rodas estão viradas.
        Aqui ( https://www.youtube.com/watch?v=L7oqIPj1QEc ), podes ver um bom exemplo disso com autocarros.

        Basicamente o ESP faz com que o carro não perca tracção, assim sendo também ajudará em condições em que o carro iria derrapar, impedindo-o de se mover.
        Imaginemos uma subida em gelo…
        Vejam este episódio do famoso TopGear.
        https://www.youtube.com/watch?v=j-hHWSQhKuc

        Já o ASR faz mais ou menos a mesma coisa, mas em condições diferentes.
        Vejam aqui ( https://www.youtube.com/watch?v=vWKUYD8B7g4 )

        Voltando ao ABS, vejam este video
        ( https://www.youtube.com/watch?v=3F7H-gcwZF0 )

        🙂

        • António says:

          O que eu quero dizer é isso mesmo (dando exemplos nada técnicos, lol)

          Esta tecnologia nunca irá ver a luz do dia sem imensos testes (que demorarão anos) e sem haver sistemas de segurança alternativos. E ao ser lançada terá de certeza a assinatura de um grande do mundo automóvel bastante ligado à segurança, tipo Volvo ou Mercedes.

          Por outro lado há a questão da percepção. Actualmente já há a possibilidade de termos carros sem a barra de direcção (algo que tornaria o carro bastante mais barato e seguro até) mas como a ausência de algo físico entre o volante e as rodas faz com que o carro aparente ser menos seguro, esta inovação vai sendo adiada.

          • RaCcOn says:

            Sinceramente não sei se demorará assim tanto tempo quanto isso…
            Se reparares bem já começamos aos poucos a ter tenclogias similares.
            Dando.te como exemplo o carro estacionar sozinho.

            Também não sei se será um dos grandes a ter a tecnologia…
            Repara que estão a fazer os testes com Toyota…
            🙂

          • António says:

            eheh, mas isso deve-se mais ao hype do Prius.

            Não te esqueças que as grandes inovações ao nível da segurança apareceram quase sempre pela mão da Mercedes e da Volvo, mais a Mercedes até

          • RaCcOn says:

            Sim pelo menos as mais significativas, mas também tens marcas “menos conceituadas” que te deixaram grandes marcas no que diz respeito a segurança e a inovação e também em tecnologia de ponta.
            Doute o exemplo do Citroen DS vulgar-mente conhecido como boca de sapo, bem como a Renault, nos anos 80 com os seus pocketrockets, como o Renault 5Turbo2, Renault 11Turbo, Renault 21Turbo.
            Tens também a Fiat, com os motores com tecnologia CommonRail que hoje em dia é utilizada por praticamente todas as marcas nos motores a Diesel.
            Entre essas muitas outras, que vieram de marcas mais “pequenas” que uma Mercedes ou Volvo.

  4. EmanuelP says:

    “Carros sem condutor da Gogole já circulam”

    Não será Google? 😉

    Cumps

  5. Sarev0k says:

    Sou 100% a favor disto.. já me estou a imaginar numa viagem de 3 horas a trabalhar no portátil em vez de estar a conduzir 😀
    Ou então contrato um motorista, se calhar fica mais barato! looool

  6. Dave says:

    deste jeito “roubar” carros vai ser engraçado
    tipo: fazer um scan à rede; encontrar um carro que n tenha “anti-virus”; depois reconduzi-lo até uma garagem.

    mas tb tem outras aplicações: agendar manutenção no mecânico.
    chega o dia para mudar o oleo ao motor: e lá vai o carro sozinho até à oficina.

    ou então atestar o depósito de combustível na véspera de uma grande viagem…

    vai ser interessante quando eles vierem

  7. Rui Costa says:

    Viva,

    O título está errado. “Carros sem condutor da Google”, ora se é sem condutor da Google, o meu carro já faz isso há 11 anos, pois nunca trabalhei na Google.

    O título deverá ser corrigido para “Carros da Google sem condutor já circulam”.

    Continuação de bom trabalho

  8. Pedro says:

    Vou para o aeroporto e o carro volta sozinho para casa. Porreiro pá.

  9. Jorge says:

    Eu continuo a dizer: “Google mudou a minha vida”

    É impressionante como dominaram a Internet e a evolução em muitos outros campos torna-a numa empresa perfeita.

  10. Guilherme says:

    Uma pergunta. Isso é legal? No caso de um acidente, quem seria o responsável, e como provar? Na hora de preparar uma ocorrência policial, onde está a outra parte (motorista do “Google car”) para assumir a responsabilidade? Como será q as companhias seguradoras enxergam isto?
    Essa estória é muito “Isac Azimov” para mim. Nossa legislação, ao menos aqui em baixo, em terras tupiniquins, n estaria preparada para isso.

    • Guilherme says:

      E considerando os motoristas q temos no Brasil, o computador usado deveria ser uma máquina com 4 Intel I7 com software desenhado para direção altamente defensiva!!! 🙂

    • Corvus says:

      Há uns anos atrás, também não havia legislação sobre crimes informáticos (ainda sou do tempo que as lojas vendiam jogos piratas para o Spectrum, exactamente por não existir lei alguma que o proíbisse – depois foi ver as lojas a fechar às centenas quando saiu a lei).

      Como tudo, conforme as coisas vão evoluindo, vai surgindo legislação para lidar com as novas situações. Não será nada de anormal poder haver um vazio legal nos primeiros tempos.

    • Ecchin says:

      A Google é capaz de ter arranjado algum acordo de responsabilidade, senão acho que já tinham mandado encostar o carrinho :S

  11. Roberto Assis says:

    :O
    A Tecnologia não pára.
    Um carrinho destes não deve ser nada barato!!
    E caso tenha alguma avaria também não é qualquer mecânico que a repara…:/
    etc…
    Acho que sai mais barato contratar um motorista.. 😀

  12. Paulo Brinca says:

    Reabastecer é que pode ser mais complicado…

  13. Emannxx says:

    Gostei. Daqui a alguns anos.. estou mesmo a ver a cara das pessoas ao verem um carro sem ninguém a conduzir =D

  14. Manel says:

    Por cá em terras lusitanas quando aparecer me plena estrada nacional vai haver mais espectadores do que o ciclismo ou um acidente grave… Só os RICOS os terão em 1ª mão o povo só 20 anos depois é que usa…

  15. Abilio Gates says:

    Que grande ideia! Mas ainda bem que a Google utiliza o Linux/Unix como sistema operativo!!!
    Porque com o Windows: imaginem o veiculo a deslocar-se em velocidade de cruzeiro numa qualquer auto-estrada, e de repente:
    “O WINDOWS ENCONTROU UM PROBLEMA E VAI SER ENCERRADO… CRASH!!!” – Lá se ia o carro da Google!!!
    🙂

  16. Black25 says:

    Como já fiz questao de mensionar, acho que vão haver menos acidentes.
    E muitas das teorias que varios utilizador estao a propor, são apenas especulaçoes, pois como tudo, o ser humano tem de aprender a adaptar-se.
    O risco de hackar um carro destes existe, tal como o risco de crashar, mas quando estes sistemas começarem a ser comercializados, de certeza que vão haver protocolos de segurança fiaveis!
    Foi a minha opiniao…
    Cumps

  17. Jose Simoes says:

    Não acredito que isso seja um produto viável (a não ser como propaganda, e com 2 especialistas sempre em cima do acontecimento). No prazo de 10 anos e possivelmente mais.

  18. Gui says:

    Se pensarmos bem de que serve hackear um carro destes.
    Só se quiserem provocar o caos na terra porque de resto não serviria de nada.

  19. B80 says:

    – Carro, este não é o caminho para minha casa!
    – “Não!”
    – Para onde me levas?
    – “De acordo com os seus dados contidos na nossa base de dados e nas suas pesquisas efectuadas, estou a dirigir-me para a casa de passe mais próxima!”
    – Mas eu quero ir para casa!
    – “Não quer não! Eu é que sei o que o senhor quer ir para a uma casa de passe!”
    – Estou cansado e estou não tenho dinheiro para ir a uma case de passe!
    – “Relaxe, e deixe condução comigo. Eu sei o quais são as suas reais pretensões!”
    – Ai a “#$%&%/, pára já!
    – “Ainda não chegámos!”

    …..já estão a ver no que isto vai dar 😛

    Outra coisa gira vai ser para apanhar os cônjuges infiéis, já não precisam espiar o telemóvel da “cara metade” agora basta-lhes pesquisar o itenerário do carro no google. 😀

  20. NoFait says:

    Lembram-se do filme “I Robot”?

    Lembram-se do gajo conduzir a mota porque era a “única máquina” que não podia ser controlada remotamente (e também porque desfez o carro todo… que por sinal também não tinha o tal modulo de controlo remoto)…

    Privacidade, liberdade, poder de decisão,… são algumas das coisas sobre as quais deixaremos de ter poder com estas tecnologias.

    Pode ser que não, mas… o controlo sobre a informação, sobre a vida das pessoas é um “bem” demasiado precioso para algumas empresas o desprezarem.

    Não acham?

    Eu sei de quem não vai ter essa tecnologia nos seus futuros carros…. Eu! 🙂

    • Raicuparta says:

      Esse filme foi uma valente porcaria, só publicidade às All Stars 😀

      Mas percebo o teu ponto de vista, só que é a mesma coisa que o pessoal que não usa o Google Chrome porque a Google vê o que tu browsas, no fundo. Quando a Google finalmente escravizar a humanidade (ou não) é que veremos quem tem razão.

  21. Ghost Rider says:

    Isto vai ser (perdoem-me pelo que vou dizer) muito útil para certas mulheres que eu conheço.
    E certos velhinhos também.

    E a “pica” de pisares no acelerador?

    No entanto, é um projecto bastante curioso

  22. Raicuparta says:

    Estou-me a imaginar parado no semáforo, olho para o lado e vejo o carro vazio. Ia ter de mudar de calças, de certeza.

    • IPC says:

      bem lembrado….como é que o carro sabe se no cruzamento está vermelho ou verde?e nas rotundas?
      so vendo para crer que esta brincadeira é segura…qnt a mim gosto demasiado de conduzir para ser a google a fazer por mim…

  23. tobedone says:

    É inevitável que os veículos se tornem cada vez mais inteligentes, até que possam mesmo dispensar o condutor. No entanto, não será este conceito que irá resolver o problema dos transportes em ambiente urbano
    Existe um conceito semelhante que é seguramente mais interessante, o transporte de última milha. Ou seja, um transporte “privado – público”, constituído por pequenos veículos autónomos que têm a capacidade de fazer o transporte de curtas distâncias (máximo 5km), que complementam os transportes de massa. É privado porque faz “porta a porta”, é público porque é de uso partilhado.
    Existe um exemplo português (Critical Move), que tem um sistema em funcionamento no Hospital Rovisco Pais na Tocha (sistema de transporte baseado em veículos autónomos). É provável que nos próximos anos as aplicações se centrem em aplicações privadas, mas pouco a pouco vão entrar em aplicações urbanas.

  24. Pedro Veloso says:

    Também consigo ver outro tipo de uso para estes carros, pode dificultar bastante o roubo e carjacking dos mesmos. O problema na implementação disto, como já foi referido, é que basta às vezes haver apenas um acidente para as pessoas descredibilizarem completamente a tecnologia, vai ser preciso muito marketing. Por falar nisso, será que a Apple anda a trabalhar num ICar deles ? 😛 (tem de ser branco,caro, e ter uma maça como símbolo da marca :P)

  25. Tiago Pereira says:

    Esta evolução é boa, mas o único problema é que com isto perde-se toda a essência da condução. Sabe tão bem acelera e trabalhar com uma caixa de velocidades, seja ela manual ou sequencial. Eu já dispenso carros automáticos, então um em que não seja preciso conduzir, minha nossa lol

  26. JDurao says:

    World Domination!!!! Google….

  27. António says:

    Acho piada quando o pessoal fala em Worl Domination e Ahhhh a Google vai-nos dominar

    Sim a google possui uma coisa muito importante: a Informação, mas mais preocupante é a informação que Facebooks e afins têm que é pessoal

    Agora quanto ao resto, são tentativas de encontrar outras formas de negócio, ou acham que a Samsung é SÓ uma empresa electrónica e a Yamahá só faz motas?

    e a BASF coitadinha, acabando as cassetes abriu falência

    Irra

  28. Dário says:

    Parece coisa da SkyNet!!!! Eu em!!

    E os empregos de motoristas: particular, taxi, caminhao, onibus, já pensou entrar em um Onibus sem motorista, vish!!!!!!

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