Windows 10 vai conseguir controlar mais os consumos de energia
A procura constante de melhorar o Windows 10 e os consumos de recursos tem levado a Microsoft a procurar soluções pouco esperadas.
A próxima grande atualização deste sistema operativo, a Redstone 3, espera-se que consuma ainda menos energia, graças ao congelamento dos processos que correm em segundo plano.
A maioria dos utilizadores do Windows gosta de ter várias aplicações em simultâneo, usando apenas uma de cada vez. Este cenário leva a consumos de recursos anormais, que muitas vezes não são notados.
No campo dos consumos de energia, estas aplicações são muitas vezes ignoradas, mas na verdade estão a drenar a bateria de forma silenciosa. Este cenário poderá em breve acabar, com o controlo mais apertado e o congelamento de processos que estejam a correr em segundo plano.
O Power Throttling, nome dado a esta nova funcionalidade, poderá ser controlado diretamente da zona de gestão de energia, podendo ser definido um estado de maior controlo de consumos de energia que irá bloquear e controlar as aplicações que correm em segundo plano.
Apesar de ser apenas esperado para a Redstone 3, a próxima grande atualização do Windows, esperada para o final do ano, a mais recente build disponibilizada no programa Insiders tem já presente esta novidade, para que seja testada e melhorada.
Do que a Microsoft informou, esta novidade está para já limitada aos processadores Intel Core de 6ª geração, ou superiores, mas a ideia é tentar adaptá-la a outros processadores.
Esta é mais uma novidade que mostra como a Microsoft está a apostar em tornar o Windows 10 num sistema operativo único e preparado para funcionar em qualquer plataforma, com as melhores performances, ao mesmo tempo que consegue controlar os consumos de recursos essenciais.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Boa ideia.
Depois do que a Microsoft decidiu fazer a quem tem processadores a partir de uma determinada geração, impedindo-os de ter actualizações para SO’s mais antigos, fico agora preocupado se com o advir de mais funcionalidades só suportadas por processadores a partir de uma determinada geração, o W10 poderá ser instalado no meu velhinho portátil HP Compaq nx9420 com tecnologia de 2006 (neste momento tenho o W10 a funcionar sem problemas e de forma espectacular para um equipamento com aquela idade).
Off-topic(e desculpe-me,Pedro Simões)—»foi lançada ontem,Quinta-feira,dia 19 de Abril,mais uma nova Build/Compilação para PC’s(a 16719) e para Windows 10 Mobile(a 15205).A Cópia de avaliação para PC’s é a Build 16719.rs_prerelease.170414-1642.A este ritmo,uma nova build por semana já não é nada mau.Eh pá,adoro o Paint 3D.Que aplicação maravilhosa.Estou a desfrutar imenso dela.Está espectacular,verdadeiramente. 🙂
Bom, amigos: migrei para o Windows 10 Pro e, honestamente, ainda não tenho o que reclamar. Recentemente atualizei o sistema e, o estou utilizando em dois notebooks. Um mais antigo Lenovo T500, equipado com um processador Intel Core 2 Duo – P8600, fabricado em 2009 e, outro mais recente Lenovo X201, equipado com um processador Intel Core i5 – 2.a geração. Até agora, nada de negativo a dizer.