Nexo… acabaram os furos na sua bicicleta
Os pneus da bicicleta são o elo mais fraco no mundo do ciclismo. Quem pratica esta actividade desportiva ou tem um bicicleta para se deslocar diariamente nas suas funções, sabe que pode ficar apeado com um furo ou ter de arregaçar as mangas para o reparar.
Há algumas alternativas para evitar certos males, como o gel que tapa pequenos furos mas é falível quando existem grandes rasgos.
E se houvesse uma tecnologia, um pneu inovador, que acabasse com o tormento dos furos e dos rebentamentos? Vamos conhecer o Nexo, uma tecnologia que acaba de vez com o problema dos pneus furados.
Quem pratica ciclismo ou tem por hábito andar de bicicleta sabe que os furos ou um pneu rebentado pode acabar com a diversão se o ciclista não tiver o material necessário para o reparar ou se não tiver o conhecimento para o fazer. Há depois outros acidentes que são impossíveis de reparar num pneu, este é substituído por um novo e o velho é amontoado num monte chamado lixo.
Segundo as informações do sector, todos os anos são deitados ao lixo cerca de 1.3 mil milhões de pneus de bicicleta. Estes são depois eliminados porque estão furados, rebentados ou têm fissuras que inviabilizam a sua utilização em segurança. Para tentar combater este problema da poluição e, sobretudo, trazer uma inovação ao mercado que seja viável, a empresa Nexo North America tem uma proposta: O Pneu Ever e o Pneu Nexo. E acabaram-se os furos!
O que traz de especial o Pneu Ever?
O Pneu Ever é um pneu sem ar que promete ao utilizador um conforto e segurança capaz de ombrear com um tradicional pneu cheio a ar. Este pneu traz um filosofia que assenta quer na facilidade de montagem quer na fiabilidade de tracção, assim como a tal característica de nunca furar nem rebentar.
Este pneu sólido é composto por uma mistura de polímero com uma série de furos que foram manipulados para oferecer um controlo excepcional e uma excelente durabilidade. Cada pneu Ever está previsto durar até pelo menos 8 mil quilómetros. Além disso, como não tem ar, pode passar por cima de pisos e de detritos sem que perca a sua forma ou tracção, tal como aconteceria num convencional pneu de borracha.
E o Pneu Nexo?
Já o Pneu Nexo é para bicicletas que exigem um pneu mais fino e mais leve, mas com igual durabilidade e garantia de nunca furar. O pneu Nexo, é outro tipo de pneu sem ar que é projectado para caber nos aros já existentes.
Graças aos parafusos Pneus T patenteados pela empresa, estes encaixam-se nas bordas do convencional aro que usamos nas bicicletas. Estes parafusos estendem-se para dentro do pneu sem ar para o manter no lugar. A instalação não é tão fácil como os anteriores, exige pelo menos duas pessoas, se bem que há forma de uma só se desenrascar. Este, ao contrario do anterior, não exige que tenha de trocar os aros.
É fácil de montar?
Uma das curiosidades que podemos ver na montagem do pneu é a forma como pensaram na fixação, tal como referimos anteriormente há uma especialização do método recorrendo ao tal Parafuso T. Há elementos que preenchem as lacunas de um pneu ter de encaixar em vários aros, mas isso foi pensado como podemos ver aqui neste vídeo:
Meio ambiente também foi pensado
Claro que em termos de meio ambiente a empresa faz questão de salvaguardar a qualidade da sua criação. O pneu é fabricado com um único material, uma mistura de polímeros, o que os torna simples de produzir e fáceis de reciclar. A empresa refere que cada pneu leva apenas 30 minutos para ser produzido, muito mais simples que os pneus convencionais que têm uma logística de 6 ou 7 passos no seu fabrico.
Preço e disponibilidade
O Pneu Ever e o Pneu Nexo estão disponíveis em pré-compra numa campanha de crowdfunding no serviço Kickstarter. Ambos os pneus estão disponíveis numa variedade de tamanhos para servir os mais novos e os menos jovens, quer em bicicletas de estrada ou de BTT (além de outras).
Todos os modelos Nexo estão disponíveis por 75 dólares para os modelos de 20", 26", 27.5", 700x24c, 700x35c. Já o preço dos Ever começam nos 76 dólares para as versões de 12 ou 16 polegadas (tamanhos para bicicletas de criança) e sobe por aí acima como podem ver aqui. A empresa espera começar a entregar os dois modelos já em Janeiro de 2017.
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E tecnologia semelhante para carros?
a Michelin já fez isto… tem anos!! isto e só uma adaptação para bicicletas.
O run flat ou esta tecnologia são inimigos do conforto, para compensar a função do ar numa câmara (amortecimento, resistência) há que fortificar e endurecer as partes laterais e aí vem o superior ruído de rolamento e dureza do amortecimento.
Bem dito. O meu carro parece um cavalo de pau por causa sido… e, claro, também por causa das molas curtas que tem.
*disso
Uso pneus RF já faz uns anos e sinceramente nao acho que seja tao mau quanto isso…
No meu caso nao creio ter notado grade diferenca e sempre usei pneus de perfil baixo (No carro que ando diariamente ando com 225/40 R19 a frente e 255/30 R19 atrás…
Ir para a lama com pneus cheios de buracos?!
Já tinha visto outra ideia parecida, mas eles têm uma versão com os buracos tapados para BTT
Eu cá uso uma coisa chamada líquido anti furo. Mais barato e simples de usar e com todo o conforto de um pneu!
Hão de ser rijos como cornos! Só mesmo em biclas com suspensão dupla!
Hehe também pensei o mesmo, mas pode ter as suas vantagens. Gostava de os testar para tirar umas teimas.
Estes pneus são mais vocacionados para estrada. Já experimentei uns semelhantes aos nexo e até são confortáveis. Mas com muitos buracos leva-se muita porrada
Para quando o hands-on Vítor M?
Weight: 530g LOL
A ideia é interessante, mas não permite, por exemplo e pelo que vi, regular como se faz nos pneus com câmara de ar. Para trilhos de terra, é sempre melhor tirar um pouco de ar porque aumenta a aderência e tracção do pneu. Noutro tipo de trilhos de terra, em que não se precisa de tanta tracção, já se coloca mais ar e então na estrada nem se fala…quanto mais ar, melhor.
75€ dá para comprar muito pneu…
A ideia é boa, mas não compensa, hoje em dia há opções mais baratas.
Isto é para bicicletas ou para carros? É só por causa de alguns cometário.
Isto é para bicicletas ou para carros? É só por causa de alguns cometário.
Gostria de experimentar. Aqui na nossa região uns usam pneus com líquido anti furos, outros (meu caso), preferem com a tira interna de couro de bode, é leve e resistente, uso há dois anos e não mais furei nenhum pneu.