Oukitel K6000 Plus: Carregador original, sim ou não?
Já muitos dos novos smartphones vêm equipados com baterias com tecnologia de carregamento rápido, o que, em poucos minutos de carregamento, é capaz de dar ao utilizador mais umas boas horas de utilização.
No entanto, o carregador tem um papel fundamental neste processo. Ao utilizar um que não seja o original, o carregamento que esperava que fosse rápido poderá ficar comprometido... Mas será que a diferença de tempo de carregamento é substancial?
A tecnologia de carregamento rápido que muitos smartphones já incluem veio dar resposta ao problema da capacidade e duração das baterias. Para durarem mais, terão que ter mais capacidade, o que implica que sejam maiores em volume, aumentado o tempo de carregamento e o tamanho do dispositivo móvel.
Assim, com o carregamento rápido, os utilizadores poderão carregar uma boa percentagem de bateria em poucos minutos e ganhar assim mais umas horas de utilização. Contudo, muitas vezes, o carregador ou o cabo USB utilizados para o fazer nem sempre são os originais ou de boa qualidade, comprometendo a rapidez do carregamento.
Melhor que explicar por palavras é ver na prática o impacto da utilização de diferentes carregadores, com diferentes tensões, no carregamento de um smartphone.
O teste
Este teste em vídeo foi feito pela Oukitel ao seu mais recente Oukitel K6000 Plus, que conta com uma bateria de 6080 mAh com tecnologia de carregamento rápido e cujo carregador original é de 12V/2A.
Foram então utilizados 3 destes smartphones, sendo que um foi submetido a carregamento com o carregador original, outro com um de 5V/2A e o terceiro com um carregador de 9V/2A.
À medida que o tempo avança é visível que o smartphone com o carregador de 12V/2A tem um aumento carga na bateria mais rápido que os outros dois. Ao fim de 1h39min atinge mesmo os 100%, enquanto que o que estava a carregar a 5V não passou dos 47%. Obviamente que o que carregou a 9V atingiu uma maior carga na bateria, tendo conseguido carregar 90%.
E usar o smartphone como um Powerbank?
O Oukitel K6000 Plus também suporta a funcionalidade OTG, que permite utilizar a porta USB como se se tratasse de um carregador, permitindo carregar smartphones como o iPhone 6s Plus ou o Oukitel U16 Max, tal como pode ser visto neste vídeo.
Além de smartphones, esta porta USB pode ser utilizada também com coonveniência, para alimentar LEDs ou ventoinhas. De acordo com a Oukitel, a corrente máxuma de saída é de 2A a 5V, tal como um carregador vulgar. O cabo OTG está incluído na caixa do K6000 Plus.
Sobre o Oukitel K6000 Plus
O Oukitel K6000 Plus encontra-se já em fase de pré-venda, por cerca de 165€, nas cores cinza e dourado e já disponível de fábrica com o Android 7.0.
Além da bateria de 6080 mAh, vem com um ecrã de 5,5 polegadas com resolução FullHD, com acabamento 2.5D, o SoC é o MT6750T da MediaTek, com oito núcleos (4 x 1,5GHz + 4 x 1,0 GHz), e a GPU é Mali T860. Conta com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno e ainda suporta cartão de memória até 512 GB.
As câmaras são anunciadas com 16 MP (a traseira) e 8 MP (a frontal). Tem sensor de impressões digitais frontal num botão semelhante ao dos antigos Samsung. É dual-SIM LTE, suportando a banda 20 que dá acesso à rede 4G fora dos grandes centros urbanos em Portugal.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Acho que o teste deveria ser com carregadores com a mesma voltagem/aperagem.
Perdoem-me o preciosismo, mas a nomenclatura correta é tensão/intensidade. Voltagem e Amperagem são termos que, apesar de vulgarmente utilizados, são incorretos.
Não é nada preciosismo, é a diferença entre dizer bem ou dizer mal.
Completamente de acordo.
E muito bem visto pelo Artur.
Dá gosto ler artigos bem escritos.
Obrigado
Já que estamos virados para aquilo que não tem nada de útil no que diz respeito ao produto apresentado. Em portugal da-se muito valor aos preciosismos mas na hora de pôr os conhecimentos em prática, os senhores engenheiros parecem uns aleijados, que começam logo a suar só de olhar para um esquema que que eles próprios fizeram e relacionar com o equipamento que estão a ver à frente! Nunca vi ninguém lá fora a ficar chocado com amperage em vez de current. Amperagem ou voltagem são termos do dia a dia de muitos profissionais, não é que eu os use muito mas às vezes lá sai uma vez ou outra. Não estamos aqui a falar de alguém que quer comprar uma lâmpada de 40 velas! Nunca vi ninguém ficar chocado quando dizem que um incêndio foi provocado por um curto circuito, quando o mais normal é ser provocado por um sobre aquecimento num condutor, por sobre carga ou mau aperto de um simples terminal.
Carregadores com voltagem diferente (é verdade que tiveram cuidado em escolher a amperagem igual, algo que é muito habitual esquecer-se quando existe a utilização de outros carregadores) é natural que o carregamento seja mais lento. Se um carregador transmite a 12v, irá mais do que dobrar o carregamento de um de 5v.
“Se um carregador transmite a 12v, irá mais do que dobrar o carregamento de um de 5v.”
Sim, mas apenas se o smartphone for capaz de receber essa potência, que passa (teoricamente) de 10W para 24W.
A tensão ou a corrente, considerados individualmente, são pouco relevantes.
Interessa é considerar o seu produto, ou seja, a potência.
E claro, como bem diz, é necessário que a bateria consiga admitir essa potência durante o carregamento.
Bom artigo, e boa discussão, o que tem sido raro por aqui!
Abraço
Boa tarde,
Não fui indicado para com ninguém no meu comentário… Apenas demonstrei o meu desagrado (que, a meu ver, com razão) com a relação título – conteúdo do artigo.
1 – O que faz a descrição de um oukitel num artigo de carregadores originais ou não
2 – Onde respondem à pergunta do vosso título – oficiais, sim ou não? A única variável é tempo de carregamento? Não vai fritar nada, independentemente da tensão da corrente?
1 – A oukitel demonstrou que a utilização de um carregador não original, com diferentes especificações, não tira partido da verdadeira tecnologia de carregamento rápido incluída nesse smartphone.
Um carregador não original não tem necessariamente que ser de marca branca ou ser “dos chineses”. Se tenho um Galaxy S8 e carrego com o carregador do Galaxy S5, então não estou a utilizar o carregador original.
2 – Parece-me tudo óbvio.
Um carregador com diferentes tensões e correntes, trabalha por omissão na tensão de 5V e depois há uma negociação (é aí que entra a tecnologia) para aumentar a potência do carregamento.
PS: “tensão da corrente” não existe. Tensão é uma coisa, corrente é outra.
Desde já agradeço a resposta, é uma atitude bem mais séria e profissional que apagar comentários que nada tinham de ofensivo.
Agradeço também a correcção nos termos. Não sou entendido na área mas fico sempre feliz por aprender e tentarei não errar de futuro.
De qualquer das formas (pergunta com humildade de quem realmente quer saber):
– O que aconteceria se utilizassem no smartphone um carregador com a mesma tensão e com a mesma intensidade?
Eu tenho um OPO e o carregador está estragado… Um carregador qualquer de 5V 2,1A (são as características originais) irá substituir na perfeição o carregador estragado ou devo desembolsar mais dinheiro para comprar um original?
Julgo que, após me terem elucidado no tópico 1 como se não tivesse razão, ficaria bem admitirem que afinal eu até estava certo. (Se não estivesse, não se tinham dado ao trabalho de alterar o título)
O comentário anterior foi considerado como não estando de acordo com a política de utilização e, por essa razão, foi removido.
Quanto à questão, sim, um qualquer com as mesmas especificações servirá, já que não funciona a tensões diferentes.
e em relação aos cabos usb type-c construidos sem respeitar a norma? cabos desses não faltam por aí…
O cerne da questão ficou por explicar? existe algum inconveniente em usar outros carregadores??sim porque fazem diferenças já todos sabemos, basta ligar a um computador para perceber a diferença de tempo no carregamento, agora se faz mal ou não ao telefone/bateria era essencial perceber.
Um carregamento mais rápido, coloca a bateria sob um stress maior do que se for um carregamento mais lento, com menor tensão ou corrente, dependendo dos casos.
Enquanto durmo, o smartphone carrega num carregador não original de 1A, simplesmente porque não tenho pressa em ter o smartphone carregado.
Eu enquanto durmo deixo o S7 a carregar num de 700mAh. Costuma demorar entre 6 a 8 horas, mas é menos agressivo para a bateria.