Use o Mac para saber o estado da bateria do seu iPhone
Os utilizadores do iPhone, de forma geral, não têm problemas com as baterias, em termos técnicos. Pese o facto de não ser um dispositivo generoso em termos de autonomia, a verdade é que as baterias duram anos sem dar qualquer stresse. Contudo, é importante olharmos para os sinais que os dispositivos nos vão dando. O segredo está no diagnóstico e na prevenção.
Fazer o diagnóstico poderá ajudar a prevenir possíveis agravamentos de problemas ou até dar pistas de que tipo de problemas padece o seu dispositivo. Venha daí conhecer o coconut Battery.
Todos os anos temos o cuidado de lhe lembrar a tarefa de diagnóstico e calibragem do seu MacBook. Se bem se lembra, sugerimos que utilize o Watt, uma app muito eficaz e que ajuda a melhorar o desempenho da bateria do seu computador.
Assim, vamos hoje mostrar um dois-em-um, isto é, vamos voltar a falar numa app que apresentamos em 2011, a coconutBattery para diagnosticar não só a bateria do vosso MacBook mas também a do iPhone/iPad.
coconut Battery - O médico da sua bateria
Com a app coconutBattery o utilizador fica ciente, em tempo real, da saúde da bateria do seu Mac e dispositivos iOS (iPhone, iPad, iPod touch).
Características:
- Carga actual - A carga actual da bateria (em mAh - miliampere-hora)
- Carga máxima - Capacidade máxima de carga da bateria (em mAh - miliampere-hora)
- Capacidade nativa - Capacidade de carga da bateria quando o dispositivo saiu da fábrica (em mAh - miliampere-hora)
- Modelo - Sequência de identificação do modelo Apple do Mac ou da bateria
- Data de fabrico - Cálculo da idade do seu Mac ou bateria utilizando a data de produção codificada no número de série do Mac ou da bateria (Nota: para os Macs, apenas a semana de fabrico pode ser calculada, neste caso a data representa o primeiro dia da semana de produção)
- Ciclos de carga da bateria - Com que frequência a bateria foi carregada de 0% a 100%. A sua bateria de iões de lítio Apple faz um carregamento rápido para atingir os 80% da sua capacidade, passando depois para uma carga mais lenta. (Página de informações da bateria da Apple)
- Temperatura da bateria - Esta é a temperatura actual dentro da bateria. Mantenha a temperatura baixa para aumentar a duração da bateria. Pode alternar entre Celsius e Fahrenheit, clicando na temperatura
- Utilização da bateria - O consumo actual de energia do seu MacBook
Como diagnosticar a bateria do iPhone
Vamos então recorrer a esta app para saber da vitalidade do armazenamento de energia no iPhone ou iPad. Esta app funciona só em macOS e, portanto, se tiver Windows poderá pedir a um amigo com Mac para lhe facilitar este teste.
Passo 1 - Download da aplicação
Vá à página CoconutBattery e faça o download da app. Actualmente está na versão coconut Battery 3.4. Faça aqui o download:
Homepage: coconut Battery
Preço: Gratuito
Agora que já tem o download feito, descompacte o zip obtido e arraste a app para a pasta Aplicações (para ser mais fácil encontrar mais tarde a app).
PS: se a app não abrir de imediato e solicitar a sua atenção para autorizar a abertura, clique em Abrir.
Passo 2 - Conhecer a informação mostrada pela aplicação
Agora que a app está aberta, poderá verificar que existem duas áreas: This Mac e iOS Device. Ora, aqui temos duas zonas que podemos usar para diagnosticar quer a bateria do nosso Macbook quer a bateria do nossos dispositivo iOS.
Neste Mac - Tal como referimos em cima, esta app faz uma análise a vários aspectos informativos da vitalidade da bateria e outra informação conexa. Como podemos ver, no caso do meu MacBook Air, a carga máxima da bateria será de 6362 mHh, actualmente mostra uma capacidade de 69.6% (o que difere da informação mostrada no menu do macOS que é de 71%).
Mostra também a data de fabrico do MacBook, os ciclos já executados, a avaliação da qualidade da bateria tendo em conta os parâmetros analíticos, a temperatura da bateria e o consumo de energia que o MacBook está a exigir. Por fim, tal como pode ser visto na imagem imediatamente acima, poderá tirar mais informação relativa à vida desta bateria, até saber quem foi o fabricante.
Dispositivo iOS - Este menu basicamente traz a mesma informação relacionada agora com o dispositivo iOS e traz a informação relativa ao armazenamento do iPhone ou iPad.
Como pode ser visto na imagem informativa disponível, o meu iPhone 6s Plus, com a idade de 482 dias, tem apenas 244 ciclos... não está mal, tem sido feito um trabalho óptimo de gestão de carregamento. Isto porque sigo a informação que normalmente vos deixo cá.
Esta ferramenta é importante para poder acompanhar a par e passo o "envelhecer" do seu dispositivo e perceber se algo estará a ser mal feito, se haverá comportamentos que possam estar a danificar o processo natural de utilização. Há alguns casos que têm sido reportados, onde o utilizador dá conta de oscilações anormais na percentagem da bateria, o que poderá ser analisado com esta app e saber se é o indicador que não corresponde à realidade ou se há efectivamente problemas na bateria.
Opinião...
Pessoalmente utilizo esta app há vários anos, em conjunto com a já referida Watt, que além de me dar informações precisas em relação às baterias, ajuda numa gestão optimizada e controlada dos processos de calibragem.
Quer no MacBook Air, quer mesmo no MacBook Pro, tenho a informação sempre visível no Menu do macOS. Esta informação pode ficar vinculada ao menu activando essa funcionalidade nas Preferências da coconutBattery.
Este artigo tem mais de um ano
Já uso o coconutBattery desde 2014, aqui estão os registos que fui fazendo entretanto 🙂
https://cld.pt/dl/download/27093c85-3ba3-40a4-b6b8-e3663070a2e2/coconutBattery.png
Experimentei e testei um iPhone 6s, um iPad 2 mini e um iPad 2. O iPad 2 é de 2011 que é usado pela patroa que tem o hábito de usar ate que se desligue por falta de bateria. Não é que tem o melhor healt entre os 3 devices. O programa indica 88%, contra os 78% do ipad 2 mini e 86% do iPhone 6s. Acho que vou voltar é ao habito que tinha no iPhone 4s que era carregar perto dos 0%.
Não existe nenhum iPad 2 Mini, existe o iPad Mini Retina.
Não e tal e qual o que escrevi “iPad 2 mini”, mas o dito programa diz “iPad mini 2”, Model iPad4,4, Manufacture date 2014-01-27. Sim de facto é um retina.
Portanto, vamos retirar o aspecto prático de um dispositivo móvel – sempre ligado, sempre disponível, e usar um PC que em Portugal são raros – mas ei, podemos pedir a um amigo – para ver o estado da bateria do telefone!
Porque raio não ver no telefone toda a informação sobre a sua bateria?!
Posso ser só eu mas isto parece-me parvo!