WhatsApp volta a ser bloqueado no Brasil
Depois do caso que aconteceu em Dezembro do ano passado, um tribunal brasileiro volta a obrigar o WhatsApp a estar desligado. Desta vez vão ser 72 horas em que o serviço vai estar inacessível.
A ordem do juiz voltou a incidir sobre o caso que deu início a estes cortes obrigatórios e esta medida espera levar a empresa a dar acesso aos dados solicitados.
Esta medida foi anunciada no passado dia 26 de Abril e impunha às operadoras brasileiras o bloqueio de todas as comunicações deste serviço. O início foi marcado para as 14 horas locais e terá a duração de 72 horas.
O bloqueio agora aplicado quer dar continuidade às medidas iniciadas antes e que querem obrigar o WhatsApp a dar acesso a um conjunto de informação sobre um utilizador que está a ser investigado num caso de tráfico de droga.
Já antes a justiça brasileira quis resolver este caso e chegou a prender um dos responsáveis do Facebook no país, por esta empresa ser dona do WhatsApp.
Desde o início do caso que o WhatsApp se defende que não pode fazer nada para ajudar a justiça brasileira e que não tem forma de poder dar acesso à informação. As mensagens circulam de forma cifrada dentro da sua rede e a empresa não tem acesso às chaves de cifra que são usadas.
As operadoras que não cumprirem este bloqueio podem incorrer numa multa diária que pode ir até 500 mil reais (aproximadamente 124 mil euros).
Se em Dezembro o WhatsApp conseguiu obter uma ordem para reestabelecer os seus serviços em 24 horas, desta vez é pouco provável que o consigam. Ao todo vão ser mais de 100 milhões de utilizadores que vão ficar privados deste serviço nos próximos 3 dias.
Este artigo tem mais de um ano
O Brasil é um atraso total. Só isso.
Pelos vistos… 🙂
O Brasil é um país que deve ser piada no mundo todo, devido as denúncias de corrupção principalmente na empresa de petróleo, que é uma empresa controlada pelo governo. Me explique como um juiz que toma decisões baseadas em lei (o Marco Civil da Internet) pode significar atraso?
A mim, muito me orgulha que o WhatsApp esteja sendo punido pela justiça por não ter respondido as notificações e desdenhado da justiça.
A lei vale para todos e deve ser assim, no Brasil, Portugal, EUA ou em qualquer lugar. Vale para mim, para ti, para o Zé da venda da esquina, para Lindsay Lohan, ou para o Facebook/WhatsApp, todos são iguais perante à lei.
No Brasil não responder as determinações da justiça já é um crime, por si só. O WhatsApp desdenhou da justiça e não respondeu as notificações, ignorou as multas e agora é bloqueado novamente. Espero que venham mais bloqueios contra essa empresa criminosa.
Ou seja, quando o Brasil pede a uma empresa para ceder à informação que possui de apenas um utilizador que está envolvido num caso de tráfego de droga, pedido este que seguir os trâmites legais do país, são uns atrasados. Quando é os EUA a aceder à informação dos utilizadores de forma indiscriminada e sem qualquer processo judicial já não há problemas e vêm sempre agarrada à celebre frase “quem não deve não teme”. Realmente tens razão, é um atraso total, mas não é por parte dos Brasileiros.
+1
Oh companheiro qual é a parte que não percebeste ? O whatsapp não possuíu a informação solicitada, os metecaptos dos juizes brasileiros é que não entendem isso e pelos vistos alguns de vocês …
“O whatsapp não possuíu a informação solicitada” Sim, pois,… e o pai natal também existe.
Eles dizem que não têm. Mas mesmo que não tivessem vc não acha que eles deveriam ter respondido formalmente? Os cara simplesmente desdenharam da justiça.
Obs.: o Facebook cassou a determinação, dessa vez o bloqueio durou 24 horas, da 1ª vez foram só 12 horas. Mas creio que o assunto não aqui nisso.
+1
+3
Assim como o “Teste de Drone da Marinha Portuguesa” KKKKKKKKK Isso sim é um atraso kkkkkk Um teste legítimo Lusitano! kkkkk
Este mesmo juiz já mandou prender um executivo do Facebook por motivos parecidos.
Infelizmente prepotentes e ignorantes estão em todo o mundo.
O WhatsApp e o Facebook receberam notificiações da justiça e deram de ombros, receberam multa e não responderam. Para mim é uma postura prepotente, arrogante e ignorante.
Mereceram sim, o que aconteceu. Espero que sejam bloqueadas, as duas, mais vezes. Tenho orgulho de que a lei seja válida para todos, se eu tenho que seguir, porque o Facebook/WhatsApp teria tratamento especial?
Este tipo de bloqueio só a acontece pois no Brasil, cerca de 70% da população não usa as redes da operadora para comunicar com as suas famílias ou amigos, usa WhatsApp e similares. Isto é só uma boa desculpa para realizar o bloqueio. As operadoras fazem muita pressão pois perdem imenso dinheiro com esta situação.
A tuia teoria têm uma falha, se o bloqueio fosse realmente efetuado por pressão das operadoras, teria mais lógica banir o WhatsApp para sempre. Banir por 72 horas ao longo de um ano, ou seja 0,8% deste, vai ter um impacto negligenciável nos lucros das operadoras.
Sou Brasileiro, fico feliz em saber que as autoridades brasileiras demonstrem sou poder de autoridade, bloqueando um aplicativo que não está colaborando com a justiça.
Bem! Isto não é bem uma verdade!
Infelizmente no Brasil as coisas funcionam de forma muito “equivocada”.
Não há uma lei rígida para traficantes, não ficam muito tempo presos, e o mais “extraordinário” é que muitos traficantes que hoje cumprem penas em penitenciárias conseguem fazer ligações de dentro dos presídios, controlam o tráfego de lá de dentro, estou a dizer que é mais fácil fazer uma ligação dos presídios do que em algumas regiões do Brasil.
Ou seja, bloquear um meio de comunicação de um país inteiro para TALVEZ prender ALGUNS traficantes, é como usar radiação para matar baratas.
Poderia ficar horas aqui escrevendo N questões que fazem desta decisão uma “piada”.
Fica difícil acreditar nas autoridades brasileiras, lamentável.
No Brasil de hoje vários políticos foram presos, donos de construtoras, altos funcionários de empresas do governo. Creio que uma coisa que não é lamentável é um juiz peitar uma empresa do porte do Facebook/WhatsApp com usuários em todo o mundo, muito me orgulha em saber que a lei vale para todos, que a justiça é cega e aplica a lei para os pequenos, mas também para os grandes.
O Facebook/WhatsApp desdenhou da justiça, ignorou as notificações da justiça, ignorou as multas e não respondeu formalmente a justiça e agora é bloqueado novamente, punição que consta da lei, o marco civil da Internet.
Quantos aos usuários, em 5 minutos resolvem o problema, basta instalar o Telegram, Viber, Hangouts, Skype, ou outro qualquer. Antes havia MSN, ICQ, IRC, etc. a fila anda. Rei morto, rei posto.
Xinuo Quis dizer como lamentável a situação como um todo, quando digo”…autoridades brasileiras, lamentável.” não me refiro a decisão do Juiz,(“peitar uma empresa do porte do Facebook/WhatsApp”) até porque não tenho conhecimentos jurídicos suficientes para opinar sobre este “ato” em si. Meu questionamento foi um pensamento e sentimento que, no Brasil as coisas são resolvidas “do meio para frente”, (porque não criar leis mais rígidas e o mais importante cumpri-las?), como disse no começo “fico feliz em saber que as autoridades brasileiras demonstrem sou poder de autoridade, bloqueando um aplicativo que não está colaborando com a justiça.”, pois vivemos em um estado soberano e não importa se é uma empresa bilionária da tecnologia, do petróleo, de outro país, etc, o que vale são as leis do país.
Concordo com que você disse no parágrafo 1 e 2, agora no que você disse no p.3, sim realmente os usuários deram um “jeito” o que me preocupa é a ideia em que a população tem que, como você mesmo disse “resolver o problema”, penso eu que é o mesmo raciocínio quando nós temos que colocar grades, sistemas de segurança em nossas casas e estabelecimentos, e outras mediadas para “fugir” da violência, quando na verdade deveria ser ao contrário por que até onde sei nós é que somos livres.
E quando eu digo sou brasileiro, não estou apenas me fazendo de vitima mas também carrego a culpa de ser, pois somos nós que “construímos” esta nação.
e porque não privar de dispositivos electrónicos na prisão?
Eles fazem isso…mas a corrupcao fala mais alto
Aquele cachê! por baixo dos panos, saca?
Eu acredito que tenha muita corrupção, muitos visitantes tb levam coisas para os presos. Daí é um problema crônico, teria que ser analisado cada ponto e buscar uma solução, não é simplesmente dando uma canetada que se resolve o problema.
Quanto ao bloqueio do WhatsApp é muito mais fácil, basta mandar um comunicado para as principais operadoras e pronto.
O governo investe milhões em “bloqueadores de (sinal) de celular” nos presídios, o que é outra “piada”, estes alem de serem caros não “funcionam” e também como o JORGE e KEL citaram, a corrupção (cachê) faz com que os celulares chegam nas mãos do presos.
A justiça brasileira é pura comédia, consegue bloquear um aplicativo com mas de 100 milhões de utilizador, mas não consegue bloquear celulares nas prisões. É muita comédia.
Qual é o drama? Nem é que no Brasil possam fazer vigilância em massa, toda a gente sabe que os Brasileiros não falam Inglês, não falando Inglês é impossivel aprender alguma coisa na Internet, como ninguém aprende nada é tudo incompetente e é impossível desenvolverem vigilância em massa.
+1 Igual aqui que também não conseguem desenvolver vigilância em massa também. Nisto fico pensando como Arthur Abrantes [brasileiro] conseguiu passar em 7 universidades americanas não sabendo inglês??? WFT??? Ahhhh… ele deve ter aprendido inglês com os mesmos gajos que lançaram o drone português.
Parecem as crianças, quando não se dá o que elas querem elas fazem birra.
Procurem no GOOGLE “WhatsApp faz Anonymous derrubar sites da Justiça Federal”
Aqui em Sergipe que foi de onde saiu a ordem de bloqueio.
e já querem desbloquear…
Já foi liberado!
Agora o grupo Anonymus que não liberaram o site da Justiça Federal de Sergipe.
🙂
Basta colocarem uma VPN e acaba-se o bloqueio.
Mais cedo ou mais tarde o WhatsAPP vai ter de integrar um sistema anti-censura (tipo “TOR”) para acabar com esses bloqueios.
Vc sabe que muita agência do governo americano, já conseguiu fazer muita coisa em quem pensava que estava protegido pelo TOR. Até um Putin andou oferecendo recompensas para quem ajudasse a “invadir” o TOR.