As aplicações de desktop começaram a chegar à Windows Store!
O Windows 10 veio revolucionar a forma como as aplicações são encaradas pelos sistemas operativos. Abandonaram-se as aplicações criadas para um SO específico e estas passaram a ser universais, utilizáveis em qualquer uma das plataformas onde o novo SO da Microsoft corre e a estar disponíveis na Windows Store.
A própria Microsoft tem feito trabalho no sentido de criar conversores de aplicações, para assim ter a sua loja de apps populada e uma nova ferramenta surgiu. Já estão disponíveis na loja de aplicações do Windows as primeiras apps vindas do Desktop App Converter.
O Desktop App Converter é a forma que a Microsoft criou para converter as normais aplicações do Windows para o seu ecossistema, ao mesmo tempo que estas passam a ter acesso às novas funcionalidades e a todas as APIs entretanto criadas. Destaca-se a Cortana, os Live Tiles e outras novidades.
Com o mínimo de esforço, que em muitos casos é nulo, os programadores podem converter as suas aplicações para poderem ser publicadas na loja de aplicações do Windows, tendo assim também o selo de garantia da Microsoft e, ao mesmo tempo, uma montra especializada. Para os utilizadores fica a garantia de que estas aplicações são seguras e fidedignas.
As primeiras Apps já chegaram à Windows Store
Com o chegar do Desktop App Converter aos programadores, começam agora a surgir as primeiras aplicações criadas debaixo deste modelo. Na loja de aplicações do Windows estão já disponíveis algumas, com o Evernote, Arduino IDE, doubleTwist, PhotoScape, MAGIX Movie Edit Pro, Virtual Robotics Kit, Relab, SQL Pro, Voya Media, Predicted Desire e o korAccount.
Para poderem usar estas aplicações os computadores têm de ter instalada a Actualização de Aniversário, algo que deverá já ter acontecido.
Desktop App Converter está disponível na Windows Store
Claro que para que os programadores possam começar a criar as suas aplicações preparadas para a loja de aplicações do Windows a Microsoft disponibilizou agora o Desktop App Converter na própria loja. Basta que esta aplicação seja instalada para que seja de imediato possível a conversão de todas as aplicações criadas, sendo apenas necessário fornecer o código fonte para que a nova aplicação seja produzida e depois publicada na loja.
Todo o esforço feito pela Microsoft para criar estes mecanismos de conversão querem garantir aos utilizadores que têm uma loja recheada de aplicações, com a garantia de segurança. Para os programadores fica facilitado o processo de conversão de apps, sem que seja necessário reescrever o código. Em última instância a própria Microsoft ganha ao ter a sua loja recheada com aplicações que os utilizadores precisam e querem.
Este artigo tem mais de um ano
Fail. Wp is a fail OS.
Pelos vistos fazes um OS melhor. Cada um usa o OS que mais lhe convém.
Porque Windows 10 PC, Mobile, XBOX, Hololens e tablets são Wp… LOL
Tu dominas da leitura de notícias.
Onde é que se fala no WP? Isto é converter aplicações x86 em aplicações compatíveis com a loja de aplicações. Qual o drama?
Mas tu achas que este gajo sabe do que está a falar? Ainda por cima comenta numa língua diferente da do artigo. Inspirou-se no JJ…
O comentário deste jovem, apesar de ser sem pés nem cabeça, revela bem a ideia geral que se tem sobre as lojas de aplicações.
Há ainda a ideia, errada e pré concebida, de que servem apenas as plataformas e os sistemas operativos móveis.
Depois do que a Apple fez com a sua loja de aplicações, é agora a vez da Microsoft fazer o mesmo e disponibilizar num único ponto as aplicações. No caso da Microsoft e do Windows 10 levam este conceito ainda mais longe e para além do desktop e do móvel alargam a sua loja à sua consola de jogos.
Esta ideia errada tem de ser combatida e explicado que as lojas de apps para mobile cresceram e hoje há apenas uma loja que serve todas as plataformas de um sistema ou de uma marca.
Caramba, excelente comentário. Explicou o que tem de ser explicou sem demagogia nem tomar partido. Algo muito raro. Parabéns.
Certo, e de acrescentar, o Windows ainda permite apps para usar o market do android sem ter de virtualizar uma máquina inteira com o SO. O que acaba por ser demolidor.
Gostei do comentário, Parabéns Pedro Simões hoje estiveste bem =)
https://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Software_Center
Windows is dead.
em um ano tem mais quota de mercado que linux e mac juntos e estamos so a falar do windows 10. Para um morto anda demasiado rapido.
O que o Wayout pensa: Olhem para mim sou tão fanboy que tive que abrir uma noticia de um sistema que não gosto só para deixar um comentário a demonstrar que sou muita bom e sábio!
Com esse cometário o fail és tu.
Troll
Eu uso Windows mobile e uso imenso o PC,mas confesso que não me sinto entusiasmado pela UWP,as versões.exe parecem mais solidas.
Sim e são mais sólidas, mas se tiveres um ecrã touch irás notar que apesar de mais sólidas, essas apps são difíceis de trabalhar porque são feitas para usar rato.
Por exemplo o OneNote, a versão desktop traz tudo, contudo tens de fazer por vezes caminhos maiores para começares a trabalhar enquanto na versão uwp está tudo próximo e acima de tudo, é tudo visível e bem tatil.
Quando precisas de fazer coisas simples, e mais monótonas então a versão uwp tem tudo o que precisas! mas quando tens de fazer algo mais complicado e objectivo tens de usar a versão desktop.
Para alem que a uwp tem algo único, se mudares de ecrã tudo se mantem… o que é um ponto positivo quando eles estão com a ideia de, se mudas de pc para telemóvel, e deixaste a meio no pc algo, podes quando sais do pc, mandar para o telemóvel o que estavas a fazer!
Espero ter ajudado a explicar o porque das duas.
Não é bem assim, apesar de nativas existem N componentes exemplo (DevExpress) que tornam tudo Touch friendly e até melhor que uwp, investiga um pouco.
Não é bem assim, existem muitos componentes que servem para dar funcionalidades touch até melhores que o UWP, vê por exemplo os componentes da DevExpress para Winforms e vais ter uma surpresa. 🙂
Não é bem assim, existem muitos componentes que servem para dar funcionalidades touch até melhores que o UWP, vê por exemplo os componentes da DevExpress para Winforms e vais ter uma surpresa. 🙂
Penso que seja preciso algum tempo para maturar a plataforma. No entanto, acho que prefiro continuar a usar versoes .exe pelo simples facto que são menos limitativas
Até parece! O Linux já tinha centro de aplicações à vários anos. E existe conversores inclusive para fazer com que essas aplicações corram no Centro de Aplicações do ubuntu. O que a microsoft quer é protagonismo!
e essas aplicações depois corriam nos smartphones e nas consolas tablets e tudo mais ! microsoft a copiar coisas do passado!
Tinha de vir o linux fanboy. Haja paciência…
Lê um bocado sobre o conceito uwp e vê as diferenças, nada a ver
ao abrir esta app aparece uma linha de comando, como converter uma aplicação?
Tens de ter o código do programa coisa que (normalmente) só os desenvolvedores têm acesso. Se desenvolveste uma aplicação não deves ter muita dificuldade em usar esta app…
Mentira.
“sendo apenas necessário fornecer o código fonte”
Isto é mentira, vejam aqui que explica melhor: https://developer.microsoft.com/en-us/windows/bridges/desktop
Off topic:
Microsoft liberta Atualização pública Build 14393.189 para todos os utilizadores do Windows 10 Mobile
Recebi a actualização hoje 🙂