Se um avião cair, qual será o melhor lugar para sobreviver?
Os aviões são o meio de transporte mais seguro do mundo. Sim, ouvimos vezes sem conta esta verdade! Mas voar provoca muito stress a muita gente, mesmo sabendo que o avião é seguro.
Para tornar este meio de transporte cada vez mais seguro, ao ponto de evitar mortes que aterrorizam o mundo, uma equipa de investigadores e engenheiros fez despenhar um Boeing 727. Veja, dentro de um avião que se despenha, quais seriam os lugares "mais seguros" para sobreviver.
Boeing 727 despenha-se no deserto de Sonora
Nunca um "fabricante" havia feito um teste com este impacto com os aviões que fabrica. Este teste foi elaborado por investigadores dedicados a perceber como poderão criar mais segurança nas aeronaves e para compreender quais as medidas de segurança que poderão ajudar os passageiros que venham a enfrentar um desastre aéreo.
No ano de 2012, no deserto de Sonora, no México, juntaram-se vários peritos, investigadores e engenheiros de vários países para medir tudo o que podiam do Big Flo, um Boeing 727 que foi adquirido por 450 mil dólares para fazer o seu último voo. A equipa estudou durante vários meses diversos cenários para levar o avião para o céu, pilotado por pilotos de elite, e recorreram à engenharia militar para conseguir pilotar remotamente o avião nos últimos minutos, após os pilotos abandonarem o avião, para o fazer despenhar.
Durante 14 minutos, um pequeno avião seguiu de perto o Boing 727 para o comandar até ao desastre final.
Avião monitorizado no interior para mostrar o impacto
Foram colocadas câmaras de alta resolução dentro da aeronave assim como crash test dummies. Além disso, foram colocados alguns sensores para medir vários outros dados do impacto e modificação da estrutura da aeronave.
O resultado de toda esta experiência deu para obter um conjunto de dados nunca antes captados e distribuídos por cada especialidade. Estes foram analisados ao pormenor para chegar a uma conclusão que pudesse explicar o que se passa dentro do avião quando este se despenha, que passageiros são mais afectados num desastre, que tipo de ferimentos pode sofrer um passageiro e como funciona a estrutura num momento tão marcante no mundo da aviação.
Esta experiência foi filmada e transformada num documentário do Channel 4, "The Plane Crash". Este programa deu a conhecer vários testemunhos de pessoas que sobreviveram a um desastre e contam como tudo se passou. Para quem tem medo de voar, este vídeo poderá mostrar vários procedimentos que podem fazer toda a diferença. Claro, o que se pretende é que nunca possamos estar numa situação destas.
Se um avião cair, qual será a melhor lugar para sobreviver?
Diríamos que longe do desastre, certamente seria sempre a nossa escolha, mas fazendo parte dos passageiros, que área dentro do avião poderia receber menos impacto e causar menos feridos e mortes?
Como iremos ver no vídeo, cada acidente é diferente e traz danos estruturais diferentes, contudo há valores que interessam conhecer. As pessoas que viajam na parte de trás têm mais hipótese de sobreviver se for um acidente onde a aeronave embate com o solo praticamente com o trem de aterragem em posição de abordar o terreno.
Já a zona 1, perto do cockpit, sai, praticamente, totalmente destruída, isto porque a aceleração resultante é o equivalente a 12G.
Os passageiros que estavam no meio da aeronave, irão receber menos impacto do choque, contudo é registada uma aceleração de 8G. Só por si, esta deslocação da onda de impacto iria causar ferimentos. Estes danos poderiam impossibilitar as pessoas de se deslocarem, outras perderiam a consciência ou iriam mesmo falecer. Contudo, é uma zona que poderia ter sobreviventes, caso os materiais soltos não fossem igualmente motivo de dano físico, que é um dos factores muito apontado pelos investigadores.
Os passageiros nos lugares mais atrás, já irão receber menos impacto. A aceleração resultante é o equivalente a 6G. Estes, em relação a todos os outros mais à frente, terão mais hipóteses de sobreviver. Já no caso dos passageiros que viajavam na primeira classe, provavelmente não haveria sobreviventes.
Conforme pode ser visto, o vídeo mostra que depois do impacto os motores não pararam de imediato e os tanques de combustível não foram perfurados. Se um incêndio neste caso começasse na parte de trás, sítio onde estavam colocados os motores, o cenário seria outro.
Que danos foram mostrados nos dummies?
Como podemos ver nas imagens, foram usados vários bonecos de teste. Estes foram colocados em locais estratégicos. A análise aos dummies dão indicações aos engenheiros quanto à posição que deve ser adoptada em caso de emergência. Além de vários sinais visuais, os sensores mostram danos estruturais que nos humanos resultariam em fracturas e outros problemas, uns mais graves ou menos sérios. Contudo, os que se posicionaram de forma dobrada a proteger a nuca, foram os que sofreram menos com o choque.
Se alguns poderiam ter partido um pé ou a anca, devido a deslocações das cadeiras, outros, sem cinto, poderão ter mesmo sido sugados para debaixo da cadeira do vizinho e ter lesões irreparáveis. Assim, a recomendação continua a ser de adoptar a posição de emergência que os elementos da tripulação dão a conhecer e aconselham antes do avião levantar voo.
Melhorias da estrutura do avião
Embora a aeronave tenha ficado bastante destruída, ficou claro que suportou de forma consistente o choque, tendo contudo, partido em 3 partes. Os engenheiros conseguiram identificar vários pontos da concepção do avião que devem ser melhorados. Foram notados vários fios que se soltaram, tampas que voaram dentro da cabine, peças da estrutura do revestimento que se soltou e chocou com os passageiros e os acessos ao exterior que dificultam bastante a saída dos passageiros feridos, tal como foi visto no transporte dos dummies.
A boa notícia que foi retirada deste teste é que, segundo os dados, 78% dos passageiros desse acidente poderiam ter sobrevivido.
Este artigo tem mais de um ano
Bolas Vitor… A We Love Social vai viajar amanhã… e ainda por cima vamos passar por cima do deserto!
O que vale é que não vamos em primeira classe!!
E vai muito bem. O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. 😉
Boa viagem e abraço.
Bom dia e Boa VIAGEM!
O meio de transporte mais seguro do mundo é o sonho
não é sonho, é mito.
Offtopic: quando falam que o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, é preciso ter em conta o critério que é usado para fazer essa afirmação. As companhias baseiam-se na quantidade de pessoas e quilómetros feitos. Exemplo, se forem 100 pessoas num voo de 10 mil km, um voo equivale a 20 carros com 5 pessoas cada a fazer um total de 10 mil km cada. Normal que o carro fique em desvantagem.
Não é amigo, tanto o comboio como o barco são muito mais seguros mesmo mediantes os critérios que quiseres… não limites os meios de transporte só ao carro e ao avião, porque existem muitos mais.
Treta! Tanto o comboio como o barco são mais seguros.
acho que o comboio e barco sao mais seguros. Muito embora nunca viagei em nenhum deles…
Desejo uma excelente viagem 😉 aproveite o voo!
O melhor lugar é bem aconchegadinho e agarrado à Caixa Negra.
Hehehe… não sei se será 😀 mas ainda ontem alguém da equipa disse o mesmo 😀
Pensei que o melhor lugar para sobreviver a uma queda do avião fosse no solo em qualquer lugar onde o avião não embatesse…
Se fores dentro dele 😉 só de fores omnipresente.
Depende de onde está instalada a caixa negra, que por sinal é cor de laranja
Se um avião cair explode, não é preciso de ser engenheiro para perceber isso. Se um avião ficar problemas e precisar de fazer uma aterragem de emergência é outra coisa. Há muitas variaveis em jogo, só vão adicionar mais peso, aumentar os preços dos bilhetes e vão morrer todos queimados na mesma.
“Se um avião cair explode”…?
és o Samuel L Joaquim ou o Michael Bay?
Experiência em 1984 (NASA) com Michael Bay:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/ce/Controlled_Impact_Demonstration_2.ogg
É completamente diferente e em tempos distintos. O que é agora mostrado é mais moderno, com uma componente forte de monitorização dos interiores e dos danos mais próximos da realidade, Como é dito no vídeo, este tipo de experiência nunca tinha sido feita e mostra muitos dados nunca antes vistos e recolhidos.
Vitor sei k este teste mais recente mas não foi assim tao recente pois a coisa de alguns meses deu na tv e era este mesmo teste ,mas o documentário não era sobre quem sobrevive mas sim as árias e as forças que no avião mais frágil ,e tbm como se portavam os passageiros que se baixaram e compram as regras e outros k não ,sim muita gente sobrevive no teste pois tinham la os bombeiros e apagaram o fogo que indiciou pouco tempo de pois ,depois tbm tem o factor do piloto neste teste o avião fez uma aterragem praticamente em velocidade … a uma nota ao fim do documentário que isto foi mais um teste a resistência dos matérias ,claro k era bom sair tudo bem de um acidente destes mas infelizmente este teste foi feito nas condições perfeitas para causar só alguns danos ,mas ficamos com uma ideia como se morre numa queda …..
O que eu vi é um incêndio e não uma explosão. Existe uma diferença entre ambos. As explosões em caso de queda são extremamente raras.
Se em 1984 já era possível controlar remotamente um avião, imagino 17 anos depois…
O que leva um avião a explodir? As questões podem ser fáceis de colocar, mas começam cada vez mais a ser simples de responder. A história, a tecnologia e o conhecimento humano das causas, dos materiais e dos fenómenos atmosféricos têm ajudado substancialmente a perceber o que “aconteceu”. Isso é um factor importantíssimo.
Muitas pessoas não voam. Não o fazem pelo preço, mas sim pelo medo.
Um avião pode “cair” e ainda assim fazer uma aterragem de emergência.
Lá porque os motores gripam não tem que bater a 90º no chão.
Agora as variáveis são muitas sem dúvida.
“(…) e o avião cair explode (…)”, nunca ouvi afirmação tão idiota. O avião explodirá dependendo da queda, se for como esta, a cair na areia, ou em alto mar pode explodir ou não. Tudo depende. Agora não venhas para aqui dizer se “o avião cair explode”.
O meu lugar de preferencia ‘e atras da asa do lado direito 😀
Neste acidente ficou provado que o melhor sitio é mesmo nos motores.
Em que posição dos meios de transporte mais seguros se encontram as nossas pernas? Alguém sabe algo sobre isso?
Eu não percebi a pergunta quanto mais LOL
Suponho que a posição seja irrelevante visto que a ideia da protecção será não usá-las pra absorver o impacto.
Caso contrário estarem esticadas, encolhidas ou assim assim será uma questão de sorte.
O melhor sítio e mesmo fora do avião xD
O melhor sitio é do lado de fora do avião, e quanto mais longe melhor. 🙂
Para sobreviver Só faz falta que as pessoas se regulem pelo espaço de tempo que vai do nascer ao pôr do SOL e nunca o ultrapassar, ; Visto que quem ultrapassar essa velocidade chegará lá (fim) mais depressa. ««« proibido o excesso de velocidade»»»
http://airway.uol.com.br/engenheiro-propoe-capsula-de-fuga-para-avioes-comerciais/
Quanto a mim há 4 motivos para querer evitar o avião:
Poluição;
Risco;
Preço;
Incómodo (de tempos em aeroportos com bagagens atrás).
Se resolverem os primeiros 3 aceito o 4o para ocasiões especiais.
Desses 4 motivos so vejo um mais ou menos valido.
1- O aviao polui sem duvida mas se comparares com a quantidade de pessoas que leva polui menos do que os outros meios de transporte.
2 – Ha mais probabilidade de accidente quando andas de carro do que aviao.
3- Com as viagens low cost o preco tem vindo a baixar muito. Vai ver os custos que uma pessoa tem a ir a outro pais de autocarro, comboio ou carro proprio.
4- Perde-se um pouco de tempo nos aeroportos mas nada de especial.
O unico senao que ha com as viagens de aviao é o limite de peso que uma pessoa pode levar na bagagem.
Mais uma vez esquecem se do comboio e do barco.
eu estaria do lado, dizendo o melhor lugar seria na caixa negra.
O melhor sitio para sobreviver é mesmo em casa, na cama, embrulhado em cobertores, em conchinha.
Diz isso ao pessoas dos “States”. Talvez num bunker, se não houverem inundações 😀
Vale o que vale….para mim despenhar não é propriamente isto, chamar-lhe ia “aterrar de barriga descontroladamente”.
Não sendo o mais viajado dos mortais mas para mim o melhor meio de transporte é sem duvida o TGV. não sei se o mais seguro, deixo isso para os tipos das matemáticas, mas o rácio Km\passageiros deve igualmente ser elevado.
Quanto ao acidente provocado de avião foi escolhido um cenário pouco verosímil, somente ao AMARAR ou aterrando sem trem os aviões caiem assim.
Aterrar de barriga num deserto é isto. Aterrar de barriga na montanha é despenhar.
O melhor lugar para estar num avião que cai é…. não estar nesse avião!!!! Brincadeiras à parte, o meio de transporte é sem qualquer sombra de dúvida o aéreo. Diariamente cruzam os nossos céus milhares de voos e nada lhes acontece. O ponto fraco é que quando algo corre mal, o numero de vitimas é elevado. Mas ainda assim não tenho qualquer receio de voar.
e defacto e o mais seguro..
ninguém se safa, para contar o horror que foi..
as famílias e as televisões tendem a ampliar os acidentes e até vemos grandes romarias aos locais do acidente, há mediatismo para as famílias das vítimas, e uma morte lixada, porque é demasiado lenta tendo em conta que desde que te apercebes que vais morrer até ambateres no solo e uma eternidade de horror..
nunca sabes qual a competência do piloto ou se o gajo tem tendências suicidas tipo o al al estava a ficar cego e achou que a humanidade era a culpada..
nunca sabes de sem doença mas por fanatismo, o sacaninha da cabine não vai avançar mais rapi para o solo, não tens hipotse de impedir uma coisa dessas,
em caso de necessidade, esquece não há paraquedas, a cena é feita para ser vivida em grande!Os paraquedas também custariam uma pipa de massa e o tempo que demora a dobrar um paraquedas e uma loucura.. queda livre de melhor..
não sabes quando o teu avião vai se passa r vai começar a reportar falhar na altitude como os da Airbus que ultimamente caem que pacecem tordos..
epah..
O ideal..
andar naquele transporte que tem não tem maior probabilidade de sofrer acidente, mas que muito provavelmente será aquele que de certeza te levará vivo ao destino…
contem os acidentes de carro e os de avião comparem com a quantidade de veículos, e depoiis am am auqueles que tiveram acidente porque avariam..
O melhor lugar para estar num acidente de avião depende de como se desenrola o acidente.
Não há melhores lugares antes do acidente, depois talvez..
A melhor parte em viajar de avião para mim nem é o levantar voo nem a aterragem é mesmo quando me levanto da cadeira e saio do avião com o meu próprio pé ahah para mim e para muita gente que até batem palmas qd ele toca no chão x)
+1
eu quando voo penso: espero que não caia… Porque se cai.. tenho as mesmas probabilidades de sobreviver que tem a Académica de Coimbra em ganhar o champeonatt
eishh, estarias mais que enterrado então caro colega
não existe uma melhor zona, depende de como o avião cai..
este estudo, e mais um..
a parte traseira na situação reportada e quando a frente embate no solo sofre um efeito que acelera de uma uma ao solo..
se o avião embater ligeiramente com a traseira, aí penso que a traseira seja a melhor parte para sobreviver, a frente vai sufre o efeito que a traseira sofre contra o chão se fosse ao contrário, mas partindo do princípio que o avião de desloca para a frente.. esta permissa nem sempre é verdadeira apesar de ser esquesita, partindo desse princípio, para mim, o melhor há de ser a meio, se o avião não tiver combustível, que sejundo a lei, um avião deve largar o combustível antes de tentar se esmagar todo contra o solo..
No entanto… eu continuo a viajar no transporte mais seguro do mundo.. o meu carro, e aí de alguém que tenha ideias 😀
Isto de viajar de avião é para quem tem dinheiro ou não tem vergonha de estar sempre a dever ou a roubar, normalmente não tenho pena dessa gente, no entanto nos lugares mais seguros deveriam ir crianças.
E isto de comentar na internet, deveria de ser restrito a quem tem alguma coisa de jeito para dizer ,que obviamente não é o seu caso .O facto de não andar de avião ,não invalida que não possa levar com um na cabêça,já penso nisso(presumo que no seu caso ,deva ser difícil ,mas faça um esforço)?
É mais barato de avião 🙂
Os Ricos é que andam de carro, se for analizar os custos 😉
Este é dos comentários mais absurdos e atrasados que jã li! Nem os comentários habituais nas noticias de futebol são tão aberrantes. Eu faço muitas horas de avião por ano, não roubo nem devo nada a ninguém, e também não sou rico. É impressionante como em pleno Séc. XXI os velhos do Restelo continuam activos, apesar de cada vez mais obtusos… Enfim, já não há esperança de melhoras…
Em relação ao teste, apesar da utilidade ao obter dados importantes para a melhoria da segurança, está um pouco distante da realidade. Actualmente são já poucos os modelos de aviões comerciais com motores traseiros elevados. A maioria tem motores colocados sob as asas, que no caso deste teste poderia fazer com que as asas fossem arrancadas nommomento do embate (os motores fariam o efeito de ancora), o que poderia levar á rotura dos tanques de combustivel (no interior das asas) e consequente incêndio. Com o 727 do estudo, o aparelho usou o fundo das asas e da estrutura para deslizar pela areia. Aliás, se tivesse “aterrado” sem trem de aterragem descido, dúvido que se tivesse partido.
Na minha modesta opinião, sem ler os comentários dos outros leitores, nem o artigo, apenas o título do artigo, eu penso que o melhor lugar no avião quando cai é… ter perdido o avião e ficar em terra todo chateado, até saber da noticia.
Agora quando viajar de Auckland para Lisboa já vou mais descansado… or not.
Uma noticia com 4 anos
Se o avião cair, o melhor lugar para eu sobreviver é no sofá da minha sala de estar.