Pais processados por partilha de centenas de fotos no Facebook
Apesar dos alertas dados relativamente aos perigos da partilha de fotos de crianças na Internet, a verdade é que se os responsáveis legais das crianças autorizarem essa partilha, se forem os próprios a fazê-la, ninguém os pode impedir.
Mas, além das muitas consequências graves que este tipo de partilha pode constituir, as crianças (que um dia crescem) podem não gostar de ter a sua infância exposta na Internet. Foi isso mesmo que aconteceu recentemente com uma jovem que viu mais de 500 fotos suas de criança, incluindo as mais íntimas e embaraçosas, serem expostas pelos próprios pais no Facebook. Agora, aos 18 anos, está a processar os pais.
Desde que, em 2009, a rede social Facebook surgiu na vida dos pais desta jovem austríaca, agora com 18 anos, que toda a sua infância foi exposta na Internet sem a sua autorização.
Fotos na sanita, despida e muitas outras fotos de quando ainda era criança e que considera embaraçosas - mais de 500 fotos -, foram partilhadas pelos seus pais na Internet, numa página de Facebook com mais de 700 amigos, que ignoraram todos os seus pedidos de remoção.
Eles não têm vergonha nem limites [...] Não querem saber se a fotografia é de quando estou sentada na sanita ou despida no berço – todas as fases foram fotografadas e tornadas públicas
referiu a jovem em entrevista ao The Local
Agora, com 18 anos, a jovem está a processar os pais de forma a obrigá-los a retirar todas estas suas fotografias da rede social.
Segundo o seu advogado, esta partilha das fotografias viola o direito de privacidade da jovem, acreditando que os pais serão obrigados a apagá-las, contudo, o pai opõe-se e considera que tem direito a partilhar as fotos uma vez que foi ele que as captou.
Esta é apenas uma das consequências a que os responsáveis legais das crianças estão sujeitos quando partilham pela Internet fora as peripécias das suas crianças. Mas há mais. Deve estar bem ciente de que qualquer fotografia que "cai na Internet" deixa de ser sua, mesmo que ache que só a partilhou na sua conta de Facebook para mostrar à sua lista de amigos. Não é assim. O controlo sobre elas deixa de estar nas suas mãos assim que clica em partilhar e passa para as mãos de quem tiver acesso a elas e nada poderá ser feito.
Aqui no Pplware já elaborámos uma lista de 10 tipos de situações em foto ou vídeo que envolvem os seus filhos e os filhos dos outros, que nunca deve expor nas redes sociais. O artigo que explica os 10 pontos abaixo, pode ser encontrado aqui.
10 fotos dos seus filhos que não deve publicar na Internet
1 - Fotos de momento íntimos da criança
2 - Fotos que localizam
3 - Fotos que identificam sítios e hábitos
4 - Fotos institucionais
5 - Fotos com os amiguinhos
6 - Fotos que revelam mais que o necessário
7 - Imagens embaraçosas
8 - Fotografias exibicionistas de ostentação
9 - Imagens de uma vida
10 - Fotos publicitárias
Este artigo tem mais de um ano
É bem feita, e muitos podem dizer “mas que raio de filha é essa que processa os pais” se ela pediu a eles e eles não retiraram de forma alguma, querem o quê? Ou é a bem ou a mal, mas o caminho do “bem” poderia ter evitado isto.
Não tenho pena nenhuma, lamento tiram fotos sofrem as consequências.
Depois choram que os filhos/a estão expostas na Internet, não querem que a filha va de mini saia para a escola ou com roupa mais “abertas” mas postam fotos no facebook pior do que a forma como se filha se veste.
Quem é que os entende? Facebook é uma boa rede social, mas não deve ser usada para por fotos intimas ou pessoais das pessoas sem o conhecimento delas ou a sua permissão.
Põem? Temos pena, avançam com processo judicial e está feito.
É preciso pensar duas vezes antes de postar algo embaraçoso(fotos,imagens etc) principalmente os pais que DEVERIAM ser OS PRIMEIROS a dar o exemplo, e foram ao contrário foram os primeiros a dar o MAU EXEMPLO.
Concordo plenamente e acho muito bem feito também. Mas eu vou mais alem, mesmo que ela nao tivesse pedido aos pais pra tirar as fotos da net é bem feito serem processados, ponham as fotos deles proprios na net e nao dos filhos. Sabem la se quando os filhos crescerem ate ganham trauma ou assim. É muito rodico que ate da nojo. E a principal razao normalmente è show of. Ai o meu filho è lindo, olha ai a pilinha dele. Agora aguentam se. Muito bem feito.
A minha dúvida é, que relação emocional existe entre estes pais e esta filha? Se é que existe alguma para além da ostentação de ter um filho.
pensei o mesmo quando li o artigo
Embora use muito pouco as redes sociis, o facto é que as encaro como algo inseguro e até inútil do ponto de vista pessoal, graças a muitos utilizadores que não têm consciência, nem conhecimento de como as usar acabam por expor-se a si, á sua família, aos seus amigos, etc…
Não publico fotos minhas ou da minha família. Penso que todos nós conhecemos várias pessoas que têm a sua vida e a dos filhos exposta na net. E adoro o argumento, é apenas para a minha rede de amigos.
A velha história da privacidade… Mas pronto aqueles que escrevem que nada têm a esconder, para mim é como dizerem que “abdicam” da liberdade de expressão porque não têm nada a dizer, ou até mesmo a liberdade de movimento(ficar preso) porque não tem onde ir.
Infelizmente quando são crianças não têm grande possibilidades de escolher o que metem online, nem tão pouco podem fazer uma escolha informada. Mesmo que sejam “só para os amigos” essa informação ficará disponível no facebook e pessoal que por vezes tem largas centenas de “amigos” nem sequer conhece metade desses amigos nem o que eles poderão fazer com o conteúdo(fotos, textos, etc.).
Facebook e afins são redes (anti)sociais. E com tantos Iphones, Ipads, I I I(eu).. esquecem o WE(nós). Vamos é todos ter uma jantarada ou um ‘piquenique’ pplware 🙂
E não podemos esquecer que estes pais andam a partilhar fotos com 700 “amigos”… e eles são de uma cidade/vila pequena… pelo que aquilo deve ser a população inteira.
+1
Há pais que estão convencidos que os filhos (netos,sobrinhos,etc) sáo “propriedade” sua e que podem dizer e fazer tudo o que lhes apetece acerca deles! Nem lhes passa pela cabeça que quando alguém nasce torna-se uma pessoa com personalidade própria,que tem o direito de questionar tudo…até as opiniões dos próprios pais!
E o teu com 2 ou 3 anos a questionar a tua autoridade quando o mandas para a cama porque são horas de dormir….
Aparentemente a notícia pode ser falsa segundo… esta notícia: http://www.thelocal.at/20160916/doubts-cast-over-alleged-facebook-court-case
A notícia despertou tanto interesse que outros jornalistas decidiram tentar confirmar a veracidade da história e a coisa começou a ficar dúbia, o nome da jovem aparentemente não conferia, e o suposto advogado disse que não passava de um consultor jurídico naquele caso, o tribunal não parece ter nenhum caso relacionado com esta alegação… enfim é uma história muito duvidosa. Talvez se tenha dado o caso de a dita jovem ter consultado o advogado ele ter recomendado um eventual processo em tribunal, que pode ter comentado tal história que de alguma forma chegou ao jornal… se for um daqueles que não verificam bem as histórias pode dar-se o caso de publicarem sem ser exactamente verdade.
1 qulpa da lei que não faz nada.
2 qulpa da apple que tem menores a trabalhar
3 o ppl da moda apple beneton …. etc penssa que um modelo tem de ter 15 anos ou menos.
4 qulpa da sosiedade que não comdena a atutude.
o mais valioso da sociedede sao as crianças o arroz, ou trigo (na europa) e pagar impostos.
Quem não respeita isso é um …………..
Daqui a pouco, é culpa do Ministério da Educação, não saberes escrever!
E não saber escrever é “qulpa” de quem?
Se saquei um filme na net, para quê que andam com essa panasguice do copyright, fui eu que saquei o filme, o filme é meu.
Mas a história de perderem dinheiro tambem não tem sentido nenhum…visto que não sabem ao certo se iam comprar o filme. É a mesma coisa de ter um ferrari oferecido ou um pago por vocês. Mesmo que tivessem o dinheiro para comprar não quer dizer que o iam comprar porque podiam achar o valor descabido para o que recebiam em troca.
Isto devia ser crime…
Não sei o que é mais grave, se postar as fotos ou processar os pais. Geração mi-mi-mi. Não aceitam ver suas fotos de criança pelada mas não se importam em postar vídeos dançando funk.
”
10 fotos dos seus filhos que não deve publicar na Internet
1 – Fotos de momento íntimos da criança
2 – Fotos que localizam
3 – Fotos que identificam sítios e hábitos
4 – Fotos institucionais
5 – Fotos com os amiguinhos
6 – Fotos que revelam mais que o necessário
7 – Imagens embaraçosas
8 – Fotografias exibicionistas de ostentação
9 – Imagens de uma vida
10 – Fotos publicitárias
”
Então o Facebook para nada serve?