Quem colocará primeiro o sensor de impressão digital no ecrã?
O sensor de impressão digital pode ter atualmente várias localizações num smartphone. Não havendo um consenso sobre o melhor sítio, as marcas tentam agora colocá-lo numa zona muito mais prática, debaixo do ecrã.
Embora marcas como a Samsung e a Apple tentem desesperadamente apresentar esta tecnologia em primeiro, poderá ser outra marca a fazer as honras.
Atualmente, o sensor de impressão digital é uma das formas mais comuns de desbloquear um smartphone. Embora existam várias localizações para ele (na traseira, na parte frontal ou na lateral), não existe um consenso sobre o melhor local, estando o utilizador dependente da preferência da marca aplicada a cada diferente modelo.
Embora a tecnologia ainda não esteja totalmente desenvolvida, a próxima geração de topos de gama, ou ainda mesmo na atual, poderá ser introduzida uma nova posição para este sensor, debaixo do ecrã. Na verdade esta ideia não é nova, tendo já sido idealizada em renders dos mais variados topos de gama, sem que tivesse sido implementada com sucesso até agora.
Mas quem será o primeiro a implementar esta tecnologia?
Do que se conhece, são várias as marcas que estão a trabalhar neste tecnologia. A Samsung, Apple, Huawei e Xiaomi aceleram para introduzir o mais rapidamente essa tecnologia nos seus topos de gama, lutando para serem os primeiros a introduzir esta novidade.
Inicialmente pensava-se que a Samsung seria a primeira a implementar esta tecnologia no S8. No entanto, embora a marca coreana a tenha tentado implementar, fornecida pela Synaptics, não teve sucesso e foi obrigada a posicionar este sensor na parte traseira junto à câmara. Segundo as últimas informação, o Note 8 também não vai chegar ainda com esta tecnologia, sendo esperado que a Samsung só a introduza na próxima geração de todos de gama.
Por sua vez, a Huawei estará também a preparar esta tecnologia, mas também só a deverá introduzir na próxima geração do seu topo de gama, o Huawei P11.
Quanto à Apple, é falado que esta tecnologia possa estar já presente no próximo iPhone, sendo uma das novidades que os fãs da Apple mais esperam nesta nova versão do seu smartphone.
Mas, segundo Jiutang Pan, um conhecido investigador especializado em acompanhar as cadeias de abastecimento dos smartphones, a primeira marca a implementar o sensor de impressão digital poderá não ser nenhuma das anteriores, mas sim a marca chinesa Vivo.
Para provar o grau de desenvolvimento desta tecnologia por parte da Vivo, Pan publicou um vídeo onde é possível vê-la em funcionamento, embora não se saiba se já é possível desbloquear o smartphone a partir de qualquer zona do ecrã ou se ainda está limitada a áreas específicas.
Ao que tudo indica, poderá ser mesmo a Vivo a introduzir esta novidade no mercado, sendo possivelmente seguida pela Apple e, mais tarde, pelas restantes grandes marcas de smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo menos um fabricante de componentes já tinha mostrado tecnologia deste género num aparelho, antes disto.
Contudo tenho que dizer que este video da “Vivo” é estranho, parece que está a segurar no aparelho para ter o dedo indicador num sensor atrás. O video também parece ter sido editado: salta alguns frames e há alguns artefactos estranhos.
Não duvido que seja verdade. A tecnologia já existe, falta implementar com sucesso.
https://youtu.be/Fjsd6Gz0GnY
O primeiro não sei.
Mas quem o fará da forma mais eficaz será a Apple como de costume.
Como de costume em quê? A Apple tem algum sensor mais eficaz que qualquer outra marca?
Atrix, S5.. tinham sensores horríveis
Por acaso tem.
Huawei P9 o sensor trabalha mal comparado com o do iPhone SE. Nao posso falar dos outros porque nao sei. Mas ca em casa temos um SE (nao é meu, eu uso Android) e o sensor nunca falha. Tipo… Nunca
Tal como muita outra coisa, por exemplo o carregamento wireless, nao e?
Exatamente, quando implementar será o mais eficaz, sem dúvida.
desconhecia a vivo, mas está de parabéns, parece que esta tecnologia está mais próxima do que aquilo que se pensava
A Vivo anda nisto há uns aninhos e sempre a inovar o que pode parecer ser estranho já que é uma empresa Chinesa.
Se quiseres saber literalmente um pouco mais sobre eles https://en.wikipedia.org/wiki/Vivo_Smartphone
O site oficial é http://www.vivo.co.in/ e como verás iremos ver e ouvir mais sobre eles no campeonato do mundo de futebol na Russia.
Para quê? É muito mais prático o sensor atrás como nos nexus do que no botão home ou no ecrã.
Uma das vantagens de atrás, laém de mais confortável, posso desbloquear sem ter de usar a outra mão.
Mas quando agarras enquanto o indicador está na parte de trás e pode desbloquear, o polegar já está na frente. Embora no botão home obrigue a posicionar o dedo mais em baixo, no ecrã já é um movimento natural uma vez que já vais carregar no ecrã para interagir com o smartphone
Daniel, com o polegar so apanha-se a lateral da impressão digital… não é que não funcione mas eficiente não é assim tanto… mas ha quem prefere claro.
Sou também dos que prefer atás, um movimento muito mais subtil para desbloquear o telemóvel. Mas no caso do S8 foi muito em cima portanto para mim ideal é na traseira centrado. Mas gostos são gostos.
O que é que apanhar a lateral do dedo tem a ver com eficiência?
Daniel Jesus, a minha forma de pegar e de todos cá em casa é suportar primeiro o terminal com a Palma da mão e indicador, só depois de estar firme e seguro mexo o polegar. Daí que para mim é muito mais natural desbloquear o S8 que o iPhone 7
Não é por nada mas usar o botão da frente não implica ter o aparelho pousado firmemente na palma da mão, há muitas maneiras para se pegar e usar logo o botão! Também não podes defender que acertar no botão atrás é um movimento logo quando se começa a pegar.
Falar duma vantagem dessas é muito deslocado da realidade quando o video mostra a usar apenas uma mão, até te poderia dizer que fica muito fácil desbloquear sem ter que pegar nele quando está pousado na mesa. Quanto a conforto é a tua opinião, outros têm outra.
Se tiveres no ecrã é só meter o dedo como se fosses fazer alguma coisa e já está… muito melhor do que ter de mexer os dedos até acertar no sensor…
Tanta confusao por aqui, uns preferem a frente, outros atras… E que tal poder usar todo o chassis e ecran do telemovel para ler a impressao digital de qualquer maneira? Assim ja agrada a todos. LOL.
Agora a serio, eu acho que faz mais sentido na traseira, mas depende daquilo que estamos a fazer, como pegamos no equipamento. O melhor seria adoptar as duas opcoes.
O problema é se tiveres o telemóvel pousado numa mesa… Tens de pegar nele para o desbloquear. Concordo e acho que atrás é mais prático do que na frente, exceptuando esse caso.
No entanto, ando com um Sony Xperia X Compact e só tenho a dizer bem do leitor de impressão digital que fica na lateral. É um sítio diferente mas bastante prático. E tem double tap to wake up e double tap para desligar o ecrã, dá bastante jeito mesmo.
ter o telefone pousado na mesa
e *ter* de *pegar* nele
para conseguir chegar ao sensor.
sim
muito mais prático 😀
Irrita-me ter que levantar o telemóvel de cima da secretaria só para ler uma sms.
Muita coisa falta saber. Nomeadamente se estes sensores no ecra, não vao alterar miniamemnte a qualidade da imagem naquela zona especifica, se vao funcionar com peliculas de vidro, se vao aumentar o consumo de energia quando o telemovel está em standby dado que tem de estar um ecra ou parte dele todo a escuta de receber um toque, e claro, se realmente vai ser eficaz como o convencional leitor…
Pois este video mostra uma coisa que se ve muito nas chinesadas que andam por ai.. Dizem ter tudo mas depois nada funciona. Cheguei a ver videos de marcas ”assim desconhecidas” onde o fingerprint scanner dito normal era tao bom que qualquer dedo desbloqueava. Ou como os que copiam os ecras edge mas depois na zona curva o touch nao funciona etc.
Se alguem colocar isto a funcionar será Samsung, Apple, Huawei e num futuro próximo não vejo mais nenhuma capaz de tal.
O ideal seria mal pegues no smartphone ele desbloquear independentemente por onde pegas. Ao minimo toque, pimba! Facil
Falta referir a LG que foi a primeira a apresentar essa tecnologia á um ano embora ainda não tenha comercializado nenhum dispositivo com ela.
Quando á localização do sensor acho que o ideal até ao momento é situado na parte central traseira do telemóvel e de todos os telemóveis que usei destaco o Z5 (é lateral mas nunca falhou) LG G4, V10, G5 e o meu actual G6 que também nunca falharam. Os do Samsung S6 e S7 edge por vezes esqueciam-se de quem era o dono e la tinha de por o pin de protecção
Uso também um Ipad mini 4 e tal como os Samsung por vezes prega umas partidas
O que a LG apresentou não é o mesmo tipo de coisa! O que apresentou foi uma forma de poder ter o sensor no vidro que protege o ecrã (para não haver botões), mas tinha que ficar fora da área do ecrã LCD/OLED, isto é, nas margens, de modo que não permitia reduzir o espaço ocupado, etc.
O grande problema é incorporar um sensor destes na área do ecrã sem afectar a visibilidade do ecrã e depois conseguir fazê-lo com produção industrial a larga escala sem custos elevados.
Na minha opinião, também prefiro o sensor na parte de trás do tlf, quanto ao ser melhor na Apple ou outra marca qualquer, talvez seja uma falsa sensação minha mas o desbloqueio no meu Ipad 4 Mini é mais lento que no Huawei Mate S.
Ca pra mim tem e de inventar um telefone á cao. Ou seja que conheça o cheiro do dono, um gajo pega no telemóvel e ele snifa e ja desbloqueia! 😀
Já existe!!!
Chama se Smart lock!!!!
No entanto tens sempre o alcance do sinal Bluetooth a ter em consideração…