Edge é o melhor browser para vídeo, diz a Microsoft
Com o Windows 10 a Microsoft apresentou também um novo browser, o Edge. Este substítuto do Internet Explorer tem procurado cativar os utilizadores, mas não tem sido fácil.
Depois de, no mês passado, a Microsoft ter mostrado que o Edge é um browser que consome menos bateria, mostra agora que é o melhor browser para reprodução vídeo.
Os testes revelados pela Microsoft mostravam que o seu browser conseguia bater a sua concorrência em todas as áreas, conseguindo mais 3 horas de bateria que o browser da Google. À restante concorrência conseguia ganhos entre os 17% e os 70%.
Mesmo com a Opera a refutar esses resultados e a provar que o seu browser era ainda melhor que o Edge, a verdade é que a sua integração com o Windows 10 dá-lhe vantagens óbvias na gestão de energia.
A bateria dura mais no Edge
Dando continuidade a esses testes, a Microsoft revelou agora que na reprodução de vídeo o Edge consegue resultados melhores que qualquer outro browser, no que toca a consumos de energia.
Num cenário semelhante, o novo browser da Microsoft conseguiu reproduzir 7 horas e 22 minutos de vídeo, ao passo que o segundo classificado se ficou pelas 6 horas e 18 minutos. O último classificado, o Chrome, ficou-se pelas 4 horas e 19 minutos.
Para conseguir esta poupança de bateria, é feito uso da gestão mais eficiente do CPU do Windows 10. O sistema operativo mantém o processador em estados de energia mais baixos, delegando noutros componentes a tarefa de renderização e processamento do vídeo.
Melhor qualidade de vídeo no Edge
Mas os testes da Microsoft mostraram também que para além destes consumos menores, o Edge consegue ter melhor qualidade de vídeo. Usando o Netflix, a resolução máxima recebida foi mais elevada no Edge, que atingiu os 1080p, contra os 720p que todos os restantes browsers receberam.
Resolução Máxima | Bitrate Máximo | |
Microsoft Edge (EdgeHTML 13.10586) | 1080p | 7500 |
Opera 38 | 720p | 4420 |
Mozilla Firefox 46 | 720p | 4420 |
Google Chrome 51 | 720p | 4420 |
Esta diferença realça ainda mais as capacidades do browser da Microsoft, que com uma resolução maior e com um bitrate mais elevado conseguiu ainda assim ser mais poupado nos consumos de bateria.
Com todas estas capacidades é estranho a preferência dos utilizadores continuar a ser o Chrome, o Firefox e outros browsers.
A Microsoft tem de melhorar no Edge os componentes a que os utilizadores dão mais valor, como as extensões, para assim ter um browser mais completo.
Este artigo tem mais de um ano
Para mim o problema não são as extensões mas sim a péssima gestão de favoritos e a impossibilidade de importar directamente do firefox ou Chrome. É de resto o mais fluído e leve e não admira o mais eficaz no mundo windows.
pelo menos do chrome podes importar, fiz isso
mas quem é que ainda usa (e organiza) favoritos?? tendo em conta que se pode pesquisar os favoritos, o history e motores de pesquisa directamente na barra de endereço.. manter e organizar favoritos é uma perda de tempo.. é só começar a escrever na barra e já está.. 😉
Vai pesquisar algo daqui a 1 ano… e vê se te lembras do que pesquisaste.
Não dá para importar favoritos do chrome?! Ou o meu windows é diferente ou então alguma coisa tem mal!
Precisas tirar um curso informática, sem dúvida!….. lol
O Edge que testaste deveria ser uma copia falsa do mesmo, eu consigo importar sem problemas nenhuns quer no PC quer no Telemovel.
é como eu dizer que a bola de berlim é muito boa
O Edge no meu pc é o browser que menos bateria consome. Isto porque nunca é utilizado! 😀
Relativamente aos testes de bateria mais vale uma hora no Firefox ou no Chrome do que duas ou três horas no Edge, por isso nem que os testes caseiros feitos à medida pela Microsoft fossem verídicos de nada interessariam.
Deviam era preocupar-se em ‘dar vida’ ao Edge promovendo o desenvolvimento de extensões e extras para ele, ainda não descobriram que por causa disso é que o Firefox e o Chrome cada dia têm mais e mais utilizadores. Começa a assemelhar-se à loja do Windows, nada fazem de jeito para incentivar programadores a desenvolver para a plataforma e depois queixam-se que os números caem em relação aos outros.
1) “Isto porque nunca é utilizado!”
2) “mais vale uma hora no Firefox ou no Chrome do que duas ou três horas no Edge”
portanto, nunca usas, mas sabes que os outros são melhores.. é como dizer, não gosto de Kiwano porque sabe mal.. ahh mas nunca provei. LOL
Confere! O portátil da minha mãe já com quase 10 anos com uma gráfica Intel GMA 950, a correr um video a 720 no Youtube no Chrome laga todo já no IE e no EDGE corre um video a 720 sem lag.
Acho que é verdade, só consegui ver Portugal ser campeão com o Edge, tentei aceder ao site da RTP no chrome e Mozilla e não dava.
O que a MS diz pra mim é praticamente nulo, pouca diferença faz, já que vamos imaginar: tens um carro, tem AC, ABS, travão eletrico, 300cv, 2.5L, 8 anos de idade, mas tem 180.000KM, imaginemos. vais colocar no teu anuncio que o carro tem 180.000KM? claro que não! é o mesmo em todas as empresas, dás a conhecer o bom, mas o mau não… eu já fiz benchmarking entre o Vivaldi e o Edge, sendo os valores base os do IE. o Edge teve um benchmarking melhor que o IE, mas o Vivaldi ainda teve melhor que o Edge nesse aspeto. onde é que vês a MS a dizer “hey o Edge é o 5º melhor browser a nivel de benchmarking”… vá, juizo…
O chrome para mim é o melhor, pois não basta que o conteudo seja exibido rapdidamente (como o Edge faz), mas preciso de extensões/complementos para me ajudar no desenvolvimento de páginas web. Já até pensei em largar o Chrome por causa da grande quantidade de memória consumida por ele, mas nunca trocaria por um navegador da Microsoft.
O único browser para Windows que aguenta com os eventos da Apple.
Por isso, sim, é o melhor para Windows.
Quanto ao resto, é anti-consumidor!
Internet explorer e Edge continuam a ser programas para eu poder ir à net buscar browsers.
Se a M$ diz que somos nós para discordar!
“Edge é o melhor browser para vídeo, diz a Microsoft”
“MacBook Pro é o melhor portátil, diz Apple”
“Galaxy S7 é o melhor smartphone diz Samsung”
Basicamente o mesmo
tony é o melhor comentador diz tony
“Confirmado: Apenas o Microsoft Edge irá conseguir reproduzir contéudo da Netflix a 1080P no pc”
http://www.pcworld.com/article/3095259/browsers/confirmed-only-microsoft-edge-will-play-netflix-content-at-1080p-on-your-pc.html
“the Windows 10 Netflix app also renders Netflix in 1080p. (So does Apple’s Safari, though we do not endorse running a Windows browser that hasn’t been updated since 2012.)”
não é apenas o Edge o browser capaz, o Safari de 2012 (para Windows) pelos vistos também consegue, até o Internet Explorer, segundo a Netflix
Se a MS o diz quem somos nós para afirmar o contrário!
Acordar e ler estes comentários é bom para ficar bem disposto! Muito sentido de humor que ai anda a estas horas!
O Edge realmente é leve e bastante fluido, mas falta algo. Estou a usar agora mesmo para escrever no mipad2, e é muito rápido e fluido, mas uma simples missão de importar os favoritos do chrome para o edge não os deixa na barra de favoritos tal e qual como estavam no chrome. A falta de extensões é outro problema.
Como alguém disse aqui, quando a Microsoft se interessar em tornar o edge user freindly ficará um excelente browser…. ate lá é apenas mais browser rápido.
Cumps
LOL nem sequer há o Edge para Android, como é que estás a usar no Mipad? LOOOOOL
Que burro que sou, esqueci-me de que há uma versão do Mi Pad 2 com Windows.
Sendo assim retiro o que disse e peço desculpa.
Para mim só falta umas 2 coisas no Edge, que acredito em breve serem resolvidos.
– Ter uma melhor gestão dos downloads
– Ter um sistema de tradução das paginas web
ainda falta tanta coisa no EDGE…
para começar:
– suporte a extensões
– trocar o C++ pelo Rust – rust faz o mesmo serviço que o C++ e é mais seguro (até ao momento só a mozilla fez esta mudança – nightly)
– ter personalização – nem se consegue mudar 1 unica cor no edge…
suporte a tradução… meh… aprendam linguas, aos 16 anos eu já sabia falar Ingles, Espanhol, Catalão e Francês, além de já saber falar Brasileiro (com as suas carateristicas especificas), isto, também, além da minha lingua materna, Português… é tão facil aprender linguas baseadas no Latim, ao fim ao cabo, a farinha veio toda do mesmo moinho…
Nao generalizes lol “é tão fácil…” para ti!
É tão fácil saltar de um avião, mas será que é fácil para os outros?
Fica a dica.
O Edge só não é o meu browser pré-definido porque cada vez que tento fazer login na minha conta Google dá sempre erro quando acedo ao Gmail… Alguém recomenda-me uma solução possível?
Usa o chrome 🙂
Isso comigo não acontece.
Isso da resolução máxima no netflix não interessa muito… Visto que no youtube qualquer browser apresenta a mesma resolução
Oh!! Então isso sempre tem utilidade além de sacar o Firefox e o Chrome?
pa entende uma coisa: eu chamo-me Vladimir Putin, diz o Khidreal
e agora eu pergunto-te: como é que sabes se eu realmente me chamo Vladimir Putin? a resposta é simples, não sabes… a menos que eu te mostre o meu CC. onde é que está o doc que comprova o que a MS diz?
resposta: não há. não há um video que mostra eles a realizarem o teste, não há os resultados concretos do teste… fazer um gráfico até o meu sobrinho de 7 anos o faz…
Sou fãboy da MS e do Edge mas me deculpe MS, o Edge é muito problemático. Parei de usar.
deixei de usar o Kodi (iptv) pq o egde e bem melhor….. só falta a extencao…..
nem de longe chrome etc… chega ao FPS do egde.
Eu gosto do Edge e gostaria de continuar mas em termos de reprodução de vídeo é mau demais no meu caso! Já tentei de quase tudo. No chrome ou outro browser não tenho problemas mas no Edge quando meto full screen (já aconteceu muito raramente sem ser full screen) o video começar a pixelar e a gaguejar. Eu juro que tentei mas hoje vou optar por outro browser. Mas se por acaso alguém tiver o mesmo problema e encontrou solução agradecia que comentasse em baixo como resolveu.