Produção de ecrãs AMOLED já é mais económica que os LCD
Os ecrãs AMOLED têm vindo a ganhar cada vez mais mercado e sido uma aposta recorrente de marcas como a Samsung e a Motorola.
Se o custo de produção era o maior entrave ao uso deste tipo de ecrãs, os novos valores podem vir a mudar esse paradigma.
Os ecrãs AMOLED têm sido uma aposta de algumas marcas para equipar os seus modelos topo de gama, muito devido ao seu bom desempenho na representação das cores.
Confirmando uma previsão feita há dois anos atrás, foram apenas precisos 24 meses para que o custo de produção dos ecrãs AMOLED se tornasse inferior aos dos painéis LCD.
Segundo dados da IHS Technology, no primeiro trimestre de 2016, o custo médio de produção de um ecrã AMOLED de 5 polegadas Full HD rondava os 14.30 dólares, enquanto o custo de um ecrã LCD com as mesmas características tinha um preço médio de 14.60 dólares. Estes dados representam uma boa evolução face aos custos do último trimestre de 2015, em que os preços andavam por volta dos 17.10 dólares e 15.70 dólares para os AMOLED e LCD, respectivamente.
Para a obtenção destes dados foram considerados os custos de produção de painéis AMOLED e LTPS LCD (Low Temperature Poly-Silicon Liquid Crystal Display), considerados os painéis LCD mais eficientes, ambos com uma resolução Full HD, sendo esta a resolução mais usada na actualidade.
Sobre os ecrãs QHD, usados em grande parte dos topos de gama, não existem dados sobre valores de produção.
Com a queda do custo dos painéis AMOLED, este tipo de ecrãs deve-se tornar mais popular nos próximos tempos, podendo vir a equipar um maior número de dispositivos.
Este artigo tem mais de um ano
Há uns 15 anos atrás, quando ainda não se falava de ecrãs OLED e variantes em termos de produção industrial, mas apenas em investigação, haviam duas grandes vantagens. A primeira estava relacionada com a qualidade do ecran propriamente dito e a segunda teria a ver com os custos de produção. O que se dizia na altura era que em teoria quando fosse dominado o processo de fabrico o custo deste seria absurdamente mais barato que qualquer outro display. Ao longo dos anos foram surgindo entraves à esse processo, mas tem vindo a ser ultrapassados. É tudo uma questão de engenharia. Com o tempo serão encontrados os processos para esse santo graal. Não há dúvida que esse é o caminho.
Belo ecrã, deve ser por isso que a “poderosa” Apple vai continuar a usar em seus produtos. Precisa dos outros pra produzir as suas coisas. Como li em um comentário: A Apple deveria pegar aquele campus em forma de nave espacial que esta construindo e fazer uma fabrica pra tomar vergonha na cara e fabricas as suas “coisas”. Pede pra inimiga produzir seus CHIPS e agora as TELAS.
Se não consegue fabricar, melhor comprar do concorrente. Vergonha!
Sim, que vergonha, Samsung e LG, a ÚNICA coisa que têm de seu nos seus telefones é mesmo o ecrã!
O SOC é Qualcomm, o SO é Google, a memória é Mícron, a câmera é Sony, etc!
Que comentário mais estupido.
Se a Apple tentasse fazer tudo, não era boa em nada, porque isso é impossível.
Sim e apple tem o que? Ao menos a samsung tem os ecrãs e já usa processadores, queres mais?
E a Qualcomm como é que fica?
Apple controla totalmente o hardware como o software.
No que ela não faz, tanto arranja a Samsung a fazer, como a TSMC, como pode arranjar outro…
Bateria, por exemplo, compra baterias de fora, mas o controlador é Apple, o que faz a diferença.
Ecrãs, também compra de fora, mas o timming controller, é deles
Samsung compra isso tudo feito.
Em termos de software, aí, nem há comparação, 100% Apple, inclusive as ferramentas para programadores.
Samsung usa Google, dependência completa deles…
è preciso não perceber nada de nada para dizer tantas barbaridades
Ficamos todos convencidos com o teu comentário extremamente bem fundamentado, Rui.
Ou seja Renato, a tua teoria e que queres convencer, é uma empresa que apenas desenvolve no papel (Apple) é óptima, mas uma empresa (por ex. Samsung) que desenvolve os ecras, SoC (Exynos), módulos de câmara, baterias, etc…. “compra tudo”. Espera……. LOLOLOL tens piada.
Ainda nao perceberam que este renato e um troll?ainda ah pedaço ele disse que os componentes do iphone eram fabricados na america ahah
Um equipamento é 50% hardware + 50% software
MyLittlelife quem ganha mais no mundo actual, o engenheiro projectista, ou o técnico que instala/produz/desenvolve/fabrica?
Muitos de vocês deveriam estudar um pouco mais sobre os assuntos que comentam.
Se perceberes um chavo do que implica a tua afirmação a nível de engenharia (sobretudo do hardware da Apple) já não tinhas perdido tempo a escrever isto…
O mundo hoje em dia está cada vez mais Assemble, já ninguém constrói nada do 0, que implica desenhar e produzir. Um exemplo prático é a construção dos SoIC, não faz sentido a Apple adquirir uma fábrica de fabricação de circuitos integrados, pois não tem volume de vendas para chips suficientes… Contudo interessa desenhar-lhe o chip à sua maneira e usufruir de tecnologias que nunca estariam ao alcance de uma empresa que não fosse especializada na produção de circuitos integrados.
A Samsung têm uma versão com o seu próprio CPU que é fabricado por si própria. O sensor traseiro é realmente da Sony, mas não te preocupes que o sensor da Apple não é desenho próprio. O sensor da câmara frontal é da Samsung (sim a Samsung também desenha e fabrica sensores de imagem), e o mesmo se diz do processador de imagens. A memória RAM é da Hynix e não da Micron, mas a Samsung também fabrica as suas próprias memórias. A memória Flash também é desenhada e fabricada pela Samsung. Na versão com o Exynos o módulo de Wi-Fi, mais o módulo de NFC é da Samsung. Eu agora peço-te a ti para me nomeares apenas um único componente do iPhone que a Apple tenha desenhado e fabricado.
e por que é que vêm sempre com esta conversa com a Apple e não com a Qualcomm?
Eu não tenho problema algum que o meu iPhone não tenha um único componente fabricado pela Apple, apenas estou a desmentir o que foi dito pelo Renato.
sim desmentiste o que ele disse, mas não foi só isso o que fizeste no fim
Fan da Apple é assim… amor até o final da vida.Se fecham em uma realidade criada por um fabricante.
Voltando ao assunto…
A Samsung não só fabrica ecrãs e processadores, ela faz tb memórias. Até o navio que carrega os produtos da sua querida Apple, deve ser fabricado pela Samsung.
“Até o navio que carrega os produtos da sua querida Apple, deve ser fabricado pela Samsung.”
Viva a engenharia social… bom trabalho!
Seja claro.
Glória à Samsung!
Também rezas virado para os quartéis generais da Samsung?
Enfim…
Quem é que tem o mérito? A beneton que desenha ou as fabriquetas que produzem?
Onde está o grande valor das indústrias? Nos departamentos de produção ou nos departamentos de engenharia?
O valor acrescentado está na propriedade intelectual.
Mesmo, as pessoas não pensam que praticamente tudo é pensado num local executado noutro, nao so nesta área de negocio como em todas
Mas nesta e noutras áreas o processo industrial, esconde pormenores que só quem está nas fábricas conhece. Não é invulgar a fábrica pedir alterações ao design do produto. O abaixamento de custos de produção deve-se muito ao trabalho desenvolvido nas “fabriquetas”. Para quem produz em massa, não basta desenvolver bons produtos. O processo industrial conta muito para os custos e qualidade. Se a Apple contrata esses serviços eles lá sabem os seus motivos.
A Apple tem engenheiros em muitas dessas fábricas a acompanhar e implementar novas linhas de produção dos seus componentes. Não é há toa que conseguiu ter mais do que um fornecedor para o processador A9
Quando os processos de fabrico são ao nível do silício, os fabricantes costumam guardar os seus trunfos. É um sector em que o processo de fabrico faz toda a diferença. A Apple deve auditar o processo mas não ao ponto de o conseguir replicar. Os dois processadores A9 usam tecnologias distintas, 14nm e 16nm. A encomenda deve ter sido feita por instruction set e performance. Deixando o desenho a cargo dos fornecedores. Não foi por acaso que a Apple deixou a Motorola para usar processadores intel, nos MACs. A arquitectura 86 tinha atingido uma evolução que passou a ser mais vantajoso que ter processadores próprios. É um mercado tão específico, que iam acabar por se dispersar. A Apple ao concentrar os seus esforços onde pode fazer a diferença está a servir melhor os seus clientes.
TA, não parece que acompanhes o que a Apple faz nesta área. A Apple tem grandes equipas a desenhar os seus próprios SoCs. A Apple não precisa de conhecer os segredos dos fabricantes para fazer produções teste e ser ela própria a ajustar os desenhos dos processadores.
Quero dar os parabéns ao pplware, por ter em consideração quem tem menos recursos financeiros. A equipa do pplware quando deixa sugestões de novos equipamentos tem o cuidado de colocar alternativas aos topo de gama para as carteiras mais curtas e isso é de louvar. Poderiam fazer como muitos outros espaços tecnológicos que dão apenas destaque aos topo de gama. Como os programas de TV que dão sugestoes de férias de 2000 euros, o que para quem ganha salários dos mais baixos chega a ser uma afronta. Achei importante deixar estas palavras de agradecimento e reconhecimento.
Essas sugestões de férias de 2000€ ocorrem porque há muitos a ganhar salários altos e que dão para isso. As coisas têm de ser direcionadas para quem tem dinheiro, e não para os tesos.
Quem tem menos recursos financeiros tem imensa escolha em quase tudo mas a variabilidade é mínima, daí que apresentar telemóveis/viagens/carros no segmento económico dá muito pouco estímulo. Queres que apresentem as centenas de “Wiko” e cópias chinesas?
Qual é a diferença entre AMOLED e LED?
http://www.androidauthority.com/amoled-vs-lcd-differences-572859/
Google?
Amoled e Oled têm maiores contrastes e pretos”autênticos” porque desligam os pixels que não usam. Ou seja se tiveres uma imagem toda preta com um ponto branco no meio apenas os pixels que contribuem para o ponto branco estão ligados.
Existem vário tipos de tecnologias para os ecrãs:
WLED, LED, AMOLED, SUPER AMOLED, LED BLACK…
Todos têm as suas vantagens, nos LED (RGB LED), para todas as cores é usado o RED, GREEN, BLUE mas é necessário usar todos os sub-pixeis, o que consome mais (imagina num ecrã 4k, 5.7 milhões de píxeis com os 3 subpíxeis ligados, consome imagina bateria.)….
Nos AMOLED, os brancos às vezes são um pouco azuis mas, para produzir o branco, em vez de gastar 3 sub pixeis, gasta 1 sub-pixel azul e uma tecnologia para formar um branco, ou seja poupa imenso na bateria..
Nos WLED (White LED), os brancos parecem um pouco amarelos, isto porque para produzir o branco usa-se o sub-píxel azul mais um “fosforo” amarelo…
Como podes ver, existem bue tecnologias, a LED é a que gasta mais energia, depois outras usão tecnologias para poupar e melhor, por exemplo, tenho um PC com ecra 4k WLED (nos brancos poupo bue bateria), depois de te habituares a este branco não queres outra coisa, este branco não faz doer os olhos quando olhas fisicamente (O puro branco, LED, com bue luz atrofia os olhos, este com bue luz é na boa mesmo), é um branco calmo, tens de experimentar…
Mas podes encontrar mais coisas no google e acho que não me enganei em nada, senao peço desculpa pelo o erro.
Boa info obrigado.
Mas enganei-me, queria era saber a diferença entre AMOLED e OLED.
Detalhes tecnológicos irrelevantes sinceramente. Mais importante é distinguir entre ecrãs emissivos (OLED) e transmissivos (LCD). Atenção que antigamente os LCD eram retro-iluminados com CCFL e mais recente com LED e os fabricantes não pouparam o marketing dos ecrã LED! mas que no fundo são LCD normais.
Nos AMOLED o branco é criado por combinação da emissão dos 3 subpixeis, vermelho, azul, verde.
Um ecrã LED, normalmente refere-se a um LCD com retroiluminação com LEDs; esses LEDs emitem luz branca, podendo ser LEDs azuis com um filtro de fósforo.
Actualmente os AMOLED continuam a gastar mais energia que os melhores LCD para ter o ecrã todo branco. A poupança dos AMOLED vem noutras condições, especialmente com pixeis pretos em que os subpixeis não emitem/gastam, ao contrário dos LCD em que a retroiluminação está sempre ligada (é o que consome mais).
Tenho muito mais respeito por uma empresa como a samsung que aposta na investigação e criação de novas tecnologias do que na apple que apenas usa a tecnologia de outros fabricantes em produtos para o consumidor final… Não vou dizer que os produtos da apple são piores ou melhores que os da samsung. O iphone é um bom equipamento e a apple tem todo o mérito, mas enquanto empresa a samsung oferece muito mais. Quem fala na samsung (das mais conhecidas) fala em milhares de empresas que apostam na investigação de novas tecnologias e ás quais não damos valor apenas porque não oferecem ao consumidor o “pacote completo”. Mas não podemos esquecer que sem essas empresas nada disto seria possivel.