Análise Netatmo Welcome – A sua câmara de segurança Wi-Fi
As câmaras de segurança estão na moda. Hoje podemos ter "tudo controlado" a partir do nosso simples smartphone, sem ter de gastar muito dinheiro numa solução. Um dos produtos de referência nesta área é a "Netatmo Welcome".
Este pode parecer um nome estranho para uma câmara de segurança! No entanto, depois de conhecermos todo o seu potencial, facilmente percebemos que as suas funções vão muito mais além do vigiar. Esta câmara diz-lhe, por exemplo, quando a família chega a casa.
Vamos conhecer então, em detalhe, a Netatmo Welcome.
Esta câmara pode ser usada em vários cenários domésticos, se bem que poderia ser utilizada noutros locais, como por exemplo numa área comercial... mas, para esse segmento, existem outras soluções. Tudo o que envolve esta câmara está pensado para que, este, seja um dispositivo doméstico ao ponto do próprio design não se confundir em nada com as "tradicionais" câmaras de vídeo-vigilância. Mas já lá vamos!
Conteúdo da caixa
- Câmara com reconhecimento facial Netatmo Welcome Home
- Cabo USB
- Adaptador de corrente
- Cabo de Rede
- Cartão Micro SD (8GB)
Especificações técnicas
- Vídeo: Resolução de 1080p
- Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n (2.4G)
- Tipo de entrada: USB
- Tipo de câmara: Vídeo HD
- Altura: 15,5 cm
- Largura: 4,5 cm
- Peso: 399 g
- Comprimento: 4,5 cm
O Design da Netatmo
Claro que o primeiro impacto é logo o seu aspecto físico. Um cilindro dourado com cerca de 15 centímetros de altura e que passa despercebido em qualquer mobiliário de casa. O desenho da câmara é muito interessante e foge aos padrões que estamos habituados.
Destaque para a câmara que, com a sua lente de 130º, permite a cobertura de uma larga área de acção. O microfone tem a capacidade de captar o som circundante e os LEDS infravermelhos são usados para captação de imagem nocturna.
Na parte de trás da câmara existe um porta Ethernet RJ-45 a 10/100 Mbits, o slot do cartão microSD e uma porta micro USB para ligar o transformador.
O conjunto, como podemos ver nas imagens, mostram que existiu também na concepção do hardware uma atenção acrescida. Hoje em dia, o design cuidado vende tanto como certos aspectos técnicos!
Desempenho
Sendo uma câmara que ronda os 200€, e a sua utilização direccionada para ambientes domésticos, todo o potencial que oferece pode, em alguns casos, ser até comparado a soluções viradas para o mercado empresarial/profissional.
O sistema que gere todo enquadramento da câmara, só por si, é um serviço premium. Bons menus, óptimas funcionalidades e várias opções que podemos parametrizar. Temos aplicações quer para o smartphone (Android e iOS) quer para os smartwatches.
Depois há que tirar proveito do facto de ser uma câmara Wi-Fi, de ter reconhecimento facial, vídeo em tempo real e uma gravação dos vídeo em vigilância quer para o cartão microSD (de 8GB que vem com o equipamento), quer para uma conta cloud Dropbox ou para um sítio online via FTP.
Assim, com este equipamento ligado dentro de sua casa, o utilizador pode monitorizar a sua casa a partir de qualquer parte do mundo e ter ainda alertas quando o sistema de reconhecimento fácil detectar que as pessoas identificadas por si... chegam a casa, por exemplo.
Repare que há serviços pagos que para estes requisitos exigem pagamentos mensais ou contratos associados. No caso desta solução é só instalar, descarregar as apps e está a funcionar de forma total. O vídeo é de qualidade Full HD (1080p), como já referimos, traz a capacidade de visão nocturna de qualidade superior.
A app
A aplicação que podemos ter sempre acessível no smartphone é simples, bem desenvolvida e muito completa. Permite que o utilizador faça login na sua conta, active ou desactive uma ou mais câmaras Welcome e permite gerir as Tags (veremos mais adiante o que são).
Além da visualização em tempo real, a app permite o acesso ao armazenamento do cartão ou da cloud e dá acesso aos vídeos gravados. Podemos assim "rebobinar" uns dias para ter acesso a alguma gravação do passado.
O reconhecimento facial parte do princípio que, os rostos captados pela câmara, são no serviço web ou na app identificados. É aqui que as pessoas passam a ser vistas pela Netatmo Welcome como sendo "de casa".
Não há limite de quantos perfis podem ser criados por câmara, e as preferências de cada pessoa podem ser facilmente alteradas a qualquer momento, a partir da aplicação nos dispositivos móveis... ou no site do serviço.
Podem-se acrescentar à instalação sensores de movimentos (Welcome Tags), a colocar em portas e janelas.
Em resumo...
No geral está um sistema muito bem conseguido. Sim, é um dispositivo caro, custa 199 euros e, para estar em casa, tem de haver uma razão... a segurança.
Quanto ao sistema de gestão, é simples, pese o facto do serviço web não ser tão simples como a app mobile. Testei a app quer em Android, quer no iOS e ambas funcionem muito bem. A captação da imagem é muito interessante, mesmo a uma distância de vários metros, a câmara consegue captar um determinado rosto, isola-o e, se o desconhecer, diz-lhe. Um dado curioso é que a câmara é super eficiente. Quando a virei para a TV, em poucos minutos ela detectou vários rostos... e com definição!
Onde posso comprar?
Se pretende adquirir este produto, temo-lo disponível mesmo aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Penso há muito tempo numa câmara destas, mas tenho sempre o receio de uma coisa ….isto é uma faca de 2 gumes, ou seja, se alguém tem acesso a isto pode remotamente saber a minha vida toda, qd estou em casa, quem está em casa….
Tenho uma destas. Estas têm encriptação ponta-a-ponta, é segura… pelo menos… sabemos que nada é impossível.
Está câmara deteta a hora que entramos e saimos deteta só na área onde está a câmara ou pela casa toda ??
Se tiveres alguma pericia montas o teu sistema de cctv a serio com menos de 300€, estou a falar de 4 cameras hd a prova de agua com visao noturna, um dvr com disco de 1tb e ligaçao ao smartphone gratuita.
dahua?
Exatamente. Claro que não é tão sofisticado e obviamente que dá muito trabalho a instalar mas eu penso que no fim vale bem a pena.
VideoGravação da tua vida privada na world wide web.
Um ponto de vista que se aceita (tem a sua verdade), mas se formos por essa ordem de ideias, então a tua conta bancária na web para quê? A tua ficha médica na web… para quê? A tua vida toda na web… mas para quê?
😉 Welcome to Reality
Mais fácil, em casa não se poderia ligar nada à Internet 🙂
Até o meu frigorífico se liga a net.
Apesar de não ter grande utilidade.
O sistema que tenho envia tudo para um servidor remoto, podem roubar depois tenho as imagens guardadas para me martirizar visto que as mesma nem para fazer prova em tribunal servem.
É verdade, isto caminha para essa realidade, o IoT é uma certeza.
A questao é mesmo para que é que isto serve em casa, a näo ser para curiosidade. Tenho contrato com a prosegur (podia ser outra) e o alarme é uma medida preventiva e outra medida preventiva é o sinal exterior a informar que a casa está sobre vigilancia, tentando que nao aconteça o assalto. As camaras de vigilancia têm de se ver e ser vistas como prevencao. Esta solucao parece inserir-se num mercado que ainda procura o seu cliente alvo
A conta bancária na web, não é uma responsabilidade tua, mas sim do banco em manter o seguro. Enquanto que assim, é doméstico, responsabilidade própria. Se tem acesso às imagens, tem a tua vida privada. No banco é muito difícil roubar alguma coisa, pelo menos para mim. Onde iriam precisar da matriz que é física, mais o acesso ao meu telemóvel. Até podem consultar a conta, mas não a conseguem mexer.
Não sei o que pensam, mas a comprar esta câmara ou outra semelhante, certamente que, quando estivesse em casa, que a teria desligada…..
assaltam a casa e levam a câmara
Mas sabes que foi 😉 antes disso, só sabias que assaltaram 😀
mas como sabes quem foi se por exemplo o assaltante entra na casa e desconecta logo a câmera? a gravação para uma NAS externa/dropbox/ftp é eficaz?
Acho engraçado uma câmara de segurança ter a opção de guardar as imagens dentro da própria câmara num cartão.
Não sendo a minha atividade o roubo de residências não será óbvio que esses profissionais no mínimo levam o cartão para não dizer a própria câmara?
Boa pergunta.
Mas por isso é que a câmara oferece a possibilidade de configurarmos uma conta cloud Dropbox ou até termos um espaço em servidor que podemos via FTP disponibilizar ao sistema da câmara. Assim, ficamos com recursos sempre salvaguardados.
Poucas oferecem estas possibilidades.
Existe alguma alternativa no mercado com um preço mais em conta e que permita esta opção de guardar as imagens externamente à câmara, sem custos adicionais mensais ou contratos?
Existe. Em breve vamos analisar uma muito interessante, mas deixo-lhe outra que pode analisar se é o que procura: https://amcrest.com/prohdseries
Uso as HomeMonitor há alguns anos e estou bastante satisfeito. Tenho também da D-Link mas sem duvida que todo o sistema das Homemonitor é bastante superior e funciona com muito menos falhas.
Segurança?
Comprem um cão ao menos brinca com as crianças…
Depois admiram-se de acordar de manha e ver a sua vida na net…
Eu uso cameras em casa há cerca de 5 anos. Vi nos comentários acima “para que ser?”. Eu digo, além de vigiar a minha cadela, se assaltarem a casa serei o primeiro a saber. Dá-me tempo de chamar a policia e tomar as medidas necessárias, enquanto que quem não tem provavelmente só saberá quando chegar a casa, dando tempo de sobra para os ladrões entrarem e sairem e fazerem uma revista paciente à casa. Quando vou de férias não preciso de pedir a ninguuém para me ver se está tudo bem, quando a minha namorada chega a casa posso estar descansado porque sei que chegou em segurança (quantos sequestros acontecem nas proprias casas) e podia continuar, mas penso que estas razões já são suficientemente explicativas.
Como tudo hoje em dia em tecnologia que esteja ligada á net, isto é sempre uma faca de dois gumes.
Quem quizer correr mais esse risco de fuga de informação em prol da segurança que o faça, é uma decisão de cada um.
Eu pessoalmente utilizo o minimo dos minimos indispensavel de sistemas, ou sites, em que tenha que colocar qualquer tipo de informação pessoal que seja na net, ou seja, quase nada. Seja pc, telemovel ou tablet.
Sites de operações bancarias então está completamente fora de questão. Se tiver que ir ao banco para qq coisa vou, não me chateia nada.
Informação sensivel em clouds, nem pensar! Coisas da treta é na boa, mas tudo o resto… nem fotos quanto mais. Uso outra forma de backups.
Dispositivos ligados “em permanencia” á net, nenhuns! Quando preciso ligo e vou, quando acabo desligo.
Este e outros sistemas, por mais seguros que aparentemente sejam, podem ser sempre violaveis. Cabe a cada um pesar as vantagens e desvantagens e decidir.
Em casa é o nosso espaço privado, não se deve correr estes riscos. Tem uma câmara digital gravar o que fazemos dentro dela, é muito perigoso. Uma boa porta e janelas reforçadas. Na minha é preciso um c4 para ela abrir a força 😉
Vítor, enquanto amante de arquitectura e design de interiores, gostei bastante da tua residência 😀
Boa noite
comprei uma camara netatmo mas não traz instruções.
quem me poderia explicar onde as posso procurar ?
Bom dia. Veja aqui: https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/C1K1wWTFXbS.pdf