Homem morre eletrocutado por culpa de carregador do iPhone
A história não é feliz, mas tem estado a ser divulgada por vários meios de comunicação. Um utilizador do iPhone morreu recentemente por culpa do carregador do seu smartphone.
Tudo se deveu a uma descarga elétrica que acabou por matar este londrino, de 32 anos, que estava a tomar banho.
Para a maioria esta é apenas uma história de má utilização de um equipamento elétrico, mas a verdade é que Richard Bull faleceu quando estava a tomar um banho de imersão e tinha o seu iPhone consigo, sem estar em contato com a água.
Ainda por causas que não foram determinadas, este acabou por ser eletrocutado, falecendo de imediato. O médico legista que realizou a autópsia revelou que este caso deveria ter outro fim, uma vez que não é suporto haver tanta corrente elétrica a circular entre o carregador e o iPhone.
These seem like innocuous devices, but they can be as dangerous as a hairdryer in a bathroom. They should attach warnings.
I intend to write a report later to the makers of the phone.
Richard Bull teria o seu iPhone ligado a um carregador que estaria ligado a uma extensão elétrica e teria o equipamento pousado no seu peito, enquanto estaria submergido dentro de água. A sua morte foi declarada no local, assim que os para médicos chegaram a sua casa.
Este não é, infelizmente, um caso isolado. Ao longo dos últimos anos vários têm sido os casos de mortes associadas a equipamentos elétricos, mas por norma existe uma má utilização dos equipamentos, o que não aconteceu neste caso.
O problema dos carregadores do iPhone
Também o carregador que estava a ser usado não deveria ter causado este acidente. Se a maioria dos problemas advêm de carregadores não oficiais, com pouco isolamento e, por isso, perigosos, neste acidente o carregador era o que acompanhava o iPhone.
Um estudo recente revelou que 99% dos carregadores que são comercializados não têm a qualidade necessária e podem causar problemas graves tanto aos equipamentos como aos utilizadores.
Via: Telegraph
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
Richard Bull aka Anormal
Telefone no peito? Submergido dentro de água? NÃO É MÁ UTILIZAÇÂO?
Não é preciso ser nenhum génio para saber que equipamentos eletronicos + casa de banho = Mer**
As minhas palavras também .
+1
As minhas sinceras condolências à família.
É pah mas usar um equipamento quando se está a tomar banho é que não, e é pouco racional isso, nem no banho a susssego, enfim.
Mesmo, já é mal pensado usar um dispositivo eletrónico no banho, quanto mais ligado ao carregador.
O pessoal às vezes parece que anda à procura da morte.
Podes querer Marco N.
lol e é o telemóvel no banho que te vai matar, está notícia nem sentido faz
Apenas tava ligado ao carregador e por isso , houve circuito elétrico pq se fosse só o telemóvel que tivesse com ele mas nao…
Pode não ter logica nenhuma estar com o telemóvel no banho, mas entre o carregador e o telemóvel deve haver 5V e isso nunca dá para matar algo de anormal existiu.
E o carregador estava ligado a uma extensão, agora mete o iPhone debaixo de água com o cabo a carregar, mais provável é avariar, agora mete a extensão na água, puff o homem foi electrocutado. E a culpa foi da extensão, não do carregador. Descobri que neste poste que exite muita gente ingénua.
Exato
Não é preciso comentar pois não!!!???
Cheira-me a xico esperto a querer ir buscar um telefone novo e umas lecas ao seguro e correu mal.
lol não foi o carregador mas sim a extensão usada que caiu para dentro de água, que é o mais provável, só porque era um iPhone já é notícia. Em que mundo vivemos!
Onde diz isso?
Não diz, é apenas a Apple defense force
Pllz, não é preciso ser nenhum génio:
– nenhum smartphone tem tensão / potência suficiente para eletrocutar
– ninguém adulto é eletrocutado e morre se não houver condução da eletricidade da tomada eléctrica
– para tal ter acontecido tem que haver havido contacto com água ou corpo do carregador/uma extensão eléctrica.
Ter sido noticia foi só para vender jornais e claro, se fosse um carregador chinês ou um secador de cabelo ninguém queria saber e não vendia jornais ou cliques. Dizendo que é Apple ou Samsung sempre cria euforia.
“Morreu de ataque cardíaco” who cares? Zero cliques.
“Morreu de ataque cardíaco quando estava a carregar o iPhone / S8” quêêêê???? Deixa e já ver, deve ter sido o telemóvel !!!! 20.000 cliques !
Uma coisa é certa, o gajo foi um idiota, podia também levar a torradeira e fazer uma torradinha mas aqui o que é estranho é que se liga o carregador há tomada e o que sai não são 230v , agora não sei até que ponto a tensão e corrente que sai do carregador é suficiente para matar alguém. Quanto ao secador de cabelo isso já são 230v.
A voltagem e corrente que é transferida pelo cabo não é superior aos 5v ( iPhone ) e a 2.1amp. se isto fosse suficiente para matar alguem já estavam todos mortos. O cabo lightning tem os contactos desprotegidos o que levava a que toda a gente apanhasse com corrente ao pegar no cabo. para testar podem sempre pegar numa pilha de 9v e encostar a pele a ver se tem um ataque cardíaco.
se estiver totalmente carregada encosta a língua e vê se não das um salto
Estamos a falar do carregador ou da bateria!
lol uso Android temos pena, só alguém muito ingénuo vai acreditar nesta notícia, e pelos vistos são muitos.
Ainda que possa haver certas expectativas do equipamento, tem que haver um certo elemento de senso comum sempre presente, e estares meio submerso em água, e teres ligado à tomada um dispositivo eletrónico que está em descanso no teu corpo… epá. Talvez até não devesse ter acontecido, mas Seleção Natural não peca. Há limites para o que podemos culpar à tecnologia.
Já assim em side-note de humor negro, aproveitando:
Falha do carregador do iPhone? Please, isto é feature!
iDefibrillator
A notícia está mal dada.
O problema não tem que ver nem com o iPhone nem com a corrente saída carregador – com uma corrente em situações normais de 5 V ou até 20V. O problema é que devido à água o fio que ligava ao iPhone estava em contacto com a extensão com a corrente a 220V – e aí o caso mud de figura.
O problema não está no carregador e num choque (que nem chegaria a sentir) de 5V, está em levar um choque elétrico de 220V dentro de água. Há vários casos de morte por electrocussão, sobretudo se a instalação eléctrica é deficiente. O Richard “Ass”, com 32 anos, tinha obrigação de saber isso.
http://www.bbc.com/news/uk-39307418
Segundo a nossa fonte, que está no artigo, foi o telefone que tocou na água e não o transformador.
“Richard Bull, 32, was charging his phone next to the tub when it accidentally fell into the water.”
PC Craig Pattison told the inquest at West London Coroner’s Court how he found the extension lead running from the hallway outside into the bathroom.
“We found an iPhone plugged into the extension cable and then the charger element in the bath,” he explained.
O telefone, ligado ao carregador, ligado à extensão. O condutor da electricidade era a água. O choque elétrico ao pateta dentro da banheira foi a 220V e não a 5V.
A culpa ser do telemóvel ou do carregador é pura invenção. A BBC, que tem um pouco mais de cuidado a escrever (pergunta a espelistas) do que os tablóides, diz o óbvio – o pateta morreu electrocutado na casa de banho como outros já morreram.
Não. o transformador reduz a potência para 5v. e o transformador não caiu na água.
Põe a água a correr ao longo do fio até à extensão e depois fala-me em 5V. É preciso fazer um desenho? 😉
Diz-me o que quer dizer:’charger element in the bath’?
Sai um “Darwin Award” para este senhor e uma menção de mérito por isto ser notícia porque se fala da Aplole….
O iPhone caiu na água e, ao tentar “salvá-lo” a água escorreu pelo fio… até à ligação entre o carregador e a extensão, fazendo a passagem dos 220V.
Se fosse um samsung S7 já podia estar debaixo de agua a mexer que não faria nenhum mal 😀
Manda faisca para os iShocks
Esquecem-se que se pode morrer com pouco mais de 30mA… A corrente é que mata. Por isso a descarga pode ter vindo da saída do carregador via água… RIP
Por isso é que os pássaros não apanham choques 😉
O que salva os pássaros é nºao ter estupidez suficiente para tomarem banho com o iphone ligado à corrente….Por isso é que nºao morrem!
No caso dos passaros eles tocam com as 2 pernas ao mm tempo na linha o que faz com que i diferencial de potencial seja o mesmo logo a corrente nao faz nada e segue
então se colocares duas maos num cabo de alta tensao, também nao faz nada? (genuinamente a questionar, nao sou engenheiro nem eletricista.
e se o passaro levantar uma das patas morre eletrocutado? lol
Só há descarga se houver uma diferença de potencial.. uma cegonha de asas abertas é suficientemente grande para poder provocar uma descarga..
Respondendo ao “somaisum”, se tiveres agarrado com as duas maos mas tiveres os pes suficientemente perto do chao para que a descarga passe pelo teu corpo vais de vela.. quem trabalha em cabos de alta tensao anda com um fato de malha para que a tensão ou corrente ou lá o que é seja igual em toda a sua volta.. se o tipo tocar em algum lado que nao tenha tensao é capaz de nao ficar em grande estado..
Mesmo. Ainda hoje hoje tomei banho no ar. Pena a “bicha” do chuveiro não ser maior 🙁
Por uma questão de segurança mais vale por a panela ao lume se quiser carregar o telemovel…
Por uma questão de segurança mais vale por a panela ao lume se quiser carregar o telemovel…
Esta noticia tem algo mal explicado, ninguém morre com 5V DC.
A única explicação é a tomada da extensão também ter caído na água e aí com 230V é perfeitamente plausível.
230v mata logo por isso a maioria dos paises usa 110v. Nos eua ate ha pessoas que poem os dedos na tomada para ter mais energia e acordar
Tens de experimentar, pode ser que te faça bem ao cerebro.
Claramente não tinha um diferencial, ou pelo menos um de jeito, na instalação, senão dificilmente teria dado em morte. Fica a recomendação a todos, instalem um bom nas vossas casas e garantam uma boa instalação de ligação à terra. Cumps.
Ainda que os meus colegas não concordem nem as RTIEBT obriguem quando não existe termoacumulador, costumo colocar um diferencial de alta sensibilidade só para a casa de banho, vai na volta um dia ainda salvo uma vida com esta mania minha. Neste caso acho que tinha conseguido
Se a banheira estiver isolada e a corrente fizer o circuito fase->neutro através do corpo, não há diferencial que valha.
Grande parte que compra iProducts nem sequer sabe o que é um diferencial ou ligação à terra.
Na minha opinão foi mais um caso em que se provou a Teoria da Evolução das Especies de Darwin, só os mais fortes e neste caso inteligentes prevalecem!
As probabildades de sobrevivencia começam a diminuir com a vontade de usar gadgets na benheira, a seguir as probabilidades de sobreviver diminuem drasticamente quando além de levar o telemóvel para o banho o liga a com uma extenção a 220V.
Várias coisa podem correr mal, desde a o carregador não assegurar isolamento galvanico entre a os 220V e da tomada e tomada de carga, a própria extenção não ter circuito de terra, o circuito terra do edificio estar defeituoso, ou até mesmo o circuito onde estava ligada extenção não estar protegida com disjuntor diferencial de protecção (na noticia refere uma extenção ligada no corredor), normlamente nas casas de banho as tomadas devem estar fora chamado volume de interdição e devem ter proteção por meio de disjuntor diferencial igual ou inferior a 30mA ou serem equipandas com transformdor de isolamento se bem me lembro, penso que em Ingleterra não deverá ser muito diferente.
Last, but not the least, mas qual é a alma vai tomar banho puxa uma extenção do corredor e pousa o telemovél que tem uma capa metalica em cima do peito dentro de água?
O tipo morreu no momento em decidiu por a lei de Murphy a prova, se algo pode correr mal, vai correr mal de certeza!
Nota:
É completamente indiferente a marca do telemovél, a estupidez humana demonstrada neste caso é transversal a guerras de marcas!
Tomar banho com um telefone ao peito… isto só pode ter uma explicação patológica. Depois o artigo comentar que não está aqui em causa uma ma utilização…bem…não digo mais nada.
Um forte candidato aos prémios Darwin de 2017.
And The Darwin Award Goes To…
“Ao longo dos últimos anos vários têm sido os casos de mortes associadas a equipamentos elétricos, mas por norma existe uma má utilização dos equipamentos, o que não aconteceu neste caso.” WTF???
” Ao longo dos últimos anos vários têm sido os casos de mortes associadas a equipamentos elétricos, mas por norma existe uma má utilização dos equipamentos, o que não aconteceu neste caso.”
Como assim um telemóvel ligado ao carregador em cima de um peito de uma pessoa que esta molhada e dentro de agua não é “má utilização”???????
Com este tipo de utilização não sei se aquele estudo em que se chegou a conclusão que os utilizadores de iphone são mais inteligentes foi corretamente elaborado
Como é possível num caso em que alguém toma banho com um iPhone em cima do peito e ligado à corrente eléctrica dizerem que “por norma existe uma má utilização dos equipamentos, o que não aconteceu neste caso”?
A maioria dos comentadores fala em 220V mas a corrente no UK é 110, creio. De qualquer modo, é indiferente…
O falecido foi estúpido de várias formas diferentes:
1 – Banho de imersão (desperdício de água)
2 – Levar um equipamento electrónico para o banho (além do risco de electrocução, há a possibilidade de mergulhar o equipamento em água e estragá-lo)
3 – Carregar o equipamento enquanto toma banho, estebelecendo uma possível ligação entre a água e a corrente na extensão
Finalmente, há uma gralha no texto. Mesmo com a parvoíce do AO90, em português padrão é “contacto”. “Contato” é no Brasil.