Chegou o HDMI 2.1! Transmissões a 48 Gbps
O HDMI Forum anunciou, durante a CES2017 que decorre em Las Vegas, uma nova versão do padrão HDMI. Das várias novidades, destaque para o facto de ter suporte para resolução 4K com uma taxa de actualização de 60Hz e High Dynamic Range (HDR).
Esta nova versão tem também suporte para 8K a 60Hz e 4K a 120Hz.
O HDMI é um um acrónimo para High-Definition Multimidia Interface que, basicamente, podemos traduzir para Interface Multimédia de Alta definição, e permite transmitir áudio e vídeo num único cabo. Existem dois tipos de conectores HDMI: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B com 19 e 29 pinos, respectivamente, sendo que o HDMI tipo A é o mais popular.
Recentemente, o HDMI Forum desvendou as especificações do HDMI 2.1. Esta nova versão traz suporte para vários tipos de vídeo de alta resolução e taxas de actualização, incluindo 8K60 e 4K120, Dynamic HDR e também o aumento significativo de largura de banda, isto se for usado o novo cabo capaz de garantir a transferência de informação a 48 Gbps por segundo.
Os primeiros equipamentos com suporte para HDMI 2.1 deverão chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2017.
Este artigo tem mais de um ano
Boas!
Será que a PlayStation 4 PRO já está preparada para utilizar esta nova norma do HDMI?
Obg!
Nao. Alem de que nao ha necessidade para a PS4 PRO precisar de mais de 4K/30
Xbox Scorpio vai ser a única a rodar 4k nativos e não upscaled.
Scorpio!
Que máquina consegue processar 48 GB/s?
Qualquer uma que consiga fazer playback nas resoluções e velocidades máximas apresentadas. Um PC “qualquer” com uma boa gráfica não terá problemas mundanos desses.
As grandes novidades do HDMI 2.1 são relativas a suporte para 4K120Hz, 8K60Hz, Dynamic HDR e a largura de banda que consequentemente passou de 18Gb da norma actual (2.0a) para 48Gb.
4K60Hz já é suportado pelos cabos HDMI actuais, capazes de atingir 18Gb. A noticia não está correcta neste aspecto, visto não ser novidade, pois esta resolução/frequência já é suportada desde a implementação da norma HDMI 2.0.
Como foi dito na noticia, e bem, ainda estão para chegar os primeiros dispositivos com esta norma. É altamente improvável que os dispositivos actuais venham a ser actualizados para suportarem esta norma visto as alterações anunciadas implicarem quase de certeza alterações de hardware. É que para além do que foi anunciado na noticia, a norma HDMI 2.1 implementa também eARC (audio return channel com suporte para audio baseado em objectos: Dolby Atmos p.ex.) e Game Mode VRR (taxa de refrescamento de imagem variável; de alguma forma semelhante à tecnologia Vsync utilizada pela AMD e Nvidia nos PCs). Com estas inovações todas ficaria muito surpreendido se fosse possível actualizar os equipamentos actuais de modo a suportarem HDMI 2.1.