Alerta: 112 não consegue localizar chamadas via telemóvel
Se contactar o 112 via telemóvel para pedir ajuda é provável que a sua chamada nem seja localizada com exactidão, ao contrário do que acontece quando a chamada é feita via rede fixa. O problema está na falta de meios por parte do serviço 112, que não dispõe de tecnologia para o efeito.
O actual sistema indica apenas a localização da antena de comunicação mais próxima que pode estar a vários quilómetros do local do sinistro.
O socorro por telemóvel é mais difícil e quem o diz é o JN num artigo publicado na versão em papel. Segundo o jornal, o sistema em vigor (Cell ID) nas centrais apenas transmite a localização da antena de telecomunicações mais próxima, sendo que esta pode estar a vários quilómetros local da emergência.
Num momento onde a maioria dos portugueses têm smartphone, com GPS, é praticamente inadmissível que não se consiga a informação de georreferenciação quase exacta. Além disso, hoje a maioria das chamadas (cerca de 70%) são realizadas via smartphone.
Paulo Santos, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia refere que…
O tempo é crucial para assegurar a segurança das pessoas. Às vezes os elementos da Protecção Civil têm de andar à procura das vítimas.
Paulo Santos recorda anda um episódio de um cidadão que caiu a uma ribanceira e ligou o 112. Como não conhecia a zona, teve de indicar onde estacionou o carro, dar pormenores do percurso realizado e outras informações, o que dificultou as buscas. O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia revela ainda que nos EUA já é possível localizar o telemóvel mesmo sem cartão.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o Governo vai instalar novas centrais de 112 até finais de 2017. Sabe-se também que estas centrais estarão equipadas para receber os sinais emitidos por smartphones através da tecnologia AML (Advanced Mobile Location).
Este sistema integrado funcionará com base nos serviços da Google (especialmente via dispositivos Android) que quando detectam que alguém está a ligar para o 112 enviam também as coordenadas GPS via SMS para a central de emergência. A Inglaterra e a Estónia já usam este sistema.
Em fase de implementação está também a plataforma eCall que estará associada aos automóveis. Sempre que for detectado um acidente, a central de emergência será de imediato contactada. Este sistema já está em funcionamento na Holanda, Eslovénia, Suécia e Finlândia.
Este artigo tem mais de um ano
O que isto tem a ver com o Assunto : “iOS 10.2 traz função que permite ligar para o 112 discretamente”
Mesmo para promover a marca da maça.
+1
É que não tem nada a ver com o assunto lol.
Nothing new. E nos países referidos onde já usam isso os “CODU” referentes a esses serviços por norma são privatizados. Aqui por estas bandas é tudo contra o privatizar, ficamos parados no tempo.
Porquê a necessidade de privatizar os “CODU”?
http://www.rtp.pt/noticias/pais/comunicacoes-de-urgencia-do-pais-estao-dependentes-de-baterias-que-so-duram-seis-horas_v630413
Para pagar-mos mais ainda? Privatizado ou não, parece-me que a maior parte das pessoas são é contra os desvios de fundos para a melhoria das infraestruturas ou a má gestão delas. Se não me engano, em caso de catástrofe, Portugal encontra-se muito pouco preparado, dado que o governo português pouco se preocupa com a eficiência das comunicações de emergência.
http://www.amsat-ct.pt/?page_id=1011
Espero que o Moderador não bloqueie os meus comentários novamente, coisa que tem sido hábito!!
+1 Respeito às privatizações. também acho que a questão é mesmo essa. No nosso país não funcionam. Temos os exemplos das escolas e hospitais.
Relativamente ao 2º ponto que abordas, a maioria dos bombeiros do nosso pais são…voluntários. Isto diz muito da importancia que se dá a sectores/serviços não comerciais e que não podem ter animo de lucro. Quando digo que a maioria dos bombeiros em Portugal são voluntários a um não portugues, simplesmente não compreendem como tal é possivel.
Em todo o caso um bombeiro voluntario recebe ordenado. ( há uns tempos era o ordenado minimo).
Abc
Voluntário! Não recebe salário! Mas tem algumas regalias!
Vê aqui a que têm direito:
http://www.bombeiros.pt/perguntas-frequentes-2/
@Celso Tem mais que isso , não lhe dão o nome de salario , mas sim bonificação …
Eu conheço bem o meio.
Abc
Exato!Há coisas essenciais que não podem ser privatizadas ou pendentes de empresas privadas ou então estamos muito mal! Há coisas em que o estado tem que permanecer no controlo! Neste caso, sem os bombeiros voluntários, estávamos muito mal a nível de incêndios e de socorro nas urgências.
Se calhar o mal também está em como foi concebido o SIRESP , que era para entrar em funcionamento para o Europeu 2004 ….
E a adjudicação final foi feita em 2008 . sendo que os acionistas são :
A SIRESP, S.A. resulta da aproximação estratégica dos seus principais fornecedores, traduzida numa estrutura accionista que integra a SLN, a PT Ventures, a Motorola, a Esegur e a Datacomp..
Ai está! E porquê que foi concebido assim? Qualquer pessoa com 2 dedos de testa vê que um sistema de emergência com baterias apenas para 6 horas significa a morte de muita gente em caso de catástrofe! Porque não melhorar a autonomia? Um contrato que custou 485 milhões e que é o que se vê!
Porque quando o Antonio Costa renegociou o contrato deixou de fora muita coisa para poupar uns tostoes.
Há muito para se saber sobre o siresp , dava um filme ( sem piada)
Abc
tenho dúvidas que na rede fixa o consigam fazer em 100% dos casos…
No caso da PT fornece a morada onde se encontra instalado o telefone, a única questão é se tiveres a usar um telefone VOIP começado por 3, aí não há forma de identificar o morada.
Quanto aos outros operadores não sei, mas acredito que façam o mesmo.
No meu automóvel que não tem cartão sim, tem um botão que o meu puto carregou na brincadeira e apareceu uma voz a perguntar que ajuda eu necessitava. Também me informaram que em caso de acidente os contacta com a localização e eles chamam os bombeiros.
Se tive-se lido o manual sabia que é um serviço que esta incluído no carro.
Já liguei ao 112 tanto de um telefone fixo como de um telemóvel, e em nenhuma das ocasiões conseguiram localizar-me. Tive que lhes dizer a morada certa e as redondezas. Este sistema deixa muito a desejar e é uma tristeza, tenho a certeza que muitas vidas poderiam ser salvas se funcionasse melhor. Acho que deveriam pelo menos criar uma app através da qual podemos ligar e que lhes desse as informações GPS.
Tem piada, a mim nem sequer me chegaram a atender apesar da insistência das chamadas.
Não é brincadeira (não se brinca com estas coisas). A minha ajuda foi ligar para um familiar
que morava perto. Liguei mais de 1/2 dúzia de vezes e só chamava, ninguém atendia.
Mas sabem cobrar a taxa nos seguros auto!
O que o 112 tem a ver com isso?
Mas para que seja transmitida a localização GPS do smartphone é preciso:
– que o GPS esteja activo e com sinal sincronizado
– que os dados 3/4G estejam activos
– que o cliente tenha saldo ou que a mensalidade esteja paga para enviar os dados (para chamadas 112 nao é necessário, mas enviar dados ou SMS já é!)
E mesmo isto não resolve, senão vejamos:
– muitos terminais nao suportam telefonar e enviar SMS ao mesmo tempo com os dados da localização GPS
– para enviar um SMS muitos sistemas operativos moveis pedem sempre autorização antes de enviar, o que não é viável no caso de ser a vitima a fazer a chamada: pode nao estar apto, por algum motivo
– muia gente ainda tem terminais antigos, a.k.a “burrophones”, sem GPS
Atenção que o ios 10.2 beta 3 já não tem essa função, pode ser que voltem a implementá-la na versão final do 10.2