Microsoft lançou a versão 1.6 do Skype para Linux
O Skype é, hoje em dia, o centro de todo o universo de mensagens da Microsoft. Presente em todas as plataformas, permite a comunicação de forma directa e com todas as funcionalidades pretendidas.
O Linux era a versão que estava mais abandonada, mas a Microsoft resolveu agora fazê-la renascer e dar-lhe tudo o que as restantes já tinham. A versão 1.6 chegou e com muitas novidades.
Esta versão é mais um passo no sentido à chegada da versão final, que a Microsoft quer que tenha acesso a tudo o que as restantes versões têm já a uso. Depois de muitos anos sem qualquer actualização, é agora hora de ser totalmente refeita e com as mais recentes tecnologias.
É também a forma de conseguir trazer os utilizadores do Skype para a comunicação com os restantes, uma vez que esta versão tinha perdido a capacidade de comunicar com as demais versões.
A versão 1.6, que continua a ser uma versão de testes, traz para o Skype a possibilidade de enviarem ficheiros que estejam no clipboard, bastando colá-los na caixa de texto. Há ainda a possibilidade de alterar definições sobre os emoticons.
Houve ainda a resolução de problemas que existiam sempre que era feita uma citação, foi adicionada a possibilidade de remover dos favoritos as conversas que são adicionadas e os nomes dos grupos deixaram de ser convertidos para minúsculas sempre que são editados. Há também muitas melhorias feitas no código do Skype que procuram melhorar a performance geral.
Quem já tem está já a testar a versão Alfa do Skype só precisa de procurar esta novidade na zona de actualizações do Linux, onde a deverá encontrar. Os restantes podem instalar o Skype através do link que deixamos no final do artigo.
A cada nova versão o Skype para Linux está mais perto do que a Microsoft quer, uma versão actualizada e com acesso a todas as funcionalidades que as restantes versões têm.
Já estão a testar a nova versão do Skype para Linux?
Skype Linux Alpha
Este artigo tem mais de um ano
A versão alpha não permitia chamadas de video. À noite experimento.
Se calhar era o melhor que faziam. Começarem-se a afastar do Windows e dedicarem-se mais ao Pinguim.
Não faças comentários ao sol, que hoje ta muito quente …
ele tem razão, já viste o Skype para linux? parece um skype com 10 anos de idade… a interface é uma autentica porcaria, tem crashes frequentes e além disso não tem metade das features que tem o Skype Windows… eu concordo, por acaso uso windows, mas concordo que o Skype linux deveria ter mais suporte e não ser atualizado 1 vez de 10 em 10 anos, em quanto que o skype windows é atualizado 1 vez por ano.
enquanto*
recebi via AUR à 2 ou 3 dias.
ghetto-skype
Se ainda não permitir login atrás de proxy ainda não me vai servir de nada. Vou testar
ghetto-skype
Vou testar Luis Borges
Não estou a conseguir através de proxy …
Microsoft em grande!
Um dia ainda iremos ter o windows a usar o kernel linux 😉
se lançassem a versão 9 ou 10 (irony) para o Windows não seria mau… há mais de 3-4 anos que é só barracada com a integração das bd’s do messenger, live no skype e afins… é falhas de sincronização, publicidades chatas, metem autenticação, mexem constantemente nas regras de criação de contas, etc. enfim, uma bagunça completa… mas lá se vai aguentando!!!
para quem estiver interessado, existe uma plataforma chamada Vector, estas são as vantagens que vi até agora:
– não é preciso email para registar : basta clicar em “try it now” e clicar em registar: o username fica guardado no servidor, não é preciso criar um user name cada vez – grupos criados tbm ficam guardados
– funciona através do browser
– faz o mesmo que o skype e ainda tem “bridge networks” o que segundo entendi é como ter um Reddit ou até um facebook dentro da propria plataforma, em forma de grupos aos quais nos podemos juntar
– a interface é simples, parecida com a do skype até, mas mais limpa e sem publicidade
– é Opensource, apps para android e iPhone e end to end encryptation, o que protege a nossa privacidade.
infelizmente não tive foi oportunidade de testar a funcionalidade chamada/video-chamada então não sei se tem boa qualidade
este serviço parece promissor, e a Mozilla Foundation (desenvolvedora do Firefox) confia, se a mozilla confia eu tbm confio LOL.
quem quiser experimentar que vá a vector.im (esse é o link da plataforma).
Um comentário que não tem nada a ver com este artigo – Pedro Aho que têm publicado algumas máquinas que vêm diretamente da china. Eu já mandei vir uma e normalmente todas elas têm dois problemas:
– O teclado é internacional, o que, fisicamente é impossível de alterar. Então qual a solução que recomendam para este tipo de teclado.
– O carregador é muito curto. Onde comprar um mais comprido.
Há ainda outro problema. O processador é um X5 e eles dizem que só dá para instalar aquele W10. Não dá mesmo para linux? É que são todos assim. Era interessante um artigo que tentasse resolver este tipo de problemas.