Panda 2011 PRO – Um Panda da nova Geração
O mercado das suite de segurança não é estático, as empresas não se acomodam com o que desenvolvem no presente, empenham-se para serem melhores no futuro e conquistar a confiança do utilizador/consumidor. Assim tem sido com a Panda Software. Depois de lançar um produto inovador e gratuito, o Panda Cloud Antivirus, cresceu em popularidade e confiança dos utilizadores. Mas, para aqueles que preferem um pouco mais de protecção, a Panda desenvolveu uma suite bastante rápida e muito segura, falo concretamente no Panda 2011 PRO.
Esta suite tem um aspecto similar ao produto apresentado para a cloud, pelo menos os tons negros e cinza escuro, traz toda a eficácia da assinatura antivírus, mas está equipada com uma potente Firewall.
Para quem se lembra dos primórdios dos produtos Panda, lembra-se com certeza da confusão que era optimizar a suite. Pois esta está muito simples de modificar e optimizar. Tudo é apresentado numa janela principal, com separadores a dividir os vários blocos de informação e de funções, onde o utilizador é informado, passo-a-passo, nos pontos e nas acções fundamentais.
A área da Análise, fornece um acesso directo aos vários elementos que importa verificar. Além da tradicional verificação da procura de malware, esta ferramenta executa uma apurada pesquisa em todo o sistema, tentando detectar possíveis vulnerabilidades causadas pelos variados elementos que existem na Internet e que, inadvertidamente ou sem conhecimento prévio, descarregamos para o nosso computador.
Destaco também, e porque o sistema de segurança deve ser uma presença activa mas pouco intrusiva, a função de agendamento de verificações ao sistema. É uma pequena grande função, evitando que tenhamos de nos lembrar (o que acaba por esquecer) de fazer uma verificação de rotina.
Esta suite está equipada com uma função, para mim importante, que informa e descreve pormenorizadamente a sua acção e resultados dessa mesma acção. Para quem tem máquinas sob sua responsabilidade e tem serviços de verificação de tráfego, interessa ler os relatórios resultantes da acção de protecção desta suite.
O separador seguinte apresenta os ficheiros infectados e em quarentena. Estão activos, mas sem acção no sistema, e caso exista uma "cura" estes serão limpos e devolvidos à precedência. Caso não sejam de todo limpos, devem ser apagados para não voltara contaminar o sistema.
O último, mas não menos importante separador, traz algumas ferramenta que devem ter a atenção do utilizador, pelo menos uma vez. Aqui poderá encontrar acesso ao fórum de segurança da Panda, onde os utilizadores podem colocar questões que serão respondidas por outros utilizadoes e por moderadores ligados à equipa técnica da Panda. É uma comunidade que se interajuda.
Outro recurso são os discos de recuperação. Poderá descarregar ferramentas para iniciar o seu computador completamente tomado pelo malware e com estes disco de recuperação, poderá de novo ter acesso ao seu computador. As restantes opções serão alvo de análise mais à frente.
O teste que foi feito teve como base um utilizador comum, com conhecimentos limitados sobre os perigos que gravitam em torno da Internet, dos downloads, da pirataria, dos mails e das chain letters. Foi portanto, um teste de estrada onde o software foi posto à prova sem métodos científicos ou laboratoriais.
O resultado foi e é até ao momento positivo. O utilizador tem algumas queixas, face à intrusão que a suite ainda apresenta. As "denúncias" de tentativas de invasão da máquina, ainda se fazem sentir, deixando em sobressalto o utilizador mais incauto e desconhecedor do que realmente se está a passar.
Sem qualquer afinação, notamos que o Panda gera alguns alertas regulares de acções tradicionais numa máquina ligada a rede. Por exemplo, se tivermos um router a enviar pacotes ICMP (ping echo/reply ) para verificar se um determinado equipamento está activo (keep alive), o AV interpreta essa comunicação como uma tentativa de intrusão. Claro que podemos sempre afinar essas questões, mas para o utilizador comum... é alarmante!
O que diz o AV Comparatives do Panda?
Além de mais leve no consumo de recursos, melhorou nalguns aspectos, principalmente na velocidade de inspecção da nossa máquina. Suportando-me na análise dos últimos testes da AV Comparatives, verifiquei que a versão do Panda Security 2011 tem uma verificação manual mais rápida que a versão antecessora (percepção in loco). A percentagem de detecção no teste on-demand é a mesma que a versão anterior... o que logo aí dá para perceber que está melhor, não sacrificou as suas capacidade de detecção de malware e está a destacar-se, segurando-se no pelotão da frente.
Nos últimos testes, realizados em Agosto, os valores foram animadores, principalmente porque o conjunto oferecido está muito atractivo e o seu desempenho, como já referi está na linha da frente:
Pelo contrário do que era esperado, este último teste mostrou um número de falsos positivos elevado. São mais 46% em relação ao teste anterior , tendo detectado pacotes como o F-Secure, VLC, Ewido e Flux que são considerados ficheiros genuínos e utilizados no dia-a-dia.
Como podem ver no recente teste feito em Agosto, o resultado apresentado pela Av Comparatives mostra valores que a Panda deve ter em atenção.
Desta forma, faz sentido no separador Serviços, o utilizador usar a função " Enviar ficheiros suspeitos para a PandaLabs". Desta forma saberá se está perante uma ameaça ou apenas um ataque de histeria, por parte do Panda.
O que diz a Panda do seu produto?
Panda lança nova gama 2011
- Com a Inteligência Colectiva, a rede global de utilizadores Panda, o nível de protecção contra ameaças conhecidas e desconhecidas mantém-se em contínua melhoria.
- Inclui inúmeras funcionalidades novas: gestor da rede doméstica, actualizações inteligentes, modo de jogo/multimédia, encriptação de ficheiros, teclado virtual e navegação em modo seguro com um browser em ambiente virtual.
Sob o slogan “Proteja o seu Mundo Online”, a Panda Security acaba de lançar a nova gama 2011 das soluções de consumo, que conta com um desempenho ainda mais veloz, uma melhor protecção e um menor impacto nos recursos, quando comparado com as versões anteriores. A nova gama de consumo da Panda, já disponível em versão download para compras online, inclui as soluções Panda Internet Security 2011, Panda Global Protection 2011, Panda Antivirus Pro 2011 e Panda Internet Security for Netbooks. Entre as novas funcionalidades incluem-se o acesso remoto ao PC a partir de qualquer local, a eliminação segura e definitiva de ficheiros, um browser seguro em ambiente virtual, entre outras.
Desempenho & Consumo
Em termos de consumo e desempenho, face à suite de 2010, é uma verdade, está claramente melhor. A nova gama de soluções tem melhorias de 50% no desempenho em Windows 7.
O mercado tem várias outras excelentes opções, mas a Panda está a apostar numa gama de preços competitivos. Ver aqui preços dos produtos.
O utilizador poderá optimizar e afinar a sua suite. Claro que para o utilizador comum esta não será uma tarefa fácil.
Pontos Positivos:
Esta gama está mais "user frendly", com una interface mais simples e agradável. A Panda teve o cuidado de tornar a instalação menos enfadonha e com isso obteve uma instalação rápida e mais intuitiva. Este produto está bastante menos intrusivo que a versão anterior, embora ainda faça aparecer algumas mensagens do tipo "alarmantes", este está mais tranquilo o que deixa também o utilizador, menos experiente, mais despreocupado. Já pensaram qual será a reacção de um utilizador inexperiente ao ver um pop up a dizer que houveram n de tentativas de intrusão?
Além destes pontos dedicados ao contacto em serviço, destaco dois serviços existentes no separador Serviços, no interface principal: o "Boletins da Panda" e o "Discos de recuperação". Apostem em dedicar alguns minutos a conhecer estes elementos que vos poderão ser bastante úteis no futuro. É um bom trabalho que a Panda presta com estes serviços.
Pontos Negativos:
Tenho de destacar ainda alguns (muitos) falsos positivos, Embora esta suite esteja muito mais pró-activa é bastante comprometedora, em termos de desempenho transversal, que condiciona apresentando falsos positivos em quantidade exagerada. É segura? Muito, respondo eu, mas os falsos positivos, embora possam proteger, causam ansiedade, pelo facto de apontarem "perigosidade" onde ela não existe e que poderá levar a uma perda de confiança por parte do utilizador.
Considerações finais:
A Panda fez um óptimo produto, principalmente pela vertente do consumo reduzido, em termos comparativos com versões anteriores, o que promete mais e melhor desempenho em máquinas menos possantes. Outra questão muito importante, é o preço. Está muito competitivo face ao que cada versão tem para oferecer. Uma box do novo PANDA ANTIVIRUS PRO 2011 traz Antivírus, Firewall, um novo Modo de Jogo/Multimédia, traz também um gestor da Rede Doméstica e um bónus chamado Modo de Navegação segura. Tudo isto por pouco mais de 31 euros e com possibilidade de estender esta licença a 3 máquina, imbatível portanto!
Aliado ao preço e aos módulos disponibilizados, está um conjunto de resultados muito positivos alcançados nos últimos testes, face à concorrência. Não fossem os muitos falsos positivos e ainda a existência de irritantes mensagens alarmantes, poderíamos dizer mesmo que estávamos perante a melhor suite da actualidade.
Homepage: Panda Portugal
Este artigo tem mais de um ano
Parece que o Panda anda a trabalhar. Já não era sem tempo de se mexerem.
nunca fui grande fã do AV Panda, e mesmo com esta versão um pouco melhor penso que me vou manter sem nada deles lol
offtopic:
ando com algumas dificuldades em encontrar um bom AV + firewall que não demore muito a ligar quando o PC liga e que não atrase o PC a ligar e obviamente que tem que ser um bom AV. O que é que recomendam? (tenho um Toshiba Satellite A300 276
http://pt.computers.toshiba-europe.com/innovation/jsp/SUPPORTSECTION/discontinuedProductPage.do?service=PT&DISC_MODEL=0&ACTION=PRINT_WITH_BACK&BV_UseBVCookie=yes&PRODUCT_ID=1064843 )
comodo internet security! É free tem uma excelente firewall aliado a um bom antivirus…não arranjas melhor dentro dos gratis (e ate de alguns pagos) garanto-te!
http://www.comodo.com/home/internet-security/free-internet-security.php
Comodo internet security acredita não arranjas melhor pelo este preço (é free!) tem uma excelente firewall e um bom antivirus.
Da-lhe uma oportunidade e vais ficar surpreendido!
http://www.comodo.com/home/internet-security/free-internet-security.php
Tenho o Panda anti-virus, o mais básico deles todos, e já trás firewall, a concorrência não tem nos produtos base, tou satisfeito e é bastante leve. Aconselho-te esse.
Miguel. Sugiro que veja este comparativo: http://www.eset.pt/casa-concorrentes
LOOOL, exacto……. vamos basear-nos no teste da ESET. eles até nem puxaram a brasa á sardinha deles nem nada, os resultados estão correctíssimos! sem duvida melhores do que os do av-comparatives. ESET pra presidente!
Concordo aqui com o Fred, acho que o comparativo da ESET não é muito bom porque é óbvio que eles não iam colocar o seu produto num nível inferior aos concorrentes.
Com alguma atenção dá para perceber que a ESET não publica testes internos. Todos os dados do(s) comparativo(s) são provenientes de entidades especializadas na condução de testes a AV.
AV da AVIRA + Comodo firewall
Usa um antivirus grátis com a firewall do windows… Sempre usei e nunca tive queixa…
Usa o AVIRA ANTIVIR
Eu já pensei em usar esse mas sempre ouvi dizer que não é aconselhável para quem usa cracks etc. Existe algum mal a esse nível?
Miguel: utilizar um ‘crack’ é estar constantemente sujeito ao pior que pode acontecer ao sistema. Quando executa um crack, não faz ideia o que ele pode fazer. As técnicas usadas por certos ‘cracks’ assemelham-se a malware muitas vezes, motivo pelo qual certos produtos AV impedem a sua execução. 1) se se preocupa com vírus/malware, não devia usar cracks 2) se não se preocupa, então desactive os níveis de protecção do AV e arrisque.
Por isso é que só uso de sites de confiança
Mais importante do que ter boas taxas de detecção é o utilizador conseguir saber trabalhar e compreender o antivirus e conseguir manipula-lo!
Bom trabalho Vitor
Pedro Pinto
—————–
És fã do PPLWARE? – http://www.facebook.com/Pplware
podem fazer o mm para o kaspersky 2011?
Porquê é que o antí-vírus da COMODO não aparece nos resultados? Não é testado?
98 falsos positivos… uma analogia com o mundo automóvel poderia ser: ora temos um automóvel de gama ‘premium’ e vamos com ele na auto-estrada. De repente ele para dando indicação que a temperatura está excessivamente elevada. Ou, estamos a conduzi-lo de noite e as luzes apagam-se, porque pensa que é dia. Enfim, é sempre o jogo do equilibrio enre eficácia na detecção, velocidade e ocupação de recursos.
Há uma dúvida que tenho sempre quando vejo os gráficos de comparativo dos anti-virus.
O Avira que aparece nos gráficos é a versão free? Caso não seja, haverá muita diferença na detecção de virus?
Não, é usada sempre a versão principal, a versão paga e completa.
Em termos da versão paga para a gratuita apenas existe diferença na apresentação ao utilizador: uma traz pop-ups de publicidade e a outra não.
A paga é mais rápida a actualizar a assinatura do que a free… mas fora isso em termos de segurança, ambas partilham a mesma assinatura e estrutura de detecção.
Será que dava para escreverem um artigo comparativo entre os melhores anti-vírus existentes ?
E talvez destacar o melhor ??
Uso de recursos vs Protecção vs Preço
Deparo-me com um problema aqui na empresa em que se usa o McAfee Total Protection Service, só que neste momento é um AV muito pesado.
Andava a pensar em experimentar outro AV e a Panda até foi um nome sugerido tal como o ESET e a Kaspersky.
O que acham destas alternativas? O que mais valorizo é o anti-spam e anti-virus aliado com gastar poucos recursos.
os dois ultimos. Panda não vale nada e consome ram à bruta.
Obrigado pela tua opinião canelas, já agora o teu conhecimento é sobre os produtos pro’s ou pessoal?
loool
Alguém anda desactualizado. Sim o Panda já consumiu ram à bruta, mas já vai longe esses tempos, desde a versão 2010, e com a 2011 ainda está melhor.
Posso não gostar, mas admito que nisso eles melhorarem e muito! Também depois de muitos anos a receberem reclamações, lá decidiram melhorar isso. Agora o outro problema principal (além dos erros do .NET ou lá o que é) só falta os falsos positivos que são mais que muitos!
Nada melhor do que o maravilhoso avast!
Cada versão que sai é melhor que a anterior, é leve e mesmo sendo gratuito é melhor que alguns antivirus pagos.
Até hoje não me arrependo de ter escolhido o avast, isto claro para uso pessoal.
A nivel empresarial e tendo em conta os preços o panda tem feito um trabalho bastante bom na empresa onde trabalho.
Mudamos para a versão Panda Cloud Protection por minha sugestão(após ter testado esta versão durante algum tempo) e tem dado uns resultados bastante fiáveis, é claro soluções melhores mas depois vem uma diferença de preço enorme que não justifica as diferenças.
Mas que bela trampa. Os falsos positivos, claro…
O avast5 concorre com a sua versão free,nos testes do av.comparative
porreiro pá……..
e está lá no alto porreiro pá………
sendo de borla giro pá………
e á quem diga que é mau sim senhor pá……..
interessante pá………
e a malta diz que o Comodo internet security é a melhor dos free’s
mas não está lá…. á pois é
eu sei que é preciso saber como o Comodo trabalha não é facil para leigos em informática tendo ela um conceito de proteção tudo é maligno não tendo assinatura digital ou não estando na base sua dados de programas confiaveis com a tal assinatura
ou seja…exemplo: a pen Tmn banda larga que já está instalada no sistema quando coloquei o Comodo confirmando a sua utilização foi parar á sandbox,defence + autorizando e autorizando sempre por lá…
outros programas que já estavam no pc que são legitimos considerados como suspeitos uma carga de trabalhos
defacto penso que o Comodo seja uma boa suite para quem tenha paciencia e seja avançado em informática
prefiro coisas mais práticas
quanto ao Avast 5 penso que serve para quem não ande em aventuras p’la net
desculpem lá mas é a minha opinião
porreiro pá…..
um abraço
fc
Usei produtos da Panda durante bastantes anos, mas como eles foram comprados ou tem uma grande participação de uma sociedade financeira ou sei lá o quê de repente mudaram a estratégia, e quando antes mandava sugestões eles implementavam logo, ou corregiam logo os erros… desde essa alteração que é marketing, marketing, marketing e demoram anos e anos a corrigir qualquer erro ou problema… desde o icon desaparecer só porque sim, à protecção se desactivar sabe-se lá porquê, aos erros de excepção do .net ou lá o que é… que só vejo acontecer nos produtos da panda com uma frequência alarmante, aos falsos positivos… que ao contrário de outros casos não é só nos teste… qualquer pessoa que o instale vai notar que está constantemente a considerar ficheiros limpos como potencialmente perigosos e o melhor é que demoram sempre imenso tempo… às vezes parecem meses ou nunca a dizer que afinal o ficheiro é mesmo vírus ou está mesmo limpo.
O que aconselho é os produtos Avira.
Tenho a versão mais completa, e paguei logo para 2 anos. Uma vez que mesmo que saiam novas versões eu posso descarregar a mais recente e usar a mesma licença pareceu-me um bom negócio.
Se alguém quiser comprar com desconto de 15% coloque o seu nome (basta o primeiro nome, tipo: Manuel) e e-mail na resposta a esta mensagem.
Não coloquem o vosso e-mail, criem um por exemplo aqui: http://www.jetable.org/pt/index com um prazo de 1 mês, assim redirecciona os e-mail’s para a vossa conta, mas o spam mesmo que encontre o e-mail no máximo só vos chateia durante um mês.
Como podem ver aqui: http://www.avira.com/en/solutions/home_home_office.html as principais diferenças é que a mais completa tem mais “Sistema de backup” (útil para quem tem um segundo disco, ou um directório na rede acessível através de “o meu computador”), AntiBot (na pratica útil só se colocarem os vossos servidores de smtp… porque ele assim bloqueia todos os outros), antispam (não uso este módulo), Firewall (muito útil e parece funcionar muito bem, pelo menos para as minhas necessidades), modo de jogador (não uso), e controlo parental (não filtra todos os sites, nem sites https:// mas quando ligado a menos que os sites tenham versões integrais em https:// normalmente acaba por resultar… mas é algo que é melhor que nada, mas ainda pode melhorar).