ANACOM: NOS multada em 210 mil euros por informações falsas
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) continua com mão pesada para as operadoras... e não só. Depois de informar que pretende chegar aos 109 milhões de lucro até 2019, a ANACOM divulgou agora as novas multas que foram aplicadas, com destaque para a NOS - Comunicações (NOS) que terá de pagar 210 mil euros por prestar informações falsas a clientes. Mas há mais multas aplicadas...
A Anacom volta a mostrar que está e acção no terreno e reflexo disso são as multas aplicadas às operadoras e não só. De acordo com a informação da Autoridade Nacional de Comunicações, a NOS - Comunicações (NOS) terá de pegar uma coima de 210 mil euros pela“adopção de práticas comerciais agressivas e acções enganosas na venda” de serviços, bem como pelo incumprimento de várias obrigações legais sobre questões relacionadas com a cessação dos contratos. Além disso há também informação que funcionários do call center da NOS, agindo em seu nome e por sua conta, assediaram com diversas ofertas comerciais uma cliente idosa e doente. Mas há mais, podem ler aqui.
Além da multa de 210 mil euros a operadora tem outra coima no valor de 158 650 euros e uma pena de admoestação. Neste caso a multa deveu-se a infracções ao regulamento da portabilidade.
Existe também uma multa aplicada à MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia (MEO) no valor de 120 000 euros porque não publicou informação adequada e completa sobre o tarifário aplicável às chamadas para o número 1896 no endereço da Internet www.meo.pt, em dois momentos distintos; Além disso não prestou, através dos seus assistentes, informações objetivas e detalhadas relativamente ao preço das chamadas efetuadas para os números 1820 e 1896, em doze chamadas distintas efetuadas para o seu call center; Saber mais aqui.
Existe ainda uma coima de 21 000 euros aplicada à NVIAsms PORTUGAL por serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem e uma outra de 800 euros, à Fozpost - Entrega e Recolha de Encomendas, relativa a serviços postais.
Via ANACOM
Este artigo tem mais de um ano
E em relação à situação do aumento do valor do contrato que as operadoras tinham ate 5 de Abril para contestar como ficou essa situação?
Tambem gostava de saber…
Isto é tudo para enganar o povinho. Não esqueçam que as operadoras
têm os melhores advogados, e vão protelando os prazos até não pagarem nada. Isto
é areia para os olhos da malta.
só pelo valor já é…
Nem mais… são peanuts…
Para quando multas exemplares?
Deixa vir o GDPR…
lol lá se foi o lucro do dia, deixem lá amanha eles recuperam isso.
Deixem de atirar areia aos olhos das pessoas…
qual lucro do dia, as operadoras muito simplesmente não pagam estes casos vão para tribunal e passam lá anos e depois devem chegar a algum acordo com a anacom e pagam 1% do valor se tanto. Isto é so para ingles ver.
O que acho engraçado, é que durante anos e anos, a ANACOM e outros reguladores foram coniventes com estas empresas. Agora que é preciso arrecadar dinheirinho, toca a multar a torto e a direito. E esta frase “Depois de informar que pretende chegar aos 109 milhões de lucro até 2019, …” é bem reveladora do que se pretende.
O objectivo não pode ser o lucro, mas sim a regulação e penalização dos agentes económicos infractores, independentemente de objectivos financeiros ou outros…
Mas lá está, num país nojento como este, em que os políticos não passam de capatazes da Troika e UE, passa-se por cima de tudo…
A mesma situação se verifica nas coimas estradais, em que as polícias começaram a caça à multa de forma muito mais agressiva, não porque há maiores necessidades de prevenção face a maior número de infracções, nada disso. Se houvesse um aumento significativo do número de infracções, eu seria o primeiro a concordar com uma maior fiscalização. Mas é por pura arrecadação de dinheiro.
Além disso, perseguir e penalizar, arrecadando assim milhões, não resulta num maior desagrado por parte da população, não é uma medida impopular como o aumento de impostos. Se aumentasse o IVA e IRS, toda a gente deitava as mãos à cabeça…
exatamente o que penso!
Parece que agora começa a tomar forma de as operadoras pensarem que não são elas que governam isto, pode ser que a seguir se virem para a publicidade excessiva posta em serviços pagos em Portugal.
Je ne sais plus comment te dire…
Paroles et paroles et paroles…
Écoute-moi !!!!
Paroles et paroles et paroles
Je t’en prie
Paroles et paroles et paroles
Je te jure
Paroles et paroles et paroles et paroles
Paroles et encore des paroles que tu sèmes au vent, está tudo dito.
Já podem AUMENTAR, os salários dos TRABALHADORES, com tanta multa, passada, chega de certeza.
Agora me lembro, é preciso receber !!!
Pois…isso…bom, a ver vamos.
Paroles et paroles et paroles…
As coisas do costume.. isso para eles são trocos.
Alem disso, esta noticia não é de todo nova: http://www.apdc.pt/noticias/atualidade-nacional/anacom-multa-nos-em-210-mil-euros/
É pena só sabermos que lhes foi aplicada a multa, (será que é só para apresentar trabalho). Mas, se elas são efectivamente cobradas, é que também era importante saber.
Sabiam que muitos dos empregados de direçao anacom nos e meo almoçam juntos? Sabiam que o g8 destes directores das telecomunicaçoes sao familiares? Este ano pagas tu para o ano paga ele e assim TODOS comemos bolinhos de azeite dos zetugas com barbas e oculos e iphones e…..
Estas empresas precisam de multas exemplares, pois abusam dos coitados dos consumidores. Para cativar clientes oferecem tudo, o pior é depois e sair.
Mas clientes não são recompensados pelas problemas feitos pelas operadoras. E a ANACOM é que fica com o dinheiro das multas.
Trabalhei como comercial na NOS durante dois meses e os nossos chefes obrigavam-nos a enganar os clientes. Mas claro que o Zé Povinho não é burro, e pensa duas vezes antes de aceitar seja o que for.
Em suma, não recomendo que aceitem cargos como estes, em especial na Futurcabo…
Daí também o aumento da factura todos os anos exactamente para estas «multas»…